Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant

  • 11 Respostas
  • 3984 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Online: 13 Janeiro 2014 às 16:49:52 »
Confesso que gosto dos relógios dos caras. Não bastasse terem preços justos, serem fabricados na suíça, há um modelo em particular MATADOR: o World Timer.

Alguns pontos da entrevista são interessantes e já os debati aqui. Hoje, com o "fácil" (custa caro, mas quem tem dinheiro vai a Roma!) acesso a fresas CNC, "qualquer um" (as aspas são propositais) pode fabricar um movimento. O problema ressaltado pelo CEO no desenvolvimento de projetos não é fazer um ou até centenas de movimentos, mas uma produção SEM PROBLEMAS de milhares. O grande problema dos movimentos atuais complicados feitos em baixos números pelas fábricas, mesmo as grandes, é que são protótipos e ajustados a mão. Aquele encaixezinho de rodagem, aquele caimento de pressão de mola... Tudo a mão. Deu pau? Só o relojoeiro resolve. O CEO ressaltou, pois, que o maior custo no desenvolvimento de um projeto de movimento exclusivo, como deles, não é o CAD, mas a prática, se o troço irá funcionar numa produção de milhares de exemplares.

Mas a melhor frase dele foi sobre o desenvolvimento do belíssimo World Timer. Foi difícil? Ele disse: até que não, porque são apenas 12 peças adicionadas ao sistema de calendário. O problema foi encontrar um fabricante de discos de data que os fizessem de forma absolutamente plana, de modo a não travar o relógio. Pergunta do Revolution Online. E por que então os fabricantes de relógios cobram tão caro por relógios World Timer? Resposta? Bem, você terá que perguntar para eles, pois eu não sei!  :D

http://revo-online.com/the-rise-of-frederique-constant-video/#!prettyPhoto/0/

Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #1 Online: 13 Janeiro 2014 às 17:02:18 »
Este fim de semana, de rolezinho no shopis, passei o olho numa vitrine e vi um stand da FC. Já conhecia a marca e alguns de seus modelos, mas me surpreendi com o preços, bem abaixo dos concorrentes com o mesmo nível de boniteza.

Tinha relógio automático, três ponteiros e data, com cara de coisa fina, por R$ 3 mil, e isso era preço de vitrine, divisível em 10 vezes, ou seja, se chorar e tomar cafezinho sai mais barato.

Ainda é muita grana num um relógio para a maioria das pessoas? Claro que é, mas em relação à concorrência, não vi outra marca que chegasse nesse patamar, nem Tissot. Com o detalhe que era coisa que parecia fina, de patrão, e não relógio esportivo esculhambado.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #2 Online: 13 Janeiro 2014 às 17:04:28 »
Ah! E para quem não conhece o modelo ao qual me referi, eis uma boa análise:

http://professionalwatches.com/2013/12/frederique-constant-classics-manufacture-worldtimer.html


Flávio

Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #3 Online: 13 Janeiro 2014 às 17:29:32 »
Eu acho os FC de muitíssimo bom gosto. As linhas Classique e Index ( o Curve, então, é lindo!) são ultra clean e custam menos 1k, os esportivos Rally conseguem ser cronógrafos muito caprichados e de fácil leitura sem poluição - acho que são o que de melhor se consegue em cronógrafos automáticos abaixo de 2k.

Esse World Timer é show, mas confesso que acho esse mapa mundi no mostrador meio brega - me lembra o Orient WD... Se eles fizessem um automático com o mostrador que usam no quartz, aí ficaria mais ao meu gosto. Mas gosto não se discute...

Abraços

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #4 Online: 13 Janeiro 2014 às 17:34:31 »
Eu acho o trabalho do mostrador muito, mas muito bacana. Para mim é o diferencial do relógio. Mas como disse, gosto é gosto.


Flávio

Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #5 Online: 13 Janeiro 2014 às 19:42:13 »
Eu já prefiro o Worltimer da Alpina, mesmo movimento, mas com um desenho q acho mais bacana:

http://www.watchtime.com/wristwatch-industry-news/watch-to-watch/alpina-worldtimer-manufacture/

Abs

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #6 Online: 13 Janeiro 2014 às 21:06:40 »
Bom também! Tenho gostado muito dos relógios da Alpina, muito embora ache o logotipo deles exageradérrimo em alguns. E é ligeiramente mais barato. Para dizer a verdade, entre o visual clássico do FC em aço, mais classudo do PVD em ouro e este, prefiro, acreditem, o classudo em ouro. Mas nunca compraria algo em PVD, cuja caixa não dá para polir. Ouro fake! :P

Flávio
« Última modificação: 13 Janeiro 2014 às 21:08:52 por flavio »

Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #7 Online: 14 Janeiro 2014 às 10:47:21 »
Uma marca com bom estilo e, pelo menos por fotos, parece ter ótimo acabamento pelo preço que cobram. Pelo menos é uma marca recente que não cobra valores absurdos e superestimados como a maioria das marcas mais recentes de alto luxo. Só não sei se esse 'baixo' preço é uma política da empresa, ou se vai ser só conseguirem mais destaque no mercado e vão começar a cobrar mais alto.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #8 Online: 14 Janeiro 2014 às 11:38:30 »
Este fim de semana, de rolezinho no shopis, passei o olho numa vitrine e vi um stand da FC. Já conhecia a marca e alguns de seus modelos, mas me surpreendi com o preços, bem abaixo dos concorrentes com o mesmo nível de boniteza.

Tinha relógio automático, três ponteiros e data, com cara de coisa fina, por R$ 3 mil, e isso era preço de vitrine, divisível em 10 vezes, ou seja, se chorar e tomar cafezinho sai mais barato.

Ainda é muita grana num um relógio para a maioria das pessoas? Claro que é, mas em relação à concorrência, não vi outra marca que chegasse nesse patamar, nem Tissot. Com o detalhe que era coisa que parecia fina, de patrão, e não relógio esportivo esculhambado.

Não sei se é este que se refere, mas acho esses modelos matadores.

http://www.frederique-constant.com/en/collections/58/fc-303b6b6b

São muito, muito bem feitos (muito mais bonitos do que nessas fotos) e são um banho em qualquer relógio nessa faixa de preço. Frederic Constant e Raymond Weil são duas marcas de produção pequena que oferecem bastante pelo preço, eu diria que oferecem um relógio de uma categoria acima de sua faixa de preço, ou que oferecem um preço de uma categoria abaixo de sua qualidade média (se comparado com a concorrência).

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #9 Online: 14 Janeiro 2014 às 11:56:34 »
Esses também, além de outros com mostradores mais clássicos ainda, imitando guilloché. Todos nessa mesma faixa de preço, entre R$ 3 e 4 mil.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #10 Online: 14 Janeiro 2014 às 13:31:31 »
Achei o acabamento do mostrador dos FC excelente.
Concorrem com algumas linhas diretamente com a Tissot.

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Longa entrevista com o CEO da Frederique Constant
« Resposta #11 Online: 17 Janeiro 2014 às 12:28:32 »
Eu acho os FC de muitíssimo bom gosto. As linhas Classique e Index ( o Curve, então, é lindo!) são ultra clean e custam menos 1k, os esportivos Rally conseguem ser cronógrafos muito caprichados e de fácil leitura sem poluição - acho que são o que de melhor se consegue em cronógrafos automáticos abaixo de 2k.

Esse World Timer é show, mas confesso que acho esse mapa mundi no mostrador meio brega - me lembra o Orient WD... Se eles fizessem um automático com o mostrador que usam no quartz, aí ficaria mais ao meu gosto. Mas gosto não se discute...

Abraços


Guilherme,

Tem o modelo FC-718MC4H6 que tem o mostrador sem o mapa:

http://thumbnail.image.rakuten.co.jp/@0_mall/tokeikan/cabinet/frederique/fc-718mc4h6.jpg
fonte: rakuten.co.jp

Abraços