As edições limitadas Moowatch Apollo 11

  • 5 Respostas
  • 2065 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
As edições limitadas Moowatch Apollo 11
« Online: 10 Junho 2019 às 14:11:55 »
A versão totalmente em ouro já foi discutida aqui e, confesso que gostei do relógio, apesar de não ser muito fã de relógios em ouro, COM BRACELETE em ouro (o visual fica deveras "pesado", mas isso é a minha, somente a minha opinião). O outro modelo, com o desenho no mostrador e trabalho no back... Mixed feelings. Sim, esse de fato tem uma pegada "edição limitada", mas com mais de 6500 relógios sendo feitos, algo que já criticamos aqui, não curti tanto. Porém, algo passou totalmente despercebido a mim e não sei se esses são os primeiros movimentos desse tipo a equiparem relógios da Omega. A Omega, ao que parece, "atualizou" mecanicamente os antigos Omega 861 (Lemania) e agora se chamam 3861. As diferenças estão no escapamento, que agora são coaxiais, com uso de espiral de silício e, também, o anti choque proprietário deles. Se por um lado é uma "evolução" mecânica, confesso que eu não gostaria que esse movimento houvesse sido atualizado, o cool era justamente seu projeto museu, no mercado há décadas. Mas vou além, e pode ser impressão pelas fotos ou não, o Adriano, que tem acesso aos manuais técnicos pode confirmar. Os movimentos Omega era Lemania e mesmo aqueles 863, com melhor acabamento, claramente tinham os chanfrados, não todos, feitos a mão. Dava para notar isso pelo "arredondamento" de bordas, se é que estão me entendendo. Esses novos são claramente produzidos em máquina e, conquanto visualmente mais "perfeitos", preferia o toque meio artesanal dos demais. O que me leva a outra conclusão: certamente, se já não o fizeram há muito, esses movimentos não estão sendo feitos com as mesmas técnicas e com as mesmas máquinas que usavam no passado... Mas estou especulando, que fique claro.


https://deployant.com/review-omega-speedmaster-moonwatch-apollo-11/

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:As edições limitadas Moowatch Apollo 11
« Resposta #1 Online: 10 Junho 2019 às 15:21:25 »
Eu tenho minhas dúvidas se mesmo os antigos tinham algo feito a mão... Quiça umas alavancas o acabamento era dado a mão para combinar com o restante...

E de todo modo os manuais não informam isso.

A tempo: não gostei do modelo comemorativo (o de aço, não o de ouro). Um monte de gente correu para me perguntar o que eu achei, talvez achando que eu tivesse achado o máximo. Não gostei. Acho muita papagaiada, muita informação. Eu achava lindo o L.E. de 25 anos da Apollo XI. Era um Moon normal, apenas vinha escrito "Apollo XI - 1969 - 1994" em baixo relevo na lateral da caixa, uma gravação bem industrial, tudo a ver com o relógio. E uma tampa especial.

Mas isso aí... Enfim, não gosto. Mal lembra um Moonwatch. O mesmo erro que acho que a Omega vem cometendo há anos em suas edições limitadas... Aliás, acho que começou a errar naquele Seamaster "007", da década de 1990. A papagaiada começou ali. Mas claro, para o meu gosto pessoal apenas. Que não significa nada. A maioria adora, e é por isso que ela continua fazendo.

Abs.,

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:As edições limitadas Moowatch Apollo 11
« Resposta #2 Online: 10 Junho 2019 às 15:54:39 »
Adriano, eu ainda acho que o acabamento antigo era manual, não só pela paradoxal inconsistência (sim!), como abaulado. Veja essas fotos em super macro

https://c2.staticflickr.com/2/1564/24739601555_d1b8c8ca84_o.jpg


Perceba nessa foto, sobretudo na platina da roda do crono, como o chanfrado, sobretudo nas transições, não segue um padrão... A largura do chanfro não é a mesma em toda extensão, sem contar que é arredondado, típico do uso de politriz manual. O atual é espelhado, em ângulo de 45 graus, mão alguma faz isso...


Ou essa aqui, a platina ou ponte, como queiram, das levees

https://c2.staticflickr.com/2/1489/24646074041_6dba99a751_o.jpg

Não há consistência no "traço" e, por mais bizarro que isso possa parecer, são esses "defeitozinhos" que indicam o trabalho manual. No novo modelo, o padrão é o chanfro espelhado não abaulado, mas reto. Na minha opinião, o chanfrado bisotado, igual quina de espelho, é "duro" aos meus olhos.

Eu aposto, mas como disse, é uma percepção de experiência pelas fotos, que a produção atual é totalmente automatizada, sendo que a anterior era uma mistura.


Flávio

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:As edições limitadas Moowatch Apollo 11
« Resposta #3 Online: 11 Junho 2019 às 12:04:58 »
Acho todos muito feios, entendo o de ouro, mas ainda é feio
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re:As edições limitadas Moowatch Apollo 11
« Resposta #4 Online: 12 Junho 2019 às 00:27:14 »
Não entendo por que a Omega não lançou uma versão versão com o movimento original, sem modificações no escapamento, caixa em aço e índices brancos, o mais próximo possível do original.

Um abraço,
Leandro

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:As edições limitadas Moowatch Apollo 11
« Resposta #5 Online: 12 Junho 2019 às 14:15:19 »
Acho todos muito feios, entendo o de ouro, mas ainda é feio
Achei o de aço LINDO.

Estou querendo fazer a cotação na Boutique Omega.