Rápidos vídeos da Nomos sobre processos manuais na relojoaria

  • 2 Respostas
  • 1379 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Rápidos vídeos da Nomos sobre processos manuais na relojoaria
« Online: 01 Fevereiro 2018 às 15:20:14 »
Sei que muitos não curtem a marca e acham meu gosto por ela, apesar dos problemas que meu modelo teve com os ponteiros e acabamento das listras de "Glashutte", exagerado. Bem, eu curto a marca porque oferece produtos singulares no mercado, em baixa produção (são cerca de 15 mil relógios por ano, dizem as más linguas) e com certa alma: grande parte dos processos de produção, para o bem ou para o mal, ainda são artesanais. Acho que a empresa tem melhorado em qualidade com os anos (e preço, infelizmente...), apresentando produtos mais honestos ainda, com calibres próprios e sem erros de execução. Digo isso porque, como já ressaltei aqui, meu Nomos Tangente apresentou erro de montagem dos ponteiros, que se enegreciam com o tempo (não mais...) e as listras de genebra (glashutte, como queiram), apesar de bem marcantes e profundas, seguramente feitas a mão, não se alinham na ponte do balanço e na platina superior principal. Pode parecer um preciosismo isso, mas a impressão que tenho é que, na época do meu relógio (não mais vejo isso nos modelos deles...), ponte de balanço e platina eram decoradas individualmente, não como um conjunto coeso para AQUELE relógio específico, o que levava a não coincidência das listras.

Dito isso, no entanto, ainda acho legal o trabalho manual que fazem lá, em toda linha, dos modelos mais simples aos mais complexos.

O primeiro vídeo mostra a decoração duplo raio de sol, comum em relógio alemães, sendo feita. É um procedimento repetitivo feito no torno, mas manual na Nomos.

O segundo é algo old school na relojoaria, a fixação dos rubis à âncora através de goma laca. É old school mas usado até hoje, porque se necessário deslocar a posição da levee para "dentro" ou para "fora" da roda de escape, basta aquecer a goma laca e mexer no rubi.

Finalmente, a montagem das rodas reversoras do movimento automático, que consistem de uma engrenagem com dois "cliquès" dentro, com uma engrenagem por cima.


https://www.youtube.com/watch?v=rpMCHrP4Qvc


https://www.youtube.com/watch?v=plNC0v_jBw4

https://www.youtube.com/watch?v=944Y9AZJsnU



Re:Rápidos vídeos da Nomos sobre processos manuais na relojoaria
« Resposta #1 Online: 03 Fevereiro 2018 às 22:43:08 »
Sensacional, o da fixação dos rubis, simples e genial, sem palavras! Valeu Flavio!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Rápidos vídeos da Nomos sobre processos manuais na relojoaria
« Resposta #2 Online: 16 Fevereiro 2018 às 17:17:54 »