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AS VÁLVULAS DE HÉLIO DOS RELÓGIOS DE MERGULHO (FERRAMENTAS), VAMOS DISCUTÍ-LAS?

Iniciado por Alberto Ferreira, 24 Julho 2009 às 11:44:03

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Correia

Sem carro ou sem vidro eléctrico?..... ;D ;D ;D ;D

Acho que a nível "automobilistico", estaremos falando ao nível de segurança, não de comodidade, não? ;)

ABS ou bancos em couro, aquecidos? ::)
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

LUW

Correia, se for em uma pacata cidade pequena de Portugal é apenas nível de conforto mesmo ;).
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Luciano

LUW

Oops, vi que escrevei uma bobagem um pouco antes  :-[.

Para mergulho, nitrox é usado em uma porcentagem de 32 a 38% de O2 (e não 21% como escrevi), e N2 de 68 a 62%. Portanto, heliox é mais ou menos por aí, não me lembro com certeza pois faz muito tempo que não estudo sobre isso.
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Luciano

ESTRELADEDAVI

Realmente o tópico é muito interessante, entrei em contato com a autorizada Omega quando essa se chamava SMH do Brasil (isso foi em outrubro de 1998) e recebi a seguinte resposta (desculpe pelo texto longo mais aqui está a resposta na íntegra):

VÁLVULA DE HÉLIO

Segue explicação sobre o funcionamento da válvula de Hélio, encontrada em alguns modelos da linha Seamaster:

- Dispositivo usado por mergulhadores profissionais, a válvula de Hélio tem a função de compensar / igualar a pressão interna do relógio com a pressão do meio externo (que aumenta de acordo com a profundidade do mergulho).

- Ao nível do mar, sofremos uma pressão atmosférica de 1 ATM (atmosfera). A cada 10 metros que o mergulhador desce no mar, o mesmo sofre uma pressão proporcional de mais 1 ATM. Ou seja, se o mergulhador está a 10 metros abaixo do nível do mar, ele sofre uma pressão de 2 ATM (1 + 1). Se ele mergulhar a 20 metros de profundidade, estará sob uma pressão de 3 ATM, e assim por diante. A mesma pressão é exercida sobre o mergulhador e sobre o relógio.

- Para mergulhadores profissionais que descem a 50, 100, 200 metros ou mais, são usados silos de mergulho, onde durante a descida, além do oxigênio são acrescentados na mistura de ar deste silo alguns outros componentes como Nitrogênio, Hélio, etc., que serão responsáveis pela segurança física do mergulhador.

- Durante a descida, o silo aumenta a pressão sobre os mergulhadores, e conseqüentemente sobre o seu relógio. Para evitar que o relógio se quebre, é necessário compensar a pressão interna do mesmo, o que se consegue através da abertura da válvula de Hélio do Seamaster. Ou seja, durante a descida dentro do silo (mergulho seco), deve-se abrir a válvula de Hélio para evitar que o relógio se quebre em função da alta pressão externa.

- Quando o silo atinge a profundidade desejada, os mergulhadores sairão do mesmo, entrando de fato na água. Antes de sair do silo, o mergulhador deve fechar a válvula de Hélio para evitar que entre água no relógio.

- Terminado o trabalho, o mergulhador volta par o silo, que começa lenta e planejadamente a subir para a superfície. Durante a subida, o mergulhador precisa abrir novamente a válvula de Hélio, para evitar que o mesmo se quebre ao chegar à superfície (isto porque, em alta profundidade, a pressão interna do relógio está muito acima da pressão externa ao nível do mar – o que faria com que o relógio se partisse).

- Quando o silo atinge a superfície, a pressão interna do mergulhador e do relógio já está igualada à pressão externa (ambiente) ao nível do mar. Ainda dentro do silo, o mergulhador deve fechar a válvula de Hélio para evitar a entrada de água, especialmente a do mar.

- Este processo se repetirá toda vez que um mergulho de alta profundidade for realizado.
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Correia

Citação de: LUW online 25 Julho 2009 às 21:52:11
Correia, se for em uma pacata cidade pequena de Portugal é apenas nível de conforto mesmo ;).

Acho que o meu amigo está a misturar alhos com bugalhos ;D ;D ;D

Pacatas cidades pequenas existem em todo o lado do mundo, mas mesmo aí(pacata cidade pequena), porque não termos o ABS, com EBD, ESP e tudo o que seja XPTO, acrescido de termos o dito cujo bem acomodado em couro aquecido, ou arrefecido, consoante S. Pedro mandar.

Mas mesmo a segurança, já não é o que era.... :(.....globalização, A Crise, desemprego - por culpa da aludida crise ou por falta de dar "ao cabedal", etc, etc....
O que faz com que o conforto se ressinta ;D

Por isso, para não atropelar ninguém, o ABS está em modo ON.   ;D ;D ;)
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

FALCO

Citação de: Alberto Ferreira online 25 Julho 2009 às 21:09:01
Citação de: broker online 25 Julho 2009 às 20:55:32
Eu achava que estas vedações funcionassem tanto com a coroa rosqueada como não rosqueada.
A Doxa tem modelos que você pode desrrosquear as coroas e utilizar os acionadores em baixo d'água (a resistência para o acionamento é consideravelmente menor que a nominal do relógio).
Fernando,
Na maioria dos relógios,...
Na verdade, quando a coroa é rosqueada, ela comprime um anel retentor, que ao se deformar veda o espaço existente no fim da rosca, no interior do tubo.
Imaginava que a rosca era, ou para preservar de um acionamento acidental ou, no caso dos "twinlock" ou "triplelock", mais uma etapa de vedação; Mas tinha certeza que em posição não acionadas a vedação estava garantida, pensando bem o Alberto disse algo muito inteligente, não se pode generalizar....
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

Salve!

Grato por compartilhar a resposta da Omega, Weber.

De acordo com ela, que descreve o procedimento para operação da válvula de hélio (manual) dos Seamaster, parece ficar claro que não há a preocupação com a entrada no relógio do ar, eventualmente úmido, da câmara pressurizada do sino.

Está escrito, mas parece algo meio estranho, não?

Abraços!
Alberto

LUW

Correia, citei vidro elétrico do carro pensando em comidade, pois a arcana manivela sobe e baixa o vidro igual (ou até melhor) que o motorzinho elétrico. Dessa feita, é apenas uma comidade. ABS, EBD, air bags, etc, são necessidades, pois tratam de melhorar a segurança. Nesse caso realmente é misturar alhos com bugalhos. Achei que vc citou a utilidade do vidro elétrico em termos de segurança contra violência, o que realmente ajuda. Porém em uma cidade pequena e pacata (eu moro em uma cidade pequena mas aqui NÃO é seguro), como as que eu imagino ainda existir em Portugal, medida contra violência não é uma necessidade, portanto o vidro elétrico nada mais é que uma comodidade. Mas mesmo nessa idílica e pacata cidadezinha portuguesa, ABS, EBD, air bags, etc, são necessidades. Mude meu exemplo do vidro elétrico para o seu exemplo do banco aquecido e acho que não restará dúvida sobre o que quero dizer. Porém no calor do catso que as vezes faz aqui no verão de comodidade passa a problema ;D. E se aqui no Brasil existir cidade pacata (= sem violência) eu sinceramente gostaria de conhecer.

Mas retornando äs andanças do bom e velho hélio, a resposta do Rolex pelo menos para mim não respondeu absolutamente nada . Aliás, na minha humilde forma de pensar, "manter a válvula aberta" me soa até mais danoso do que a minha idéia de soltar e apertar a coroa de tempos em tempos durante a despressurização ::).
[ ]s
Luciano

flávio

Citação de: LUW online 26 Julho 2009 às 00:14:27
Correia, citei vidro elétrico do carro pensando em comidade, pois a arcana manivela sobe e baixa o vidro igual (ou até melhor) que o motorzinho elétrico. Dessa feita, é apenas uma comidade. ABS, EBD, air bags, etc, são necessidades, pois tratam de melhorar a segurança. Nesse caso realmente é misturar alhos com bugalhos. Achei que vc citou a utilidade do vidro elétrico em termos de segurança contra violência, o que realmente ajuda. Porém em uma cidade pequena e pacata (eu moro em uma cidade pequena mas aqui NÃO é seguro), como as que eu imagino ainda existir em Portugal, medida contra violência não é uma necessidade, portanto o vidro elétrico nada mais é que uma comodidade. Mas mesmo nessa idílica e pacata cidadezinha portuguesa, ABS, EBD, air bags, etc, são necessidades. Mude meu exemplo do vidro elétrico para o seu exemplo do banco aquecido e acho que não restará dúvida sobre o que quero dizer. Porém no calor do catso que as vezes faz aqui no verão de comodidade passa a problema ;D. E se aqui no Brasil existir cidade pacata (= sem violência) eu sinceramente gostaria de conhecer.

Mas retornando äs andanças do bom e velho hélio, a resposta do Rolex pelo menos para mim não respondeu absolutamente nada . Aliás, na minha humilde forma de pensar, "manter a válvula aberta" me soa até mais danoso do que a minha idéia de soltar e apertar a coroa de tempos em tempos durante a despressurização ::).




Completamente fora do tópico, mas não resisti a uma estorinha. Porrei meu carro semana passada em um ônibus (um Stilo Connect 1.8 2007, que, se não é o supra sumo do conforto, tem as frescuras mínimas, como ar, faróis reguláveis, banco o escambau com regularem, tudo elétrico - a famosa direção dual drive! ah, como gosto disso! - , hands free, blá blá blá). Gosto do Stilo, acho o carro muito confortável.

Aí, o seguro me liberou para aluguel um kart: um Pálio 1.0 sem ar, 60 cavalos, sem conta giro, manivela, sem som, sem nada. E eu rodo 80 km por dia, tudo bem que só em estrada, não enfrento trânsito. Caras, por mais paradoxal que possa parecer, tirando o fato de fazer as manobras sem direção hidráulica, o que efetivamente é dureza, e o ar, quando estou com terno, confesso que não sentia prazer em dirigir um carro há séculos! kkkk! É uma piada! Como Promotor de Justiça, não deveria dizer que desrespeito limites de velocidade, mas fato é que vou ao trabalho na estrada a uns 120 km por hora, carro esgoelando, o troço aceita qualquer troca de marchas na pancada, tenho que estar sempre atento, pois quero andar junto com os grandões (kkk!). Muito comédia. Sinto-me dirigindo um kart numa pista de corrida. Barulheira, calor, troca excessiva de marchas, se lá, não dá para explicar, mas é como se eu estivesse conectado ao carro, não apenas o usando. Acho que é por isso que os puristas gostam mesmo é dos esportivos nervosos das antigas, que não tinham EBD, ABS, as siglinhas aí, e era tudo no braço. Comédia...


Flávio

ogum777

olás, vou desenterrar o tópico em razão duma dúvida.

a partir de qual profundidade a válvula de hélio é necessária? ou ao menos altamente recomendável?

pergunto isso por ter descoberto que alguns citizen ny0040, cujo limite alegado pelo fabricante é de 200 mt, foram reclassificados há algum tempo pela marina militare italiana para 500mt. até aí, tudo ok: um relógio pode ter resistência acima do informado pelo fabricante. mas não seria necessária a válvula de hélio?

foto do citizen reclassificado pela marina militare (muda apenas os dizeres do dial, de resto o relógio permanece o mesmo, inclusive o-rings).





favor não confundir a coroa, às 8hs, com uma válvula de hélio.

CSM

com meus parcos conhecimentos de mergulho e relogios,  as valvulas de helio poderiam equipar qualquer relogio a partir de uma metragem baixa, porque ela serve para que o relogio nao "exploda" quando voltar a superficie depois de um mergulho de saturacao por causa das particulas de helio que entram no relogio, que pode ser feito aos 50, aos 100, aos 200 mts..... em tempo, que bacana este citizen!!

abracos
Membro do RedBarBrazil

ogum777

Citação de: cesar online 03 Junho 2014 às 13:57:02
com meus parcos conhecimentos de mergulho e relogios,  as valvulas de helio poderiam equipar qualquer relogio a partir de uma metragem baixa, porque ela serve para que o relogio nao "exploda" quando voltar a superficie depois de um mergulho de saturacao por causa das particulas de helio que entram no relogio, que pode ser feito aos 50, aos 100, aos 200 mts..... em tempo, que bacana este citizen!!

abracos

é esse modelo:
http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?topic=8851.0

Adriano

Não importa a profundidade, importa se ele vai ser usado em atmosfera com hélio ou não. E normalmente as atividades que necessitam mistura com hélio são em altas profundidades, então é normal que ela só seja usada nos modelos para profundidades altas. Seria bobagem colocar num relógio de 100m, que, na prática é para mergulho esportivo no máximo.

Além disso, o relógio só precisa de válvula de hélio se ele não é projetado para barrar a entrada do hélio, como é o caso dos Tuna. Os Tuna da Seiko não usam válvula pois a vedação deles impede a entrada do hélio. Logo, não requerem válvula.

Abraços!

Adriano

Neme

Ué, mas qual a diferença se ele desçe à 100 metros ou à 1000 metros????? Não é tudo feito naquelas cápsulas fechadas??? Agora, se for mergulho mesmo, em água no "pêlo" ;D, aí não necessita de válvula nenhuma...

Ou seja, um relógio de 50m, pode desçer 1000m nestas cápsulas...
Abs.
Neme!

ogum777

Citação de: Adriano online 03 Junho 2014 às 15:28:00
Não importa a profundidade, importa se ele vai ser usado em atmosfera com hélio ou não. E normalmente as atividades que necessitam mistura com hélio são em altas profundidades, então é normal que ela só seja usada nos modelos para profundidades altas. Seria bobagem colocar num relógio de 100m, que, na prática é para mergulho esportivo no máximo.

Além disso, o relógio só precisa de válvula de hélio se ele não é projetado para barrar a entrada do hélio, como é o caso dos Tuna. Os Tuna da Seiko não usam válvula pois a vedação deles impede a entrada do hélio. Logo, não requerem válvula.

Abraços!

Adriano

obrigadopela explicação.

como eu acho que esses citizen não eram usados em mergulho saturado (suposição minha, esses ny0040 "500mt" são de mergulhadores militares) não se preocuparam com um modelo de relógio com válvula de hélio.


Adriano

Citação de: Neme online 03 Junho 2014 às 16:02:56
Ué, mas qual a diferença se ele desçe à 100 metros ou à 1000 metros????? Não é tudo feito naquelas cápsulas fechadas??? Agora, se for mergulho mesmo, em água no "pêlo" ;D, aí não necessita de válvula nenhuma...

Ou seja, um relógio de 50m, pode desçer 1000m nestas cápsulas...

A diferença é que a pressão a 1000 metros é 10 vezes maior que a 100 metros. Não sei se entendi a dúvida. Como assim cápsula fechada? O mergulhador sai na água, até por isso ele é um mergulhador. Se ele não sai na água, e fica dentro de uma cápsula ou submarino, ele não é mergulhador, não interessa a profundidade que ele vá. A 100 metros ou a 1000 metros, ele é um mergulhador. A "cápsula" serve para levar o caboclo até a profundidade de trabalho e mantê-lo na pressão similar, pois é meio óbvio, ele não vai até lá nadando. Simplificadamente, o mergulhador entra numa "cápsula" em terra, e é pressurizado até a profundidade na qual ele vai trabalhar. Essa cápsula é um habitat completo; o cara passa dias lá. A cápsula leva ele até uma profundidade próxima à de trabalho, o cara sai dela para a água, faz o trabalho, volta e continua pressurizado. Isso é o tal mergulho de saturação, de maneira ridiculamente simplificada.

Para ter uma noção melhor:
http://en.wikipedia.org/wiki/Saturation_diving

Abraços!

Adriano

Neme

entendi..... mas estou supondo que o cara vai ficar só lá dentro!!! tipo filmando o Titanic. Aí qualquer relógio serve, ou não??
Abs.
Neme!

Adriano

Não serve. Não importa em qual meio (aquático ou atmosférico) ele será submetido a pressão. Pressão é pressão, na água ou no ar. A única diferença é que, ao se movimentar no ar você submete certos pontos a uma pressão menor do que se fizer o mesmo na água, pela diferença de densidade dos fluídos.

Mas mesmo se por exemplo você for o operador ("piloto") da cápsula, ou seja, você é submetido à mesma pressão que os mergulhadores, mas não sai na água, teu relógio tem que ser tão resistente quando o deles, do mesmo jeito. Se o troço tiver que ser pressurizado ao equivalente a 200 metros, ou seja, 20 bar, seja no dentro da cápsula ou na água, o relógio tem que resistir a 20 bar e ponto. Se não resistir, pode acontecer tudo ou nada: se a vedação não resistir, o relógio vai encher de ar e se equalizar com o exterior, e nada vai acontecer a princípio, mas ele pode explodir na despressurização se esse ar não escapar posteriormente. Ou a vedação pode resistir, mas ele pode falhas estruturalmente, e aí ele pode implodir durante a pressurização: a caixa pode simplesmente ser esmagada ou o vidro pode ser partir.

Abraços!

Adriano

JotaA

Ai vem a pergunta que foi falada anteriormente e muito bem respondida por sinal. Qual a necessidade nesses casos de uma válvula de hélio  de rosca com a do PO?

Nenhuma! Seria mais fácil usar a coroa...

Abraços

Carbonieri

chute hem, eu acho que a coroa mesmo desrosqueada tem uma certa vedação (como citado no tópico do rolex com a coroa desrosqueada) e vc usando ela pra liberar a pressão interna poderia danificar a tal vedação, por isso seria mais adequado liberar a valvula He manual.  :-\
sic transit gloria mundi