Projeto skx007

  • 30 Respostas
  • 7788 Visualizações
Projeto skx007
« Online: 09 Fevereiro 2018 às 10:23:35 »
Uns meses atrás criei um tópico sobre um pessoal que “envelhecia” seus skx’s até atingir um aspecto de pátina bem característico nesses dials:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,14657.0.html

Achei o resultado final bem interessante, não pelo ar de relógio vintage, mas pela estética do mostrador mais escuro mesmo, e decidi tentar fazer por conta própria.

Então comprei pelo eBay um mostrador e o set de ponteiros e fiz o processo, que consiste em uma mistura de café com um tempo no forno, e por fim atingi o resultado esperado.

Quando colocar propriamente no relógio mando mais fotos de como ficou!




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Projeto skx007
« Resposta #1 Online: 09 Fevereiro 2018 às 10:41:37 »
Aguardando!

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Abraços!
Vinicius

Re:Projeto skx007
« Resposta #2 Online: 09 Fevereiro 2018 às 10:50:04 »
Outra imagem:

k



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Projeto skx007
« Resposta #3 Online: 09 Fevereiro 2018 às 21:02:35 »
Muito bom. Agora vai ter que "envelhecer" o bezel também. Que acha?

Re:Projeto skx007
« Resposta #4 Online: 09 Fevereiro 2018 às 21:46:01 »
Muito legal Murilo.
Conte mais detalhes do processo!

Abs!
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Projeto skx007
« Resposta #5 Online: 09 Fevereiro 2018 às 23:52:07 »
Café?

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


Re:Projeto skx007
« Resposta #6 Online: 10 Fevereiro 2018 às 02:07:45 »
Pra fazer o envelhecimento do mostrador, perguntei para os idealizadores do projeto no instagram, especificamente o @mooyongtann (dono de uns Tudors maravilhosos) e o @horologym!

Eles me deram apenas dicas, porque pelo que entendi, contrataram alguém pra fazer isso pra eles. Mas basicamente o meu processo foi de passar um pouco de café sem açúcar com cotonete e esperar secar, e depois uns 5 minutos no forno a uns 150ºC até atingir uma cor legal. Creio que os ponteiros precisaram de um pouco mais, coisa de 10 min...

Quanto ao bezel, pretendo fazer algo para o envelhecimento também, pro que os gringos chamam de "ghosted bezel", porém não estou tendo muito sucesso... Pelo que li por aí, usa-se alvejante com cloro pra dar esse aspecto apagado do metal, mas já estou faz horas com o meu mergulhado em alvejante puro e o danado não sofre nada!

Estou usando um bezel azul também comprado pelo eBay para a tentativa, acho que deixarei passando a noite assim e amanhã posto se aconteceu algo de diferente.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Projeto skx007
« Resposta #7 Online: 10 Fevereiro 2018 às 03:13:42 »
Por sorte fui dar uma conferida antes de dormir, e vi que já tinha dado uma reagida bem considerável:



Não tenho um bezel preto reserva pra fazer o mesmo processo, então ainda não me decidi se coloco meu original no esquema, porém me conhecendo, é só uma questão de tempo...

Acho que o azul ficou um pouco mais claro do que eu gostaria, mas eu tenho um outro mais escuro no qual irei testar também. Segue uma imagem de como eu quero que ele fique:




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Projeto skx007
« Resposta #8 Online: 10 Fevereiro 2018 às 11:33:33 »
Caro amigo Murilo...
Parabéns pela persistência...
Certamente atingirá seus objetivos...
Mas não esqueça... a catálise que está sendo promovida pelo amigo pode ter resultados
diferentes, muitas vezes independente de sua ação e vontade!!!
Boa sorte... e que seus objetivos cheguem logo!!!      :D :D :D :D :D
Estamos aprendendo contigo... continue compartilhando!!!      ;) ;) ;) ;) ;)   
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline ogum777

  • *****
  • 1.060
    • Ver perfil
Re:Projeto skx007
« Resposta #9 Online: 10 Fevereiro 2018 às 11:49:35 »
coisa doida...

como os Seikos se prestam às customizações...  é uma subcultura fantástica. mais recentemente, um único modelo da Invicta, que emula uma das versões do sub, virou tb objeto das brincadeiras, pois usa um movimento Seiko. o que tem de gente fazendo variações históricas do Sub no Invicta 8926 não tá no gibi. pois muita gente queria um MilSub pra usar no trabalho, mas com os preços e a ladroagem  é melhor não arriscar, né?  e dai brincam fazendo clones.

*

Offline Suski

  • ***
  • 211
    • Ver perfil
Re:Projeto skx007
« Resposta #10 Online: 10 Fevereiro 2018 às 12:17:42 »
Outra imagem:

k



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

legal Murilo, estou aguardando o resultado!
Este da foto que você usa como modelo, coincidentemente, acho muito foda tb!
Quem sabe eu animo, mas só o envelhecimento! O Bezel mandei um de cerâmica idêntico ao original.
Atenciosamente,
Eduardo Suski

Re:Projeto skx007
« Resposta #11 Online: 10 Fevereiro 2018 às 12:35:03 »
Obrigado pelas mensagens de incentivo, achei que todos achariam uma besteira isso tudo!

Obviamente só faço isso porque é um seiko que não ultrapassa o valor de mil reais, porém acho o SKX um relógio extremamente clássico e cultuado no mundo inteiro, e customizar o meu exemplar faz dele único, que com certeza guardarei mesmo após a aquisição de relógios mais caros no futuro.

Agora mesmo fiz a compra de um insert preto no mercado livre, para não ter de mergulhar o meu original no alvejante, quando chegar mostro o resultado.

Re:Projeto skx007
« Resposta #12 Online: 10 Fevereiro 2018 às 12:42:45 »
Permite uma dica ?
Adquira um bezel avulso!!!
Assim, poderá ter montado, na reserva, um azul e um preto!!!
Falo isso pois, se quiser trocar o azul pelo preto, de tempos em tempos, ficará mais fácil trocar o bezel completo!!!      ;) ;) ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Re:Projeto skx007
« Resposta #13 Online: 10 Fevereiro 2018 às 13:02:46 »
Permite uma dica ?
Adquira um bezel avulso!!!
Assim, poderá ter montado, na reserva, um azul e um preto!!!
Falo isso pois, se quiser trocar o azul pelo preto, de tempos em tempos, ficará mais fácil trocar o bezel completo!!!      ;) ;) ;) ;) ;)

Pensei nisso, porém só encontrei o bezel completo no eBay, e até chegar aqui são uns 3 meses de espera, e agora eu tô na euforia de trocar logo hahahah

Re:Projeto skx007
« Resposta #14 Online: 10 Fevereiro 2018 às 13:15:07 »
Pergunte no post "Procuro um (a)..."...
Quem sabe algum dos amigos do Fórum tenha um "sobrando" em casa!!!      ;) ;) ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

Re:Projeto skx007
« Resposta #15 Online: 10 Fevereiro 2018 às 19:56:52 »
Uns meses atrás criei um tópico sobre um pessoal que “envelhecia” seus skx’s até atingir um aspecto de pátina bem característico nesses dials:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,14657.0.html

Achei o resultado final bem interessante, não pelo ar de relógio vintage, mas pela estética do mostrador mais escuro mesmo, e decidi tentar fazer por conta própria.

Então comprei pelo eBay um mostrador e o set de ponteiros e fiz o processo, que consiste em uma mistura de café com um tempo no forno, e por fim atingi o resultado esperado.

Quando colocar propriamente no relógio mando mais fotos de como ficou!

Parabéns, lindo projeto, sempre observei esse tipo de mod e desde a primeira vez que vi achei bem interessante. Uma dúvida que tenho é em relação ao lume, já que os divers Seiko possuem lumes fantásticos, como ficou o seu, já testou?
Mais uma vez parabéns e continue divulgando imagens.
Bom carnaval à todos.

Re:Projeto skx007
« Resposta #16 Online: 11 Fevereiro 2018 às 15:00:14 »
Parabéns, lindo projeto, sempre observei esse tipo de mod e desde a primeira vez que vi achei bem interessante. Uma dúvida que tenho é em relação ao lume, já que os divers Seiko possuem lumes fantásticos, como ficou o seu, já testou?
Mais uma vez parabéns e continue divulgando imagens.
Bom carnaval à todos.

Bem observado, ainda não testei. No momento o relógio encontra-se na revisão e já pedi para o relojoeiro trocar o dial e ponteiros, é assim que o pegar de volta já faço os testes e mando os resultados finais, já com o novo bezel

Re:Projeto skx007
« Resposta #17 Online: 16 Fevereiro 2018 às 10:37:09 »
Hoje peguei o relógio de volta da revisão e fiz a troca do que faltava.

Resolvi não usar aquele mostrador da primeira foto, que foi deixado no forno, porque achei que havia passado um pouco do ponto, ficado mais escuro do que eu gostaria, talvez pelo fato de ser uma peça "paralela", então resolvi fazer um processo diferente mas no meu original Seiko.

Para o mostrador usei apenas café, tingindo a região do lume com palito de dente, até atingir uma cor mais escura. O resultado final ficou bem próximo do que eu gostaria.

Quanto ao bezel, usei também o original preto e dei um banho de alvejante, ficando mergulhado por alguns minutos até atingir um aspecto mais esbranquiçado e uma aparência de desgastado.

E ficou assim o relógio. Fiquei contente com o resultado final... acho que fica um pouco diferente dos outros SKXs por aí, e foi algo que eu mesmo fiz!





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 16 Fevereiro 2018 às 10:44:06 por murilosugai »

Re:Projeto skx007
« Resposta #18 Online: 16 Fevereiro 2018 às 10:39:07 »
Mais tarde posto mais fotos com outra pulseira. Pensei em colocar uma de couro marrom, mas não me decidi ainda!
« Última modificação: 16 Fevereiro 2018 às 10:43:41 por murilosugai »

Re:Projeto skx007
« Resposta #19 Online: 16 Fevereiro 2018 às 10:57:16 »
Eu gostei do resultado. Coloca sim uma de couro, acho q vai combinar bastante...