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Dúvida sobre vedação

Iniciado por lio, 24 Julho 2009 às 23:45:21

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LUW

Citação de: flavio online 19 Agosto 2009 às 12:55:23
Respondendo às duas perguntas, impossível a primeira. Não há mecanismo, motor, etc onde não haja perdas por atrito, por qualquer coisa que seja. Não existe a máquina perfeita. O fantástico do relógio mecânico é que tudo pode dar errado e, dependendo do modelo, para o que ele foi projetado, 99,99999999999999999999999999999999999 por cento dá certo. Isso me seduz.

Flávio, por favor me corriga se eu entendi errado, vc fala em "perda por atrito". Em uma situação teórica, em que o relógio acabou de ser regulado, quando o atrito ainda não teve tempo de cobrar seu quinhão da força aplicada, qualquer relógio poderia ser regulado para precisão absoluta (ou excepcional) por pelo menos um curto período de tempo?

Ou existe alguma parte do mecanismo, que como se fosse o princípio da incerteza de Heisenberg ("não é possível determinar a posição e a velocidade de uma partícula microscópica com precisão ao mesmo tempo"), ao ser acertado para precião total implica em desregular alguma outra parte do mecanismo?
[ ]s
Luciano

flávio

Não, o atrito é o menor dos problemas. Temos a influência da gravidade, arrasto aerodinâmico no balanço, elasticidade de molas, expansão dos metais etc. Em síntese, nem no vácuo - que é o que se buscou nos relógios de pêndulo precisos -, nem sem atrito (idem), a precisão era absoluta. Aliás, nem um relógio atômico propicia isso. Afinal, o que é precisão absoluta? É a pergunta a se fazer...


Flávio

paulorocha

Luciano, deixa eu tentar te explicar o problema:

É fácil de se perceber (pelo menos teoricamente) que a construção de uma única peça, seja ela qual for, nunca será MATEMATICAMENTE PERFEITA. É o que chamamos de tolerância.

Também deve ser intuitivo que fabricar uma peça com tolerância menor (mais próxima do modelo matemático perfeito) é mais dispendioso que fabricar uma com tolerância maior. Aliás, reside aí a explicação do alto custo de máquinas High End.

O problema todo reside no fato de que estamos falando de uma única peça, e um relógio é construído com um grande número de peças. E quando falamos de um conjunto de peças, as tolerâncias (também chamadas de margens de erro) são SOMADAS. É o que se chama de Propagação de Erro.

Daí, que a partir de um determinado limite, a soma das tolerâncias de todos os componentes de um relógio ficam superiores àquilo que determinamos como sendo uma boa precisão. Neste caso, nem com mágica você conseguirá ajustar esta máquina, pois por menor que seja a alteração na regulagem, esta regulagem será superior ao padrão definido como precisão.

Por exemplo: Se a soma das tolerâncias for superior a 0,04% (4 centésimos por cento), nenhum ajuste conseguirá ser menor que 30 segundos ao dia (0,04% de 86400 segundos = 34,56 segundos).
Um grande abraço

Paulo Rocha

LUW

Ok, entendi agora. Achei que se fosse possível remover o atrito (que sei que é o principal problema - "me dê o óleo perfeito que lhe darei o relógio perfeito" ;)), se o ajuste fosse feito em condições ideais (vácuo + gravidade zero) seria possível se obter uma precisão excepcional por pelo menos uma fração de tempo.
[ ]s
Luciano

Adriano

Embora a pergunta não seja para mim, posso responder uma parte: o atrito é apenas um dos problemas que afetam a precisão do relógio. Citarei apenas alguns dos fatores, que me lembro de cabeça, que influenciam na precisão de um relógio:

- susceptibilidade aos fatores externos como temperatura e magnetismo (e disso depende a qualidade do material empregado em certas peças);

- qualidade da liga de molas como a espiral e a corda. A primeira promove melhor o efeito da magnetostricção. O segundo oferece homogeneidade de produção de força, resultando em isocronismo.

- qualidade da confecção da espiral e da corda;

- qualidade de acabamento da superfície da corda;

- centralidade de giro das engrenagens e pinhões;

- uniformidade na dimensão dos dentes das engrenagens e pinhões;

- qualidade de execução do perfil dos dentes, especialmente os epicicloidais;

- qualidade de alinhamento de eixos;

- qualidade do polimento dos pivôs e ombros dos eixos;

- qualidade da superfície dos dentes de todas as rodas;

- qualidade da montagem dos rubis, colocando-os em altura correta (vertical endshake);

- precisão dos diâmetros dos furos dos rubis e diâmetros dos pivôs (horizontal endshake);

- precisão de alinhamento entre platina e suas pontes;

- planicidade de todas as superfícies das platinas e pontes;

- qualidade de fabricação e balanceamento do balanço;

- qualidade de execução de roda de escape e âncora, cujos ângulos são cruciais;

- qualidade da montagem das rodas sobre os eixos, para não gerar oscilação no eixo horizontal da peça;


Esses são só alguns que, como podem ver, são relacionados com projeto e qualidade de fabricação.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira

Salve!

E...
Para "complicar".

Com o que nós medimos as tolerâncias e os erros ao longo dos tempos? Com que instrumentos?
Qual a precisão dos instrumentos utilizados, ou em outras palavras, qual é a "resolução" das leituras.

Só para dar um exemplo em escala maior,...
Nós temos hoje recursos para medir as distâncias com laser, GPS, etc, e como eram as coisas nos tempos da "trena"?
O tamanho daquele lote de terreno aumentou? Diminuiu? Estava certo? Estava errado?

Erros sempre existirão. Mas como medi-los?
O que é (tentar) "zerar" o erro? Com que precisão podemos afirmar isso?

Abraços!
Alberto

Doxxa

Saudações galera!
Confesso que depois de ler esse tópico fiquei até com calor!,Sou novo no Forum e depois de montar e desmontar alguns Relógios posso afirmar que a vedação de um Relógio,sem misticismo,se faz através de guarnições de borrachas.Não tem truque,a borracha sob pressão e por sêr impermiavel não deixa a água passar.A água só penetrará sê essa barreira estiver com brechas que não suportem sua pressão.Quero também deixar a minha opinião sobre o que foi dito à respeito da Vibrograf e a Witschi,Cada um na sua a B200 até à um certo nivel tudo bem! só que esquecemos que estamos numa éra do Coaxiais,com 36000 vibrações ,mecanismos cada vez mais complexos; quem joga mais ? Pelé ou Ronaldo!

Abçs
Alan.C                                             Soli Deo Gloria.

igorschutz

Ó o homi aí!

Seja bem vindo ao Fórum, Alan!

Para os que não conhecem, o Alan é relojoeiro aqui em São Paulo. O cara entende do riscado!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Salve!

Seja muito bem-vindo Doxxa!

Participe aqui sempre que puder.

Um abraço!
Alberto

Doxxa

Obrigado galera!

Valeu Igor,Alberto,

Eu tenho um MTG 3000 e para sêr sincero na prática sê o sistema de carga,transmisão e escape não estiverem limpos,ajustados e corretamente lubrificados,sem chance...! vibro ou outro comparador qualquer só vai te dizer que você tem que fazer tudo de novo.Passar um Relógio em um motocomparador e tentar ajusta-lo adiantando ou atrasando seu caminho somente! hummm sei não!coisa de gringo,aqui no Brasil não se faz isso.

Big Abç,
Alan.C                                             Soli Deo Gloria.