Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362

  • 61 Respostas
  • 13370 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Online: 13 Março 2018 às 17:20:56 »
Ontem, mencionei no tópico "Que relógio você está usando hoje?" que o Breitling Aeropace era um relógio com algumas deficiências, mas que ainda assim era charmoso, e por isso muito me agradava.



Passei anos correndo atrás desse relógio, pois é muito difícil encontrar um exemplar em bom estado de conservação e com preço justo, até que um dia apareceu e não deixei passar.

E tinha que ser desta exata referência, ou seja, E75362, que possui caixa de 40 mm de diâmetro, 9,8 m de altura, peso pena: 34,3 g, e, o principal, máquina Superquartz (movimento termocompensado).

Sempre quis tê-lo porque achava-o bonito e porque seria um bom relógio para o dia-a-dia: robusto, preciso e confortável, só que eu jamais havia manipulado por muito tempo um exemplar, então fiquei surpreso com algumas coisas.

Pra começar, surpresas positivas: achei o relógio incrivelmente bem feito para a época em que foi produzido (entre 2001 e 2004), desde a caixa em titânio, até o bracelete inteiramente sólido, também em titânio, mostrador, ponteiros, coroa e, em especial, o aro giratório:



O aro é todo rococó; enquanto num relógio comum o aro normalmente são duas peças (o aro em si e um decalque), nesse Aerospace ele é constituído por um monte de pecinhas.
Ele é muito bem gravado, com marcas a cada minuto, e aqueles parafusinhos por todo o perímetro não são só de enfeite, eles facilitam a manipulação pelo tato.
A cada 5 minutos há um parafusinho, e a cada 15 minutos um "brequetinho", além do pip luminoso. No escuro você poderia marcar um tempo só sentindo com as mãos. Difícil de explicar com palavras, mas é bem interessante.




O revestimento anti-reflexo também é excelente, e o aro alto protege-o muito bem contra riscos. Na maioria das vezes parece que o relógio não tem vidro:




Difícil ver essa qualidade de construção e acabamento em relógios concorrentes da época.






---
Agora as tais deficiências que mencionei no outro tópico: como se pode observar, o relógio não possui botões, e todas suas funções são manipuladas pela coroa. Você gira a coroa para cima ou para baixo para alternar entre as funções, e a puxa ou empurra para definir e acionar a função escolhida.
Em tese parece ser uma solução elegante, mas na prática é uma porcaria, especialmente se você utilizar o relógio no braço direito, como eu. Tente aí, no relógio que você estiver usando, girar e puxar a coroa com ele no pulso...
Ou seja, para o relógio funcionar, você tem que tirá-lo do pulso quase toda hora! Você vai marcar uma contagem regressiva para cozinhar o macarrão, tem que tirar o relógio do pulso para poder girar a coroa até a função timer, puxar a coroa para ajustar o tempo, girar a coroa para definir os minutos e depois empurrar a coroa para começar a contagem regressiva. Haja paciência!

Mas o pior não é isso, o ruim mesmo é a [falta de] sensibilidade da coroa... Digamos que você queira ajustar um alarme: primeiro você gira a coroa até a função alarme, depois puxa a coroa. Agora, pra ajustar o horário você faz o seguinte: se girar a coroa um pouco e lentamente, você aumenta ou diminui os minutos; se girar muito e rapidamente, você aumenta ou diminui as horas.
Muito simples, correto? Mas na prática você mais erra do que acerta! Fico igual uma besta tentando acrescentar horas, mas a droga do relógio só acrescenta minutos kkkk... um ajuste simples que deveria demorar alguns segundos, eu levo longos minutos, girando a coroa pra lá e pra cá, até conseguir pegar a manha.  ::)

Operar esse relógio é tão desengonçado que a Breitling não teve dúvida em acrescentar dois botões no seu ana-digi realmente profissional, o B-1.


Outra deficiência deste relógio, e aí é uma coisa que acho incrivelmente idiota, é que o calendário é... anual!
Sim, todo ano, após 28/02, você vai ter que ajustar o calendário do relógio. Num relógio quartzo.  :P
Eu não tenho palavras para descrever quão estúpida foi a decisão dos engenheiros da ETA que projetaram essa máquina ao optar por um calendário anual, quando até mesmo um G-Shock com 20 anos a mais nas costas já tinha calendário perpétuo até 2100. Simplesmente não dá para acreditar!


E, por fim, a última deficiência (chega, né!) é que os mostradores digitais não possuem luminoso, o que foi corrigido nos Aerospace que vieram em seguida, mas isso não me incomoda tanto.
Pelo menos os luminosos do mostrador e dos ponteiros funcionam bem.




---

Apesar destas deficiências, gosto muito desse relógio, e reputo como uma das melhores aquisições que já fiz, superando de longe relógios muito mais caros e afamados.
É um relógio relativamente barato, é bonito, muito leve, confortável no pulso, vai bem com traje esportivo e não faz feio com roupa de escritório, é relativamente discreto, é multifunção, não perde o horário se ficar uns dias na gaveta, é super preciso e ainda aguenta tomar um banhinho (100 m), enfim, um belo relógio para o dia-a-dia!

Quando o comprei, prometi a mim mesmo que o mandaria para uma revisão da Breitling, mas estou curtindo tanto que ainda não tive coragem de me separar dele.  :-*


Desculpem o longo relato. Isso se chama entusiasmo, kkkk!

Abraços a todos,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #1 Online: 13 Março 2018 às 17:45:21 »
Como é bom ver um tópico como esses, com opinião fundamentada e aspectos técnicos ressaltados. Posts como esse até me animam em, quem sabe, fazer o review de algumas peças minhas! Bem vindo de volta Igor
Membro do RedBar Brazil

Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #2 Online: 13 Março 2018 às 17:54:08 »
Concordo, belo topico, seja bem vindo, jaja eu dou um pulo ai em Sao Pedro para tomarmos aquela vodikinha.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #3 Online: 13 Março 2018 às 18:10:36 »
Como é bom ver um tópico como esses, com opinião fundamentada e aspectos técnicos ressaltados. Posts como esse até me animam em, quem sabe, fazer o review de algumas peças minhas! Bem vindo de volta Igor

Obrigado, André! Boa! Faça daquele que você estava usando quando fomos às BSB ...



Concordo, belo topico, seja bem vindo, jaja eu dou um pulo ai em Sao Pedro para tomarmos aquela vodikinha.

Já virou estória essa sua vinda pra cá, kkkk
Obrigado, meu amigo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #4 Online: 13 Março 2018 às 18:46:38 »
Excelente, Igor.
Essa confusão pra operar me lembra a do daytona pra usar o chrono, claro guardadas as devidas proporções.

Um belo tópico pra inspirar o FRM.

Abraço

*

Enéias

Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #5 Online: 13 Março 2018 às 19:15:55 »
Que beleza! Lembro quando você o queria. Será que era este mesmo? Quase impossível conseguir.

Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #6 Online: 13 Março 2018 às 19:26:16 »
Excelente post Igor. Lembro que já tive um tesão neste relógio e, na época, desisti justamente pela complicação de usar as funções.

Mas que o danado é lindo, isso continuo achando.

Um abraço,
Davi

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #7 Online: 13 Março 2018 às 19:30:08 »
Excelente, Igor.
Essa confusão pra operar me lembra a do daytona pra usar o chrono, claro guardadas as devidas proporções.

Um belo tópico pra inspirar o FRM.

Obrigado!

Sobre o Daytona, você diz em relação às roscas dos pulsadores? É chato mesmo.

O curioso é que o Flightmaster da Seiko tem a rosca dos pulsadores invertida, ou seja, quando está rosqueada pra dentro (perto da caixa), o botão está liberado, e quando está desrosqueado (na ponta do botão) o pulsador fica travando.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #8 Online: 13 Março 2018 às 19:31:23 »
Excelente post Igor. Lembro que já tive um tesão neste relógio e, na época, desisti justamente pela complicação de usar as funções.

Mas que o danado é lindo, isso continuo achando.

Um abraço,
Davi

Esse todo mundo ja quis um dia, todos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #9 Online: 13 Março 2018 às 19:32:01 »
Como é bom ver um tópico como esses, com opinião fundamentada e aspectos técnicos ressaltados.
+1
Abraços!
Vinicius

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #10 Online: 13 Março 2018 às 19:33:18 »
Que beleza! Lembro quando você o queria. Será que era este mesmo? Quase impossível conseguir.
Faz tempo mesmo que estava atrás, amigo Enéias. Normalmente só encontrava uns surrados, ou dos mais novos (e grandes, não gosto) ou então caríssimos!

Tem uns loucos que pedem 7 conto, 10 país num reloginho desses... Piada!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #11 Online: 13 Março 2018 às 19:36:50 »
Excelente post Igor. Lembro que já tive um tesão neste relógio e, na época, desisti justamente pela complicação de usar as funções.

Mas que o danado é lindo, isso continuo achando.

Obrigado!

É complicado mesmo de usar. Se você depende do relógio, é melhor usar um G-Shocão, que não precisa tirar do braço pra ajustar nada. Mas como uso só pelo prazer de usar, ele serve muito bem.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #12 Online: 13 Março 2018 às 19:47:12 »
Simplesmente excelente! E Igor, nos novos tudo ainda é feito via coroa? Confesso que nunca fui fã desses relógios e...

Tenho um amigo que possui um (Estrela sabe quem é, companheiro de pinga...) e, depois de um dia de bebedeira, comentou puto comigo: cara, enchi a cara ontem na balada, não lembro de nada, perdi o relógio. Eu ficaria puto... Aliás, não sei como não perdi um relógio ainda por conta de bebedeiras.

Passou um ano, meu chapa me ligou: Flavio, não vai acreditar! Achei o relógio!

Resumindo... O cara mandou lavar o sofá da casa, o troço tinha ido parar dentro das reentrâncias das almofadas e lá ficou. Uma das pecinhas do bezel, mostrada pelo Igor na review, acabou se perdendo na noite de terror do cara, mas ele conseguiu comprar reposição por, acredito, uns 150 conto na época. Aliás, meu irmão teve um Cronocolt que também perdeu uma dessas pecinhas.


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #13 Online: 13 Março 2018 às 20:17:37 »
Simplesmente excelente! E Igor, nos novos tudo ainda é feito via coroa?

Valeu chefe! Sim, nos novos Aerospace tudo ainda é feito pela coroa.

Só não sei se melhoraram a sensibilidade da coroa. No meu é muito foda girá-la para que pule de hora em hora.

Meu pai tem um Emergency 2ª geração que funciona igualzinho o Aerospace, e ele não conseguia de jeito nenhum fazer o relógio voltar uma hora quando acabou o horário de verão, achou até que só funcionava voltando minuto a minuto, coitado kkkk
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #14 Online: 13 Março 2018 às 20:42:26 »
Acho um tesão esta família (estou falando dos Aerospace, não dos Schütz).
O melhor digital suíço já feito, mas não pode colocar um japonês do lado.
Como todo Breitling, é subvalorizado, ainda que tenha um super acabamento, desenho e qualidade.
Boas fotos tbm, bom tópico.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #15 Online: 13 Março 2018 às 21:05:36 »
Acho um tesão esta família (estou falando dos Aerospace, não dos Schütz).
O melhor digital suíço já feito, mas não pode colocar um japonês do lado.
Como todo Breitling, é subvalorizado, ainda que tenha um super acabamento, desenho e qualidade.
Boas fotos tbm, bom tópico.

Porra, você é o cara! Desde lá no FRM amarelinho você defendia a Breitling dos zé ruelas (onde me incluo, fazendo mea culpa) que diziam que a marca encaixotava uma ETA pé de boi e cobrava caro por isso.

São relógios magníficos, e parece que eram até mais rebuscados dos que os atuais (exceto mostrador, que em todas as marcas melhorou MUITO de lá pra cá).

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #16 Online: 13 Março 2018 às 22:03:55 »
Desde meus primórdios de apreciador de relógios prestava atenção aos Aerospace.
Sempre achei o máximo! (Junto com os TAG F1 nos anos 90...  ;D) Algo nele me traz boas lembranças, mesmo sem nunca ter tido um desses na vida!

Apenas para ilustrar, na minha cabeça ainda vem esse modelo quando penso no Aerospace:


Típica lembrança de infância mesmo.

O mais impressionante, é que ainda me lembro da primeira vez que vi um desses ao vivo. No pulso de um tio, num jogo do Palmeiras no Palestra Italia, em 1993. Incrível, tinha 10 anos e já sabia que era um Breitling.
Desde então nunca mais tirei esse relógio da minha cabeça, mas por um desvio do destino, nunca coloquei no pulso...

Diria que o Aerospace evoluiu muito bem e tem seu lugar de respeito na horologia.

Fica aqui meu pequeno relato sobre esse modelo...

Abraços para todos, especialmente ao Igor.
Rafael.

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #17 Online: 14 Março 2018 às 00:29:35 »
Desde meus primórdios de apreciador de relógios prestava atenção aos Aerospace.
Sempre achei o máximo! (Junto com os TAG F1 nos anos 90...  ;D) Algo nele me traz boas lembranças, mesmo sem nunca ter tido um desses na vida!

Apenas para ilustrar, na minha cabeça ainda vem esse modelo quando penso no Aerospace:


Típica lembrança de infância mesmo.

O mais impressionante, é que ainda me lembro da primeira vez que vi um desses ao vivo. No pulso de um tio, num jogo do Palmeiras no Palestra Italia, em 1993. Incrível, tinha 10 anos e já sabia que era um Breitling.
Desde então nunca mais tirei esse relógio da minha cabeça, mas por um desvio do destino, nunca coloquei no pulso...

Diria que o Aerospace evoluiu muito bem e tem seu lugar de respeito na horologia.

Fica aqui meu pequeno relato sobre esse modelo...

Abraços para todos, especialmente ao Igor.

     Também tenho uma historia com este modelo, a primeira vez que vi um destes foi no pulso do Mario Amato, que foi dar um passeio na firma que eu trabalhava e foi dar um alo para a peãozada ... Eu  fiquei impressionado com o modelo. 
     Engraçado como este negocio de memoria afetiva funciona comigo, eu tinha uma forte lembrança daqueles Porsche pequenos  do final dos anos 80, e também com os Tag F1. Bem, tenho os 2 modelos e não os uso por achar pequenos...  Mas é isso, um resgate.

Abs a todos

*

GuilhermeAzeredo

Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #18 Online: 14 Março 2018 às 08:07:47 »
Parabéns pela aquisição, Igor! Em que pese os pontos negativos quanto a operação pela coroa, o relógio é fantastico!

Sou muito grato pela sua volta ao fórum. Gosto muito de seus textos os quais, junto aos do Flávio, são grandes responsáveis pelo gosto que tenho por relógios!

Sempre achei os Breitling mais bem acabados que os relógios de preço semelhante, principalmente quanto aos mostradores. Esse bezel é espetacular!

A troca da bateria deste relógio deve ser feita só na autorizada? Ou esses "relojoeiros" por aí dão conta?

Abraços!


*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Breves considerações sobre o Breitling Aerospace E75362
« Resposta #19 Online: 14 Março 2018 às 09:01:31 »
Excelente review! E o relógio é muito bacana e confortável mesmo, beater perfeito.

O fórum carece de mais reviews assim, até porque hoje nossas principais fontes para este tipo de analise são apenas os blogs, que muitas vezes tem "dedos" demais ao avaliar os relógios "gentilmente" cedidos pelos grandes conglomerados.

Que a iniciativa motive muitos outros colegas a nos agraciar com tópicos semelhantes.

Bem vindo!  ;)
"All your base are belong to us"