Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme

  • 10 Respostas
  • 2785 Visualizações
*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Online: 10 Abril 2018 às 02:04:31 »
Olá a todos.

Uma das coisas que mais me inspira no ajuntamento de relógios velhos é tentar imaginar o contexto do periodo que foram criados.
Dentro deste pensamento tenho uma predileção pelos relógios com alarme, pois fico imaginando nos idos dos anos 60 / 70 como era importante ter um relógio que pudesse ajudar a acordar de manhã, lembrar de compromissos etc.. Então sempre que possivel agrego um destes ao ajuntamento.

Bem, o primeiro relógio com esta complicação foi patenteado pela Eterna por volta dos anos dos anos 1910, tendo como base modelos de bolso, era obviamente a corda, e o acerto do alarme feito por um bezel externo. Porém com os recursos da época a dificuldade em "miniaturizar" o movimento trazia problemas de regulagem e precisão, visto que a regulagem ficava exposta.

 A Vulcain, nos anos 40 conseguiu aprimorar e solucionar estes problemas, lançando o modelo Cricket, inovando com o acerto, a corda sendo feito pela coroa e a liberação do alarme sendo feito por uma "coroa" similar a um pino, e a indicação do horário de despertar feito por um 4º ponteiro independente..
O Vulcain Cricket ficou conhecido como os relógios dos presidentes, pois adotou a tradição de presentar os presidentes dos EUA com um modelo destes, tradição iniciada com Harry Truman e mantida até os dias de hoje.  Lyndon Johnson foi um grande fã do modelo, tendo comprado 200 exemplares para dar de presente durante seu mandato.

Com base no sucesso da Vulcain foram desenvolvidos modelos mais simples, A. Shield, a corda, cuja 2ª coroa tinham a função de acerto do alarme, carregamento de carga e liberação do alarme e a exemplo da Vulcain a indicação do horário de despertar feito através de um 4º ponteiro. Este tipo de movimento foi largamente utilizado, desde empresas como a Girard Perregaux, Jaeger, Tudor, Tissot  até as mais simples como Poljot, Citizen, Technos etc. .


Em 1950  a Jaeger-LeCoulter desenvolveu o modelo Memovox, com movimento automático, porém com o alarme ainda sendo feito por tambor a corda e a indicação do horário de alarme através de um disco central..

A Omega no final  dos anos 60 lançou o modelo Memomatic, com movimento Lemania automático e com a inovação, o horário de despertar feito por um disco central duplo que permitia acertar horas e minutos, trazendo mais precisão no ajuste.

Também nos anos 60, mais precisamente em 66 a Seiko iniciou a produção dos seus relógios despertadores, os Bell Matics. Eram modelos automáticos, com o alarme ainda sendo alimentado as corda, também por uma 2ª coroa, mas a indicação do horário de alarme por um bezel, mas a exemplo dos demais não permitia uma regulagem mais precisa.
A grande vantagem da Seiko foi tornar acessivel as pessoas comuns, da mesma forma que fez com os cronos.


Com o advento de dos relógios a quartzo se tornou mais fácil e barato, tanto os alarmes quanto os cronos, com os celulares então....Mas algumas empresas como a Jaeger, Tudor ainda mantem modelos em linha.

Fonte: wornandwound.com

*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #1 Online: 10 Abril 2018 às 02:10:52 »
Abaixo os modelos a corda Tissot Sonoros e Poljot

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #2 Online: 10 Abril 2018 às 02:12:45 »
O Omega Memomatic, não sei se é possível observar que no disco central existe as marcações de horas e minutos.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #3 Online: 10 Abril 2018 às 02:16:29 »
Os Seiko Bell Matic que popularizaram este tipo de complicação.
E os 3 tipos de complicação ditados para efeito de comparação...

Infelizmente não tenho nenhum Vulcain ou Jaeger... :(



Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

« Última modificação: 10 Abril 2018 às 02:18:33 por Clélio »

*

Offline Vargas

  • *****
  • 599
    • Ver perfil
Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #4 Online: 10 Abril 2018 às 08:05:03 »
Perfeito Clélio. Em conjunto com a "popularização" da complicação através da seiko, sua aplicação (alarme) nos relógios digitais foram intensivos devido a facilidade e custo de construção.

Como bem disse hoje não é tão necessário, mas considerando que ainda temos necessidade de marcar o tempo e alerta para atividades, é uma função charmosa... Kkk

Compartilho o Bell-Matic que eu possuo (o da direita da foto).

Abs. Vargas

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #5 Online: 10 Abril 2018 às 09:19:12 »
Excelente contribuição, Clélio!

Já tive um JLC Memovox corda manual de cabeceira idêntico ao da foto abaixo (inclusive no que se refere ao estado de conservação):






Como a caixa desses relógio abria no meio e retirava-se com facilidade o movimento com mostrador (na foto acima dá pra ter uma idéia), muitas pessoas que tinham modelos similares mandavam fazer uma caixa para relógio de pulso. O torneiro Chicão era famoso lá na turminha do MASP por fazer essas caixas, em aço, com extrema qualidade.

Eu quase mandei fazer uma para mim, inclusive cheguei a entregar o relógio ao Chicão para ele tirar medidas, porém, recebi uma boa oferta e resolvi vender.

Comprei mais pela marca, e porque estava bem baratinho, porque como alarme era uma porcaria. Você marcava para despertar 7:30h, mas não sabia se iria despertar 7:20h ou 7:40h, kkkkk...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #6 Online: 10 Abril 2018 às 10:18:25 »
Legal a história, nem imaginava que a eterna teve o pioneirismo em alarmes.

Tenho esse JLC memovox de viagem similar ao do Igor:



Guardo como uma curiosidade horológica, apesar de funcionar perfeitamente, a bolsinha de couro original dá um charme a mais para a peça. Inclusive já me despertou vez ou outra enquanto sonhava com aquele deep sea alarm.

Marcello

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #7 Online: 10 Abril 2018 às 10:38:32 »
Meu cricket, fabricado em 1997. Aliás, como Revue Thommen o relógio ficou pouco tempo em linha e até hoje, apesar de a RT ter dito que voltara a fabricar os movimentos na época, tenho lá minhas dúvidas: acho que era tudo new old stock colocado em novas caixas. Enfim, esse relógio foi comprado zero e, algum tempo depois, trocado com um colega, que também o trocou com outro em sucessões. Quando o recomprei, anos depois, estava detonado, mas foi possível restaura lo ao estado de zero até que... Há uns três anos o alarme simplesmente dispara sozinho em horários errados e não tive saco para mandar revisar. Para quem conhece os Cricket, sobretudo nessa versão, não há alarme mais escandaloso




Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando Tapatalk


*

Enéias

Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #8 Online: 10 Abril 2018 às 11:49:00 »
Eu curto a história deles, mas relógios em si, não gosto de usar. Tenho despertadores seiko, mas nunca os usei.


Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk


*

Enéias

Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #9 Online: 03 Maio 2018 às 07:37:23 »



Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


Re:Complicações: Relógios Mecânicos com Alarme
« Resposta #10 Online: 03 Maio 2018 às 14:38:10 »
Abaixo, um Eterna de pulso, bem antigo, no qual o acerto do alarme é feito por um bezel externo:

https://www.youtube.com/watch?v=2eohl7XxyDQ

Abs,