Teste de congelamento - Orient Diver 300 m

  • 65 Respostas
  • 34347 Visualizações
*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Online: 22 Novembro 2008 às 13:49:46 »

Vejam só:




































Resistiu bem à baixa temperatura (-18º C), mas deu uma embaçada depois de colocado no pulso. Não acho que tenha entrado água, mas que é condensação da umidade do ar interno que já havia lá.

Será?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Enéias

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #1 Online: 22 Novembro 2008 às 14:35:28 »
Carambolas!!! :o

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #2 Online: 22 Novembro 2008 às 14:47:25 »
Miguel vc tá ficando doido?  ;D Congelou o bichinho?  :o

Mesmo congelado ele continuava a funcionar?

Tá sendo patrocinado pela Orient?  ;D Coitadinho dele! Não vai ferver ele não hein...senão a borracha de vedação já era!!

Abs

Marcelo




*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #3 Online: 22 Novembro 2008 às 16:39:52 »
Miguel, já submeti o meu Seiko 009 a esse "teste"(mas não o congelei dessa forma, apenas o coloquei dentro de uma gaveta de um congelador "no frost", a -19ºC), durante cerca de 6 horas, e o movimento não parou).
Pronto para o Antárctico :)
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #4 Online: 22 Novembro 2008 às 16:51:08 »
Eu também não deveria tê-lo colocado mergulhado na água, pois agora vi que entrou um pouco pelo fundo. Percebi que ele não estava bem rosqueado, mas não testei antes pois ele voltou da Assistência Técnica há poucas semanas.

De qualquer forma, achava que não deveria ter entrado nada de água. Agora não sei se foi por causa do fundo mal rosqueado ou outra coisa.

Está aberto agora para secar. Mas, parar, não parou.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Enéias

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #5 Online: 22 Novembro 2008 às 17:30:49 »
Miguel:

Esse teste foi prova de amor ou de confiança? ;D

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #6 Online: 22 Novembro 2008 às 17:48:10 »

Pode ser os dois?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #7 Online: 22 Novembro 2008 às 17:55:07 »
Bom, posso estar a dizer uma barbaridade, mas talvez a água, aquando da congelação, vai fazer pressão sobre a caixa do relógio, e pode fazer com que a tampa traseira, a rosca ou o vidro possam ceder, mesmo que em décimas de milimetro, o que poderá ter estado na origem da entrada de água, durante o processo de congelamento ou descongelamento. Não sei, mas algo se passou.
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #8 Online: 22 Novembro 2008 às 18:23:23 »
Oi gente !

Olha, esse relogio deveria ter suportado a congelaçao sem problema algum... Nao ha nenhuma carga especifica que justifique isso. Inclusve, o Miguel deve voltar à autorizada, pois mesmo seco, o movimento precisa ser passado na benzina e relubrificado, senao vai enferrujar... Ficaria como um dos relogios do topico "acidentados"...

Isso foi ertamente um erro da aurizada, ou nao rosqueou a fundo, ou pinçou a borracha ao rosquear... Mas quando reclamar, nao diz que congelou, senao vao inventar problema...

abraços !

Bruno

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #9 Online: 22 Novembro 2008 às 18:30:05 »
O que acho que realmente aconteceu foi o seguinte:

1) O fundo estava mal rosqueado, pois nem fiz força com a ferramenta e ele já girou.

2) O ar sofre imensa variação de volume conforme a temperatura varia. A -18ºC, o ar interno contraiu-se e a pressão interna baixou para muito menos da metade da atmosférica, e a falha da vedação do fundo permitiu a entrada da água que estava logo ali, à espreita.

Se fosse ar, também entraria. Mas o ar dentro de um freezer é extremamente seco e pouca coisa iria acontecer.

Acho que, agora, terei que levar à Assistência Técnica novamente, pois creio que o óleo foi pras picas!

O que vou falar pro cara, lá? "É, mergulhei o relógio num copo d'água e coloquei no freezer"... Vão chamar os caras do hospício para me levarem!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #10 Online: 22 Novembro 2008 às 18:45:21 »
Oi Miguel,

com ou sem freezer, a agua entraria... a diferença de pressao, mesmo a -18, é pequena demais pra justificar algo assim. Repito : a falha nao tem nada a ver com a congelaçao ! Teria acontecido no primeiro mergulho na piscina.

Quanto ao movimento, nao é so o oleo... Nao esqueça que o movimento NAO é feito em aco inox... e que a corrosao superficial começada nesse incidente precisa ser eliminada imediatamente, pois mesmo com o movimento seco, ela vai progredir ! O melhor mesmo é pedir troca do movimento.

1 abraço,

Bruno

*

Alberto Ferreira

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #11 Online: 22 Novembro 2008 às 19:00:30 »
...
O que vou falar pro cara, lá? "É, mergulhei o relógio num copo d'água e coloquei no freezer"... Vão chamar os caras do hospício para me levarem!

Salve!

Miguel,...
...eitcha testezinho "conclusivo", da gota serena, não?
 ;)  ;D  ;D  ;D

Bem,...
De minha parte, eu estou fora dessas experiências a la Dr. Jekyll...  :(


Agora,...
Quanto ao pessoal da assistência técnica,...
...diga que você estava passando umas férias no Polo Norte, pescando.



E que na falta de isca, usou o relógio...
 ;) :D

Abraços!
« Última modificação: 22 Novembro 2008 às 19:02:08 por Alberto Ferreira »

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #12 Online: 22 Novembro 2008 às 19:00:59 »
Na verdade foi excedida a capacidade do relógio. Esse modêlo não foi projetado para suportar essas variações bruscas de temperatura. Agora o fato do fundo não estar bem rosqueado realmente causou esse dano todo. E se não tivesse entrado água será que não iria mesmo danificar o mecanismo ou a borracha de vedação com essa experiência?

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #13 Online: 22 Novembro 2008 às 19:11:42 »
Na verdade foi excedida a capacidade do relógio. Esse modêlo não foi projetado para suportar essas variações bruscas de temperatura. Agora o fato do fundo não estar bem rosqueado realmente causou esse dano todo. E se não tivesse entrado água será que não iria mesmo danificar o mecanismo ou a borracha de vedação com essa experiência?

Oi Marcelo,

-20 nao é absolutamene uma temperatura extrema... é algo que esses relogios devem aguentar sim !! -20, é algo que pode se atingir, por exemplo, numa estaçao de esqui, o que existe inclusive la no japao... A borracha também, ta muito longe de congelar...

O fato de ter deixado na agua, inclusive, limitou a temperatura atingida no relogio !  pois a camada de gelo atuou como um isolante termico...

A titulo de curiosidade : no caso de uma expediçao polar, quando relogios podem ser submetidos a temperaturas de -50, mecanicos resistem... eletrônicos nao !!

Eu lembro bem, quando era moleque, ia esquiar, com Casio no pulso... volta e meia nao podia mais ler o relogio, o cristal liquido congelava, tinha que reaquecer pra poder ler...

abraços,

Bruno

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #14 Online: 22 Novembro 2008 às 19:21:28 »
Na verdade os circuitos eletrônicos podem resistir a extremos de temperatura e pressão também.  O que ocorre é que existem CI´s específicos para isso, são utilizados em armas e aplicações especificas, e são bem mais caros, como um relógio normalmente não é submetido a esses extremos e trabalha normalmente em CNTP não faz sentido se desenvolver um CI que resista a isso (seria extremamente caro).






Na verdade foi excedida a capacidade do relógio. Esse modêlo não foi projetado para suportar essas variações bruscas de temperatura. Agora o fato do fundo não estar bem rosqueado realmente causou esse dano todo. E se não tivesse entrado água será que não iria mesmo danificar o mecanismo ou a borracha de vedação com essa experiência?

Oi Marcelo,

-20 nao é absolutamene uma temperatura extrema... é algo que esses relogios devem aguentar sim !! -20, é algo que pode se atingir, por exemplo, numa estaçao de esqui, o que existe inclusive la no japao... A borracha também, ta muito longe de congelar...

O fato de ter deixado na agua, inclusive, limitou a temperatura atingida no relogio !  pois a camada de gelo atuou como um isolante termico...

A titulo de curiosidade : no caso de uma expediçao polar, quando relogios podem ser submetidos a temperaturas de -50, mecanicos resistem... eletrônicos nao !!

Eu lembro bem, quando era moleque, ia esquiar, com Casio no pulso... volta e meia nao podia mais ler o relogio, o cristal liquido congelava, tinha que reaquecer pra poder ler...

abraços,

Bruno
"A vitória ou a derrota estão nas mãos dos deuses.  Festejemos então a batalha."

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #15 Online: 22 Novembro 2008 às 19:44:36 »
Realmente entraria água de qualquer maneira.

Vou levar à Autorizada, mas não posso omitir o que fiz, se eles peguntarem. Sou amigo do cara de lá, e do Rodrigo também. Se quiserem me cobrar alguma coisa, não terei como reclamar.

Mas acho que a troca completa do movimento é exagero, Bruno, não acha?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #16 Online: 22 Novembro 2008 às 19:50:15 »

Também acho que o limite desse relógio é de, pelo menos, o triplo dessa temperatura negativa.

Bruno, a temperatura do relógio chegou, sim, a -18ºC. O isolamento do gelo somente retarda isso, mas ele ficou mais de 12 horas lá.

A diminuição da temperatura não foi brusca, pois a água estava à temperatura ambiente quando coloquei o relógio nela. E demorou pelo menos umas 10 horas para a água virar gelo. Nesse tempo, sabemos que a temperatura da água não baixou de 0ºC.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #17 Online: 22 Novembro 2008 às 19:57:53 »
Oi Miguel !

Se eu falo de troca do movimento, é simplesmente porque o preço de um movimento Myiota nao deve passar de algumas dezenas de reais... nao vale nem a pena desmontar pra fazer revisao completa...

Se vc. quer insistir quanto à passagem no congelador, pode fazer, mas posso garantir, nao tem NADA a ver com o que aconteceu ! E se eles forem tao honestos quanto vc. quer ser com eles, nao deveriam cobrar NADA. Eles pisaram sim na bola, nao ha duvida.

Esses "congelamentos" volta e meia os amadores de seikos e Citizens fazem, nunca da problema nenhum. E como eu imagino que a qualidade desse Orient desse ser pelo menos equivalente a de um citizen equivalente... devia ter aguentado sim !

Abraços !

Bruno

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #18 Online: 22 Novembro 2008 às 20:16:59 »

È vero, Bruno.

Mas não é Myiota, é Orient, "in house" !

E a cirurgia, tudo bem?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Enéias

Re: Teste de congelamento - Orient Diver 300 m
« Resposta #19 Online: 22 Novembro 2008 às 21:23:23 »
Miguel:

Depois conta aqui a reação do pessoal da autorizada, diante da sua experiência... ;D