Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante

  • 14 Respostas
  • 4553 Visualizações
*

Offline awey

  • **
  • 78
    • Ver perfil
Olá pessoal, desculpem se for um tema muito recorrente e respondido, dei uma olhada por alto nos tópicos um pouco mais pra trás e não encontrei algo diretamente relacionado.

De vez em quando me deparo com algumas ofertas na internet, e me parecem muito tentadores alguns preços cobrados por relógios de marcas de mais alto prestígio.

Por exemplo, encontrei oferta de um Omega Speedmaster de 1991 por volta de R$ 5000,00, ou um Tag Heuer Carrera 7 de 2005 por volta de R$ 3000,00, com função GMT, dentre outros.
O Omega por exemplo está totalmente fora de orçamento agora no meu caso, mas não achei ele absurdamente diferente de modelos atuais na aparência, e sempre imaginei que não teria como carregar um Omega mais contemporâneo no pulso desembolsando menos do que R$ 10.000,00 (em tempo, estou começando a entender um pouco mais do mundo dos relógios agora, mas ainda é bem pouco mesmo).

Além é claro das condições do relógio em si que podem ser precárias, quais outras surpresas uma compra desse tipo pode trazer pra um iniciante como eu? Seria idiotice se num futuro um pouco mais distante eu adquirisse um relógio Omega desse tipo, ou num futuro já não tão distante  ;D eu adquirisse o Tag Heuer (levando em consideração também que essas quantias não são troco de padaria pra mim rs)? Melhor ser um pouco menos afoito?

Gostaria de saber a opinião de vocês.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #1 Online: 14 Junho 2018 às 07:39:46 »
Hoje em dia está muito mais difícil encontrar uma pessoa desinformada, portanto, se você encontra um relógio que supostamente deveria custar muito mais por um preço baixo, desconfie bastante. Pode ser que o relógio esteja sambado, pode ser que seja falso, pode ser fruto de roubo, ou, por fim, pode ser simplesmente desconhecimento da sua parte.

Por exemplo, pegando o caso aí do Speedmaster, tem muito iniciante que confunde um Speed Reduced, que é uma versão automática, de tamanho reduzido e de pior qualidade construtiva, com o Speed Pro, que é o famoso Moon Watch, que custa, no mínimo, o dobro. Ou seja, sujeito vê um Speed Reduced anunciado, acha que é o Speed Pro e compra achando que está fazendo um negocião.

A única maneira de evitar dar com o burro n'água é adquirindo conhecimento, ou então perguntando para quem conheça.
Frequentemente mais o Fórum, pergunte, leia os tópicos mais antigos (pois tem muito conhecimento registrado aqui) e seja feliz.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #2 Online: 14 Junho 2018 às 09:13:21 »
Vamos aos fatos. Relógios mecânicos não seguram preço, salvo rolexes. Portanto, não é difícil conseguir pechinchas usadas de outras marcas, comparando se o preço com o que custam novos. Problemas... Necessidade de revisão. Se houver necessidade de simples revisão sem troca de peças, aí cada caso é um caso, você deve ponderar o custo disso, que num independente gira em torno de 750 a 1500 reais. Se houver necessidade de troca de peças, fuja, a não ser que o preço seja próximo do grátis, porque isso te levará às assistências e, aí, os preços praticados dobram para o mesmo serviço. Na Rolex então, triplicam ou quadruplicam. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #3 Online: 14 Junho 2018 às 10:00:31 »
Calma fmaia!

Ontem, aprovei um orçamento num TAG, e a coroa com tubo custou R$ 210. O vidro de safira, que não troquei, custaria R$ 330.
É dinheiro? Sim! Mas também não é o 'milhão de reais' que você dá a entender não.

Outro exemplo: um serviço completo na Breitling, que inclui restauração completa da caixa e bracelete, troca de todas as juntas, troca parcial de ponteiros, troca de partes consumíveis do movimento, desmonte, limpeza, lubrificação, testes de vedação, ajustes, etc., se for relógio automático simples ou GMT custa R$ 1.400, se for cronógrafo R$ 2.000, se for crono in house R$ 2.200.
E isso aí é servição completo, top de linha. Se for só manutenção básica, sem troca de peças, é cerca de 1/4 (um quarto) desse preço. Tá lá no site da Breitling, pode conferir.

Na Omega é quase isso aí também, um pouquinho mais caro (R$ 1.720 mecânico não-crono, e R$ 2.350 um crono).

Você pega um relógio na rua que custa um terço do que custa na loja (de R$ 30k você paga R$ 10k). Vai dizer que não compensa gastar mais uns R$ 2k pra deixar o relógio zero bala, quase como se saído da loja?

Rolex sim é foda, concordo. Você leva um relógio com aparência de novo lá e os caras querem trocar obrigatoriamente coroa, tubo, ponteiros, mostrador, aro, tambor, balanço e a puta que pariu, e o que deveria ser uma simples revisão se torna praticamente a reconstrução do relógio, e a conta bate nos R$ 5 mil para um relógio três ponteiros. É de cair o cu das calças...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #4 Online: 14 Junho 2018 às 11:17:18 »
Gostaria de saber a opinião de vocês.

Quem não quer brigar com tubarão não surfa em Recife
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #5 Online: 14 Junho 2018 às 12:18:01 »
Quem não quer brigar com tubarão não surfa em Recife

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #6 Online: 14 Junho 2018 às 16:02:00 »
Igor, foi o que eu disse, se valer a pena, ok. Mas nessa faixa média, 5 mil, normalmente não vale, pois uma revisão acaba ficando a metade do preço do relógio, tomando, por exemplo, o reduced ou um chronomat "antigo". Eu particularmente não compraria nada que estivesse carregando mal. Marcando mal o tempo, vá lá... Mas carregando mal...

Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando o Tapatalk


*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #7 Online: 14 Junho 2018 às 16:37:02 »
Eu compro relógios usados. A maioria deles eu comprei de segunda mão.

Com o tempo aprendi algumas coisas que hoje é fundamental para mim.

Se o vendedor não for conhecido ou não for de confiança, eu já compro pensando numa revisão. Daí na minha cabeça o valor de compra tem que ser interessante.

Senão eu deixo passar.

Já me ocorreu de comprar galinha morta no ML, mas assim que chegou mandei direto pra autorizada. Nos dois casos acabou valendo a pena. Mas assumo que eu arrisquei. Fiz tendo consciência que poderia me lascar.

No mais é tentar acompanhar o mercado de usados, como a galera diz por ai, não existe almoço grátis. Relógio pela metade do preço de um similar nas mesmas condições, eu fujo na hora.

Relógios herdados de avô rico, tio rico, presente de tia, recebido de acerto com patrão que era rico.... esses eu nem me atento.

*

Enéias

Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #8 Online: 14 Junho 2018 às 22:16:12 »
Para não dizer que nunca usei uma autorizada eu vou citar o único caso. Comprei uma Mont Blanc, esfero, no Masp por um preço muito baixo, porque estava com o clip desgastado. Fui até a autorizada e pedi um orçamento. voltou como nova. A soma final significou ter uma caneta por 30% do valor de uma nova e com nota fiscal da revisão com garantia de um ano.

No mais eu só uso os profissionais de sempre (mais de 15 anos), inclusive caneteiros.

No caso do nosso colega iniciante: precisa consultar a turma por aqui, para não entrar em fria. Se o fórum tivesse, naqueles tempos, a base que possui hoje, cerca de metade do que fiz eu não teria feito.

*

Offline awey

  • **
  • 78
    • Ver perfil
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #9 Online: 15 Junho 2018 às 00:32:49 »
Sensacional pessoal, obrigado pelas opiniões e pelo aprendizado.

Hoje em dia está muito mais difícil encontrar uma pessoa desinformada, portanto, se você encontra um relógio que supostamente deveria custar muito mais por um preço baixo, desconfie bastante. Pode ser que o relógio esteja sambado, pode ser que seja falso, pode ser fruto de roubo, ou, por fim, pode ser simplesmente desconhecimento da sua parte.

Por exemplo, pegando o caso aí do Speedmaster, tem muito iniciante que confunde um Speed Reduced, que é uma versão automática, de tamanho reduzido e de pior qualidade construtiva, com o Speed Pro, que é o famoso Moon Watch, que custa, no mínimo, o dobro. Ou seja, sujeito vê um Speed Reduced anunciado, acha que é o Speed Pro e compra achando que está fazendo um negocião.

A única maneira de evitar dar com o burro n'água é adquirindo conhecimento, ou então perguntando para quem conheça.
Frequentemente mais o Fórum, pergunte, leia os tópicos mais antigos (pois tem muito conhecimento registrado aqui) e seja feliz.

Pelo que pesquisei aqui o Omega realmente é o Reduced mesmo. Achei legal mesmo assim. Sabe se está dentro da faixa de preço?

Vamos aos fatos. Relógios mecânicos não seguram preço, salvo rolexes. Portanto, não é difícil conseguir pechinchas usadas de outras marcas, comparando se o preço com o que custam novos. Problemas... Necessidade de revisão. Se houver necessidade de simples revisão sem troca de peças, aí cada caso é um caso, você deve ponderar o custo disso, que num independente gira em torno de 750 a 1500 reais. Se houver necessidade de troca de peças, fuja, a não ser que o preço seja próximo do grátis, porque isso te levará às assistências e, aí, os preços praticados dobram para o mesmo serviço. Na Rolex então, triplicam ou quadruplicam. Flávio

Enviado de meu Lenovo A6020l36 usando o Tapatalk


Imaginei que a maior surpresa poderia ser essa mesmo. Aquele velha história do cara que compra um BMW usado por preço de carro popular zero mas não tem dinheiro nem pra trocar o óleo.
Mas dentro dos preços que o Igor citou, se for algo pra ser feito bem de vez em quando, tipo mais de 5 anos  ;D, creio que não seria inviável.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #10 Online: 15 Junho 2018 às 07:47:25 »
Pelo que pesquisei aqui o Omega realmente é o Reduced mesmo. Achei legal mesmo assim. Sabe se está dentro da faixa de preço?

Eu acho caro um Reduced dos antigos por R$ 5.000.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

MRodio

Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #11 Online: 15 Junho 2018 às 11:00:01 »
Eu acho caro um Reduced dos antigos por R$ 5.000.

Também acho. Sem falar que é difícil achar neste preço (5K) algum em boas condições, com papeis, documentos, caixa.
Geralmente vai achar um que tem só o cartão da garantia (com carimbo da loja apagado, data anos 90), outro só com a caixa (99% das vezes toda descascada graças ao revestimento vagabundo da Omega), outro com o bezel apagando ;D

Sobre assistência, se eu soubesse o valor que a Tissot cobrava por revisão de chronos mecânicos não teria comprado o relógio que hoje tenho. Em uma marca como a Tissot, o investimento em autorizada não retorna.
« Última modificação: 15 Junho 2018 às 11:01:59 por MRodio »

*

Offline awey

  • **
  • 78
    • Ver perfil
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #12 Online: 15 Junho 2018 às 11:58:29 »
Bacana, mais uma vez obrigado, a diferença que faz você ter um lugar pra perguntar e receber opiniões de quem entende!

Também acho. Sem falar que é difícil achar neste preço (5K) algum em boas condições, com papeis, documentos, caixa.
Geralmente vai achar um que tem só o cartão da garantia (com carimbo da loja apagado, data anos 90), outro só com a caixa (99% das vezes toda descascada graças ao revestimento vagabundo da Omega), outro com o bezel apagando ;D

Sobre assistência, se eu soubesse o valor que a Tissot cobrava por revisão de chronos mecânicos não teria comprado o relógio que hoje tenho. Em uma marca como a Tissot, o investimento em autorizada não retorna.

É isso mesmo, esse anunciado só tem recibo. O bezel é daqueles de aço com os números do taquímetro gravados em preto, alguns estão um pouco apagados... Pelo visto ter um relógio Omega não muito vintage é pra quem pode mesmo.

E difícil essa questão da revisão, eu pretendo comprar um relógio mecânico pra ter a vida inteira então acho que não ligo de ter que pagar a revisão se for um que quero bastante mesmo. Mas sei que essas pretensões vão mudando com o tempo e quanto mais nos interessamos mais queremos comprar e girar a coleção cada vez mais.

Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #13 Online: 15 Junho 2018 às 20:55:27 »
Um amigo muito próximo tem um reduced herdado q não funcionava bem.. me perguntou o q faria? Eu disse gaste muito numa boa revisão e fique com ele pq se for vender não vale nada.. infelizmente..

*

Offline awey

  • **
  • 78
    • Ver perfil
Re:Compra de relógios usados de marcas prestigiadas - dúvidas de iniciante
« Resposta #14 Online: 15 Junho 2018 às 23:39:02 »
Um amigo muito próximo tem um reduced herdado q não funcionava bem.. me perguntou o q faria? Eu disse gaste muito numa boa revisão e fique com ele pq se for vender não vale nada.. infelizmente..

Entendo, pra ele pelo menos deve ter o valor sentimental que pode ser bastante coisa então.

Já eu que tive as orientações e opiniões de vocês vou procurar uma opção melhor, até porque R$ 5000,00 já está fora do que posso gastar de qualquer jeito mesmo  ;D