Cuidados com Relógio Automático?

  • 5 Respostas
  • 3987 Visualizações
Cuidados com Relógio Automático?
« Online: 18 Julho 2018 às 21:44:39 »
Boa noite galera

Ao acessar estes dois tópicos abaixo, me surgiu algumas dúvidas sobre quais cuidados básicos se deve ter com relógio automático.
https://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,15145.0.html
https://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,15147.20.html

Para não desvirtuar o assunto e poluir os mesmos, resolvi criar este tópico

Minhas duas dúvidas são as seguintes:

1 - Eu uso esporadicamente meus relógios automáticos (possuo dois automáticos), por exemplo fica uma semana sem uso, aí eu resolvo usar em alguma ocasião/evento, depois fica mais uma semana ou mais sem uso e depois uso novamente, ou seja, eu não uso eles todos os dias e eles ficam parados esgotando a reserva de marcha deles.
Isso pode danificar o movimento no longo prazo?

2 - Quando vou usar o relógio automático, dou corda nele dando cerca de 3 a 4 voltas, puxo a coroa e empurro novamente para ele começar o movimento, depois imediatamente puxo a coroa e ajusto as horas.
Esse procedimento está correto?
Ou devo colocar no pulso primeiro, esperar ele dar uma boa carga e depois sim ajustar as horas? (conforme citou o dr.alexneuro)

Eu tenho TOC e não consigo usar o relógio estando desajustado, primeira coisa que faço é ajustar kkkkkkkkkkkkk  ::)
Só queria saber se dar corda nele e imediatamente ajustar é um procedimento que não vá afetar a vida útil dele.

Grato pela paciência com este pequeno Padawan  ;D

*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:Cuidados com Relógio Automático?
« Resposta #1 Online: 18 Julho 2018 às 21:56:20 »
1. Sempre deixo esgotar naturalmente a reserva, já vi gente que puxa a coroa, mas no fim das contas o relógio tem o intervalo de tempo de manutenção mais em virtude do tempo de vida útil do lubrificante do que do desgaste.

2Normalmente dou corda e depois ajusto, em geral bem mais corda, coisa de 30/40 voltas na coroa. Mas realmente não sei se tem um procedimento padrão, apenas sempre fiz assim.

Re:Cuidados com Relógio Automático?
« Resposta #2 Online: 18 Julho 2018 às 22:07:26 »
2 - Bom saber, então posso dar corda e ajustar imediatamente  8)
Vou começar a dar mais corda.

O Bulova open-heart não tem data e nem hack, então não tem cuidados adicionais.

Agora o Orient Bambino tem hack e data, na data se o intervalo estiver entre 09:00 e 03:00 eu não ajusto a data, estava até pensando se acontecer de eu pegar o relógio nesse intervalo de tempo, ajustar os ponteiros para fora desse intervalo, ajustar a data e depois ajustar os ponteiros para o horário correto.

Re:Cuidados com Relógio Automático?
« Resposta #3 Online: 19 Julho 2018 às 20:55:22 »
No manual de um Citizen automático (mov. 8200) que tenho, recomenda-se girar a coroa 40 vezes para dar corda ao relógio. O companheiro Flávio, criador do FRM, disse que dá ainda mais giros para alcançar uma reserva de marcha completa.

O procedimento correto é dar corda, ajustar e colocar no pulso.

Re:Cuidados com Relógio Automático?
« Resposta #4 Online: 21 Julho 2018 às 09:49:47 »
O manual da Rolex recomenda dar 25 voltas

*

GuilhermeAzeredo

Re:Cuidados com Relógio Automático?
« Resposta #5 Online: 21 Julho 2018 às 16:01:34 »
Também não dou muuuitas voltas na coroa de relógios automáticos, mas somente algumas pra ele "começar"... Ajusto as horas e ponho no pulso...

Se sei que naquele dia não vou me movimentar muito, prefiro dar algumas voltas na coroa e depois movimentar com a mão mesmo..

Alguém mais sabido pode dizer, mas acho que o mecanismo de corda pela coroa dos relógios automáticos são mais frágeis do que o conjunto daqueles movidos só à corda pela coroa...  Mas, no fundo msm, penso ser só mimo de minha parte para com os relógios....

Abraços!