Enquete

Quantos postagem você já realizou no fórum?

Entre 100 a 500
3 (33.3%)
Entre 500 a 1.000
2 (22.2%)
Entre 1.000 a 3.000
3 (33.3%)
Entre 3.000 a 5.000
1 (11.1%)
Acima de 5.000
0 (0%)

Votos Totais: 8

enquete encerrada: 07 Outubro 2018 às 15:43:35

Informação Sobre o Fórum

  • 16 Respostas
  • 4876 Visualizações
*

tudodigitalizado

Informação Sobre o Fórum
« Online: 27 Setembro 2018 às 15:42:07 »
Tenho menos de 01 ano no fórum. Com a saída do estrela, me bateu uma curiosidade:

Quem fundou o fórum e em que ano?
Quais os membros mais antigos?
Qual membro tem maior número de postagem?
Qual o número de membros no fórum?
Quantos membros são relojoeiros, isto é, trabalham com manutenção de relógio?
Quem sãos os membros com maior conhecimento em relógios mecânicos, isto é, os feras?


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #1 Online: 27 Setembro 2018 às 16:14:36 »
Olha, até tentei procurar aqui, se alguém encontrar me ajude, mas algumas vezes "textões" foram publicados indicando a história do FRM. Mas resumindo de forma rápida, quem o criou fui eu. Na época, final dos anos 90, eu já acompanhava o fórum gringo Timezone (que, diga-se, era uma potência, até mesmo porque só havia ele e outro) e, inspirado pelos textos de lá, comecei a ler sobre relojoaria. Até que, em Belo Horizonte, minha cidade natal, comecei a procurar pessoas que tinham o gosto pela relojoaria como "arte aplicada", não como comércio de relógios. E, para dizer a verdade, me decepcionei: os supostos entendidos de relojoaria em BH só queriam saber de vendas. Então, provavelmente no ano 2000, eu lancei um site, cuja versão original ainda existe aqui http://relogiosmecanicos.com.br/classico/  para divulgar a cultura da relojoaria e literalmente encontrar pessoas com o mesmo gosto que eu. Lá pelas tantas, comecei a receber e ter que responder muitos e mails, o que me tomava um tempo fodido e se tornava, ainda, trabalho de uma mente só. Pensei... Por que não criar um fórum de discussões padrão Timezone. E foi o que fiz, inicialmente usando uma plataforma do UOL, pelo menos é o que acho, provavelmente em 2001 ou final de 2000. O "engine" do fórum já teve três iterações e, apesar de não ser o que tinha mais usuários, o que mais deixou lembranças foi o "amarelinho". Nessa época, não havia whatsapp, blogs de relojoaria, etc, então as discussões bombavam mais. Além disso, a cultura relojoeira era inexistente no Brasil e, portanto, cada dia era uma postagem que lançava luzes sobre o assunto. O modelo "fórum de discussões", não só aqui, desgastou-se, o que é uma pena, porque a nova vive, blogs, instagram e congêneres, nem em sonho provocam discussões como nos modelos de fórum e, ademais, apresentam informações de forma fugaz e unidimensional. Mas é o que a sociedade quer, paciência...

Membros antigos há vários e, sob pena de esquecer não dezenas, mas centenas, prefiro nem me atrever a responder. Mas tem uma galera antiga aqui que posta muito ainda, como Igor, Adriano, Falco, Eneias, Vinnie, Solano, etc, etc, etc. E há muitos antigos que se foram e fazem muita falta, como Bruno Rechia, Gravina, etc.

Sobre estatísticas, não sei se somente eu, como administrador, e os moderadores, tem acesso a isso, mas para mim aparece tudo na primeira página. Eu sou o cara que mais postou: 8000. Mas veja: 8000 neste engine, que tem uns... 7 ou 8 anos? Nem sei... Porque se fosse somar tudo, seria impossível.

Há 3600 membros registrados, mas como o fórum pode ser acessado por não registrados, é impossível saber quantos o leem. Neste momento que digito, para ter uma noção, há 9 membros lendo e 61 não membros também lendo.

Que trabalham diretamente com manutenção, mão na massa, não sei. Mas o Adriano, e falo aqui porque não é segredo, é o gerente de operações de reparo de todo Swatch Group no Brasil.

Membros que possuem mais conhecimento... Deixo com os universitários. Acho que aqui vários contribuem para o conhecimento de todos, e isso o bacana de um fórum....



Flávio

*

Offline F355

  • ****
  • 274
    • Ver perfil
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #2 Online: 27 Setembro 2018 às 16:27:20 »
Bacana Flavio eu acompanho a algum tempo mais como leitor,mas todo dia dou uma olhada e o fórum ainda acrescenta muito em informação e conhecimento.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #3 Online: 27 Setembro 2018 às 16:45:49 »
Neste link, que é de livre acesso para todos os usuários, há algumas estatísticas do FRM: http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?action=stats

Ali diz quem é o usuário com mais postagens (atualmente é o Flávio, mas antes dele sair, era o Alberto, com mais de 10 mil mensagens, só que como ele saiu e apagou a conta, o sistema pára de contabilizar), usuário com mais tempo online (Vinnie), quem mais iniciou tópicos (Flávio), Top 10 tópicos por mensagens, Top 10 tópicos por visualizações, etc.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #4 Online: 27 Setembro 2018 às 16:49:46 »
O Vinnie passou quase um ano on line... Caraca...

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #5 Online: 27 Setembro 2018 às 16:50:56 »
E, no link a seguir, há uma seleção de alguns tópicos salvos quando o FRM "amarelinho" foi apagado, ao redor de 2008. Há muito coisa interessante para quem se dispõe a pesquisar:

http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #6 Online: 27 Setembro 2018 às 16:51:55 »
O Vinnie passou quase um ano on line... Caraca...

Você logo vê quem é desocupado...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #7 Online: 27 Setembro 2018 às 16:52:44 »
Você logo vê quem é desocupado...


 ;D ;D ;D ;D ;D ;D

*

tudodigitalizado

Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #8 Online: 27 Setembro 2018 às 17:38:15 »
Olha, até tentei procurar aqui, se alguém encontrar me ajude, mas algumas vezes "textões" foram publicados indicando a história do FRM. Mas resumindo de forma rápida, quem o criou fui eu. Na época, final dos anos 90, eu já acompanhava o fórum gringo Timezone (que, diga-se, era uma potência, até mesmo porque só havia ele e outro) e, inspirado pelos textos de lá, comecei a ler sobre relojoaria. Até que, em Belo Horizonte, minha cidade natal, comecei a procurar pessoas que tinham o gosto pela relojoaria como "arte aplicada", não como comércio de relógios. E, para dizer a verdade, me decepcionei: os supostos entendidos de relojoaria em BH só queriam saber de vendas. Então, provavelmente no ano 2000, eu lancei um site, cuja versão original ainda existe aqui http://relogiosmecanicos.com.br/classico/  para divulgar a cultura da relojoaria e literalmente encontrar pessoas com o mesmo gosto que eu. Lá pelas tantas, comecei a receber e ter que responder muitos e mails, o que me tomava um tempo fodido e se tornava, ainda, trabalho de uma mente só. Pensei... Por que não criar um fórum de discussões padrão Timezone. E foi o que fiz, inicialmente usando uma plataforma do UOL, pelo menos é o que acho, provavelmente em 2001 ou final de 2000. O "engine" do fórum já teve três iterações e, apesar de não ser o que tinha mais usuários, o que mais deixou lembranças foi o "amarelinho". Nessa época, não havia whatsapp, blogs de relojoaria, etc, então as discussões bombavam mais. Além disso, a cultura relojoeira era inexistente no Brasil e, portanto, cada dia era uma postagem que lançava luzes sobre o assunto. O modelo "fórum de discussões", não só aqui, desgastou-se, o que é uma pena, porque a nova vive, blogs, instagram e congêneres, nem em sonho provocam discussões como nos modelos de fórum e, ademais, apresentam informações de forma fugaz e unidimensional. Mas é o que a sociedade quer, paciência...

Membros antigos há vários e, sob pena de esquecer não dezenas, mas centenas, prefiro nem me atrever a responder. Mas tem uma galera antiga aqui que posta muito ainda, como Igor, Adriano, Falco, Eneias, Vinnie, Solano, etc, etc, etc. E há muitos antigos que se foram e fazem muita falta, como Bruno Rechia, Gravina, etc.

Sobre estatísticas, não sei se somente eu, como administrador, e os moderadores, tem acesso a isso, mas para mim aparece tudo na primeira página. Eu sou o cara que mais postou: 8000. Mas veja: 8000 neste engine, que tem uns... 7 ou 8 anos? Nem sei... Porque se fosse somar tudo, seria impossível.

Há 3600 membros registrados, mas como o fórum pode ser acessado por não registrados, é impossível saber quantos o leem. Neste momento que digito, para ter uma noção, há 9 membros lendo e 61 não membros também lendo.

Que trabalham diretamente com manutenção, mão na massa, não sei. Mas o Adriano, e falo aqui porque não é segredo, é o gerente de operações de reparo de todo Swatch Group no Brasil.

Membros que possuem mais conhecimento... Deixo com os universitários. Acho que aqui vários contribuem para o conhecimento de todos, e isso o bacana de um fórum....



Flávio

Parabéns pela grande iniciativa e contribuição no mundos relogios!!

*

Enéias

Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #9 Online: 27 Setembro 2018 às 18:18:21 »
Tenho a honra de ter sido um dos primeiros. O Flávio respondeu mensagem minha, antes do fórum.

Houve um momento que eu tinha uma doença pelo fórum, precisei me controlar.

Imagine isso: quando um assaltante colocou uma arma na minha cara, no trânsito, e levou meu longines crono Lindbergh, eu fiquei perdido. Só pensei em entrar no fórum e contar para os amigos.

Entende o significado?

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #10 Online: 27 Setembro 2018 às 20:33:31 »
E, no link a seguir, há uma seleção de alguns tópicos salvos quando o FRM "amarelinho" foi apagado, ao redor de 2008. Há muito coisa interessante para quem se dispõe a pesquisar:

http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/
Este arquivo eh espetacular!!!
Direto entro e procuro aleatório um tópico pra ler.. raramente não aprendo algo..
E mesmo não os classicos mas os atuais são a maior e melhor fonte de pesquisa no assunto em português q conheço.. eh raro vc não encontrar resposta pra alguma dúvida usando a pesquisa.. e com discussões de alto nível, destacando Igor, Flávio e Adriano nos comentários..
O Alberto escreveu mais de 10mil msgs e eu devo ter entendido umas 15.. grande figura.. Gravina tenho esperança q volte a postar..
Bom o tópico pra gente parabenizar o Flávio..

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #11 Online: 27 Setembro 2018 às 21:04:17 »


Este arquivo eh espetacular!!!
Direto entro e procuro aleatório um tópico pra ler.. raramente não aprendo algo..
E mesmo não os classicos mas os atuais são a maior e melhor fonte de pesquisa no assunto em português q conheço.. eh raro vc não encontrar resposta pra alguma dúvida usando a pesquisa.. e com discussões de alto nível, destacando Igor, Flávio e Adriano nos comentários..
O Alberto escreveu mais de 10mil msgs e eu devo ter entendido umas 15.. grande figura.. Gravina tenho esperança q volte a postar..
Bom o tópico pra gente parabenizar o Flávio..

Verdade... Devemos aproveitar  esse ambiente que temos... É aquela velha história da "grama do vizinho é sempre mais verde". Quando convivemos diariamente em um meio, acabamos nos habituando com aquilo e fatalmente não damos o devido valor... Se considerarmos que o Flávio criou tudo isso por paixão e jamais galgou qualquer fim comercial, deve ser parabenizado mesmo !!!

Enviado de meu SM-A730F usando o Tapatalk


Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #12 Online: 27 Setembro 2018 às 21:19:17 »
Muito legal conhecer um pouco mais da história do FRM!
Time for Fun

*

Enéias

Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #13 Online: 27 Setembro 2018 às 21:21:59 »
Vejo com um certo saudosismo o fórum arquivo. Estávamos engatinhando e aprendendo. A aventura girava em volta de relógios robustos e baratos. Seiko, Orient, Citizen, Eta...  Eu sonhava ter um Omega 1040. Quando consegui um por 250,00 reais eu liguei para o Gravina para contar a novidade. Era o meu TOP. Comecei a anunciar no arremate, atual mercado livret. juntava um dinheirinho e comprava mais um. Como era fácil comprar e vender. Seiko 6138 era motivo de piada. Só bobo comprava. Orient KD? coisa brega. Por conta de comprar Seiko e Orient (e ser advogado) eu ganhei o apelido de Dr. Orient ou Dr. Seiko ou Dr. KD. Riam de mim. Eu era comprador de lixo. Um dia eu paguei um absurdo por um omega constellation: 190 reais. Houve reclamação. Eu estava inflacionando o mercado. Tinha que pagar 100 ou menos. Dólar estava a R$ 1,70.

Pouca malícia. Tanto nossa quanto dos comerciantes.

Era legal demais.

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #14 Online: 27 Setembro 2018 às 22:25:34 »
Vejo com um certo saudosismo o fórum arquivo. Estávamos engatinhando e aprendendo. A aventura girava em volta de relógios robustos e baratos. Seiko, Orient, Citizen, Eta...  Eu sonhava ter um Omega 1040. Quando consegui um por 250,00 reais eu liguei para o Gravina para contar a novidade. Era o meu TOP. Comecei a anunciar no arremate, atual mercado livret. juntava um dinheirinho e comprava mais um. Como era fácil comprar e vender. Seiko 6138 era motivo de piada. Só bobo comprava. Orient KD? coisa brega. Por conta de comprar Seiko e Orient (e ser advogado) eu ganhei o apelido de Dr. Orient ou Dr. Seiko ou Dr. KD. Riam de mim. Eu era comprador de lixo. Um dia eu paguei um absurdo por um omega constellation: 190 reais. Houve reclamação. Eu estava inflacionando o mercado. Tinha que pagar 100 ou menos. Dólar estava a R$ 1,70.

Pouca malícia. Tanto nossa quanto dos comerciantes.

Era legal demais.
Enéias, esse seu post me fez lembrar quando comecei a participar por aqui... 2011... havia comprado um cartier 21 e comecei a pesquisar na net sobre relógios (comprei um quartz... Se tivesse conhecido o FRM antes provavelmente não faria). Naquela época o dólar era 1,60... Speed Moon a 6k, GMT e Sub a 10~12k no mercado de seminovos... Que saudades... rs

Enviado de meu SM-A730F usando o Tapatalk


Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #15 Online: 11 Outubro 2018 às 07:13:25 »
Parabéns ao fundador e a todos que contribuem para o conhecimento dessa arte.
A gente aprende muito por aqui.
Infelizmente não é sempre que sobra tempo para entrar e postar algo relevante.
Sou entusiasta pelo universo relojoeiro e fã confesso de alguns membros daqui. Isso vicia !!!
Espero que o fórum tenha vida longa mesmo nesses tempos de imediatismo onde blogs, instagram e youtube predominam, como o Flávio mesmo disse.
Aqui há espaço para trocar informações mais aprofundadas e com maior credibilidade.
Abraços à todos ! Gratidão


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re:Informação Sobre o Fórum
« Resposta #16 Online: 11 Outubro 2018 às 09:51:08 »
Estou no fórum desde o amarelinho também, mas ultimamente tenho postado muito pouco, mas leio constantemente.
 Acho que parei justamente na época que o photobucket resolveu parar de liberar o acesso de suas fotos por meio de fórums ( a menos que você seja membro pagante).
Acabei não me adaptando ao Tapatalk . Hoje em dia tenho usado mais o instagram, mais pra ver fotos.

Abraço

Mich

“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”