Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80

  • 51 Respostas
  • 12707 Visualizações
Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Online: 30 Setembro 2018 às 18:58:25 »
Andei lendo sobre esses dois movimentos e os achei muito interessantes. Pra mim, um automático com reserva de 80 horas seria perfeito. Ano que vem, pretendo adquirir meu primeiro suíço e estou considerando algum desses dois.

Li que, posto que tenham essa semelhança da reserva de marcha, os dois movimentos têm diferenças significativas sobretudo no material utilizado no escapamento. Algum colega experto poderia explicar quais são essas diferenças?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #1 Online: 01 Outubro 2018 às 09:51:21 »
São basicamente o mesmo mecanismo, mas o da Tissot utiliza escapamento de polímero (âncora e roda de escape), enquanto o Mido (e Hamilton) usa escapamento convencional, de aço e rubis.

Só isso muda.

Abs.,

Adriano

Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #2 Online: 01 Outubro 2018 às 10:48:32 »
Não sei sobre o Tissot, mas me parece que o Mido posteriormente só é ajustado a laser, o que complicaria um pouco a manutenção.

Uma outra consideração é que é só 21,600 vph, o que deixa o movimento do ponteiro de segundos bem feio na minha opinião (dá impressão de que vai parar ou tá com defeito).

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #3 Online: 01 Outubro 2018 às 12:36:38 »
Nada a ver essa informação do ajuste a laser. Tanto um como o outro é regulado como qualquer outro relógio com balanço de inércia variável.

E quanto à frequência, se isso é um "deal breaker" para você, a gama de relógios que você deve evitar é enorme, inclusive alguns dos mais clássicos relógios da história.

Abs.,

Adriano

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #4 Online: 01 Outubro 2018 às 13:23:44 »
Não sei sobre o Tissot, mas me parece que o Mido posteriormente só é ajustado a laser, o que complicaria um pouco a manutenção.

Uma outra consideração é que é só 21,600 vph, o que deixa o movimento do ponteiro de segundos bem feio na minha opinião (dá impressão de que vai parar ou tá com defeito).


Boa tarde.

O que significa ou influi isso (21600 vph) no movimento do ponteiro e qual a faixa ideal?
O que seria deal breaker?

Obrigado pela  informação

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #5 Online: 01 Outubro 2018 às 13:51:10 »
Quanto menor a frequência de um movimento, menos "pulos" o ponteiro dá para completar um segundo, portanto, perde-se a fluidez do movimento do ponteiro de segundos.

Hoje em dia a frequência padrão é 28.800 bph (8 pulos por segundo). Uma pessoa MUITO observadora pode achar estranho os 6 pulos por segundo de um movimento de 21.600 bph, mas, para mim, a diferença é quase imperceptível.

Deal breaker significa algo indispensável em um negócio. Por exemplo, tem gente que faz questão de janela de data no relógio. Se determinado modelo não tiver a janela de data, ele pode ser legal o tanto que for, a falta da janela será um deal breaker para esta pessoa.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #6 Online: 01 Outubro 2018 às 13:55:28 »
Obrigado Igor pela explicação.

Infelizmente eu sou um destes chatos com olho clínico que percebe isso.
Notei maior lentidão no Seiko que tive.

O ideal me parece ser mesmo de um Rolex.
Vivendo e aprendendo.

Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #7 Online: 01 Outubro 2018 às 14:27:34 »
Nada a ver essa informação do ajuste a laser. Tanto um como o outro é regulado como qualquer outro relógio com balanço de inércia variável.

E quanto à frequência, se isso é um "deal breaker" para você, a gama de relógios que você deve evitar é enorme, inclusive alguns dos mais clássicos relógios da história.

Abs.,

Adriano

Você está certo, desculpas ao autor do tópico. A tal "manutenção a laser" era uma preocupação constante no WUS e muita gente comentava isso. Falha minha.

Sobre a frequência, eu acostumei com alguns relógios de 36.000 e acho bem feio algo muito baixo se o ponteiro de segundos for normal/centralizado. Em segundeiros menores, tende a aparecer menos, porém.

*

Enéias

Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #8 Online: 01 Outubro 2018 às 15:13:11 »
Quantos pulos têm todos eles, a contar daqueles de 19.000 BPH?

*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #9 Online: 01 Outubro 2018 às 15:50:29 »
Será que um dia o globo reporter vai fazer matéria sobre as pessoas que se incomodam com quantos "pulinhos" o ponteiro dos segundos dá em UM SEGUNDO? Assistiria...

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #10 Online: 01 Outubro 2018 às 16:08:08 »
Quantos pulos têm todos eles, a contar daqueles de 19.000 BPH?


36 mil batimentos são 10 pulos por segundo, ou seja, cinco ciclos completos do balanço a cada segundo, 5 hz. Por aí é só fazer os cálculos: um de 18 mil pula cinco vezes por segundo.

Opinião: TEORICAMENTE, eu disse TEORICAMENTE, um movimento com menor batimento tem menos "precisão" , maior durabilidade e maior reserva de marcha se pudéssemos comparar com um movimento IDÊNTICO na construção, cuja diferença fosse apenas isso. Visualmente falando, eu gosto tanto dos movimentos ultra rápidos de 36, que zunem sem parar no mostrador, como os ultra lentos, como o Cricket, por exemplo.


Flávio

Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #11 Online: 01 Outubro 2018 às 16:22:46 »
Será que um dia o globo reporter vai fazer matéria sobre as pessoas que se incomodam com quantos "pulinhos" o ponteiro dos segundos dá em UM SEGUNDO? Assistiria...

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

A produtora do Globo Repórter entrou em contato comigo, mas eu disse que só daria entrevistas para o Documento Trolóló.

E, fala sério, se a gente não se importasse com os detalhes, nem estaria em um fórum de relógios. Ia comprar um Orient, um Casio ou até um MK e gastar o dinheiro que sobra com outras coisas que nem gente normal.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #12 Online: 01 Outubro 2018 às 16:38:20 »
Quantos pulos têm todos eles, a contar daqueles de 19.000 BPH?

É só dividir o número bph por 3600.

No mais, creio que você quis dizer "daqueles de 18.000 bph", que são 5 batidas por segundo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #13 Online: 01 Outubro 2018 às 16:44:52 »

36 mil batimentos são 10 pulos por segundo, ou seja, cinco ciclos completos do balanço a cada segundo, 5 hz. Por aí é só fazer os cálculos: um de 18 mil pula cinco vezes por segundo.

Opinião: TEORICAMENTE, eu disse TEORICAMENTE, um movimento com menor batimento tem menos "precisão" , maior durabilidade e maior reserva de marcha se pudéssemos comparar com um movimento IDÊNTICO na construção, cuja diferença fosse apenas isso. Visualmente falando, eu gosto tanto dos movimentos ultra rápidos de 36, que zunem sem parar no mostrador, como os ultra lentos, como o Cricket, por exemplo.


Flávio


Flávio muito bem dissecado.


Continuo incomodando e preferindo maior frequência de pulos. Tanto que meu quartzo agora que acabei de trocar a pilha está nervoso e pulando minutos HahHAHAAH
« Última modificação: 01 Outubro 2018 às 16:49:31 por ejr888 »

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #14 Online: 01 Outubro 2018 às 16:50:15 »
A produtora do Globo Repórter entrou em contato comigo, mas eu disse que só daria entrevistas para o Documento Trolóló.

E, fala sério, se a gente não se importasse com os detalhes, nem estaria em um fórum de relógios. Ia comprar um Orient, um Casio ou até um MK e gastar o dinheiro que sobra com outras coisas que nem gente normal.


+1000

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #15 Online: 01 Outubro 2018 às 17:01:27 »
Eu ia comprar um Lange 1, desisti pois é 21.600 bph

 ::) ::)

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #16 Online: 01 Outubro 2018 às 17:06:38 »
Mas neste caso devemos considerar que o ruído emitido pela máquina é o mais baixo possível,
que irá dar toda a delicadeza ao conjunto.

Um prazer auditivo que nunca irei desfrutar.
Por isso irei sonhar apenas com um PP 5711 e ponto final.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #17 Online: 01 Outubro 2018 às 17:33:02 »
Aliás, sobre frequência, o primeiro texto que escrevi sobre relojoaria, há uns 20 anos.


https://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/a-evolucao-da-frequencia/

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #18 Online: 01 Outubro 2018 às 18:01:27 »
Eu ia comprar um Lange 1, desisti pois é 21.600 bph

 ::) ::)

 ;D ;D ;D

Abs.,

Adriano

Re:Tissot Powermatic 80 X Mido Caliber 80
« Resposta #19 Online: 01 Outubro 2018 às 18:23:47 »
Eu ia comprar um Lange 1, desisti pois é 21.600 bph

 ::) ::)

Esse ainda passa pelo que comentei ali em cima:
o segundeiro dele é menor, disfarça e não fica com aquele ar de relógio do Gaguinho do Looney Tunes.