Qual o valor real de um relógio suíço???

  • 22 Respostas
  • 7914 Visualizações
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #20 Online: 27 Outubro 2018 às 06:45:36 »
A galera acima já ressaltou tudo, mas gostaria de dar uma opinião. Inicialmente, o que você entende por "valor" real? Digo isso porque custo de produção corresponde a uma parcela apenas no custo de um produto, em produtos de luxo então... Muito se gasta hoje em marketing, por exemplo.

Porém, algumas coisas são fatos:

Relógios suíços nunca foram baratos, mas também nunca foram tão caros como hoje. Um Omega Speedmaster custava, em 1970, cerca de 200 dólares. Parece pouco, mas não é... Estamos falando de 50 anos atrás, se simplesmente jogarem a inflação nesse preço, verão o porquê de um relógio suíço ter sido sempre considerado um bem a passar de pai para filho.

A produção de um relógio, por mais "mágica" que pareça, é uma produção de um bem de tecnologia como outro qualquer, que exige ferramental especializado e pessoas idem. E seus custos diluem-se na produção em massa, como qualquer outra produção de bem. Portanto, não me causa espanto a Patek cobrar 2 milhões de francos no seu relógio de "linha" mais complicado, fabricados apenas 6, todos artesanalmente, numa escala de protótipo, usando dezenas de profissionais por anos, o que nunca diluiria seu custo. Aliás, ouso dizer que a Patek não deve ganhar muita coisa (não diretamente, e sim indiretamente em marketing, etc) nesses produtos... Ela ganha nos seus produtos de "entrada" feitos em escala semi industrial e produzidos aos milhares, onde o custo de produção vs preço cobrado é muito menor. Espanta-me, repito, não a Patek cobrar milhões de francos em algo que foi produzido em escala de protótipo... Espanta-me fábricas que produzem aos milhões cobrarem a preços de protótipo.

Como o Adriano ressaltou, preço de relógio, SE E SOMENTE SE podemos quantificar o mero custo benefício da coisa (e isso é deveras difícil em produtos que mexem com a "emoção" do comprador), parece carta de vinho de restaurante: as boas opções estão nos extremos, por incrível que pareça: os produtos muito baratos ou muito caros. Sério! Claro, você pode até pensar que um relógio Roger Smith não valha, comparativamente, por "tecnologia embarcada", os 150 mil dólares que custa. Mas apenas 10 são fabricados por ano e, se você pondera, numa divisão de "horas trabalhadas" que cada um deve demorar um mês ou mais para ser feito, o custo se justifica.

Em síntese, é difícil quantificar quanto "vale" um produto. Mas se estamos falando em custo de produção, certamente parece-me muito mais "injustificável" a Rolex cobrar 30 mil dólares num relógio de ouro que deve gastar minutos na sua produção a um Roger Smith cobrando 150, gastando um mês de recursos para tal...


Flávio
O custo de um produto realmente é irrelevante em comparação com o valor de marca. Como você disse a comparação di custo de um rolex e um Smith em relação ao custo de produção não faz sentido, mas eu que sou um neófito desde da mais tenra idade sempre soube o que era um rolex e o que ele queria dizer num pulso, já o smith eu estou conhecendo através desse post. Então como você disse o que mais se gasta é com marketing e esse custo tem que ser diluído no valor de todas as peças produzidas. Sem contar que no caso da Rolex e marcas de luxo, independente do custo de produção o preço sempre será alto pois seus compradores não estão comprando somente o produto, mas tudo que ele significa que demorou anos e custou muito dinheiro pra ser construído.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

tudodigitalizado

Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #21 Online: 06 Novembro 2018 às 07:31:31 »
Também tenho Victorinox e Mido. No caso do Mido, acho que é uma marca um pouco acima dos Tissot e Victorinox. Mas todos são conhecidos como os suíços de entrada.
Foram as primeiras marcas que comprei quando comecei a me interessar por relógios.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Se eu comprar um Victorinox e for vender daqui 01 ano terá muita desvalorização? Victorinox é fabricado na Suiça ou na China?

Enviado de meu Nexus 5 usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Qual o valor real de um relógio suíço???
« Resposta #22 Online: 06 Novembro 2018 às 13:59:02 »
A Victor Inox estampa o "Swiss Made" em seus relógios. Então, você está garantido por lei que 60% do seu valor de produção é suíço. Tá... E daí? E daí que isso pode significar que tudo é feito na Suíça (duvido), ou apenas 60%, sendo que os outros 40% são feitos por trabalhadores escravos da Zara... Sobre desvalorização, toda marca desvaloriza, menos Rolex. Fato fatídico.


Flávio