SEIKO 5 adiantando

  • 33 Respostas
  • 10112 Visualizações
*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #20 Online: 06 Dezembro 2018 às 14:54:58 »
Boa tarde, senhores !
Depois de um longo tempo , voltei !

Já que o rapaz postou a respeito , me lembro de ter lido em algum lugar que dependendo da posição em que se deixa o relógio ( deitado, de lado esquerdo ou direito ) durante um tempo, tem a capacidade de influenciar seu mecanismo, adiantando ou atrasando o relógio .
Faz sentido isso que li em algum lugar ? E se faz, como isso acontece?

Abraços pra todos,

Aero

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #21 Online: 06 Dezembro 2018 às 15:03:56 »
Boa tarde, senhores !
Depois de um longo tempo , voltei !

Já que o rapaz postou a respeito , me lembro de ter lido em algum lugar que dependendo da posição em que se deixa o relógio ( deitado, de lado esquerdo ou direito ) durante um tempo, tem a capacidade de influenciar seu mecanismo, adiantando ou atrasando o relógio .
Faz sentido isso que li em algum lugar ? E se faz, como isso acontece?

Abraços pra todos,

Aero




Rolexes antigos... Mas isso era questão de ajuste.

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #22 Online: 06 Dezembro 2018 às 15:34:15 »
Valeu, Flávio ,

Aero

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
SEIKO 5 adiantando
« Resposta #23 Online: 10 Dezembro 2018 às 18:06:38 »
Meu skx173 faz em torno de +13/14 secs/dia. O fato dele ter a performance propriamente não me incomoda tanto por ser o relógio que é, porém a falta de um hack para eu poder puxar a coroa, ajusta lo a sei lá cada 2 dias me incomoda. O que tenho feito quando pretendo usá-lo por alguns dias seguidos é quando vou ajusta lo já colocar com -30secs daí vou usando até estar com +30 daí adianto para voltar a ficar 30 secs atrasado e assim sucessivamente... na verdade só tenho usado isso na teoria porque nunca fico mais de 1 ou 2 dias com ele no pulso hehehe.... a questão de você dar uma leve seguradas no sentido contrário da hora para ele parar o ponteiro dos segundos só funciona quando a reserva de marcha está baixa para mim. ... ó o bichão aí...



Abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 10 Dezembro 2018 às 18:24:32 por CSM »
Membro do RedBarBrazil

*

Enéias

Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #24 Online: 10 Dezembro 2018 às 21:41:57 »
De uns tempos para cá eu parei com isso. Eu não bola, visto que hoje o relógio não tem a função primordial que tinha antes. Estou cercado por objetos que marcam horas com precisão. Estou aqui no meu canto em casa e tenho o celular, o micro e um porta papel. Todos com hora certa. Dentro de casa para todo lado se vê algum eletrônico. Microondas, os aparelhos da TV a a cabo.

O único que eu cuido é o relógio de parede. Este eu ajusto porque em casa todos se acostumaram a contar (ouvindo) as horas nele.

Moral da história: eu uso o relógio de pulso por prazer mesmo.

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #25 Online: 11 Dezembro 2018 às 11:00:10 »
De uns tempos para cá eu parei com isso. Eu não bola, visto que hoje o relógio não tem a função primordial que tinha antes. Estou cercado por objetos que marcam horas com precisão. Estou aqui no meu canto em casa e tenho o celular, o micro e um porta papel. Todos com hora certa. Dentro de casa para todo lado se vê algum eletrônico. Microondas, os aparelhos da TV a a cabo.

O único que eu cuido é o relógio de parede. Este eu ajusto porque em casa todos se acostumaram a contar (ouvindo) as horas nele.

Moral da história: eu uso o relógio de pulso por prazer mesmo.
Esse é o espírito, na maioria das vezes o relógio está no bolso("segurança") e acabo usando o celular. Já em caso de atraso, me preocupo apenas em verificar se o relógio está desregulado ou precisando de revisão, até porque, "relógio que atrasa não adianta"...  ;D
« Última modificação: 11 Dezembro 2018 às 11:05:14 por Cosentino »

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #26 Online: 11 Dezembro 2018 às 11:02:06 »
Meu skx173 faz em torno de +13/14 secs/dia. O fato dele ter a performance propriamente não me incomoda tanto por ser o relógio que é, porém a falta de um hack para eu poder puxar a coroa, ajusta lo a sei lá cada 2 dias me incomoda. O que tenho feito quando pretendo usá-lo por alguns dias seguidos é quando vou ajusta lo já colocar com -30secs daí vou usando até estar com +30 daí adianto para voltar a ficar 30 secs atrasado e assim sucessivamente... na verdade só tenho usado isso na teoria porque nunca fico mais de 1 ou 2 dias com ele no pulso hehehe.... a questão de você dar uma leve seguradas no sentido contrário da hora para ele parar o ponteiro dos segundos só funciona quando a reserva de marcha está baixa para mim. ... ó o bichão aí...


Abraços


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Tá bunito esse seu SKX173 em Cesar? Esse insert ficou show.

Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #27 Online: 11 Dezembro 2018 às 14:57:49 »
De uns tempos para cá eu parei com isso. Eu não bola, visto que hoje o relógio não tem a função primordial que tinha antes. Estou cercado por objetos que marcam horas com precisão. Estou aqui no meu canto em casa e tenho o celular, o micro e um porta papel. Todos com hora certa. Dentro de casa para todo lado se vê algum eletrônico. Microondas, os aparelhos da TV a a cabo.

O único que eu cuido é o relógio de parede. Este eu ajusto porque em casa todos se acostumaram a contar (ouvindo) as horas nele.

Moral da história: eu uso o relógio de pulso por prazer mesmo.

É isso aí, e minha paixão e prazer nos relógios mecânicos estão na sua história, beleza, originalidade e confesso que eu adoro ter no pulso uma máquina que precisa da minha interação constante para que ele funcione. Seja ajustando a hora, dando corda, limpando, levando para meu relojoeiro de confiança. E eu adoro tudo isso...

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #28 Online: 11 Dezembro 2018 às 15:27:22 »
Tá bunito esse seu SKX173 em Cesar? Esse insert ficou show.

Valeu! Ficou legal né... é do Dagaz. Ele está com o bezel e a safira domed. A safira comprei com o Rob antes de eu ter o relógio kkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Membro do RedBarBrazil

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #29 Online: 11 Dezembro 2018 às 21:54:11 »
César homem de bom gosto!!!


Estou com a mesma idéia de ti.

Querendo aproveitar os dias no Rio e pegar uns bicos legais para passar os dias, depois que acabar a folga de fim de ano. 
Se sentir confiança me mande MP.



Abraço!!!!

*

PAULO DE TARSO

Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #30 Online: 03 Março 2019 às 08:49:57 »
Bom dia a todos

Voltando ao tema, depois de quase 3 meses,  e seguramente aliando muita sorte e a experiência de um “velho” relojoeiro em sua pequena oficina de bairro,  meu Seiko 5 de uso diário  que adiantava em média para meu perfil de uso,   34 segundos/dia  e portanto 4 minutos por semana como comentei no início desta postagem,  por sugestão do Flávio  teve sua marcha diária  reduzida através alteração da posição do regulador e agora, após 10 dias de acompanhamento,  está atrasando 4 segundos/dia e portanto 28 segundos /semana, um resultado inesperado e  muito acima do que eu pretendia inicialmente.

Mesmo estando na garantia, decidi solicitar a “regulagem”  em um relojoeiro que me foi indicado. Ele informou não haver nenhuma garantia de sucesso não havendo como assegurar alguma precisão do resultado, o que entretanto poderia ser tentado somente por sucessivas intervenções.

Deixei o Seiko e outros 3 relógios para troca de bateria.  Aguardei a substituição das baterias e fui surpreendido quando ele me devolveu os relógios, inclusive o Seiko .
Ele abriu o relógio usando uma ferramenta,  alterou a marcha e fechou em 1 minuto,  e não cobrou o serviço, somente as baterias.

Realmente foi muita sorte mesmo,  aliada a experiência do relojoeiro.

Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #31 Online: 06 Março 2019 às 12:24:13 »
O cara tem que ter muita sorte mesmo

Vinicius

Abraços!
Vinicius

*

PAULO DE TARSO

Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #32 Online: 06 Março 2019 às 14:45:17 »
Realmente foi muita sorte mesmo,  eu nunca esperei que esse resultado fosse factível, e logo na primeira tentativa. Acreditava que  no máximo  poderia reduzir o adiantamento de 4 minutos por semana no melhor caso pela metade,  o que já me satisfaria plenamente. Portanto apesar do risco do procedimento não ser bem sucedido,  é possível melhorar a precisão  mesmo no caso de movimentos ditos "sem qualidade"

Esse movimento tem conhecida deficiência de precisão e estabilidade com isocronismo.  Ao acompanhar o comportamento após a regulagem,  ficou nítido que  em repouso e na horizontal,  no meu caso durante a noite,  ocorria um atraso da ordem de 1 deg. por hora,  já quando em uso no meu pulso, ocorria um adiantamento de uns 5 segundos a cada 4 horas.  A resultante de tudo isso é que para meu perfil de uso diário  está atrasando em torno de 4 seg. por dia.  Vamos ver se esse comportamento se manterá com alguma regularidade.

Re:SEIKO 5 adiantando
« Resposta #33 Online: 06 Março 2019 às 16:22:53 »
Se manter acredito que não, pois o meu é uma caixa de surpresa kkkkkkkkk

Vinicius

Abraços!
Vinicius