Dicbetts, a China tem 1.5 bilhão de habitantes. 3 milhões de relógios parece muito, mas mesmo para o mercado interno, não é. E, apesar de existirem smart phones, etc, acho que é pouco para um mercado tão grande. Aguardemos: chineses são como o Cérebro do desenho Pink e Cérebro.
Funcionar como fornecedor para o exterior, mesmo suíços, não é novidade: desde a revogação do estatuto relojoeiro nos anos 70, os chineses passaram a fabricar grande parte dos componentes externos dos relógios, mesmo em marcas de alto nível. Tenho convicção plena que em 99.99999 por cento das marcas de "entrada" Swiss Made, braceletes e caixas são feitos lá.
Flávio
Flavinho,
Pode ter 1,5 bi de pessoas lá, mas quantas são consumidoras de relógios? 1,5 bi de pessoas inclui homens, mulheres e crianças, jovens e velhos - e, desse universo, quantos são consumidores de relógios? 1,5 bi de pessoas de todos os estratos sociais, mas quantas são consumidoras de relógios?
Ou seja, com um número desse tamanho, tudo é chute - e dos ruins.
Não tenho dúvida que as marcas de entrada suíças trabalham com vários componentes chineses. Incluo nesse rol as milhares de micromarcas que estão por aí. Mas, para justificar números cavalares de produção, as vendas também têm que ser cavalares. São?
A indústria relojoeira tem um histórico de empulhação de números e estatísticas, e nisso os chineses não seriam diferentes.
E os "jornalistas" (com aspas) que "cobrem" (com aspas) esta área não contestam nada. Publicam qualquer coisa sem o menor senso crítico.
Nem me passa pela cabeça menosprezar a China ou os chineses. O último que fez isso se deu muito mal.
Dic