Relógios chineses

  • 527 Respostas
  • 123955 Visualizações
*

Offline Obscuro

  • ***
  • 176
  • A beleza está nas coisas simples da vida!
    • Ver perfil
Relógios chineses
« Online: 09 Janeiro 2019 às 12:57:22 »
 tópico com intuito de discutirmos sobre a indústria chinesa de relógios que segue avançando bastante nos últimos 10 anos.
viva a vida

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #1 Online: 09 Janeiro 2019 às 13:29:33 »
Vou atiçar a discussão no seguinte sentido: você afirma que a indústria chinesa de relógios segue avançando. Você consegue exemplificar esse avanço e dizer em que caminho ela avança? Minha pergunta é propositalmente provocativa.

Abs.,

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.237
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #2 Online: 09 Janeiro 2019 às 14:24:03 »
Pior é que sim... A Sea Gull inaugurou uma fábrica há algum tempo, apesar da pequena produção deles na época (cerca de 200 mil relógios), com capacidade para fazer... 4 milhões! Chinês não pensa pequeno... Vejam


https://www.europastar.com/magazine/features/1004084475-sea-gull-s-new-factory.html

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #3 Online: 09 Janeiro 2019 às 14:24:19 »
Boa Tarde,

Adriano, muito interessante a sua proposta de reflexão.
A Peacock eu acho que é uma Chinesa que faz Tourbillon, a Seagull tem um calendário perpetuo, mas não faço nem ideia se é mais uma cópia ou se há alguma inovação, porém EU penso que o mercado de relógios no mundo e isso inclui o Chinês possui a referencia no mercado Suíço e não somente porque a Suíça é uma referencia técnica e sim por ser o que o mundo deseja, sendo assim, se não posso ter uma estrategia de diferenciação pelo produto, que o que nos faz pagar o que pagamos pelos relógios, vamos na eficiência operacional...escala de produção, zero controle de qualidade, zero custo de engenharia...e vamos fabricar aquilo que o Mundo deseja, o produto "com cara de Suíço".
Abraço.


*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #4 Online: 09 Janeiro 2019 às 14:57:58 »
Pior é que sim... A Sea Gull inaugurou uma fábrica há algum tempo, apesar da pequena produção deles na época (cerca de 200 mil relógios), com capacidade para fazer... 4 milhões! Chinês não pensa pequeno... Vejam


https://www.europastar.com/magazine/features/1004084475-sea-gull-s-new-factory.html

Tá, mas esses quatro milhões se destinam a qual mercado?

O interno não é. Primeiro, que o chinês classe média alta/rico não vai trocar o relógio suíço pelo nacional, que ele sabe ser ordinário. Já o chinês classe média baixa/pobre talvez não tenha relógio entre suas prioridades - um celular Huawei também dá as horas.

No externo, em termos de volume vai brigar com os japoneses, que já passaram parte da produção para países vizinhos para barateamento de custos. Um nicho em que nadam de braçada, sobretudo porque conseguem oferecer reconhecida qualidade.

Às falsificações? Seria uma inundação capaz de abalar o mercado formal de relógios baratos.

Aos jovens? Não estão nem aí para relógios.

Micromarcas? Boa parte das que tenho visto enfatizam que usam Miyota ou Seiko, que lhes atestam boa qualidade.

Então, acho que essa matéria tem propaganda demais e verdade de menos.

Dic

Re:Relógios chineses
« Resposta #5 Online: 09 Janeiro 2019 às 15:32:12 »
Um fato: A Invicta (uma das maiores vendedoras/marca de Relógios de entrada) abriu recentemente uma fábrica/armazém na china.

Acredito que isso possa ser um forte indicativo de aumento e fortalecimento desse nicho por lá. Agora, se estão avançando em qualidade, aí já não posso precisar. Sei que conseguem entregar uma qualidade necessária, mas o objetivo de levar a produção pra lá é baixar custos... acho que uma coisa vai de encontro com a outra.

abs

Thallys

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.237
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #6 Online: 09 Janeiro 2019 às 15:37:36 »
Dicbetts, a China tem 1.5 bilhão de habitantes. 3 milhões de relógios parece muito, mas mesmo para o mercado interno, não é. E, apesar de existirem smart phones, etc, acho que é pouco para um mercado tão grande. Aguardemos: chineses são como o Cérebro do desenho Pink e Cérebro.

Funcionar como fornecedor para o exterior, mesmo suíços, não é novidade: desde a revogação do estatuto relojoeiro nos anos 70, os chineses passaram a fabricar grande parte dos componentes externos dos relógios, mesmo em marcas de alto nível. Tenho convicção plena que em 99.99999 por cento das marcas de "entrada" Swiss Made, braceletes e caixas são feitos lá.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #7 Online: 09 Janeiro 2019 às 15:45:25 »
Boa Tarde,

Adriano, muito interessante a sua proposta de reflexão.
A Peacock eu acho que é uma Chinesa que faz Tourbillon, a Seagull tem um calendário perpetuo, mas não faço nem ideia se é mais uma cópia ou se há alguma inovação, porém EU penso que o mercado de relógios no mundo e isso inclui o Chinês possui a referencia no mercado Suíço e não somente porque a Suíça é uma referencia técnica e sim por ser o que o mundo deseja, sendo assim, se não posso ter uma estrategia de diferenciação pelo produto, que o que nos faz pagar o que pagamos pelos relógios, vamos na eficiência operacional...escala de produção, zero controle de qualidade, zero custo de engenharia...e vamos fabricar aquilo que o Mundo deseja, o produto "com cara de Suíço".
Abraço.

É mais ou menos isso que eu queria "ouvir". Porque eu não tenho bem uma opinião formada e em muitos casos minha visão é "distorcida" (para bem ou para mal). Que a indústria mudou eu tenho certeza, mas eu queria saber se o pessoal "do meio" (leia-se, vocês) percebem isso como um avanço, ou uma simples mudança.

Abs.,

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #8 Online: 09 Janeiro 2019 às 16:00:40 »
Dicbetts, a China tem 1.5 bilhão de habitantes. 3 milhões de relógios parece muito, mas mesmo para o mercado interno, não é. E, apesar de existirem smart phones, etc, acho que é pouco para um mercado tão grande. Aguardemos: chineses são como o Cérebro do desenho Pink e Cérebro.

Funcionar como fornecedor para o exterior, mesmo suíços, não é novidade: desde a revogação do estatuto relojoeiro nos anos 70, os chineses passaram a fabricar grande parte dos componentes externos dos relógios, mesmo em marcas de alto nível. Tenho convicção plena que em 99.99999 por cento das marcas de "entrada" Swiss Made, braceletes e caixas são feitos lá.


Flávio

Era um dos pontos que eu queria chegar. A grande "mudança" na indústria relojoeira chinesa foi quando os relógios suíços começaram a ser feitos lá. Convenhamos, uma parcela enorme de relógios Swiss Made é quase inteira feita na China. Especialmente pós-2000. E não dá para dizer exatamente que houve uma queda de qualidade com isso. Em raríssimos casos dá para dizer. Mas na maioria, a qualidade manteve-se a mesma. Isso foi um avanço, e que entregou um know-how de bandeja para a indústria local. Inclusive de maquinário de fabricação de componentes.

Abs.,

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.237
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #9 Online: 09 Janeiro 2019 às 16:13:18 »
Aliás, uma das grandes preocupações dos suíços com a criação do estatuto do relojoeiro, lá nos idos de 1930, o que perdurou até os anos 70 (provavelmente a instituição de regras de anti concorrência estatais mais duras e endossadas por algum governo na História, e que durou mais tempo...), era justamente a proibição de exportação de ferramental para fabricação de relógios e know how. Tá aí um texto que tenho que escrever, sobre o tal estatuto relojoeiro, que definiu o que era e é a indústria suíça por um século...


Flávio

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #10 Online: 09 Janeiro 2019 às 16:19:11 »
Era um dos pontos que eu queria chegar. A grande "mudança" na indústria relojoeira chinesa foi quando os relógios suíços começaram a ser feitos lá. Convenhamos, uma parcela enorme de relógios Swiss Made é quase inteira feita na China. Especialmente pós-2000. E não dá para dizer exatamente que houve uma queda de qualidade com isso. Em raríssimos casos dá para dizer. Mas na maioria, a qualidade manteve-se a mesma. Isso foi um avanço, e que entregou um know-how de bandeja para a indústria local. Inclusive de maquinário de fabricação de componentes.

Abs.,

Adriano

Isso ocorreu com máquinas e equipamentos em geral. Veja a Huawei.
A China tem tudo para fazer melhor o que os Suiços fazem.
Poderiam fabricar carros melhores que os Alemães, Italianos etc, só não fazem porque as pessoas não compram o luxo porque ele é melhor, compram porque é luxo e se o objetivo é monetizar vamos fazer o que o mercado quer.

Abraço

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #11 Online: 09 Janeiro 2019 às 16:19:36 »
Dicbetts, a China tem 1.5 bilhão de habitantes. 3 milhões de relógios parece muito, mas mesmo para o mercado interno, não é. E, apesar de existirem smart phones, etc, acho que é pouco para um mercado tão grande. Aguardemos: chineses são como o Cérebro do desenho Pink e Cérebro.

Funcionar como fornecedor para o exterior, mesmo suíços, não é novidade: desde a revogação do estatuto relojoeiro nos anos 70, os chineses passaram a fabricar grande parte dos componentes externos dos relógios, mesmo em marcas de alto nível. Tenho convicção plena que em 99.99999 por cento das marcas de "entrada" Swiss Made, braceletes e caixas são feitos lá.


Flávio

Flavinho,

Pode ter 1,5 bi de pessoas lá, mas quantas são consumidoras de relógios? 1,5 bi de pessoas inclui homens, mulheres e crianças, jovens e velhos - e, desse universo, quantos são consumidores de relógios? 1,5 bi de pessoas de todos os estratos sociais, mas quantas são consumidoras de relógios?

Ou seja, com um número desse tamanho, tudo é chute - e dos ruins.

Não tenho dúvida que as marcas de entrada suíças trabalham com vários componentes chineses. Incluo nesse rol as milhares de micromarcas que estão por aí. Mas, para justificar números cavalares de produção, as vendas também têm que ser cavalares. São?

A indústria relojoeira tem um histórico de empulhação de números e estatísticas, e nisso os chineses não seriam diferentes.

E os "jornalistas" (com aspas) que "cobrem" (com aspas) esta área não contestam nada. Publicam qualquer coisa sem o menor senso crítico.

Nem me passa pela cabeça menosprezar a China ou os chineses. O último que fez isso se deu muito mal.

Dic


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Relógios chineses
« Resposta #12 Online: 09 Janeiro 2019 às 16:51:50 »
Poderiam fabricar carros melhores que os Alemães, (...)

Ah, vai!
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Relógios chineses
« Resposta #13 Online: 09 Janeiro 2019 às 18:05:40 »
Ah, vai!
Sem bairrismo. Kkk

Xie xie


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #14 Online: 09 Janeiro 2019 às 18:26:12 »
Olha, carros não sei mas em termos de equipamentos de áudio de alta fidelidade já há várias marcas concorrendo de igual para igual com concorrentes muito tradicionais. Anos atrás eu jamais pensaria assim, mas hoje tenho componentes made in China em meu sistema que entraram para ficar. Isso fora o fato de que os chineses compraram diversas dessas companhias, como a Dinamarquesa Dynaudio, que continua produzindo caixas acústicas de alto nível. Apenas mais um parâmetro para mostrar a evolução dos produtos chineses em diversas áreas.


*

Enéias

Re:Relógios chineses
« Resposta #15 Online: 09 Janeiro 2019 às 18:35:58 »
Eu percebo melhoria dia após dia. Sou cadastrado no ALIEXPRESS e fico vendo o que está à venda. Vendas em dezenas para EUA e EUROPA. Existem duas linhas da PARNIS que são ótimas: DEBERT e COUGEOUT.

Eu tentei trazer esse assunto à tona, mas fui massacrado aqui no fórum. Houve gente que queria minha exclusão por promover HOMAGES eticamente injustificáveis.

China vai dominar. Em armas, testes extraplanetares, carros e tudo mais. Possuem cópia de tudo.

Mera questão de tempo.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


*

Offline Obscuro

  • ***
  • 176
  • A beleza está nas coisas simples da vida!
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #16 Online: 09 Janeiro 2019 às 19:06:31 »
Eu gostaria de agradecer a tdos os amigos pela ótima discussão.
Eu gostaria que tdos deixassem de lado o preconceito pelos relógios chinocas.
Sei que a culpa é toda e exclusivamente deles por produzirem muitos relógios de baixa qualidade fora as falsificações mas hj eles tem representantes que vêem forte e espero que consigam acabar com está imagem negativa.
Seagull>Fiyta>Shanghai>Getat> Alpha> Parnis, Aeromatic.
Considero estás as melhores fabricantes chinesas.


Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

viva a vida

*

Offline Obscuro

  • ***
  • 176
  • A beleza está nas coisas simples da vida!
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #17 Online: 09 Janeiro 2019 às 19:15:16 »
Aqui segue um link com toda a trajetória da indústria chinesa de relógios desde 1955, tem muita informação legal para quem quiser se aprofundar na indústria  chinêsa ou só pra matar a curiosidade. http://chinesewatchwiki.net/Chinese_watch_timeline

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

viva a vida

*

Offline Obscuro

  • ***
  • 176
  • A beleza está nas coisas simples da vida!
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #18 Online: 09 Janeiro 2019 às 19:22:14 »
Eu percebo melhoria dia após dia. Sou cadastrado no ALIEXPRESS e fico vendo o que está à venda. Vendas em dezenas para EUA e EUROPA. Existem duas linhas da PARNIS que são ótimas: DEBERT e COUGEOUT.

Eu tentei trazer esse assunto à tona, mas fui massacrado aqui no fórum. Houve gente que queria minha exclusão por promover HOMAGES eticamente injustificáveis.

China vai dominar. Em armas, testes extraplanetares, carros e tudo mais. Possuem cópia de tudo.

Mera questão de tempo.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
Doutor Enéas eu fico triste com algumas atitudes, pois acho que o forum é o melhor lugar para debater sobre estes temas.


Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

viva a vida

*

Offline Obscuro

  • ***
  • 176
  • A beleza está nas coisas simples da vida!
    • Ver perfil
Re:Relógios chineses
« Resposta #19 Online: 09 Janeiro 2019 às 19:35:05 »
Vou atiçar a discussão no seguinte sentido: você afirma que a indústria chinesa de relógios segue avançando. Você consegue exemplificar esse avanço e dizer em que caminho ela avança? Minha pergunta é propositalmente provocativa.

Abs.,

Adriano
Adriano vou tentar responder a sua pergunta, eu cito como avanços empresas como seagull e Shangai que utilizam movimentos de excelente qualidade que conseguem bater de frente com miyota, seiko.
Outro grande avanço na minha opinião é que estas empresas finalmente estão buscando identidade própria, parando de simplesmente copiar relógios de grandes marcas.
A Baselworld ano após ano nos trás novidades de peso da indústria chinesa de relógios.
Agora uma pergunta pra você, você já dessecou um movimento seagull oque achou?

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

viva a vida