Importação de Relogio - Ajuda

  • 13 Respostas
  • 7145 Visualizações
*

Offline bouske

  • *****
  • 517
    • Ver perfil
Importação de Relogio - Ajuda
« Online: 06 Março 2019 às 18:06:48 »
Srs,

Eu queria checar se alguem pode me ajudar com a compra de um relogio la fora para entregar aqui no Brasil. Eu achei no Chrono24 um relogio que estava procurando ha tempos, de um vendedor na Inglaterra. Como nunca comprei nenhum relogio para mandar entregar aqui, queria ouvir a experiencia de quem ja fez isso.

Alguem ja teve problema de extravio ou perda do relogio? Como funciona a questao de alfandega? Eles recebem o relogio aqui no Brasil e entram em contato comigo para retirar apos o pagamento dos impostos? Devo declarar o valor total do relogio? Como sao calculados os impostos?

Agradeço a ajuda, e tambem algum outro conselho importante que esqueci de perguntar.

Abs!

Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #1 Online: 06 Março 2019 às 21:30:30 »
Excelente questionamento amigo...
Quero ver o resumo dessa "solução"...
Muito se fala, coisas mudam e ficamos desatualizados...
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #2 Online: 07 Março 2019 às 09:13:32 »
O risco de extravio sempre existe. O ideal é contratar um frete com seguro. Se sumir, está protegido. Não sei se o Chrono24 oferece algum sistema de proteção, como o eBay, para esse tipo de eventualidade.

De todo modo, as regras continuam as mesmas. Abaixo de USD 3.000,00 (incluindo frete), você pode comprar e receber na sua casa por importação expressa, mas é bom contar com o valor dos impostos, de 60% se for via Correios + R$ 15,00 de taxa de manipulação. Se for via courier (FedEx, DHL, etc.), serão 60% de imposto de importação, mais taxa aduaneiras (normalmente valor desprezível), e mais ICMS sobre todos os anteriores (18% no Estado de São Paulo, por exemplo). Via courier, é certeza de pagar imposto. Via correios, pode acontecer de passar batido pela fiscalização (mesmo com tudo declarado certinho). Pode acontecer, mas eu não contaria com isso.

Sobre "engambelar" o valor, "pode" fazer. Mas é fraude, e os fiscais não são bobos. Se eles te manjarem, te multam e arbitram o preço, e pode sair mais caro do que se tivesse declarado tudo certinho e recolhido tudo normalmente, fora a dor de cabeça, demora, atraso, etc. E se pegar um fiscal de muito mal humor, ele pode entender como crime de descaminho. Nunca vi acontecer e nenhum fiscal vai se encher o saco por causa de um relógio, mas...

Moral de história: compre contando com os impostos e calcule de vale mesmo a pena comprar lá ao invés de procurar o mesmo objeto no Brasil, e assuma todos os riscos. Se tudo der certo (a probabilidade é muito grande de sempre dar certo), seja feliz.

Abs.,

Adriano

*

MRodio

Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #3 Online: 07 Março 2019 às 09:23:31 »
Ultimamente estão fechando o cerco em pacotes com valores declarados abaixo do devido e arbitrando multas que são superiores ao próprio Imposto de Importação.
Se for algo que você realmente quer, eu iria de courier com toda certeza.
Se quiser economizar e tiver coragem, tem empresas que fazem o frete da Europa até o Paraguai. Lá, se o item for maior de 500 USD, vai pagar 26% de IVA. É o que utilizo quando preciso de algo que não encontro aqui e nem lá.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #4 Online: 07 Março 2019 às 09:35:49 »
Hoje em dia, com o sistema informatizado implantado pelos Correios, facilitou muito a importação. Acelerou bastante.

Você vai ao site dos Correios, e cria uma conta 'idCorreios'. Compra o relógio e depois insere o código de rastreio na sua conta. Se o relógio chegar e for tributado pela alfândega (o que é quase 100% de certeza), você poderá visualizar o cálculo e pagar o imposto pela internet, usando seu cartão de crédito ou boleto. A partir daí, receberá o relógio no seu endereço.
Se não concordar com o cálculo do imposto, você poderá 'recorrer' diretamente no site dos Correios, sem maiores formalidades.

Antigamente esse procedimento demorava um tempão, e você tinha que buscar sua encomenda numa agência. Pior seria descobrir ali na hora que o valor do imposto estava errado e você tinha de recorrer por escrito. Demorava pacas.

Sobre o valor do imposto, o Adriano já disse muito aí acima: se você optar por envio pelos Correios, serão 60% sobre o valor do bem + valor do frete, e adiciona-se R$ 15 de taxa dos Correios. Se for via courier, um cálculo simplificado é considerar 110% sobre o valor do bem + valor do frete.

Hoje em dia, por mais que haja uma pequena chance do bem passar sem ser taxado nos Correios, ela é tão exígua que é melhor nem considerar. O que é mais comum (e escrevo isto como uma constatação e não como recomendação), é o sujeito fraudar o valor declarado do bem, no melhor estilo 'se colar colou' a fim de pagar o imposto sobre um valor reduzido. Muitas vezes dá certo, e outras dá errado, pois o fiscal não é um manezinho, e sim um servidor concursado com relativo conhecimento e amplo acesso à internet, ou seja, o cara consegue pesquisar o valor de determinado bem.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Enéias

Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #5 Online: 07 Março 2019 às 10:00:23 »
Correto. O que difere muito da exportação fácil. Para remeter a ajuda é grande é la nos EUA não houve um caso de tributação nos meus envios. No que diz respeito à compra eu fiz uma abaixo dos 100 dólares e nada paguei, mas não quero me arriscar mais.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #6 Online: 07 Março 2019 às 10:56:26 »
Não recomendo declarar valor menor.

Qq idiota hoje em dia sabe fazer uma busca, se você arriscar e pegar alguém em um dia ruim é certeza de uma bela multa.
"All your base are belong to us"

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #7 Online: 07 Março 2019 às 15:30:01 »
Declare sempre o valor correto.

A RFB está atenta à importação de joias e relógios, e a importações a partir de certos valores.

É norma interna. Se for taxado por tentar passar a perna, engula em seco. Pegue e aprenda a lição.

Recorrer da multa é uma mão-de-obra que faz qualquer um se arrepender. Recurso, só para coisas realmente importantes.

Dic


*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #8 Online: 07 Março 2019 às 17:17:10 »
Apesar de não ser o que foi questionado, se tiver a possibilidade de entregar para alguém em viagem, ou que mora fora, evita todo esse problema. Não esqueça que além de tudo isso que foi dito, ainda tem o IOF do cartão.
Abs,

*

Offline bouske

  • *****
  • 517
    • Ver perfil
Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #9 Online: 07 Março 2019 às 17:27:13 »
Obrigado pelas respostas e pelas informações que serão bem uteis! Idealmente eu receberia nos EUA (atraves de um amigo que more la), pois aqui no Brasil as taxas de alfandega são muito mais altas.

Concordo com todos que disseram que não vale a pena declarar um valor mais baixo que o real. Hoje em dia é muito facil checar essas coisas, e a dor de cabeça se encrencarem com isso deve ser muito grande.

Vamos ver se consigo fazer essa compra. Infelizmente não tem como achar esse relogio aqui no Brasil, pois é um modelo antigo e muito dificil de encontrar. Vou tentar dar um jeito e se conseguir posto fotos aqui.

Abs a todos!

Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #10 Online: 07 Março 2019 às 18:32:18 »
Excelentes as ideias...
Esclareceu muito para mim também...
Mas uma coisa ainda me deixa encucado... relógio de "bagagem" (ou na)...
Veja... posso viajar (entendam sair do País a passeio) com quantos relógios...
Nem vou dizer que, no retorno, voltaria com o(s) mesmo(s) (rsrsrsrs)...
Falo isso pois se você viaja com um e volta com dois... o que acontece...
Desculpem se foge deste tópico...
« Última modificação: 07 Março 2019 às 18:41:40 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #11 Online: 07 Março 2019 às 20:48:42 »
Ansioso pela novidade Bouske!! Poste aqui o resultado!!
Minha orientação, já tardia pelo jeito, era de: vá a Londres buscar!! Aproveite e fique uma semaninha...

*

MRodio

Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #12 Online: 07 Março 2019 às 21:08:17 »
Excelentes as ideias...
Esclareceu muito para mim também...
Mas uma coisa ainda me deixa encucado... relógio de "bagagem" (ou na)...
Veja... posso viajar (entendam sair do País a passeio) com quantos relógios...
Nem vou dizer que, no retorno, voltaria com o(s) mesmo(s) (rsrsrsrs)...
Falo isso pois se você viaja com um e volta com dois... o que acontece...
Desculpem se foge deste tópico...

Pode sair com quantos quiser, desde que consiga comprovar no retorno que não foram adquiridos na viagem
Caso vá viajar e deseje adquirir algum de valor na viagem, vá sem e retorne com ele no pulso, pois, de acordo com a IN Nº 1059 da Receita Federal é considerado bem de caráter manifestamente pessoal (§ 1º Os bens de caráter manifestamente pessoal a que se refere o inciso VII do caput abrangem, entre outros, uma máquina fotográfica, um relógio de pulso e um telefone celular usados que o viajante porte consigo, desde que em compatibilidade com as circunstâncias da viagem)
Só não vá viajar com um Submariner no pulso com o protetor de plástico no bezel e tentar enganar o fiscal hahaha (Isso aconteceu de verdade, apareceu em um episódio de "Aeroporto: São Paulo" que passa no NatGeo; o rapaz estava com um relógio pessoal na mala e vários outras encomendas, retiveram tudo)

*

Offline bouske

  • *****
  • 517
    • Ver perfil
Re:Importação de Relogio - Ajuda
« Resposta #13 Online: 08 Março 2019 às 09:45:13 »
Ansioso pela novidade Bouske!! Poste aqui o resultado!!
Minha orientação, já tardia pelo jeito, era de: vá a Londres buscar!! Aproveite e fique uma semaninha...

Valeu Dr.! Espero poder postar aqui em breve.

Quanto a sua sugestão de ir a Londres buscar o relogio, seria otimo! Pena que no momento não tenho como ir, mas seria a melhor solução.

Abs!