Seiko e a patente do relogio a quartzo

  • 4 Respostas
  • 2110 Visualizações
Seiko e a patente do relogio a quartzo
« Online: 10 Março 2019 às 12:50:06 »
Recentemente fiquei curioso sobre a história da Seiko e fui pesquisar no pai dos burros, mais precisamente no Wikipedia e ao chegar no período do relogio a quartzo nao consegui achar uma explicação sobre a patente, me parece que eles não patentearam a invenção, se esse for o caso então eu pergunto, pq?
Seria interessante ouvir um pouco mais sobre o assunto.

Re:Seiko e a patente do relogio a quartzo
« Resposta #1 Online: 11 Março 2019 às 06:47:01 »
No site da Seiko têm alguma explicação sobre o assunto:

https://www.seikowatches.com/us-en/customerservice/knowledge/quartz-knowledge


Usando a tradução automática:


Quartz




Com a paixão da Seiko, o Seiko Quartz trouxe inovação para a história dos relógios

O relógio de quartzo, desenvolvido em 1969, revolucionou o conceito convencional de relógios. Este é um relógio que tem um oscilador de cristal em seu núcleo para precisão. O corpo cristalino de um cristal cortado em uma forma fixa tem uma característica para gerar uma vibração constante se a voltagem for aplicada a ele. Através das eras, existe a idéia de que esta propriedade elétrica específica de cristal é usada para que um oscilador de cristal seja o padrão de precisão da contagem de tempo dos relógios. No entanto, para aproveitar o cristal de quartzo, cuja excelência havia sido demonstrada em termos de precisão, em um pequeno "relógio" mundial, havia muitas barreiras que precisavam ser superadas.

Em 1969, a Seiko conseguiu resolver todos esses problemas e disponibilizou ao mundo pela primeira vez um relógio de quartzo comercialmente viável. Foram dez longos anos desde o início do plano de desenvolvimento do relógio de oscilação de cristal em Suwa Seikosha. Para desenvolver um relógio de quartzo para uso prático, foram criadas tecnologias exclusivas disponíveis apenas pela Seiko. Por exemplo, a adoção de um oscilador de cristal cortado na forma de um diapasão e o desenvolvimento de um IC e um motor de passo para operar adequadamente os sinais de um oscilador de cristal tinham que ser criados. Além disso, com a paixão de mudar o futuro dos relógios, a Seiko não buscou a monopolização dos direitos de patente dessas tecnologias exclusivas e as abriu para o mundo. Mais tarde, muitas tecnologias fornecidas pela Seiko se tornaram padrões mundiais e contribuiu para o desenvolvimento de relógios de quartzo atuais.


O primeiro relógio de quartzo do mundo no mercado [Seiko Quartz ASTRON]

Lançado em 25 de dezembro de 1969, este relógio revolucionou o mundo do tempo. Foi o "Seiko Quartz ASTRON". A freqüência de quartzo na época era de 8192 Hz, um quarto da freqüência atual. Uma das principais características do relógio foi seu segundo passo em movimento, montando um motor de passo aberto, que se tornou o símbolo dos relógios de quartzo mais tarde.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Seiko e a patente do relogio a quartzo
« Resposta #2 Online: 11 Março 2019 às 09:05:20 »
O princípio de funcionamento do relógio a quartzo não foi uma idéia original da Seiko, tanto é que já existiam relógios de parede e mesa com regulador a quartzo há décadas. O que a Seiko (e outros fabricantes contemporâneos) fez foi miniaturizar o circuíto de forma a chegar em uma relação de tamanho vs. consumo de energia que possibilizasse o uso do quartzo em um relógio de pulso.

Neste processo, decerto diversas patentes foram obtidas, tanto pela Seiko quanto por suas concorrentes, mas nenhuma delas impediu que se buscasse caminhos alternativos para se chegar ao mesmo objetivo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Seiko e a patente do relogio a quartzo
« Resposta #3 Online: 12 Março 2019 às 00:22:10 »
Obrigado Bernardo e Igor.

Re:Seiko e a patente do relogio a quartzo
« Resposta #4 Online: 12 Março 2019 às 23:51:21 »
Encontrei um artigo que pode complementar o assunto:

https://ethw.org/First-Hand:The_First_Quartz_Wrist_Watch#The_first_Quartz_Wrist_Watch:_Beta_1

O autor fez uma pesquisa da história da invenção do relógio de pulso a quartzo, com o foco de "Quem contribuiu com o quê, a que horas e qual era a relevância deste contribuição". De acordo com a pesquisa, um grupo de pesquisadores do "Centre Electronique Horloger" (CEH) criou, em julho de 1967, o primeiro relógio de pulso a quartzo, batizado de "Beta 1".




Aqui, um pouco mais sobre o assunto e o grupo de pesquisadores:

https://ethw.org/First-Hand:The_First_Quartz_Wrist_Watch_Assembling_Crew


« Última modificação: 13 Março 2019 às 00:16:47 por Bernardo »