Bulova Calibrator

  • 26 Respostas
  • 6280 Visualizações
Bulova Calibrator
« Online: 22 Março 2019 às 22:43:26 »
Saudações, colegas!

O que acham desses modelos da Bulova que permitem ao próprio usuário calibrar a precisão do relógio? Isso é, de fato, inovação da Bulova? Tá me parecendo marketing enganoso. Abaixo, o único site onde encontrei falando algo sobre em português. É um blog. Se não for permitido postar link desse tipo, por favor, me perdoem e excluam (o link, é claro).

https://www.griferelogios.com.br/blog/bulova-calibrator.html

Re:Bulova Calibrator
« Resposta #1 Online: 23 Março 2019 às 16:04:52 »
Um vídeo explicando a tal "inovação":

https://m.youtube.com/watch?v=hWprCMRev1Y

Re:Bulova Calibrator
« Resposta #2 Online: 24 Março 2019 às 01:39:26 »
Eu achei bem interessante e marcas mais famosas bem que poderiam copiar esse exemplo

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk


*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #3 Online: 24 Março 2019 às 11:39:12 »
Pura firula, quase inútil.

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


Re:Bulova Calibrator
« Resposta #4 Online: 24 Março 2019 às 16:43:31 »
Pura firula, quase inútil.

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
Porque Matt? Pois eu ja tive que mandar 3 relogios para ajustes e voce sabe que só para fazer pequenos ajustes cobram de 400 até 1000 reais dependendo a marca e os ajustes sao feitos em menos de 2 minutos mas sempre inventam outras coisas para cobrar uma fortuna

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk


Re:Bulova Calibrator
« Resposta #5 Online: 24 Março 2019 às 17:18:24 »
Eu, particularmente, achei interessante o recurso. Só não sei se realmente é eficiente e se é, de fato, inovação da Bulova.

Aguardemos o pronunciamento dos mestres.  ;)

Re:Bulova Calibrator
« Resposta #6 Online: 24 Março 2019 às 17:22:33 »
Porque Matt? Pois eu ja tive que mandar 3 relogios para ajustes e voce sabe que só para fazer pequenos ajustes cobram de 400 até 1000 reais dependendo a marca e os ajustes sao feitos em menos de 2 minutos mas sempre inventam outras coisas para cobrar uma fortuna

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
É melhor mudar de relojoeiro.
Um dia mandei regular um orient, não me cobrou nada, não fiz revisão, só regulagem!
Ah, e para lembrar, não foi regulagem porca não, foi no vibrograph!
« Última modificação: 24 Março 2019 às 17:29:54 por viniciussg1995 »
Abraços!
Vinicius

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #7 Online: 24 Março 2019 às 17:24:32 »
Bem interessante, ainda que a solução seja bem deselegante. No back ficaria melhor.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re:Bulova Calibrator
« Resposta #8 Online: 25 Março 2019 às 08:51:26 »
É melhor mudar de relojoeiro.
Um dia mandei regular um orient, não me cobrou nada, não fiz revisão, só regulagem!
Ah, e para lembrar, não foi regulagem porca não, foi no vibrograph!
Mas vc levou um Orient e leva um Panerai ou Omega numa revisao boa, ai voce sente a paulada que foram os relogios que tive que levar para ajustes

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk


Re:Bulova Calibrator
« Resposta #9 Online: 25 Março 2019 às 09:24:28 »
Bacana esse lançamento!!!
Creio ter sido uma boa ideia até para "orientar" iniciantes nos mecânicos, como forma de
demonstrar que existe uma maneira de se regular um relógio, quanto a adiantar ou atrasar...      ;) ;) ;) ;) ;)
Mas concordo com o amigo FALCO... a posição dessa outra coroa, bem como seu tamanho...
Já vi Seiko e outros com regulagens "externas" bem mais "sutis" no tamanho!!!      ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #10 Online: 25 Março 2019 às 09:57:30 »
Porque Matt? Pois eu ja tive que mandar 3 relogios para ajustes e voce sabe que só para fazer pequenos ajustes cobram de 400 até 1000 reais dependendo a marca e os ajustes sao feitos em menos de 2 minutos mas sempre inventam outras coisas para cobrar uma fortuna

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Se você está levando os relógios em algum lugar que "inventa" defeito e cobra 400 a 1000 reais para uma regulagem, e ainda leva só dois minutos para regular um relógio, definitivamente está mandando os relógios no lugar errado...

Abs.,

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #11 Online: 25 Março 2019 às 10:11:00 »
A solução não é bem "nova". A Seiko usava esse artifício em cronômetros, como os KS, para permitir o último ajuste de marcha com o mecanismo já montado na caixa e assim eliminar pequenos desvios que fatalmente podem acontecer durante o encaixe.

Não sei qual a sensibilidade desse ajuste, ou quantos segundos para mais ou menos ele é capaz de influenciar. Se for muito, a Bulova vai ter mais dor de cabeça do que solução, pois o mínimo movimento do regulador significa vários segundos a mais ou a menos. Vai ter cara metendo o regulador todo para lá ou para cá, só vai notar o impacto de pois de dias, e tentar uma nova "regulagem", e vai, e volta... Vai bater na assistência dizendo que o relógio não funciona.

Muito embora a maioria das pessoas que não sabem como é feita uma regulagem, ou qual a dificuldade em fazê-lo, pense que é apenas mexer um palitinho para lá e para cá. Fazer isso sem um cronocomparador pode fazer com que leve-se dias até acertar. Mas enfim...

Além disso, um mecanismo não deveria ser pensado para necessitar de ajustes de marcha ao longo de sua vida. Um bom mecanismo, em ordem, com manutenção criteriosa, não precisa de retoques na regulagem entre revisões. Ele funciona com aquela regulagem até precisar de outra revisão, momento em que talvez o regulador tenha que ser retocado novamente.

A não ser que a idéia seja ficar usando o regulador para compensar as deficiências cronométricas naturais de um mecanismo "mais ou menos", e compensar a perda de desempenho por conta da perdade amplitude do mecanismo conforme sua lubrificação vai se deteriorando entre revisões. Ou seja, ao invés de revisar, vai compensando com isso até o mecanismo parar. Not cool...

Abs.,

Adriano

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #12 Online: 25 Março 2019 às 11:07:15 »
Isso aí é um estímulo à solução caseira.

O cara começa a "enxergar" problemas, acha que tem conhecimento, fuça e piora a situação.

Ao final, leva na autorizada para desfazerem a lambança que fez.

Dic

Re:Bulova Calibrator
« Resposta #13 Online: 25 Março 2019 às 12:36:14 »
Mas vc levou um Orient e leva um Panerai ou Omega numa revisao boa, ai voce sente a paulada que foram os relogios que tive que levar para ajustes

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
Esse amigo não é autorizada de nenhuma marca, mas se levasse meu omega, com total certeza ele regularia. Mas por ser um Omega prefiro pagar para ter serviço top.
Abraços!
Abraços!
Vinicius

Re:Bulova Calibrator
« Resposta #14 Online: 25 Março 2019 às 12:38:46 »


A não ser que a idéia seja ficar usando o regulador para compensar as deficiências cronométricas naturais de um mecanismo "mais ou menos", e compensar a perda de desempenho por conta da perdade amplitude do mecanismo conforme sua lubrificação vai se deteriorando entre revisões. Ou seja, ao invés de revisar, vai compensando com isso até o mecanismo parar. Not cool...

Abs.,

Adriano
Se fosse no meu seiko 5 ia ter que regular umas duas vezes por dia kkkkkkkkkkkkk
Abraços!
Vinicius

*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #15 Online: 25 Março 2019 às 23:12:18 »
Porque Matt? Pois eu ja tive que mandar 3 relogios para ajustes e voce sabe que só para fazer pequenos ajustes cobram de 400 até 1000 reais dependendo a marca e os ajustes sao feitos em menos de 2 minutos mas sempre inventam outras coisas para cobrar uma fortuna

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
Porque, sinceramente, esses movimentos são muito fracos de precisão. É legal pro leigo se sentir o conhecedor, que regula o próprio relógio e blablabla.
A chance de viver errado e o cara perder a cabeça tentando buscar uma perfeição de marcha que o relógio simplesmente não tem como oferecer é grande.
Talvez há uns 50 anos fosse até util, pelas mudanças de temperatura inverno/verão, mas hoje não vejo nada alem de firula e sarna pra se coçar.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #16 Online: 26 Março 2019 às 09:05:24 »

A chance de viver errado e o cara perder a cabeça tentando buscar uma perfeição de marcha que o relógio simplesmente não tem como oferecer é grande.


Exatamente isso. E a assistência técnica vai levar porrada com reclamação...

Abs.,

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #17 Online: 26 Março 2019 às 15:17:21 »
Breguet, o próprio, fabricava aqueles relógios de mesa que, num sistema bastante peculiar (tenho fotos em casa), "ajustava" a marcha do relógio automaticamente. No final das contas, como já discutimos aqui, "ajustar" um relógio para compensar o desvio que o seus hábitos causam é gambiarra, porque você nunca saberá se ele funcionará igual em outra pessoa. Um bom ajuste, como ressaltou o Adriano, não precisa ser alterado na vida do relógio, porque independente de quem o usar, calor, choques, etc, ele manterá a mesma precisão. Portanto, esse troço da Bulova pode ser um "gadget" interativo para o usuário, mas que apenas ressalta as deficiências de precisão do mecanismo.


Flávio

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
Re:Bulova Calibrator
« Resposta #18 Online: 27 Março 2019 às 07:15:55 »
Agora tá faltando a bulova criar um concurso de precisão e isso virar um esporte kkk

Re:Bulova Calibrator
« Resposta #19 Online: 27 Março 2019 às 15:31:05 »
Breguet, o próprio, fabricava aqueles relógios de mesa que, num sistema bastante peculiar (tenho fotos em casa), "ajustava" a marcha do relógio automaticamente. No final das contas, como já discutimos aqui, "ajustar" um relógio para compensar o desvio que o seus hábitos causam é gambiarra, porque você nunca saberá se ele funcionará igual em outra pessoa. Um bom ajuste, como ressaltou o Adriano, não precisa ser alterado na vida do relógio, porque independente de quem o usar, calor, choques, etc, ele manterá a mesma precisão. Portanto, esse troço da Bulova pode ser um "gadget" interativo para o usuário, mas que apenas ressalta as deficiências de precisão do mecanismo.


Flávio

Em tempo: pelo que vi, o movimento usado na primeira geração é ETA 2824-2. E nos mais recentes, o SW200 da Sellita. Então, pela qualidade dos calibres, não deve haver necessidade desse recurso. É só enxame da Bulova, como se diz aqui onde vivo. A não ser que os movimentos venham desregulados pra ter um pretexto de ficar mexendo no brinquedo.