300 mil mensagens postadas no FRM

  • 28 Respostas
  • 7195 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
300 mil mensagens postadas no FRM
« Online: 09 Maio 2019 às 15:48:17 »
Quando o FRM foi criado, há cerca de 20 anos, a Internet ainda estava em sua infância, eu o lançara na época das redes discadas e do total sucesso do Timezone (o site). Confesso a vocês que sequer lembro porque a primeira iteração do FRM, o "amarelinho", precisou sair do ar. A segunda eu também não lembro... Mas essa terceira atingiu hoje a impressionante marca de 300 mil mensagens postadas, sequer estou falando em acessos, mas mensagens! Sim, muita coisa mudou na internet em duas décadas, o "in" hoje são as redes sociais, os blogs sem iteração... Por incrível que pareça, eu acho que muita coisa se perdeu nesses novos formatos: os blogs não permitem iteração entre vários pensamentos, tratando-se de verdadeiros monólitos que querem empurrar ao apreciador o que os seus articulistas acham sobre a relojoaria (vide Hodinkee, que até gosto...); o Instagram e Facebook apresentam os produtos em "flashs" rápidos, sem profundidade, mas de forma efetiva para o mercado; o Whatsapp permite iteração entre grupos, mas de forma restrita e não profunda. Enfim, eu sinceramente tenho saudade da época na qual a relojoaria era algo mais "pessoal", menos negócios, menos fontes, mas mais profundas... Mas não posso reclamar, acho que, junto com o ciclismo, talvez tenha sido o troço que mais me uniu a pessoas, dezenas delas eu tendo conhecido pessoalmente e várias se tornado de fato amigos. Sei que alguns dizem que as discussões tem ficado num nível menos técnico, etc mas... Alguém já pesquisou nos arquivos como eram antes? Eu, sem modéstia alguma, orgulho me de ter ajudado a difundir a relojoaria não apenas com aquele relógio que se usa no pulso, mas um fenômeno cultural que poderia unir pessoas. E sejamos honestos: quantos sites vocês conhecem por aí que estão no ar há praticamente 20 anos, sem muito mudar a fórmula e, mesmo assim, ainda servindo de base de consulta e união entre aficionados? Pois é... Muito legal ter alcançado essa marca hoje. A relojoaria, como hobby, não ocupa tanto mais minha vida assim. Há alguns anos eu brincava que a relojoaria ocupava 1/4 da minha vida. Bem... Hoje ainda ocupa 1/8...

Não sei o futuro do site, mas se eu puder escrever de novo quando atingir 400 mil mensagens postadas, o farei, com a mesma empolgação.



Flávio
« Última modificação: 09 Maio 2019 às 15:54:35 por flávio »

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #1 Online: 09 Maio 2019 às 16:05:48 »
Parabéns ao fórum e aos organizadores.  :D

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #2 Online: 09 Maio 2019 às 16:06:06 »
O primeiro FRM "amarelinho" saiu do ar porque a plataforma ForumNow, que era gratuita, iria cobrar pelo uso.
Encontramos uma plataforma gratuita paralela, mas era um lixo, e ficamos poucos dias.
Você tocou o foda-se e decidiu que pagaria para usar o ForumNow. Ficamos mais tantos anos nessa segunda iteração do FRM "amarelinho".
Só o que o ForumNow decidiu fechar as portas, e deu prazo para sairmos.
Com a ajuda inestimável do sumido Bruno Recchia (torço para que se encontre bem), viemos para cá, e aqui estamos desde então, há mais de 10 anos.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #3 Online: 09 Maio 2019 às 16:19:04 »
Flávio, parabéns pelo FRM ter chegado a essa expressiva marca. Ele tem sido uma referência para todos os apreciadores de relógios. Espero que continue disseminando informações e servindo de ponto de encontro para os amantes dos relógios

Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #4 Online: 09 Maio 2019 às 16:37:19 »
Parabéns e obrigado Flavio!
Parabéns e obrigado à todos os que tornam o FRM possível, atuais e passados: administradores, moderadores e usuários!

(...)
Com a ajuda inestimável do sumido Bruno Recchia (torço para que se encontre bem), viemos para cá, e aqui estamos desde então, há mais de 10 anos.

Desde Outubro de 2008 para ser mais preciso.
O fórum amarelinho no seu final caía direto. O serviço era muito instável.
Aliás, há um arquivo de alguns tópicos desta época: http://arquivo.relogiosmecanicos.com.br/ vale a pena dar uma olhada pelo conteúdo e saudosismo...

Abs!
Rafael.

*

Offline R.H.P

  • *****
  • 672
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #5 Online: 09 Maio 2019 às 16:53:12 »
Marca sensacional... Parabéns Flávio... Espero que nosso espaço dure bastante ainda...

Abraços,

Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #6 Online: 09 Maio 2019 às 17:27:16 »
Parabéns aos envolvidos.

Praticamente tudo que sei sobre relógios, aprendi pesquisando antigas postagens daqui.

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #7 Online: 09 Maio 2019 às 17:27:42 »
Parabéns mestre.

Vinte anos é bastante tempo. Nesta época nem sabia para que servia internet. Para mim era pesquisar e configurar carros no estrangeiro em configurações impensáveis no Brasil.

Também sinto hoje que a dinâmica do relacionamento humano mudou muito conforme expressado no texto. As coisas parecem que perderam a graça, vc vê que na realidade não é o encanto que pareceu na telinha. Da forma analógica era mais gostoso de viver, de esperar dias para contar algo para um amigo ou para a família. Hoje é instantâneo via WhatsApp direct. Fora a ansiedade o medo da reação.

Mas é para frente que se anda e que venham mais 100 anos de FRM.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #8 Online: 09 Maio 2019 às 17:54:52 »
Poxa vida, realmente um número impressionante. Parabéns ao Flávio e à "entidade" FMR. E meus agradecimentos, acima de tudo. Parte do que sou devo ao fórum, sem demagogia barata. Aprendi muito aqui. Comecei aqui, na verdade, e foi o que manteve alimentado o meu interesse neste hobby que virou profissão.

Abraços a todos!

Adriano

*

Offline RSAM

  • ***
  • 230
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #9 Online: 09 Maio 2019 às 19:34:15 »
Parabéns ao FRM e a todos os envolvidos! Espaço muito importante para nós, amantes dessa arte que é a relojoaria.

Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #10 Online: 09 Maio 2019 às 19:43:38 »
Parabéns Flávio e Parabéns FRM!!! Queria ter descoberto mais cedo, não estava aqui quando grande parte das boas discussões se deu, mas elas estão quase todas aí, pra nossa sorte!! Costumo dizer pra amigos q eu ainda não consegui ler nada nas redes sociais modernas que ainda não tenha sido comentado ou discutido aqui, na maioria das vezes com muito mais profundidade.. Parabéns! Vida longa!!!

*

Offline Arrais

  • *****
  • 567
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #11 Online: 09 Maio 2019 às 20:35:16 »
Parabéns Flavio! Eu tenho lido sempre e participado quando posso deste fórum por muitos anos já. No começo, anos atrás, era algo que fazia diariamente. Sem duvida, esse espaço refinou meu gosto natural por relógios e o conhecimento também. Espero que muitos anos passem e mais gente venha a gostar e conhecer mais desse universo




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Easily satisfied with the Best

*

Offline Koopa

  • *****
  • 525
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #12 Online: 09 Maio 2019 às 21:54:52 »
Parabéns por tudo que fez e faz para nós, Flávio!

Sou das antigas também, embora não poste tanto.... acompanhei e aprendi muita coisa!! Virou uma de minhas paixões frequentar o FRM.

Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #13 Online: 09 Maio 2019 às 23:39:11 »
Para  mim é um companheiro de todos os dias, há praticamente 20 anos, pois me inscrevi por aqui desde o amarelinho, e creio que beeemmm no início...
Gosto daqui... simples assim...      :D :D :D :D :D      ;) ;) ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Matt5

  • *****
  • 806
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #14 Online: 10 Maio 2019 às 02:18:39 »
Parabéns aos envolvidos.
Apesar de andar postando pouco, é leitura garantida no fim da noite/começo de madrugada.

Que venham mais 300k.

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk


Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #15 Online: 10 Maio 2019 às 09:09:45 »
Parabéns aos moderadores e demais apoiadores pelo espaço.
Sou novo aqui mas já considero pacas, rs

Especialmente ao flávio, pelo conteúdo compartilhado e sustento do domínio, host, plataforma do forum...etc

E que venham muito mais posts!

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #16 Online: 10 Maio 2019 às 14:38:20 »
Parabéns Patrão!

Certamente um grande feito. E que venham as 400.000!  :)
"All your base are belong to us"

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #17 Online: 10 Maio 2019 às 15:27:33 »
Parabéns para todos nós!!

Enviado de meu SM-G900M usando o Tapatalk

"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #18 Online: 10 Maio 2019 às 16:30:02 »
Parabens aos idealizadores e a todos que fazem parte do FRM. Aprendi bastante coisa aqui tbm, embora poste pouco.

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:300 mil mensagens postadas no FRM
« Resposta #19 Online: 10 Maio 2019 às 20:32:04 »
Parabéns ao FRM, seus idealizadores e principalmente aos criadores de conteúdo de qualidade.
Que venham as 400k mensagens, 500k, 1kk ...  :-*
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe