Desafio do Mês - Agosto 2009

  • 63 Respostas
  • 15964 Visualizações
Desafio do Mês - Agosto 2009
« Online: 01 Agosto 2009 às 07:21:27 »
DESAFIO DE AGOSTO 2009

- Empresa criada nos Estados Unidos da América no século XIX;

- Equipou o painel de controle do 'Spirit of St Louis' no vôo transatlântico de Nova Iorque a Paris realizado por Lindbergh em 1927.

- Também equipou o painel do primeiro vôo transpacífico, da Califórnia à Austrália, em 1928.

- Mudou-se na década de 50 para a Suiça;

Com base nas informações acima, pergunta-se:

A. De que marca ou manufatura estamos falando?

B. Procede a informação de que esta manufatura produziu na década de 90 o relógio mais caro do mundo?

---

REGULAMENTO

1. O Desafio do Mês será proposto por um membro do fórum, que deverá fornecer as informações mínimas necessárias para a conclusão do mesmo;
2. As informações - e o formato da resposta - podem incluir desde uma jogo de adivinhação, charada, verdadeiro ou falso, hiperlinks,
ou quaisquer outros elementos que promovam a aquisição do conhecimento necessário para a obtenção do resposta devida;
3. Somente o Desafiante do Mês (quem abre o tópico) tem autonomia para dar por encerrado o desafio, mediante análise das respostas
enviadas. O Desafiante pode, inclusive, indicar se a resposta está parcial ou totalmente correta;
4. Não estão previstas premiações em espécie para este entretenimento.

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #1 Online: 01 Agosto 2009 às 09:53:10 »
Humberto, excelente iniciativa!!!!

Como ainda sou novato no assunto, obviamente não sei a resposta (apesar de achar que a Longines tem relação com o o Spirit of St Louis e com Lindbergh, mas ela não foi criada nos USA...).

Mas acho que esse tipo de desafio vai, de uma maneira interessante, acrescentar conhecimento horológico a todos nós.

Muito legal sua idéia, parabéns!!!!!!!!


Grande abraço!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #2 Online: 01 Agosto 2009 às 10:32:00 »
Humberto, parabéns pela iniciativa!

Fiquei curioso com o seu desafio e comecei a fazer algumas pesquisas...

Primeiramente, busquei a informação de qual teria sido o primeiro voo transpacífico. (Na verdade eu também havia pensado na Longines - mas ai não seria um desafio...)

Encontrei bastante informação sobre o voo do Capitão Edwin Musick e sua tripulação, a bordo do The China Clipper, um hidroavião Martin M-130, no que foi o primeiro voo a cruzar o oceano pacífico. Infelizmente não encontrei (ainda...) informações sobre seu painel de instrumentos.

Porém encontrei algumas inconsistências que podem indicar que não estamos falando do mesmo voo e consequentemente, da mesma aeronave:


- segundo minha pesquisa, o voo do capitão Musick se deu entre a California e Manila ( e não entre California e Austrália)
- o voo do The China Clipper foi de 22/11/1935 (partida de São Franciscoi) à 29/11/1935 (chegada na baia de Manila), e não em 1928...

Estamos falando do mesmo voo?


Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #3 Online: 01 Agosto 2009 às 11:28:56 »
Não é o mesmo vôo. Aquele que chegou na Austrália foi em 1928, mesmo. As informações que coloquei foram todas retiradas do site oficial da marca/manufatura. Depois divulgo o link.

Legal que vocês gostaram. Meu conhecimento está entre os menores de todo o grupo e tenho certeza de que tópicos como esse ajudarão a turma toda a gostar mais de horologia.

Quero ver quando os desafios partirem dos nossos amigos mais 'calibrosos'...

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #4 Online: 01 Agosto 2009 às 11:36:44 »
Salve!

Muito legal mesmo, Humberto!

Grande idéia!
Eu acho que a coisa vai "pegar" e vai motivar as pesquisas e comentários pertinentes.

Parabéns!  8)

E vida longa para este tópico (com um novo tema a cada mês) e seus conseqüentes debates!

Abraços!
Alberto

*

nilomis

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #5 Online: 01 Agosto 2009 às 11:47:36 »
Bom dia.

Foi mais ou menos difícil (Comecei procurando pelo Lindbergh mas como tem muitas referências, mudei para o Charles Kingsford Smith).

Em todo caso, aqui está a resposta:

A manufatura/marca é WALTHAM. Link para o Site

O vôo TransPacific foi realizado por Charles Kingsford Smith em 1928 (Por acaso o Charles Kingsford Smith é o nome do aeroporto de Sydney.

Como se diz no interior: "Ganhei a leitoa"?

Abs,

Nilo

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #6 Online: 01 Agosto 2009 às 11:53:23 »
;D

Talvez...

Mas, vamos esperar o mês de agosto se fazer "mais presente"...
Não?   ;)  :D

Abraços!
Alberto
 8)

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #7 Online: 01 Agosto 2009 às 12:35:36 »
Caramba!

O Nilo veio arrebentando...

Faturou o último Concurso de Fotografias e agora levou também o primeiro Desafio do Mês!

Site oficial: aqui.

Histórico da Empresa: aqui.

Para a pergunta B, a seguinte imagem basta:



---

Um making-off: em 2004 um conhecido me procurou pra saber se o relógio que tinha achado no sítio do avô era valioso ou não. Um relógio de pulso, comum, cheio de terra (estava enterrado), sem pulseira. Mostrador de cor vinho e marca Waltham. Como não a conhecia, busquei na internet e - desde então - a inclui no meu rol de visitas eventuais pela internet.




*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #8 Online: 01 Agosto 2009 às 13:31:58 »
 ;D

Legal!

Parabéns, Nilo!
Matou a pau!  ;)  8)


Agora,...
Que tal aproveitar o "embalo" e relançar um novo desafio para o mês de agosto?
 ;)  :D


Um grande abraço!
Alberto

*

rlessa

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #9 Online: 01 Agosto 2009 às 13:38:11 »
Aêêê Nilo, parabéns!!!!

Humberto a idéia é genial, parabéns também!!!

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #10 Online: 01 Agosto 2009 às 13:55:35 »
Humberto,

Idéia formidável!!!......parabéns! :D :D :D :D

Nilo Kid, o homem mais rápido do velho fórum.......................................não deu tempo nem para molhar o bico! ;D

Abs

Gravina

*

nilomis

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #11 Online: 01 Agosto 2009 às 15:39:42 »
Alberto,

Boa idéia.

Aqui está a continuação do desafio do mês de agosto.

Em 2008 (acho) a Rolex introduziu mais uma novidade no seu modelo clássico GMT Master II. Trata-se do modelo abaixo:


GMT IIC

Infelizmente o projeto continha um erro ou defeito!

Este erro impede/atrapalha certas funções em certas cidades.

Explique e leve a "taça".

Abs,

Nilo

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #12 Online: 01 Agosto 2009 às 15:59:58 »
Por que não fazemos assim: quem acertar primeiro tem o direito de lançar o próximo desafio (sempre relacionado à relógios ou horlogia, é claro).

Não acho que deveria ser apenas um por mês, para ter mais rotatividade e mais gente participar. Se o desafio estiver muito difícil, a gente pede água e o desafiador dá pistas. Se mesmo assim ninguém acertar, quem lançou o desafio responde e lança um novo desafio.
[ ]s
Luciano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #13 Online: 01 Agosto 2009 às 16:20:12 »
...Infelizmente o projeto continha um erro ou defeito!
Este erro impede/atrapalha certas funções em certas cidades.
Explique e leve a "taça".
Abs,
Nilo

Meu chute...
Algumas cidades tem fuso variando 1/2 hora ou até 1/4 de hora em relação aos 24 fusos normais, como o bezel tem 24 "clicks", no GMT da rolex não dá para acompanhar os dois horários simultaneamente.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #14 Online: 01 Agosto 2009 às 16:25:26 »
...Infelizmente o projeto continha um erro ou defeito!
Este erro impede/atrapalha certas funções em certas cidades.
Explique e leve a "taça".
Abs,
Nilo

Meu chute...
Algumas cidades tem fuso variando 1/2 hora ou até 1/4 de hora em relação aos 24 fusos normais, como o bezel tem 24 "clicks", no GMT da rolex não dá para acompanhar os dois horários simultaneamente.
Broker,

Absolutamente certo! Cidades como Caracas (Venezuela), Bangalore (Índia) adotaram o chamado 1/2 fuso. Os "meninos" da Rolex, que parecem ignorar este fato, tiveram a idéia de fazer um bezel com 24 clicks. Assim, não leve o seu GMT IIC para estas plagas.

O curioso é que logo que comprei o meu GMT IIC tive que enviar dois funcionários para Bangalore e logo descobri este erro da Rolex.

Agora, como o Broker acertou, é a vez dele de propor o desafio. Bola com o Broker...

Abs,

Nilo

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #15 Online: 01 Agosto 2009 às 16:42:30 »
Quem são os inventores do laranja?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #16 Online: 01 Agosto 2009 às 17:05:32 »
Quem são os inventores do laranja?

Esta é fácil, pois recordo-me da minha primeira comunhão como se fosse hoje...................na verdade não são "os", e sim "o"...............Deus ;)

Donde retiro o prêmio? ::)

Abs

Gravina

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #17 Online: 01 Agosto 2009 às 18:31:39 »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #18 Online: 01 Agosto 2009 às 18:37:28 »
Quem são os inventores do laranja?
Seria o http://www.iac.br/ ??? afinal eles trabalharam muito no desenvolvimento do fruto ;D, quem não se lembra era fruto de época (se não me engano nov-abril).
Pelo pouco que ouvi, quem introduzio o lanranja na relojoaria foi a http://www.doxawatches.com/sub_history.htm em 1968 ::) (tinha até fãn clube da marca em posts passados neste mesmo forum mas em outra bandas).
[]s

http://www.doxawatches.com/docs/SUB_1.swf
« Última modificação: 01 Agosto 2009 às 19:17:27 por helio »

*

nilomis

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #19 Online: 01 Agosto 2009 às 18:52:09 »
Quem são os inventores do laranja?
Nossos políticos?