Desafio do Mês - Agosto 2009

  • 63 Respostas
  • 15965 Visualizações
*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #20 Online: 01 Agosto 2009 às 18:54:25 »
...Pelo pouco que ouvi, quem introduzio o lanranja na relojoaria foi a http://www.doxawatches.com/sub_history.htm em 1968 ::)...



Vai que é sua Hélio...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #21 Online: 01 Agosto 2009 às 18:56:01 »
Oi pessoal !

Cheguei tarde, mas ja conhecia a resposta... eu ia responder assim :

What the heck is this ?
Ainda nao lembrei da resposta...
Lindbergh, Spirit of St Louis ?
Tenho que puxar pela memoria...
Hamilton, Longines, Gruen, Elgin ,
Acho que nao é nenhuma destas !
Mas acabo lembrando, com certeza !

Sacaram ?  ;) ;)

Abraços,

Bruno

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #22 Online: 01 Agosto 2009 às 18:57:15 »
Inventor do laranja?

Ou a primeira marca a usar a cor laranja em mostrador de relógio?
[ ]s
Luciano

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #23 Online: 01 Agosto 2009 às 18:57:31 »
Puxa vida!

Que genialidade, hein, Bruno?

Montei o tópico, vi a resposta correta do Nilo e dei uma saida. Quando volto, já responderam, perguntaram, responderam e voltaram a perguntar (e responder!). Que turma rapidinha, hein?

Minha idéia é a de elaborar um bom enunciado, de forma didática, para que possamos aprender juntos e construir um conhecimento coletivo razoável em horologia. Com o texto, os desafiados partiriam para a busca da resposta ao desafio.

Achei interessante a idéia do grupo de que o vencedor do desafio seja o desafiante seguinte. Muito legal. Acho que pode funcionar...

Podemos combinar que o desafiante tem alguns dias para montar o desafio, para que façamos uma leitura agradável da proposta realizada antes de sairmos à caça da resposta.

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #24 Online: 01 Agosto 2009 às 18:59:18 »
Salve!

Esta foi um verdadeiro suco, não Hélio?  8)
Devidamente tomado pelo amigo de canudinho!  ;)  8)

De fato, não misturando as frutas com o fruto da criação do Sr. Eschle, eu penso que seja por aí mesmo.


Embora a patente do invento, registrada pessoalmente pelo Sr. Eschle, não defina especificamente a cor do mostrador, a primeira "laranja mecânica" sugiu em 1968, by Doxa.
E se tornou um ícone da marca.

É isso, Fernando?  ::)

Abraços!



PS:
Eu também acho legal a sugestão do Humberto, de que haja um prazo para que o novo "desafiante" crie a nova pergunta.
De mais a mas, isso daria tempo para que o assunto anterior fosse comentado, debatido, aprofundado.

Se não, pode acaba virando algo parecido com uma competição de 50 metros de nado livre...
... onde os caras já saltam do bloco dando braçadas!  ;)  ;D
« Última modificação: 01 Agosto 2009 às 19:05:54 por Alberto Ferreira »

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #25 Online: 01 Agosto 2009 às 19:10:26 »
Inventor do laranja?
Ou a primeira marca a usar a cor laranja em mostrador de relógio?

Justamente...
Apenas quem sabe a resposta percebe que não é um pergunta raza.
A pergunta é uma brincadeira com o "slogan" da marca.
Veja na figura "postada" anteriormente...
Digamos que seja uma pergunta para atingir o "público alvo".
"Quem são ?"
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #26 Online: 01 Agosto 2009 às 19:29:23 »
Já que esmamos falando de cores, tem uma que é mais dificil pois mesmo lá fora existe controverssias, quem foi o inventor do PRETO (PVD)? Quem procurar achará 2 respostas (ambas habitadas por calibres famosos e finados), honestamente eu acho que foi a menos famosa, mais tai a pergunta ???
[]s


p.s.- Eu poderia perguntar quem inventou o sistema de bolinhas de contagem nas Regatas, afinal eu comprei outro dia o proprio (que como disse o Adriano sobre VINTAGES num outro post veio com pau, mas eu já estou acostumando, depois de 9 meses no meu cal.12 acho que uns 30/45 dias para colocar um felsa 400N proprietário em ordem é moleza ;)).
« Última modificação: 01 Agosto 2009 às 19:31:05 por helio »

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #27 Online: 01 Agosto 2009 às 19:33:52 »
Sem dúvidas, Fernando!

Olha,...
Eu achei inteligente, a forma como a pergunta foi feita.  8)

Restringindo o óbvio e, de certa forma, "dificultando" (melhor dizendo, talvez por isso desafiando um pouco mais) para quem se propusesse a responder.

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #28 Online: 01 Agosto 2009 às 19:44:23 »
Amigos,...

Antes de tentarmos responder a pergunta-desafio (também "fast on the trigger"  ;D do Hélio) que já foi lançada,...

E seguindo na linha do que dissemos, o Humberto e eu, de dar um tempinho para "deglutição" e "degustação" do tema anterior,...

Eu perguntaria (logicamente, não é o desafio, ok?), mas ainda algo relacionado com a cor laranja dos mostradores dos relógios de mergulho, os divers.

A que profundidade, se perde o sentido de identificação das cores?
A que profundidade a cor laranja "vira" cinza?
 ::)

Abraços!
Alberto

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #29 Online: 01 Agosto 2009 às 19:51:14 »
Não sabia dessa nuance de cores com a profundidade. Acho que faltei nessa aula de física e depois na de oftalmologia...

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #30 Online: 01 Agosto 2009 às 19:56:51 »
Muito bom este tópico !!!!!!!!!
Wadley

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #31 Online: 01 Agosto 2009 às 19:58:05 »
Humberto,...

Bom, nós estamos falando de iluminação natural, bem entendido.

O problema decorre do fato de que a água (no caso a do mar) funciona como um filtro para a luz que vem da superfície (do sol)..

Portanto, quanto maior a espessura da lâmina de água, maior será o "bloqueio" dos diversos comprimentos de onda (das cores).
Por isso, gradativamente, a percepção das cores irá diminuindo (dependendo dos seus respectivos comprimentos de onda) até ficar tudo em preto e branco.
 ;)

Mas, e aí?
A que profundidades isso ocorre?
Alguém sabe?

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #32 Online: 01 Agosto 2009 às 22:15:24 »
Vi que o tópico foi bem aceito e que a participação foi massiva.

Pensei no seguinte:

- Transformamos o desafio em Desafio da Semana, havendo UM único tema a ser apresentado no formato proposto e que deve ser o ponto-de-partida para o debate ao longo dos dias;

- O vencedor do desafio tem o direito de abrir o Desafio da Semana seguinte ou eleger um desafiante para substitui-lo na função.

Os demais elementos do regulamento seguem como proposto no início do tópico.

O que acham?

A idéia é permitir que todos possam degustar o tema, como citou o Alberto.

Ah, ao colocar o tópico tinha convidado o Igor pra elaborar o próximo desafio. Não tinha pensado na idéia de que o vencedor poderia ser o próximo desafiante. Não sei se ele vai querer, pois ainda não recebi sua resposta, mas se todos toparem... Ele poderia preparar o Desafio da Semana nº 1, enquanto nós seguimos deliberando sobre comprimento de onda neste tópico daqui...

A explicação do amigo Alberto sobre as frequências e comprimentos de onda me fez lembrar vagamente das aulas de biofísica sobre Óptica e Física das Ondas Sonoras, mas não sou capaz de saber a profundidade a partir da qual não se enxerga mais as cores...


*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #33 Online: 01 Agosto 2009 às 22:29:44 »
Salve!

Humberto,
Eu acho a nova idéia muito boa!



Bom,...
Para que não fiquemos no escuro.

Digamos que seja uma luz dentro do túnel...  ;)
Não,... Melhor,...
Uma luz embaixo d'água...  ;)  ;D

A tal profundidade na qual a cor laranja "vira" cinza é relativamente pequena.



Ou seja,...
O laranja, abaixo de alguns poucos metros, não se destaca mais.


Certamente, o amigo Correia ou outros colegas mergulhadores, poderão comentar ou relatar com mais precisão.

Abraços!
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #34 Online: 01 Agosto 2009 às 22:34:03 »

Ah, ao colocar o tópico tinha convidado o Igor pra elaborar o próximo desafio. Não tinha pensado na idéia de que o vencedor poderia ser o próximo desafiante. Não sei se ele vai querer, pois ainda não recebi sua resposta, mas se todos toparem... Ele poderia preparar o Desafio da Semana nº 1, enquanto nós seguimos deliberando sobre comprimento de onda neste tópico daqui...




O Igor???

Não, não!!!.....please!!!!................ele é um examinador para além de exigente.......

Por enquanto as perguntas estão bem light :-* :-* :-* :-*

Como o Igor, não mais dormiremos.............quiçá, nem trabalhar mais :'( :'( :'( :'(............

Abs

Gravina

Ps. Claro que tudo o que foi dito acima, é uma grande brincadeira..................caso ele aceite, vai ser bem legal para este grupo!!!............ele tem o dom! ;)
« Última modificação: 01 Agosto 2009 às 22:35:58 por Gravina »

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #35 Online: 01 Agosto 2009 às 23:02:46 »
É, Gravina...

Eu pensava que este tópico iria ter uma dinâmica mais lenta. Teríamos tempo para conversar sobre o desaafio, o tema, os participantes e a 'linha sucessória' de desafiantes. Acontece que o negócio correu na velocidade da luz (tivemos 3 perguntas e 3 repostas no primeiro dia!) e nem tivemos tempo de dar um respiro...

Acho que se for mais cadenciado poderemos conversar com mais calma sobre cada tema, não é? Tantos tópicos já surgiram aqui (do Flávio, do Bruno, do Alberto, seus...) que foram verdadeiras aulas de horologia. Foram assuntos desenrolados sem pressa. Se chegarmos perto disso, ótimo!

Reli o tópico desde o início e vi que a última pergunta foi do Hélio e ficou sem resposta:

Quem foi o inventor do PRETO (PVD)? Quem procurar achará 2 respostas (ambas habitadas por calibres famosos e finados), honestamente eu acho que foi a menos famosa, mas taí a pergunta...

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #36 Online: 01 Agosto 2009 às 23:08:42 »
Esta realmente eu não sei responder, mas os dois relógios (cronos) que eu tive .........ainda tenho.........com pvd .........são:  Heuer Monza (cal.12) e Orfina (Lemania 5100)

Abs

Gravina

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #37 Online: 01 Agosto 2009 às 23:28:51 »
...Ou seja,...
O laranja, abaixo de alguns poucos metros, não se destaca mais...

Alberto, no site da Doxa tem uma entrevista com o Urs Eschle bastante interessante, onde é discutida basicamente o desenvolvimento do Doxa Sub, lançado em 1966 e, segundo eles, o primeiro relógio desenvolvido como "equipamento de mergulho". Em 1964 foi formado um grupo de pesquisa constituído de diversos profissionais ligados à mergulho. Ao pesquisar o legibilidade sob água, foram testadas diversas cores, como turquesa, laranja, amarelo e vermelho, o laranja se provou o mais visível até a profundidade de 30 metros.

Vale ler:http://www.doxawatches.com/docs/SUB_1.swf
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #38 Online: 02 Agosto 2009 às 00:41:15 »
Salve!

Pois é!
Foi isso mesmo que eu quis dizer.

Gradativamente as cores vão se perdendo. Aos 30 metros fica basicamente tudo cinza, se não houver iluminação artificial, claro.

O laranja tem um desempenho melhor, mas também perde visibilidade (a cor em si, mas não tanto o contraste) mesmo acima dos 30 metros.

Interessante, não?

Abraços,
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio do Mês - Agosto 2009
« Resposta #39 Online: 03 Agosto 2009 às 09:20:48 »


Reli o tópico desde o início e vi que a última pergunta foi do Hélio e ficou sem resposta:

Quem foi o inventor do PRETO (PVD)? Quem procurar achará 2 respostas (ambas habitadas por calibres famosos e finados), honestamente eu acho que foi a menos famosa, mas taí a pergunta...


UP!