como fazer uma limpeza sem maquina

  • 16 Respostas
  • 3930 Visualizações
como fazer uma limpeza sem maquina
« Online: 20 Agosto 2019 às 17:40:50 »
ola gente sou novo na area e nao tenho maquina de lavar nem utrasom como posso fazer uma boa limpeza nas pecas manualmente? umas dicas de voces ai vai me ajudar obg

*

Offline Arrais

  • *****
  • 567
    • Ver perfil
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #1 Online: 20 Agosto 2019 às 21:59:16 »
Sabão neutro e uma escova de dentes macia


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Easily satisfied with the Best

Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #2 Online: 21 Agosto 2019 às 10:02:56 »
Nao precisa da soluçao amigo? Depois tem q passar a escova tambem no isopropilico? E benzuna?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #3 Online: 21 Agosto 2019 às 10:10:14 »
Prezado, use o mecanismo de busca do fórum e procure pelas palavras-chave "limpeza máquina benzina", entre outras, e você terá sua resposta.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #4 Online: 21 Agosto 2019 às 12:46:23 »
As soluções - e a ordem de aplicação - são feitas para usar em máquinas de lavar, só pela agitação, ultrassom, etc. Se for para lavar na mão, não faz muita diferença. Ou melhor, nenhuma. Não tem vantagem. Use qualquer coisa que deixe as peças limpas.

A melhor analogia que posso fazer é usar sabão em pó formulado para máquinas de lavar roupa, onde você não esfrega, etc. Se for lavar a roupa no tanque, "no braço" qualquer sabão que deixe limpo, serve. Vai depender mais do "braço" do que do sabão.

Abs.,

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #5 Online: 21 Agosto 2019 às 15:12:48 »
Você diz, peças de um mecanismo desmontado? Se for, benzina e paciência. Quando eu brincava de desmontar, limpar, lubrificar e remontar movimentos, usava destreza das mãos, benzina, palitos de dente, e dois pincéis de pintor, um de cerdas um pouco mais duras, outro de cerdas molinhas, e ródico. E só.


Flávio

Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #6 Online: 23 Agosto 2019 às 09:07:10 »
Amigos e se eu usar so agua e detergete neutro e depois passar em alcol isopropilico sem a benzina pois eu nao tenho benzina da serto ? Tipo se nao passar na benzina nao estraca as peças?

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #7 Online: 23 Agosto 2019 às 10:12:49 »
Álcool isopropílico é o de menos nessa equação. O álcool, ainda que tenha poder desengraxante/desengordurante, tem pouco impacto na limpeza em si. A função dele na máquina de lavar é mais de diluir os resquícios da solução de limpeza e água, ajudando na secagem, para evitar que contamine a última solução, que é de benzina ou outro solvente.

Por isso, para lavar na mão, no fundo o álcool não vai ajudar muito a limpar, mas a secar. O ideal ainda seria usar benzina como último banho, e em alguns casos, como primeiro também, para peças muito sujas com óleo. Mas se não tem, um sabão qualquer vai ajudar a lavar e o álcool a secar.

E eu nem recomendaria usar detergente, mesmo que seja neutro. Tem um milhão de aditivos que sabe-se lá como reagem. Use o sabão mais simples que tiver. Aqueles em barra, de lavar roupa, o mais barato e mais simples, apenas certificando-se de que não tem abrasivo misturado, que pode arranhar as peças. Basta que seja sabão, para quebrar as moléculas dos óleos e graxas. Só o que precisa é algo que tire óleo de metal.

Abs.,

Adriano

Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #8 Online: 23 Agosto 2019 às 21:30:13 »
Nao e bom usar um mergulho na benzina tambem? pois eu estudei q a bezina poe uma camada protetora nas peças

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #9 Online: 26 Agosto 2019 às 09:40:45 »
Sim, é o ideal, mas você disse que não tem benzina, então me atei a responder dentro das suas possibilidades.

Abs.,

Adriano

Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #10 Online: 04 Setembro 2019 às 18:02:40 »
Ola amigos um relojoeiro aqui na minha cidade me indicou a fazer limpeza com esse produto removex Solução Éter Sulfúrico 35% Removedor Adesivo oq acham?



Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk

« Última modificação: 04 Setembro 2019 às 21:45:13 por FALCO »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #11 Online: 06 Setembro 2019 às 15:08:29 »
Meio puxado isso aí não? Se não limpar, pelo menos fica doidão...

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #12 Online: 06 Setembro 2019 às 18:00:24 »
Meio puxado isso aí não? Se não limpar, pelo menos fica doidão...
;D

Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #13 Online: 06 Outubro 2019 às 13:17:23 »
Nao e bom usar um mergulho na benzina tambem? pois eu estudei q a bezina poe uma camada protetora nas peças

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk

Rafael,

A unica limpeza que faço nos meus relógios é bem simples e apenas exterior e após uso no dia-a-dia, para remover poeira, gordura, poluição, pele morta, etc. Que é apenas passar um pano de microfibra úmido e depois um seco.

Pelo que entendi, a sua necessidade é algo mais profissional, das peças desmontadas. Disso não entendo nada, mas o que me chamou atenção neste tópico foi o solvente Benzina, que pelo nome, talvez seja um derivado ou contenha o Benzeno que, a exemplo da gasolina vendida nos postos, pode causar câncer (como a leucemia) quando a pessoa é exposta por longos períodos (concentração e/ou tempo de exposição) e sem a devida proteção respiratória/pele (usando EPIs).

Recomendo que leia atentamente as instruções de uso da benzina para se certificar se não tem alguma recomendação de segurança/manuseio. Também vou "citar" Adriano na próxima mensagem, que talvez tenha mais informações sobre o uso seguro de solventes em relojoaria, se for o caso.

Talvez seja um exagero da minha parte, porque o meu conhecimento é na industria, e lá, nós respeitamos muito o Benzeno, que tem leis especificas para manuseio e comercialização.

Saudações,

Jefferson.

Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #14 Online: 06 Outubro 2019 às 13:22:33 »
Sim, é o ideal, mas você disse que não tem benzina, então me atei a responder dentro das suas possibilidades.

Abs.,

Adriano

Adriano,

Se possível, veja minha resposta para Rafael que abriu este tópico, sobre a minha preocupação quanto ao uso da benzina e/ou solventes que possam conter benzeno e seus derivados.

Como você tem bastante conhecimento em relojoaria, talvez tenha mais informações e esclarecer se minhas preocupações são reais ou não.

Saudações,

Jefferson.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #15 Online: 06 Outubro 2019 às 14:15:54 »
A questão é de nomenclatura. "Benzina" é um nome genérico de vários tipos de solventes e significa diferentes substâncias em diferentes países. Até como a gasolina, que pode ser o nome de destilados bem diferentes.

Mas em resumo, o que chamamos de benzina é na verdade hexano, que também é uma mistura de hidrocarbonetos saturados e acho que como todos esses destilados, possui uma quantidade de benzeno. Mas de acordo com a FISQ do hexano, o teor é inferior a 0,1% (10 vezes menos que na gasolina comum). De todo modo, o manuseio recomenda que se evite contato com a pele, que é o meio pelo qual ocorre a aborção do benzeno.

Os profissionais da Watch Time que manuseiam esses produtos (oficina e polimento) passam por exames médicos regulares complementares de sangue e urina.

De todo modo, é fácil evitar esse risco evitando o contato com a pele. A maior preocupação mesmo com o manuseio da benzina é a alta volatilidade e inflamabilidade.


Abs.,

Adriano

Abs.,

Adriano

Re:como fazer uma limpeza sem maquina
« Resposta #16 Online: 06 Outubro 2019 às 14:25:07 »
A questão é de nomenclatura. "Benzina" é um nome genérico de vários tipos de solventes e significa diferentes substâncias em diferentes países. Até como a gasolina, que pode ser o nome de destilados bem diferentes.

Mas em resumo, o que chamamos de benzina é na verdade hexano, que também é uma mistura de hidrocarbonetos saturados e acho que como todos esses destilados, possui uma quantidade de benzeno. Mas de acordo com a FISQ do hexano, o teor é inferior a 0,1% (10 vezes menos que na gasolina comum). De todo modo, o manuseio recomenda que se evite contato com a pele, que é o meio pelo qual ocorre a aborção do benzeno.

Os profissionais da Watch Time que manuseiam esses produtos (oficina e polimento) passam por exames médicos regulares complementares de sangue e urina.

De todo modo, é fácil evitar esse risco evitando o contato com a pele. A maior preocupação mesmo com o manuseio da benzina é a alta volatilidade e inflamabilidade.


Abs.,

Adriano

Abs.,

Adriano

Adriano,

Excelente! Agradeço os esclarecimentos. E fica a dica, sempre leia as instruções de uso dos solventes e/ou produtos químicos, ou melhor ainda, como Adriano citou, leia a sua FISPQ (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos), que pode ser encontrada no site do fabricante do produto.

Saudações,

Jefferson.