Além do exemplo do próprio X-33, cuja safira não oferece restrição ou risco algum, as lentes das objetivas das câmeras fotográficas também não ofereciam, e não creio que os próprios cristais que cobriam os instrumentos todos fossem de algum material diferente do que se usavam nas aeronaves, ou seja, cristal mineral. Posso estar enganado, mas não creio que fossem de outro material. Então não creio que estilhaços eram considerados riscos importantes a bordo.
Outra coisa, o próprio Alaska Project, o original mesmo, protótipo (não a reedição comemorativa), usava cristal "duro". Não sei se mineral ou safira, mas era um cristal duro.
E ainda vale a pena mencionar, que mesmo que a safira fosse uma opção, com CERTEZA ela não seria como a do "sapphire sandwich". A caixa seria completamente redesenhada para proteger melhor o cristal, tal como de fato é o Alaska e como terminou sendo o Mark II.
O cristal de safira do "Moon" não faz menor sentido prático nem técnico: ele apenas é como é por estética, meramente para IMITAR a aparência do cristal acrílico original. Na prática, uma safira protuberante desse jeito é a pior opção possível por todos os pontos de vista que não seja o estético.
Abs.,
Adriano