Sobre o calendário na Roma antiga

  • 14 Respostas
  • 2954 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Sobre o calendário na Roma antiga
« Online: 12 Setembro 2019 às 11:24:03 »
Resolvi enfrentar, depois de dois anos de uma visita a Roma, uma das mais importantes obras de História já escritas, senão a mais importante escrita nos últimos cem anos, A História da Civilização, de Will Durant. Comecei pelo tomo III, Cesar e Cristo, e hoje me deparei com isso:





Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #1 Online: 12 Setembro 2019 às 13:16:08 »
Na Grécia a clepsidra também era usada para medir o tempo à noite:



Inclusive na ágora romana em Athenas, havia uma clepsidra dentro da torre dos ventos (Relógio de Kyrrhestos), com água proveniente da Acrópole:


No exterior desta torre tinha um relógio solar em cada uma das 8 paredes.
No topo, uma especie de catavento que indicava a direção do vento.



Interior com marcas no piso provavelmente para escoamento da água e apoio do mecanismo:


Voltando para Roma, em um assunto off topic que me lembrei.
Falando em idos de Março...



Denário cunhado a pedido de Brutus para comemorar o assassinato de César em 15 de Março de 44 a.C.
Anverso: BRVT IMP Perfil de Brutus. L PLAET CEST (o moneyer - pessoa autorizada a cunhar moedas)
Reverso: EID MAR (Eidibus Martiis - idos de Março), duas adagas e entre elas um pileus, chapéu da liberdade.

Abs.
Rafael.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #2 Online: 12 Setembro 2019 às 14:07:46 »
Valeu por compartilhar, Flávio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #3 Online: 12 Setembro 2019 às 15:31:42 »
Aliás, tenho a obra completa em papel, hoje se tornou rara e enfraquecem a amizade cobrando por esta até 5 mil reais (são dez volumes, acho). Ou é possível montá-la em edições diversas pagando uns 100 reais por livro. Porém, em tempos de internet, basta baixar o PDF. Quem curtir história, baixe um tomo qualquer que lhe interessa, pois podem ser lidos fora de ordem, e leiam! Foi feita para leigos e, portanto, o texto não é chato, mas... Seguramente é o livro mais denso em conteúdo que já li, é bizarro: para ler essas primeiras 40 páginas, algo que eu faria numa sentada num livro "normal", gastei uma semana! Não bastasse a letra miúda, tem informação demais por página. Mas estou achando bem interessante.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #4 Online: 12 Setembro 2019 às 15:54:41 »
Livro eletrônico é vida!

Esses dias, estive numa livraria e vi uma edição muito caprichada da Trilogia da Fundação, do Asimov. Preço: R$ 179,90

Como faz muuuuuito tempo que li o primeiro livro e gostaria de continuar a leitura, fui consultar o preço na Amazon. Preço do ebook Kindle (mesma editora, mesma edição, Trilogia completa): R$ 8,90...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #5 Online: 12 Setembro 2019 às 16:28:54 »
Livro eletrônico é vida!

Esses dias, estive numa livraria e vi uma edição muito caprichada da Trilogia da Fundação, do Asimov. Preço: R$ 179,90

Como faz muuuuuito tempo que li o primeiro livro e gostaria de continuar a leitura, fui consultar o preço na Amazon. Preço do ebook Kindle (mesma editora, mesma edição, Trilogia completa): R$ 8,90...


Off topic no topic. No meu apartamento novo, acharam que era demodé, não quis nem saber: mandei colocar uma biblioteca grande, para cerca de uns 1000 livros. Não só meu pai queria que eu ficasse com centenas que ele amealhou durante sua vida, como para mim o livro digital, é algo como a foto digital, efêmero. É bom para ler algo e descartar logo depois. Eu não me vejo, ainda, tendo livros DE CONSULTA, apenas de consulta, no formato digital. Essa coleção eu herdei do meu pai e, aliás, se eu pudesse lê-la no Kindle, seria melhor.

« Última modificação: 12 Setembro 2019 às 16:52:04 por flávio »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #6 Online: 12 Setembro 2019 às 16:44:41 »
Livro de consulta é melhor ainda no digital. Basta dar Ctrl+F para procurar o que quiser, ao invés de sair folheando.

Só vejo vantagem no livro de papel se tiver muita foto, gráficos, desenhos, etc.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #7 Online: 12 Setembro 2019 às 17:02:50 »
Eu também me desapeguei dos livros de papel e doei 95% deles há alguns anos, mantive apenas alguns cujo valor sentimental é grande (quase tudo herdado do meu pai). Carregar tudo no Kindle é muito prático, além do dicionário integrado e a facilidade em criar/editar notas, dá para ler à noite sem perturbar a sócia da cama com uma luz de leitura muito forte.

Recentemente tenho adorado também os audiolivros: fazer longas caminhadas no fim da tarde, além de bom para o corpo e para a alma, agora também tem sido bom para o intelecto.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #8 Online: 12 Setembro 2019 às 17:05:20 »
Eu também me desapeguei dos livros de papel e doei 95% deles há alguns anos, mantive apenas alguns cujo valor sentimental é grande (quase tudo herdado do meu pai). Carregar tudo no Kindle é muito prático, além do dicionário integrado e a facilidade em criar/editar notas, dá para ler à noite sem perturbar a sócia da cama com uma luz de leitura muito forte.

Recentemente tenho adorado também os audiolivros: fazer longas caminhadas no fim da tarde, além de bom para o corpo e para a alma, agora também tem sido bom para o intelecto.


Virei fã dos podcasts, faz uns bons meses que não ouço rádio que, aliás, me irritava bastante. Noticiário me irrita... Pegando o gancho, onde arrumam os arquivos para o Kindle, o meu está perdido num canto, não uso. E particularmente essa obra que citei acima, será que encontra em PDF e dá para ler nele? Audiobook arrumam onde?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #9 Online: 12 Setembro 2019 às 17:54:31 »
Você compra na loja a Amazon, Flávio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #10 Online: 12 Setembro 2019 às 18:35:03 »
Não essa obra... E para dizer a verdade, sempre o que procurei para comprar a versão Kindle pouco vantagem de preço tinha para a física. Por isso meu Kindle foi para a gaveta, acho que nunca usei.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #11 Online: 12 Setembro 2019 às 20:55:16 »
Tem horas que é mais vantajoso comprar livros Kindle, tem hora que é menos.

Veja o Fundação, que mencionei acima, por exemplo: semana passada paguei menos de R$ 9 e hoje está R$ 29...

Sempre que estou de olho em um livro, se o preço não estiver bem abaixo do livro físico, eu dou uma segurada e espero para comprar numa das várias promoções da Amazon.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #12 Online: 12 Setembro 2019 às 21:19:09 »
Não essa obra... E para dizer a verdade, sempre o que procurei para comprar a versão Kindle pouco vantagem de preço tinha para a física. Por isso meu Kindle foi para a gaveta, acho que nunca usei.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Flávio, já deve fazer muito tempo que não usas seu Kindle, porque hoje os preços das versões digitais são bem mais em conta que as físicas. Sem contar que a Amazon, salvo engano, tem o maior acervo de livros digitais em língua inglesa do mundo. Hoje não saio de casa sem meu precioso Kindle.

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #13 Online: 12 Setembro 2019 às 22:31:15 »

Virei fã dos podcasts, faz uns bons meses que não ouço rádio que, aliás, me irritava bastante. Noticiário me irrita... Pegando o gancho, onde arrumam os arquivos para o Kindle, o meu está perdido num canto, não uso. E particularmente essa obra que citei acima, será que encontra em PDF e dá para ler nele? Audiobook arrumam onde?

Como já disseram, 99% dos casos compensa comprar o livro pela loja da Amazon. Em alguns raros casos onde a obra não esteja disponível, é possível transferir o PDF para o Kindle de diversas maneiras (eu costumo usar email, veja como aqui: https://www.amazon.com/gp/sendtokindle/email )
Para audiolivros, uso tanto o Audible (serviço da Amazon) quanto livros avulsos comprados pelo Google Play Books.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Sobre o calendário na Roma antiga
« Resposta #14 Online: 13 Setembro 2019 às 19:26:04 »


Retirado.