Os relógios estão muito caros?

  • 18 Respostas
  • 5254 Visualizações
Os relógios estão muito caros?
« Online: 14 Outubro 2019 às 09:19:56 »
Caros Foristas,

Para quem ainda não conhece o excelente canal do You Tube "Dez e Dez Relógios", fica a dica para visitar e conhecer. Inclusive, o mestre Adriano aqui do FRM, é um dos membros mais ativos deste canal. Seu vídeo mais recente tem o mesmo título que coloquei neste tópico e me serviu de inspiração e provocação para reflexão.

Já faz algum tempo que não compro relógios, por dois motivos. Um deles, aprendi aqui no FRM, com a citação do forista Estrela, "que cada relógio porcaria que você compra, afasta você de um bom relógio". Escrevendo assim parece muito óbvio, mas o bocó aqui... nunca tinha parado para se dar conta e colocar em prática.

O outro motivo casou bem com o tema do canal Dez e Dez, que são os altos preços atuais dos relógios, sejam novos ou usados. Sou novo nesta paixão e meu interesse real começou em 2012 (portanto, não peguei os bons tempos do passado...), quando comecei a comprar uns suíços de entrada (Tissot, Mido e Victorinox) novos em joalherias da minha cidade e aos poucos fui me informando e aprimorando meu gosto e desejos. Acho que hoje sei exatamente o que quero e o que vale realmente a pena gastar meus suados tostões. Então, estou meio que num estado de hibernação forçada, apenas lendo e me deleitando com minha paixão por micromecânica e estética relojoeira, enquanto espero um momento, que talvez nunca chegue, em que os preços ficarão mais justos ou dentro da realidade da nossa economia. Até lá, não compro nada, nadica de nada...

Vejam o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AhT33lDVhrE

Abraços,

Jefferson.
« Última modificação: 14 Outubro 2019 às 09:28:20 por Jefferson »

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #1 Online: 14 Outubro 2019 às 14:27:24 »
Jefferson, pegou uma fase ruim sim...
Mas agora o que piorou foi a alta do dólar, tudo encareceu muito.

Eu dei uma relaxada, só compro Seiko, Casio e Orient. Apenas para manter o hobby e ficar variando de relógio.

O Canal é muito bom, só não entendo porque os membros não o promovem aqui. Descobri por acaso.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #2 Online: 14 Outubro 2019 às 14:43:16 »
Eu acho que é o caminho que as grandes marcas devem seguir mesmo. Relógios não tem mais função, a não ser como objeto de arte ou joia nesta faixa de preço, e devem estar muito atrelados ao luxo e desejo para sobreviver.

Temos opções não mecânicas muito mais robustas e confiáveis para contar a passagem do tempo, com muito mais funções uteis agregadas, tudo isso por um custo mais do que razoável.

Infelizmente como disseram no vídeo, a moleza acabou. São objetos destinados a um publico especifico e para o nosso azar acabamos ficando de fora da festa.

Grande parte dos meus conhecidos, e me coloco junto, nunca ficaram tanto tempo sem comprar alguma novidade. Valor subiu muito e o cambio é totalmente desfavorável.

O que estes caras estão fazendo é se reposicionar no mercado e apostando em um meta ou plano que definiram para as próximas décadas, e não estão errados. No final das contas, todo mundo quer sobreviver.  ;D
"All your base are belong to us"

Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #3 Online: 14 Outubro 2019 às 15:03:06 »
Jefferson, pegou uma fase ruim sim...
Mas agora o que piorou foi a alta do dólar, tudo encareceu muito.

Eu dei uma relaxada, só compro Seiko, Casio e Orient. Apenas para manter o hobby e ficar variando de relógio.

O Canal é muito bom, só não entendo porque os membros não o promovem aqui. Descobri por acaso.

Pois é ... e enquanto esta fase ruim permanecer, não compro nada, fico só na espera. Esperando pelo menos uma melhora no cambio, mas, como foi comentado no vídeo, este fenômeno é mundial.

Abs,

Jefferson.

Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #4 Online: 14 Outubro 2019 às 15:15:25 »
Eu acho que é o caminho que as grandes marcas devem seguir mesmo. Relógios não tem mais função, a não ser como objeto de arte ou joia nesta faixa de preço, e devem estar muito atrelados ao luxo e desejo para sobreviver.

Temos opções não mecânicas muito mais robustas e confiáveis para contar a passagem do tempo, com muito mais funções uteis agregadas, tudo isso por um custo mais do que razoável.

Infelizmente como disseram no vídeo, a moleza acabou. São objetos destinados a um publico especifico e para o nosso azar acabamos ficando de fora da festa.

Grande parte dos meus conhecidos, e me coloco junto, nunca ficaram tanto tempo sem comprar alguma novidade. Valor subiu muito e o cambio é totalmente desfavorável.

O que estes caras estão fazendo é se reposicionar no mercado e apostando em um meta ou plano que definiram para as próximas décadas, e não estão errados. No final das contas, todo mundo quer sobreviver.  ;D

Infelizmente, tenho que concordar com sua percepção da estratégia que as grandes marcas podem estar adotando. Quando você falou no relógio como um objeto de arte, e talvez, não mais como algo além de belo, funcional ou uma ferramenta, me veio a mente os preços subjetivos que são cobrados no mundo das obras arte como quadros, joias, etc.

Abs,

Jefferson.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #5 Online: 14 Outubro 2019 às 15:30:48 »
Olha, meus dois centavos, apesar de eu já ter martelado a questão aqui dezenas de vezes. Em primeiro lugar, como já ressaltei aqui outras vezes, relógios suíços nunca foram algo barato. Ah Flávio, um Rolex Submariner custava, em 1970, cerca de 200 dólares! É, custava mesmo... Mas isso correspondia a uns 15 dias de salário de um profissional qualificado nos EUA. Ok, o mesmo Rolex custa hoje uns 3 meses ou mais do salário mínimo americano, mas de modo algum os relógios eram baratos. Não eram, a toda evidência, TÃO CAROS, mas baratos? Nunca foram...

Mas concordo com Adriano e cia no vídeo: o luxo há poucos anos era mais acessível. Não precisa ir longe, eu já disse aqui que comprei meu Longines Avigation (na época 1100 dólares...) juntando grana de estágio. Ora, um relógio desses hoje custa quanto em loja? Uns 10 mil reais? 10 mil reais é muita grana! E na época, apesar de ter achado caro o relógio, e era, eu não "sofri" para juntar a grana para comprar. Não precisa ir longe: eu paguei 1850 euros no meu Omega Planet Ocean, quantia de modo algum desprezível nos anos 2000, mas hoje o mesmo relógio custa 5000! Pô Flávio, mas você não colocou a inflação na equação. Coloquemos então... Nem em sonho ocorreu uma inflação de 100 por cento na Suíça nas últimas décadas.

Ou seja, está tudo sim muito caro e usuais players, e eu estava vendo a hora que o Adriano me citaria no vídeo como um dos que "broxou" com o meio, porque pensei em mim, pularam fora do barco.

Mas eu vou além, para abordar algo que não foi dito no vídeo, e olha que o Adriano é "das internas": as fábricas atualmente buscam fazer caixa não só na venda dos relógios como das peças! Ora, há dez, quinze anos, você mandava um relógio para revisão e, sei lá, se precisasse trocar um parafuso, a fábrica nem te cobrava, tão irrisório o preço de um parafuso para sua produção. Hoje? Há peças com preços absurdos! Eu até concordo que se pague grife na aquisição inicial, mas depois? Para a p$# que pa57%%!  Toda cadeia da relojoaria passou a custar caro. Some-se a isso a valorização absurda do dólar e o não crescimento da nossa economia nos últimos dez anos e o circo está armado. E tem um paradoxo aí: os preços subiram mas, pelo menos em terra brasilis, as vendas parecem que de fato caíram, pois várias boutiques fecharam.

Eu tenho minhas dúvida se essa política atual das marcas, de incrementar ainda mais preços para transformar os produtos em algo mais de luxo ainda tem futuro nos próximos anos. Ah Flávio, faz 200 anos que os profetas do apocalipse vem prevendo a derrocada da indústria suíça, que passou pela primeira guerra mundial, 2a, crise do quartzo, do petróleo, do escambau. É... Mas nada como a situação atual, na qual o relógio, e sequer falo em mecânico ou não mecânico, mas o relógio de pulso, o gênero, tornou-se obsoleto pelos smart watch. Não precisa ir longe: minha mulher "roubou" meu Rolex Explorer 1 e o usava constantemente, para ir ao trabalho, sair, etc. Enfim, era o relógio de uso diário dela. Foi ela comprar um IWatch que o troço foi parar na gaveta e só sai de lá muito, mas muito, mas muito eventualmente.

Flávio

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Os relógios estão muito caros?
« Resposta #6 Online: 14 Outubro 2019 às 15:48:17 »
Eu uso um Smart todos os dias, nem para ver o Flávio na semana passada coloquei um bacaninha no pulso.  ;D

Não me desfiz de nenhum dos meus relógios, mas não consigo virar a cara para o tanto de comodidades que o meu relógio oferece hoje.

Some isso ao fato de me sentir completamente seguro com ele, temos um campeão!

« Última modificação: 14 Outubro 2019 às 15:52:17 por TUZ40 »
"All your base are belong to us"

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #7 Online: 15 Outubro 2019 às 07:54:23 »
Muito legal o bate papo do Adriano no vídeo, me senti falando com ele pessoalmente,algo que não faço a pelo menos 10 anos. Realmente relógios ficaram caros e curiosamente foram os mais caros os que mais valorizaram ::). Acabei de chegar de uma viagem, vi seikos "comuns" por 5000 ou 6.000 euros em Paris, ao lado de um especial por mais de 20K (pensei quem é o maluco que paga isso num seiko, por mais especial que seja o relógio). Acho que o maior problema é sim nossa moeda hoje estar sub valorizada (na minha humilde opinião em algo próximo a 30%) mas infelizmente a falta de seriedade de nossas instituições gera isso e quem sabe em algum momento no futuro esta distancia volte a normalidade (ninguém reclamava quando estavamos sobre valorizados ::)). Quanto a preços eles sobem e as vezes descem, uma vez conversando com o Lobo (um amigo que conheci aqui há mais de 15 anos) ele falava que teve todos Cosmographs Valjoux 72, custavam algo como $350.00 (reclamava muito de não os ter mais) nos anos 80 na feira da praça XV no Rio, os UG Tri-Compax eram bem mais caros e desejáveis, ninguém queria aquela coisa que exisgia manutença~a cada 2 anos. Propex era mandados repintar pra tirar aquela sujeira do mostrador, afinal reclame de petroleira era muito brega... mas sempre passava a mensagem: " o que é bom não fica ruim, o que é caro nem sempre se sustenta e o que é ruim não vira antiguidade".
[]s

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #8 Online: 15 Outubro 2019 às 13:31:17 »
No meu circulo de amizades os relógios caros são raríssimos de serem usados, todos tem, poucos usam.
No mercado financeiro o "esportista" usa Garmin, o "tech" usa Apple watch e a maioria não usa nada. Um relógio mais caro só está na galera mais das antigas e quem sempre usaram. Para o cara usar um Rolex ou sempre usou ou será zoado.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #9 Online: 15 Outubro 2019 às 14:24:04 »
Vai muita gente na sua rodinha, Mestre FALCO?
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #10 Online: 15 Outubro 2019 às 15:09:17 »
o igor tá todo fanfarrão ultimamente

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #11 Online: 15 Outubro 2019 às 21:02:49 »
Eu estou gozando muito ultimamente.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #12 Online: 15 Outubro 2019 às 23:49:11 »
Se o Igor pudesse, matava mil.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #13 Online: 16 Outubro 2019 às 09:17:50 »
Pois é ... e enquanto esta fase ruim permanecer, não compro nada, fico só na espera. Esperando pelo menos uma melhora no cambio, mas, como foi comentado no vídeo, este fenômeno é mundial.

Abs,

Jefferson.

Fase? É a nova realidade. Acostume-se com isso.

Dic

*

Offline Heu

  • ***
  • 247
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #14 Online: 16 Outubro 2019 às 09:34:25 »
Como foi dito, a "utilidade ou função" do relógio diminui... é importante para quem "gosta ou entende" de relógio ou para quem quer mostrar que "pode" comprar um...
O preço tem relação com oferta e demanda, mas para mercados quase nichados, o comportamento não é necessariamente proporcional.
Claro que o câmbio desfavorece, mas é uma questão menos relevante como um movimento do mercado mundial

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #15 Online: 16 Outubro 2019 às 09:47:46 »
Vai muita gente na sua rodinha, Mestre FALCO?

Depois de certa idade, há de se fazer escolhas
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline CSM

  • *****
  • 4.703
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #16 Online: 16 Outubro 2019 às 11:15:31 »
eu to na mesma ponta que o pessoal falou por ai, acho que está tudo caríssimo meio que perdeu o sentido para mim estes valores. nao compro nada novo há muito tempo.... na verdade minto, estava há muito tempo sem comprar nada, mas outro dia pintou um negocinho legal que coloquei para dentro. mas antes disso estava na ponta oposta, vendi muita coisa depois do assalto e fiquei com alguns poucos que gosto muito. no dia a dia tenho estado como o falco falou, gastando onda de esportista e andando de garmin. rolex virou objeto de decoração doméstico, praticamente só uso em casa.

abraços
Membro do RedBarBrazil

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #17 Online: 16 Outubro 2019 às 12:29:42 »
eu to na mesma ponta que o pessoal falou por ai, .........

Bom dia.

Nova realidade do Brasil e a tendência é a piorar.
_________

Chegando no Rio. Meu primo já falou não compra um relojao, usa um porcaria do camelô, eu já estava com um Omega Quartz e era o suficiente para chamar a atenção.

Aí ele vai no interior com um carro de segunda mão e nego fica perguntando pq ele não usa coi$a melhor.

Com essa realidade é inviável.
________

Mas vi um felizardo na empresa naval usando um Rolex GMT Pepsi WG.


Abraços!

*

Offline aapkb

  • *
  • 21
    • Ver perfil
Re:Os relógios estão muito caros?
« Resposta #18 Online: 05 Novembro 2019 às 12:02:40 »
eu acompanho alguns relogios vintages que aparecem no ML e ultimamente so vejo comedia no quesito preço x condicao.

Alguns vendedores nao tem menor ideia e acham que vao ganhar na loteria
Alguns vendedores/colecionadores que pelo visto nao querem vender e tambem acham que podem ganhar na loteria
Alguns vendedores mentindo descaradamente sobre condicao e autenticidade do relogio

Hoje, nao vejo nenhum relogio mecanico vintage nem perto de razoavel no ml para a venda. Os com cara "boa" estao em preços que passam do ridiculo.


Ex; ano passado comprei um constellation de ouro por 5500, preço razoavel, hoje tem porcaria de aço com mostrador redial a 7000, e o mesmo relogio a 15.000 obvio q ngn vai comprar.
« Última modificação: 05 Novembro 2019 às 12:09:17 por aapkb »