A história do Rolex do Tenzig Norgay

  • 1 Respostas
  • 1366 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
A história do Rolex do Tenzig Norgay
« Online: 18 Novembro 2019 às 14:35:15 »
A lenda corrente entre os entusiastas da relojoaria é que Hillary e Tenzig chegaram ao topo do Everest, ambos com Explorers, comprados pela marca após um pedido de desenvolvimento de projeto exclusivo para subir à montanha, sendo que Hillary também usava um Smiths, por questões de propaganda britânica.

Ouvi há alguns dias uma entrevista com o James Dowling, e ele disse que a história não é bem essa. Na verdade, ele disse que a Rolex já vinha patrocinando as tentativas de escalada de vários montes há décadas, estratégia que ela iniciou com o Oyster, vinculando-o a um feito fantástico (no caso, a travessia a nado do canal da mancha). Especificamente sobre a escalada do Everest, o governo local da época somente permitia uma expedição por ano. Só uma... E, em 1952, quem tentou foram os suíços. E no pulso dos suíços estavam Rolexes Oysters, pois o Explorer nem existia como conhecemos hoje, por questões de patrocínio. Sim, a Rolex era uma das patrocinadoras da expedição. Porém, os Sherpas não recebiam relógios dela. O que aconteceu, segundo Dowling, foi que a expedição da Suíça chegou muito próximo do topo, mas precisou voltar por questões de tempo ruim. E adivinhe quem estava na tentativa final de escalada, junto com o líder da expedição suíça? Norgay... E reza a lenda que Norgay ajudou o líder suíços nessa escalada e dele recebeu o Rolex que veio a continuar usando na expedição, agora vitoriosa, de 1953. Portanto, Tenzig não recebeu das mãos da Rolex o relógio que chegou ao topo do Everest, mas do líder suíço da expedição de 1952.

O que continua um mistério para mim é o motivo real de Hillary também usar um Smiths, reza a lenda, seu relógio pessoal. Usou por back up? Fato é que, depois, a Smiths usou o fato como propaganda de seus relógios.

Minha memória está fraca, mas eu acho que vi o Rolex do Tenzig na Corporação de Ofícios britânica e o Smith do Hillary (ou o Rolex, não lembro), no museu Bayer, em Zurique (ou o inverso...).

Flávio

Re:A história do Rolex do Tenzig Norgay
« Resposta #1 Online: 19 Novembro 2019 às 08:20:46 »
Achei esta lenda do rolex do Tenzig bem mais bacana e até mais plausível que a corrente, até então... Tem sentido para mim que a rolex entregue seus relógios de patrocínio apenas para a equipe oficial da expedição, visto que os sherpas estão lá a trabalho e não por idealismo de cumprir um desafio. Saudações!