Desmontando um watch winder da Orbita

  • 7 Respostas
  • 1885 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Desmontando um watch winder da Orbita
« Online: 21 Novembro 2019 às 12:34:46 »
Há alguns anos, decidido a ter um watch winder, adquiri um modelo Sparta da Orbita, com o exclusivo sistema rotor Wind que, diga se de passagem, é de fato super interessante. Como analisado em uma review que fiz na época, o sistema leva o gasto de pilha ao mínimo, eis que apenas é acionado até o ponto de desengate, quando a gravidade faz o resto...

Mas o aparelho fazia um barulhinho irritante no final do seu curso e, ao comunicar ao representante no Brasil, enviaram me outro, já de segunda geração, totalmente silencioso. A segunda geração nada mudou no sistema, apenas alterando o funcionamento de pilhas comuns para "pilhas" de 16 mil miliamperes, com garantia de funcionamento para cinco anos. E adicionou uma chave comutadora para funcionamento opcional de 15 em 15 minutos.

Hoje, porque tenho usado eventualmente watch winders, resolvi desmontar o original para descobrir a origem do barulho.

A construção do aparelho, como podem perceber, preza a resistência no eixo de suporte dos relógios, eis que roletado nas duas extremidades.

A transmissão é feita por uma borrachinha tensionada conectada a um motor (suíço), acoplada simples engrenagens plásticas de redução. Na engrenagem maior, a última, há um ressalto que ao giro completo, aciona uma chave comutadora que desarma o sistema. O circuito (austríaco) controla o acionamento e, voila, assim como os de nova geração, já possuía chave seletora para 10 ou 15 minutos, muito embora só desmontando pudesse ser acessada. E isso nunca foi dito pela Orbita, descobri agora...

E qual a causa do barulhinho? Notem na foto lateral da engrenagem maior um total empeno desta, o que faz com que a conexão com o pivô da outra roda seja errático, causando o barulho.

O que fiz? Limpei tudo e adicionei pequena quantidade de graxa com Teflon em todos os pontos de fricção, mas também nos dentes das engrenagens, o que não é um procedimento lá muito usual, sobretudo para algo que gira tão lentamente e de plástico. Mas não é que melhorou? Não acabou, mas melhorou.

Na minha sincera opinião, após desmontar o aparelho, que conta sim com sistemas feitos em países de mão de obra cara, como Suíça e Áustria, é que o troço é overpriced. É inacreditável que algo tão simples como este, e não achei a construção lá essas coisas, pelo contrário, há um nítido defeito em uma das peças, possa custar tão caro. A impressão que tenho é que por ser algo voltado a conhecedores, o preço já é definido como alto...

Vejam as fotos.

Flávio



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Desmontando um watch winder da Orbita
« Resposta #1 Online: 21 Novembro 2019 às 13:00:39 »
Flávio não consegui perceber o empeno da engrenagem na foto, mas já que você o desmontou uma vez, pode tentar aquecer bastante a engrenagem plástica com um secador de cabelos potente. Pode ser que com isso haja uma correção no formato da peça ou, se não ocorrer naturalmente, você possa dobrar um pouco a peça no sentido contrário ao empeno, resfriando-a sob a água de uma torneira. Há boa chance de resolver esse empeno se assim você desejar.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re:Desmontando um watch winder da Orbita
« Resposta #2 Online: 21 Novembro 2019 às 13:03:42 »
É plástico bem duro, será que secador resolve?

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Desmontando um watch winder da Orbita
« Resposta #3 Online: 21 Novembro 2019 às 13:38:11 »
Deve ser de Nylon.

Tem que aquecer bem a peça aproximando bastante a ponta do secador, não é garantido por ser uma peça pequena mas é bem possível, especialmente se você dobrar a peça no sentido contrário ao empeno.

Já fiz isso em peças plásticas rígidas com sucesso.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re:Desmontando um watch winder da Orbita
« Resposta #4 Online: 21 Novembro 2019 às 15:37:48 »
Desotti, te respondi na correria pelo celular, mas só agora me deu um "click" mental: não tem como tirar a roda. A roda é a maior de todas, penúltima foto, veja como está empenada e "raspa" na estrutura do aparelho. Tá, e daí? E daí que essa roda é "travada" no eixo principal (que possui os rolamentos), seja por pressão ou por rebite (não consegui identificar como), e não tem como desmontar. Enfim, o troço funciona bem mas, ao contrário do outro modelo igualzinho que tenho, não dá para colocar numa cabeceira de cama pois o barulhinho incomoda.


Flávio

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Desmontando um watch winder da Orbita
« Resposta #5 Online: 21 Novembro 2019 às 16:00:26 »
Entendi, realmente aí complica mexer, melhor não arriscar.

Re:Desmontando um watch winder da Orbita
« Resposta #6 Online: 21 Novembro 2019 às 19:03:52 »
Pago 50 conto


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re:Desmontando um watch winder da Orbita
« Resposta #7 Online: 21 Novembro 2019 às 20:03:56 »
Na minha sincera opinião é o que deveria custar... Mas custa 200 dólares.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk