Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??

  • 11 Respostas
  • 9047 Visualizações
*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Online: 21 Janeiro 2010 às 00:04:29 »
Tá certo que o foco do forum é os relógios mecânicos, mais não acho que não teria outro lugar para sanar a tal duvída  ;D ;D

Pessoal eu tenho um Technos Skydiver anadigital que fincionava normalmente até a troca da bateria.
Então quando a bateria acabou noutro dia já levei para trocar até tudo bem só que ele comoçou atrazar o analógico em relação ao digital no qual eu deixava sincronizado horas, minutos e segundos, isso só começou depois da troca da bateria. :( :(
Ele trocou a pilha na minha frente foi rapidão !!

Aí vem minhas duvidas:

Será que o relojoeiro pode ter colocado pilha de voltagem diferenciada ??  ???
Isso pode ocorrer com uma pilha de menor voltagem do que a que estava antes ??  ???

O engraçado que ele falow que o maquinário não estava lá essas coisas e que ele colocaria um novo com garantia por R$70,00, mais antes dá troca ele funcionava direitinho até com a batria fraca ele não atrasava !! :-\

 Será que de maldade ele colocou uma pilha de menor voltagem para ganhar vantagem com a troca do mecanismo que está possivelmente cons os dias contados ?? ??? :( >:(

Depois disso não mandei em outro relojoeiro antes de tirar uma prévia com os colegas !!

Agradeço desde já a ajuda dos colegas!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #1 Online: 21 Janeiro 2010 às 00:36:16 »
As baterias de relógio, de química de óxido de prata, são todas de 1,55V. Não existe outra voltagem, a não ser as de lítio de 3V (e já existiu há pouco tempo lítio de 2V e as antigas com mercúrio de 1,35V).

A bateria tem validade. Uma bateria velha pode ter voltagem mas não tem intesidade de corrente (amperagem), e pode fazer com que o relógio atrase. Bateria de má qualidade idem.

Mas pode ser necessidade de revisão. É impossível dizer sem testar pelo menos a bateria. Se a bateria é boa, é nova, está com voltagem total, e o relógio atrasa, nem precisa testar o relógio: é revisão.

O que ocorre na prática é que por deficiência mecanica, o circuito envia o pulso, mas o rotor não completa o giro. Ele falha em saltar o ponteiro de segundos algumas vezes, e o acúmulo dessas falhas se reflete em atraso.

Abraços!

Adriano


*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #2 Online: 21 Janeiro 2010 às 02:52:24 »
Valeu Adriano, eu não me lembro a marca da bateria vou dar uma olhada depois e passar em outra relojoaria para fazerem o teste da mesma, mais o engraçado que antes da troca o funcionamento eranormal sem atrasos na sincronia com a parte digital !!

Depois posto a marca da bateria !!

Por hora Obrigado !! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #3 Online: 21 Janeiro 2010 às 19:25:39 »
 :) Boa noite , comigo já aconteceu esta situação com um Casio de estimação eh eh eh , o relojoeiro bastou mudar de marca da bateria e o bichinho deu logo sinal de vida.Explicação:como nem sempre a proveniencia das baterias são as mesmas e como são condicionadas para o transporte ( aqui em Portugal ) tudo são condicionantes para o desempenho das baterias.No caso ele trocou uma VARTA por uma Sony ( mais barata - preço 2.50 Euros ) .Já lá vai 2 anos e o relogio nunca mais deu problemas.Espero ter contribuido com esta informação.

ABS
LEON
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #4 Online: 22 Janeiro 2010 às 00:09:18 »
Eu levaria em outro relojoeiro e pediria para testar a bateria.

Até bateria eles falsificam, então caso o relojoeiro tenha colocado uma bateria falsificada, a voltagem e amperagem podem estar alteradas (produto falsificado não tem como confiar né).

Caso seja realmente problemas no movimento e se você tiver coragem e as ferramentas próprias, pode comprar o movimento (custa R$25,00) e trocar você mesmo (eu fiz isso, acho inclusive que você viu o tópico e comentou).

Mas pelos sintomas terem ocorrido somente após a troca da bateria acredito que seja problema com a mesma.
Um abraço
Fábio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #5 Online: 22 Janeiro 2010 às 00:30:50 »
Valeu Adriano, eu não me lembro a marca da bateria vou dar uma olhada depois e passar em outra relojoaria para fazerem o teste da mesma, mais o engraçado que antes da troca o funcionamento eranormal sem atrasos na sincronia com a parte digital !!

Depois posto a marca da bateria !!

Por hora Obrigado !! ;D ;D

Aí é que pode estar o engano, muito comum: se o relógio estava funcionando perfeitamente, por que ele precisou ser levado para troca da bateria? Essa falsa impressão de que ele funcionava direito e ficou ruim depois da troca da bateria é comum. Porém, mais comum é que a bateria não estava ruim desde o princípio: o relógio simplesmente começou a parar ou atrasar. A bateria na verdade ainda estava boa. O relojoeiro comum nem testa a bateria velha, simplesmente põe uma nova e o problema apenas persiste, dando a impressão de que ele apareceu depois da troca.

Por isso, existe uma regrinha básica de relógios a quartzo: não interessa qual a alegação do cliente, o primeiro teste a ser feito em um relógio a quartzo não é no relógio, mas sim na bateria que há dentro. Se a bateria que estava no relógio estiver boa, não há mais o que prosseguir com diagnóstico: é problema do relógio.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #6 Online: 22 Janeiro 2010 às 02:28:37 »
:) Boa noite , comigo já aconteceu esta situação com um Casio de estimação eh eh eh , o relojoeiro bastou mudar de marca da bateria e o bichinho deu logo sinal de vida.Explicação:como nem sempre a proveniencia das baterias são as mesmas e como são condicionadas para o transporte ( aqui em Portugal ) tudo são condicionantes para o desempenho das baterias.No caso ele trocou uma VARTA por uma Sony ( mais barata - preço 2.50 Euros ) .Já lá vai 2 anos e o relogio nunca mais deu problemas.Espero ter contribuido com esta informação.

ABS
LEON

Entendi, a que está nele agora é uma Energizer, talvez pode ser o que você disse bateria velha no estoque ou má acondicionada !!
Valeu pelas dicas Leon.

Eu levaria em outro relojoeiro e pediria para testar a bateria.

Até bateria eles falsificam, então caso o relojoeiro tenha colocado uma bateria falsificada, a voltagem e amperagem podem estar alteradas (produto falsificado não tem como confiar né).

Caso seja realmente problemas no movimento e se você tiver coragem e as ferramentas próprias, pode comprar o movimento (custa R$25,00) e trocar você mesmo (eu fiz isso, acho inclusive que você viu o tópico e comentou).

Mas pelos sintomas terem ocorrido somente após a troca da bateria acredito que seja problema com a mesma.

Grande O Cara, é sim eu me lembro quando você fez o transplante de movimento do seu Technos, engraçado eu fiz a do meu Technos mais não o Skydiver é aquele que resgatei da sucata !! Adoro aquele tópico, devez enquendo eu paso por ele ainda!! ;D

Então eu andei olhando lá no Central Fornituras pelo menos no site eles não tem o movimento do meu, o meu tem é lcd reto e tem 2 botões só do lado esquero do lado direito só a corôa!!
Se eu consegui um movimento eu mesmo troco, mais antes vou ver esse negócio da bateria até porque antes de ser trocada o relógio nunca atrasou em relação ao digital (LCD) só depois da troca que veio esse problemas de atraso !!
E está atrazando feio , de um dia para outro chega de ser 40min.

Valeu O Cara, como você já fez a troca do seu movimento e se eu for trocar o meu eu poderei mandar uma MP para você em caso de alguma dúvida ??

Obrigado pelos comentários já me animaram !! ;D ;D


Valeu Adriano, eu não me lembro a marca da bateria vou dar uma olhada depois e passar em outra relojoaria para fazerem o teste da mesma, mais o engraçado que antes da troca o funcionamento eranormal sem atrasos na sincronia com a parte digital !!

Depois posto a marca da bateria !!

Por hora Obrigado !! ;D ;D

Aí é que pode estar o engano, muito comum: se o relógio estava funcionando perfeitamente, por que ele precisou ser levado para troca da bateria? Essa falsa impressão de que ele funcionava direito e ficou ruim depois da troca da bateria é comum. Porém, mais comum é que a bateria não estava ruim desde o princípio: o relógio simplesmente começou a parar ou atrasar. A bateria na verdade ainda estava boa. O relojoeiro comum nem testa a bateria velha, simplesmente põe uma nova e o problema apenas persiste, dando a impressão de que ele apareceu depois da troca.

Por isso, existe uma regrinha básica de relógios a quartzo: não interessa qual a alegação do cliente, o primeiro teste a ser feito em um relógio a quartzo não é no relógio, mas sim na bateria que há dentro. Se a bateria que estava no relógio estiver boa, não há mais o que prosseguir com diagnóstico: é problema do relógio.

Abraços!

Adriano

Mestre Adriano, é o seguinte igual eu disse ai em cima para o O Cara, antes da troca da bateria ele funcionva perfeitamente sem atrazos eu sempre sincronizei até os segundos e estava de boa, mesmo com a pilha fraca que dava para perceber pelo LCD que os numeros estavam fracos ele não se atrazava, agora com a bateria nova o LCD está bem forte e os ponteiros atrazando serca de 40min. por dia !!

Mais igual comentaram o Leon e O Cara, vou ver primeiro a bateria se não for eu troco tudo o movimento logo !!

Valeu Adriano pelos comentários !!
« Última modificação: 22 Janeiro 2010 às 02:30:08 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #7 Online: 23 Janeiro 2010 às 01:29:27 »
Corroborando o que o Igor disse, levei duas baterias para comprar outras num relojoeiro, uma de um Tissot e outra da calculadora da minha esposa (dessas made in china mesmo, porém com bateria igual de relógio).

O cara antes de qualquer coisa, testou as duas baterias e falou que a da calculadora estava boa, deduzi imediatamente que então a calculadora é que está com defeito.

Já o Tissot, voltou a vida e bate feliz de coração novo  :D
Um abraço
Fábio

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #8 Online: 25 Janeiro 2010 às 15:42:29 »
Corroborando o que o Igor disse, levei duas baterias para comprar outras num relojoeiro, uma de um Tissot e outra da calculadora da minha esposa (dessas made in china mesmo, porém com bateria igual de relógio).

O cara antes de qualquer coisa, testou as duas baterias e falou que a da calculadora estava boa, deduzi imediatamente que então a calculadora é que está com defeito.

Já o Tissot, voltou a vida e bate feliz de coração novo  :D

Então acho que era isso que o relójoeiro tinha que ter feito no meu caso, ele simplesmente abriu e colocou uma nova e disse está pronto, mais o seu mecânismo não vai longe não !! Ai que fiquei encucado pq antes da bateria morrer ele funcionava sem atrasos memo com a bateria fraca !!

Obrigado pelo comentário O Cara !!
Abraços,
Cigano!

Re:Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #9 Online: 05 Dezembro 2019 às 09:40:22 »
Pessoal, estou ressuscitando esse tópico, pq agora dei pra querer trocar as baterias dos meus quartzo porcaria.

Abri o primeiro relógio e vi que a bateria era uma 377, então comprei algumas dessas. O segundo relógio que abri tinha uma bateria do mesmo tamanho, então nem sequer olhei o código dela, troquei pela 377 e o relógio funcionou! Comecei então a trocar todas (que cabiam) pela 377 e todas funionaram!...até que fui trocar outra esses dias e percebi que apesar de ter o mesmo tamanho ela era uma 363/364. Aí fiquei na dúvida: Será que andei trocando baterias por modelos errados? Será que isso pode acarretar problemas ao mecanismo? Pesquisando na internet acabei caindo aqui, neste tópico onde o Adriano explicou que todas as baterias possuem 1,55v, o que me deixou mais tranquilo.

Encontrei então no porão da internet um tal de "watch battery selector", uma espécie de molde para definir o código da bateria imagem abaixo).

A dúida que fica é: Essa diferença entre os modelos (na maior parte dos casos) seriam então mínimas mudanças de tamanho?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #10 Online: 05 Dezembro 2019 às 20:13:54 »
A 377 não é o mesmo tamanho da 364.

O problema de se usar bateria incorreta não é elétrico. Todas tem a mesma voltagem. Porém ao usar uma menor, eça dá mal contato. E o maior risco, de usar uma mais alta e "esmagar" o mecanismo ao fechar a tampa.

Já vi algumas vezes ETA 988.333 que colocaram bateria décimos de milímetro mais alta, e ao fechar a tampa, quebrou até o display, do outro lado na máquina.

O certo é seguir o manual da marca. E se atentar para as low-drain e hi-drain.

Abs.,

Adriano


Re:Tem a possibilidade de ser voltagem da bateria ou não ??
« Resposta #11 Online: 05 Dezembro 2019 às 20:24:28 »
Valeu Adriano, vou prestar mais atenção nesses detalhes na próxima.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk