Eis que nesse ano houve um acréscimo em vendas na indústria suíça! Devem estar pensando: então é uma recuperação? Well... De acordo com o texto abaixo não. O que ocorreu foi uma maior concentração de riquezas, as marcas acima de 10 mil dólares e conhecidas ganhando mais e alavancando o bolo (se pensaram em Rolex, Patek, etc, pensaram certo), enquanto no mid range, entre 5 a 10 mil dólares, a competição tornou-se mais acirrada ainda, com a readequação de preços. Ou seja, para algumas marcas, como a Rolex, o futuro é promissor; para outras não.
A realidade, como já ressaltei aqui algumas vezes, é que existe um monte de marcas novas no mercado que simplesmente não tem como sobreviver. São marcas que não são tão pequenas como os independentes da AHCI, que sequer fazem propaganda, vendem-se por si, e estão ali no meio: custam caro mas não tem justificativa para custarem tão caro.
Enfim, aguardemos... Ah, a Longines, acreditem se quiser, tornou-se a terceira marca em giro de grana no planeta, só perde para Rolex e Omega.
https://www.hodinkee.com/articles/switzerlands-uneven-watch-recovery-business-newsFlávio