Rubis em mecanismo quartz

  • 15 Respostas
  • 3385 Visualizações
Rubis em mecanismo quartz
« Online: 22 Março 2020 às 16:50:58 »
Saudações!

Sabe-se que os rubis são importantes em movimentos mecânicos devido à grande quantidade de engrenagens que possuem. Sabemos também que muitas marcas põem rubis onde nem precisa só para aumentar o preço dos relógios. E os movimentos a quartz? Precisam mesmo de rubis?
Me peguei pensando nisso porque vi que o Bulova Curv tem o fundo transparente com a inscrição 11 rubis. Mas já vi também muitos movimentos quartz sem rubi nenhum. Isso faz alguma diferença na prática?

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #1 Online: 22 Março 2020 às 20:51:48 »
Todo relógio de ponteiro tem engrenagens, o que muda do Quartz para o mecânico é a fonte de energia, sendo que o mecânico geralmente tem mais engrenagens.

Esse meu Seiko aqui por exemplo que é da família do primeiro relógio Quartz com cronógrafo analógico tem 15 rubis.
« Última modificação: 22 Março 2020 às 21:16:21 por fbmj »

Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #2 Online: 23 Março 2020 às 01:07:08 »
Devo ter me expressado mal. Sei que os movimentos quartz também têm engrenagens. Quis dizer que os movimentos mecânicos têm mais engrenagens que os quartz.

Muito bonito esse seu Seiko! É de que década?

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #3 Online: 23 Março 2020 às 11:34:46 »
Devo ter me expressado mal. Sei que os movimentos quartz também têm engrenagens. Quis dizer que os movimentos mecânicos têm mais engrenagens que os quartz.

Muito bonito esse seu Seiko! É de que década?

Final dos anos 80

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #4 Online: 23 Março 2020 às 12:37:19 »
Se você sabe que há engrenagens, então segue o mesmo princípio do relógio mecânico: os rubis prolongam a durabilidade do movimento, então obviamente faz diferença na prática.

Há movimentos quartzo sem rubis, assim como já houveram, antigamente, movimentos mecânicos sem rubis, ou seja, são máquinas visando o menor custo possível.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #5 Online: 23 Março 2020 às 15:26:56 »
Perfeito, Igor. É o que eu imaginava. Mas, por outro lado, pensava que a necessidade dos rubis estava justamente nas engrenagens a mais que os mecânicos possuem, tipo no antichoque, no escapamento, na parte do carregamento, entre outras.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #6 Online: 23 Março 2020 às 16:53:26 »
Há alguns mecanismos, como os Piguet mecaquartz, que foram usados pela Breitling, Omega, etc, que possuem todo sistema de contagem de tempo eletrônico e o sistema do cronógrafo inteiramente mecânico. Ao invés de o mecanismo funcionar impulsionado por tensão de mola, ele funciona pelo acoplamento de uma engrenagem a um motor de passo. E tome rubis!

Veja na foto a quantidade de rubis e engrenagens.


https://calibercorner.com/breitling-caliber-69/

Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #7 Online: 23 Março 2020 às 19:47:04 »
Flávio, esse link não está abrindo.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #8 Online: 26 Março 2020 às 23:13:03 »
Temos que ter em mente que os rubis - por serem muito duros e perfeitamente lisos - tem como função essencial reduzir o atrito entre as partes deslizantes. A redução do desgaste é consequência disso. E a segunda consequência disso, tão importante quanto a primeira, é a redução à resistência ao movimento. Nos mecânicos, promovem precisão ao permitirem o mínimo de interferência e perdas na transmissão de força, enquanto nos quartz aumenta a autonomia da bateria ao reduzir a resistência do movimento.

O desgaste é desprezível nos mecanismos a quartzo, pois as forças envolvidas são minúsculas. O torque promovido pelo motor de passo é rizível perto da corda de um mecânico. Por isso o uso de rubis - nos quartz de melhor qualidade - promove maior autonomia da bateria. Esse é o propósito.

Abs.,

Adriano

Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #9 Online: 27 Março 2020 às 00:43:07 »
Sempre uma aula!
Cara, era justamente isso que, por um lado, eu imaginava: que os rubis eram necessários nos movimentos mecânicos exatamente por causa da força bem maior que a corda libera. Por isso, pensei logo nos rubis, entre outros, do antichoque e do escapamento, coisas que os movimentos a quartzo não possuem.
Interessante saber que, nos quartz, a presença de rubis aumenta a vida da bateria.

Obrigado, Adriano.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #10 Online: 27 Março 2020 às 14:25:59 »
Flávio, esse link não está abrindo.


Ué, aqui em casa abre...

Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #11 Online: 27 Março 2020 às 15:20:55 »

Ué, aqui em casa abre...

Danou-se. Agora abriu.

Que movimento lindo. Não parece quartz. Até a bateria fica oculta.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #12 Online: 27 Março 2020 às 16:19:25 »
Piguet né? A Piguet sempre teve um padrão altíssimo, tanto é que hoje virou a Manufatura Blancpain... Entenda se: o Swatch group trocou o nome na fachada e disse que a Piguet seria Blancpain a partir de agora... Hahahahshs

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #13 Online: 27 Março 2020 às 17:50:05 »
Não sabia. Esse movimento ainda é produzido?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #14 Online: 27 Março 2020 às 18:19:53 »
Cara, não sei... Acredito que não... Mas foi muito usado nos anos 2000.

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Rubis em mecanismo quartz
« Resposta #15 Online: 28 Março 2020 às 09:03:29 »
Não é mais produzido.
Eu tive um JLC master Control mecaquartz
Excelente relógio. Na época a HStern era autorizada no Brasil e cheguei a fazer revisão nele.

Me arrependo de ter vendido.

Enviado de meu Moto Z (2) usando o Tapatalk