Dúvidas Calendário duplo Cal.7750

  • 24 Respostas
  • 6009 Visualizações
*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Online: 29 Março 2020 às 03:05:35 »
Caros amigos, aproveitando esse período de "tranquilidade", gostaria de uma sugestão para uma dúvida...

O calibre 7750 de calendário duplo (dia da semana e data) estava sincronizado, fazendo a mudança de data ás 24 hrs simultaneamente.

Fiz alguma merda nesse horário enquanto dava corda na coroa,,,, resultado,,,,data alterando as 24 hr,,,,e dia da semana alterando as 3:15....(ponteiros juntos nesse horário, minuto e hora).

Existe a possibilidade de algum ajuste sem ter que desmontar o calibre?

Como é um fato até que comum nos 7750, alguém já ouviu falar de algum ajuste para sincronizar novamente?

Ficaria grato com as opiniões...
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #1 Online: 29 Março 2020 às 17:21:07 »
E ai amigos? Alguém com esse conhecimento?


Att

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #2 Online: 30 Março 2020 às 10:43:32 »
Cara, o Adriano, que está na prática, talvez explique COMO isso aconteceu, mas uma coisa é certa: o alinhamento não pode ser feito sem acesso às rodas de calendário, e nessas fotos aqui explica-se o motivo. O lance é que cada roda carrega um "finger" (um alavanca) que se engata ao disco de calendário e o empurra no momento adequado. E como se sincronizam as mudanças? Ao montar o relógio, você alinha um dos "fingers" com uma marcação na platina e, depois, o outro finger tomando como base o ajuste anterior.

http://www.bobinchak.com/watchmaking/2018/3/18/7750-calendar-synchronization

Ou seja, é possível que essas rodas tenham saído de posição. Como isso aconteceu ou acontece? Sinceramente não sei.


Flávio

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #3 Online: 30 Março 2020 às 14:39:08 »
Muito obrigado pela explicação Flavio, foi esclarecedora...

Realmente é uma incógnita como essas engrenagens "perderam" a sincronia...

Mais uma vez, obrigado... 
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #4 Online: 30 Março 2020 às 16:35:23 »
Eu acho que é isto que acontece quando se acerta o horário naquele período "proibido" entre às 21:00 e 3:00, nos 7750 dá este resultado aí descrito.
Ainda que seja um reparo simples, o certo é revisar, porque tem que desmontar bem.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #5 Online: 30 Março 2020 às 17:00:14 »
Eu acho que é isto que acontece quando se acerta o horário naquele período "proibido" entre às 21:00 e 3:00, nos 7750 dá este resultado aí descrito.
Ainda que seja um reparo simples, o certo é revisar, porque tem que desmontar bem.

Obrigado pela informação Falco. Estava verificando o site que o Flávio compartilhou, lá mostra algumas manutenções no 7750, apesar de ser um calibre bastante utilizado por ser, digamos,  "simples", a manutenção dele é bem complexa, no quesito de sincronia dos ponteiros de cronógrafos e tals...Bom, foi o que percebi no site.

No meu caso, em questão, é uma IWC Pilot Crono Cal.79320, que, segundo o que li, a IWC melhorou o "acabamento" do 7750 e algumas outras melhorias...

Não estou tendo coragem de desmontar a parte de cima (sacar ponteiros que nunca viram uma chave e o dial sem nenhum detalhe na superfície. Embora tenha muito cuidado,,,mas um sopro já é capaz de riscar....rsrs) para essa manutenção e sincronização das engrenagens. E enviar a assistência também esta fora de cogitação no momento.

o grande problema é o fator psicológico, que insiste em focar a não sincronia da mudança de data/dia....   

Coisas da cabeça....fazer o que....mas o custo/benefício esta martelando,,,,
« Última modificação: 30 Março 2020 às 17:10:31 por cass »
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #6 Online: 30 Março 2020 às 18:43:20 »
Eu tenho impressão que o 7750 eh tudo, menos simples.. não imagino um cronógrafo, ainda mais automático, sendo simples


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #7 Online: 30 Março 2020 às 19:18:28 »
Eu tenho impressão que o 7750 eh tudo, menos simples.. não imagino um cronógrafo, ainda mais automático, sendo simples


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Concordo com o Sr. É um ebauche robusto, amplamente reconhecido por sua confiabilidade. O termo "simples" foi no sentido da ampla utilização por diversas manufaturas...que, de certo modo é ótimo....pois sempre haverá disponibilidade de peças de reposição por um valor razoável... nada exorbitante....

Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #8 Online: 30 Março 2020 às 20:31:07 »
Engraçado, amigo. Aconteceu coisa semelhante comigo. Mas não foi por mau uso. Comprei um Bulova com movimento SW500 (clone do Valjoux 7750) que veio com um defeito: a coroa girava quando o rotor se movimentava. Era a roda "rochet" que estava com problema. Foi reparado, porém voltou com essa falta de sincronismo da mudança de datas. Antes do conserto, dia do mês e da semana mudavam ao mesmo tempo. Após o conserto, o dia do mês muda à meia-noite, e o da semana muda por volta das 3h da madrugada. Mas não me importo. heheheh

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #9 Online: 30 Março 2020 às 22:08:40 »
Engraçado, amigo. Aconteceu coisa semelhante comigo. Mas não foi por mau uso. Comprei um Bulova com movimento SW500 (clone do Valjoux 7750) que veio com um defeito: a coroa girava quando o rotor se movimentava. Era a roda "rochet" que estava com problema. Foi reparado, porém voltou com essa falta de sincronismo da mudança de datas. Antes do conserto, dia do mês e da semana mudavam ao mesmo tempo. Após o conserto, o dia do mês muda à meia-noite, e o da semana muda por volta das 3h da madrugada. Mas não me importo. heheheh
Amigo Souza, que interessante... é exatamente o que está acontecendo.... mudança da data a meia noite e o dia da semana...por volta das 3:10...kkkkk.....estou tentando fazer uma psicólogia reversa pra lembrar exatamente o que estava fazendo antes do fato ocorrer.....a questão ficou tão peculiar que também não estou ligando mais.... só a intriga que continua, sobre o porquê!!!.....bom...agora tornou-se uma particularidade...Ex:

"Delegado pergunta: O Sr. Tem certeza que esse relógio que foi roubado e encontrado com o assaltante é o do Sr? Aonde está a nota fiscal pra provar...???

A resposta: "acerta o horário...Veja que a data vai mudar a 12:00....e o dia as 03:10.....

Bom... teoricamente... é uma boa saída....

Abraços...


Enviado de meu Moto Z3 Play usando o Tapatalk

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #10 Online: 30 Março 2020 às 22:19:19 »
Hahahahaahah Boa ideia!

Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #11 Online: 31 Março 2020 às 10:50:40 »
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Boa ideia mesmo

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

Abraços!
Vinicius

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #12 Online: 04 Abril 2020 às 23:54:43 »
O que aconteceu aí é exatamente o que o Flávio falou. E não tem jeito de resolver sem desmontar e ressincronizar a roda, isso partido-se do princípio de que ela não se danificou, pois isso só pode ser provocado por tentativa de ussr o acerto rápido durante a fase de mudança. Não tem outra possibilidade disso acontecer.

Mas realmente não tem como acertar isso sem desmontar. E na verdade, ainda bem que era um 7750, que dificilmente quebra quando isso acontece. Em outros calibres a chance de quebrar algo é bem maior.

Abs.,

Adriano

*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #13 Online: 05 Abril 2020 às 11:07:45 »
O que aconteceu aí é exatamente o que o Flávio falou. E não tem jeito de resolver sem desmontar e ressincronizar a roda, isso partido-se do princípio de que ela não se danificou, pois isso só pode ser provocado por tentativa de ussr o acerto rápido durante a fase de mudança. Não tem outra possibilidade disso acontecer.

Mas realmente não tem como acertar isso sem desmontar. E na verdade, ainda bem que era um 7750, que dificilmente quebra quando isso acontece. Em outros calibres a chance de quebrar algo é bem maior.

Abs.,

Adriano

Obrigado pela resposta Adriano. Estou usando ele continuamente desde o dia que as rodas foram dessincronizadas por mim mesmo, e estou acompanhando a regulagem dele junto com um quartzo, 7 dias de uso continuo (aferindo também o cronógrafo durante esse período em turnos de 13 horas) e adiantou 08 segundos em relação ao quartzo, que, no meu ponto de vista, é muito bom, ainda mais não se tratando de um cronometro. Realmente a construção da base 7750 é muito robusta e confiável. Se tiver alguma matéria que explica a história deste calibre, ficaria grato se compartilhasse. 

Att

« Última modificação: 05 Abril 2020 às 12:06:18 por cass »
QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #14 Online: 05 Abril 2020 às 15:45:28 »
Realmente a construção da base 7750 é muito robusta e confiável. Se tiver alguma matéria que explica a história deste calibre, ficaria grato se compartilhasse. 

Boa sugestão de pauta para o Chronotalk do nosso amigo Adriano.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #15 Online: 05 Abril 2020 às 16:15:55 »
Boa sugestão de pauta para o Chronotalk do nosso amigo Adriano.
+1
Abraços!
Vinicius

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #16 Online: 06 Abril 2020 às 09:39:08 »
Obrigado pela resposta Adriano. Estou usando ele continuamente desde o dia que as rodas foram dessincronizadas por mim mesmo, e estou acompanhando a regulagem dele junto com um quartzo, 7 dias de uso continuo (aferindo também o cronógrafo durante esse período em turnos de 13 horas) e adiantou 08 segundos em relação ao quartzo, que, no meu ponto de vista, é muito bom, ainda mais não se tratando de um cronometro. Realmente a construção da base 7750 é muito robusta e confiável. Se tiver alguma matéria que explica a história deste calibre, ficaria grato se compartilhasse. 

Att
Quando eu começei a me aprofundar no assunto eu tive a sorte de ler muita coisa do finado Chuck Madox, a pagina dele sobre o calibre 7750 é talvez uma das mais interessantes e mesmo mais de uma década depois de sua passagem (05/2008) está preservada, segue o link abaixo.

http://www.chronomaddox.com/valjoux_7750_engine.html

[]s

P.S.- Apesar de hoje ser um calibre "comum" (eu mesmo tenho diversos relógios de diversas marcas com o calibre) ele quase foi um modelo natimorto, saiu pouco antes da crise e foi "abandonado", tenho um Drazum com calendario duplo, versão B, perplex e  tritium deste breve momento no meu ajuntamento ::).
« Última modificação: 06 Abril 2020 às 09:43:20 por helio »

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #17 Online: 06 Abril 2020 às 10:03:15 »
Enviando a foto pelo Tapatalk

Enviado de meu VOG-L29 usando o Tapatalk


*

Offline cass

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #18 Online: 06 Abril 2020 às 14:42:32 »
Quando eu começei a me aprofundar no assunto eu tive a sorte de ler muita coisa do finado Chuck Madox, a pagina dele sobre o calibre 7750 é talvez uma das mais interessantes e mesmo mais de uma década depois de sua passagem (05/2008) está preservada, segue o link abaixo.

http://www.chronomaddox.com/valjoux_7750_engine.html

[]s

P.S.- Apesar de hoje ser um calibre "comum" (eu mesmo tenho diversos relógios de diversas marcas com o calibre) ele quase foi um modelo natimorto, saiu pouco antes da crise e foi "abandonado", tenho um Drazum com calendario duplo, versão B, perplex e  tritium deste breve momento no meu ajuntamento ::).


Excelente Hélio, obrigado por compartilhar...é interessante ver quantas configurações podem ser feitas com essa base, se a patente não fosse quebrada,,,a Valjoux S.A. não precisava fazer mais nada...ou será que ela recebe alguma coisa?

Att

QUANTO MAIS AUMENTA-SE  NOSSO CONHECIMENTO, MAIS EVIDENTE FICA NOSSA IGNORÂNCIA.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Dúvidas Calendário duplo Cal.7750
« Resposta #19 Online: 09 Abril 2020 às 04:16:14 »
Boa sugestão de pauta para o Chronotalk do nosso amigo Adriano.

Estava no forno já! Logo logo sai!

Abs.,

Adriano