Símbolo da ORIENT - Visão do CEO

  • 7 Respostas
  • 4887 Visualizações
*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Símbolo da ORIENT - Visão do CEO
« Online: 05 Agosto 2009 às 14:11:06 »

Vejam:  De acordo com o Presidente da Orient o que significa a logomarca da empresa.



We want to be a company the nearest to the customer

  The left lion in our company's facing-lions symbol mark represents our company, and the right lion represents our dealers and partners. The crown in the center represents our customers. This symbol was born from the idea of providing quality products for the benefit of our valued customers, while building a strong partnership by combining the efforts of the manufacturers, shops, and the partner companies that produce the watches. Our management policy also shares this same approach. From product development through our various services, we want to become a company that thinks primarily about the customer. From the executives to the front-line employees, as long as we approach our work with a focus on customers, we will always make the right judgment. Also, we want to respond to customer expectations through a win-win relationship, while gaining the cooperation of those around us, not just within the company. We hope to be the manufacturer that customers feel closest to. Because none of our competitors use a symbol mark with this type of motif, I personally think it is extremely stylish

Outros detalhes:

http://www.orient-watch.com/company/index.html
Wadley

Re: Símbolo da ORIENT - Visão do CEO
« Resposta #1 Online: 05 Agosto 2009 às 22:14:36 »
Romântica esta visão, sem dúvida.

E com toda a certeza a montagem do logo não levou em conta a simbologia heráldica.

Pra quem estuda heráldica a interpretação formal seria outra:



A letra 'O' no interior é válida, ainda que seja de uso incomum.

A coroa sobre o escudo significa realeza. Como a coroa representada não possui característica específica (tem coroa de barão, de conde, de duque, de rei...), se pressupõe que seria coroa real. São aceitas, na forma como está, para representar pessoas. Para domínios - como principados, ducados e outros - colocaria-se um pavilhão servindo de forro para todo o brasão e coroa (vide Brasão do Principado de Mônaco abaixo).



Os sustentáculos do lado exterior são chamados de tenentes (quando figuras humanas, como no caso do brasão de Mônaco) ou suportes (quando figuras de animais ou objetos, como no caso da Orient). No caso de se usar suportes, o significado é o mesmo dado para a figura quando usada no interior do brasão. Sendo assim, a valentia atribuida ao leão de um brasão é a mesma valentia que se atribui ao leão que serve como suporte.
« Última modificação: 05 Agosto 2009 às 23:07:11 por Miguel »

Re: Símbolo da ORIENT - Visão do CEO
« Resposta #2 Online: 05 Agosto 2009 às 22:17:43 »
Me esqueci de mencionar  aregra dos esmaltes (cores do brasão):

- cor combina com metal e metal combina com cor. Ou seja, o fundo preto do brasão (uma cor) obrigaria a letra 'O' a ser de prata ou ouro (um metal), Pensando de outra forma: a letra 'O' vermelha (uma cor) obrigaria o escudo - na cor preta, um erro heráldico - a ser de prata ou ouro.

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Símbolo da ORIENT - Visão do CEO
« Resposta #3 Online: 05 Agosto 2009 às 22:32:59 »
Pô cara.  Obrigado pela aula.   :D

Quando inseri este tópico, pensei na logomarca oficial da Orient que colocaremos no RM2.   
Wadley

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Símbolo da ORIENT - Visão do CEO
« Resposta #4 Online: 05 Agosto 2009 às 23:08:05 »

Leão na cabeça!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Alberto Ferreira

Re: Símbolo da ORIENT - Visão do CEO
« Resposta #5 Online: 06 Agosto 2009 às 00:12:09 »
Salve!

Interessante a interpretação do Sr. Jun Watanabe.


Bem,...
Eu sempre simpatizei com esse logo da Orient, que muitas vezes no passado eu vi ser "criticado", ser considerado como "brega", etc.

Mas,...
Eu reparei que há outros logos com configuração bem semelhante, leões "afrontados", escudo, coroa, etc.
Aliás, alguns muito "semelhantes", mesmo, ao da Orient.

Eu andei tentando entender a coisa e cheguei em algo que sempre me "remetia" aos brasões (da heráldica), mas eu não me aprofundei e não cheguei às colocações sucintas que o Humberto acaba de nos fazer.

Uma ocasião, lá no antigo FRM, eu cheguei a comentar isso e a postar alguns logos (as marcas) comerciais com as características de que falamos, portanto, bem parecidos com o da Orient. Eu não consegui localizar agora os exemplos (pelo menos uns quatro ou cinco) que eu encontrei na ocasião.
Eram, ou são, todos muito semelhantes. A rigor, o que muda é apenas o símbolo dentro do escudo central.

Eu "concluí", como eu penso que o Humberto acaba de nos dizer, que no caso dos logos a idéia era passar uma certa imagem de "nobreza", mas obviamente sem a formalidade e a estrita simbologia da heráldica.

Muito interessante!

Abraços,
Alberto
 8)

Re: Símbolo da ORIENT - Visão do CEO
« Resposta #6 Online: 06 Agosto 2009 às 07:01:40 »
É.

No fundo, a principal mensagem é a de uma empresa tradicional; portanto, sólida e constante no sua trajetória.

Os brasões nos remetem à realeza, instituição que se mantém ao longo dos séculos, com sua tradição e poder. O logo (e não brasão) da Orient provavelmente queria fazer menção a isso, algo bastante tradicional e sólido no mercado.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Símbolo da ORIENT - Visão do CEO
« Resposta #7 Online: 06 Agosto 2009 às 07:55:17 »
Este logotipo num fundo metálico, em alto relevo, fica muito legal.
Agora, num mostrador, pode ficar duvidoso dependendo do modelo do relógio (se for muito moderno, ou esportivo, por exemplo).

Sou um dos que criticava o logotipo e continuo a achá-lo meio nada a ver para uma empresa japonesa... Ainda fosse numa empresa européia...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES