Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?

  • 6 Respostas
  • 2282 Visualizações
Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?
« Online: 03 Junho 2020 às 15:59:46 »
Saudações a todos!

Acabei de adquirir um belo relógio, mas que apresentou este problema. O poissoir funciona, mas demora para retornar (algo em torno de 20 segundos, após acionamento). O mesmo acontece quando se aperta para parar o crono e resetá-lo. Não sou relojoeiro e não saberia dizer se é algo simples (como lubrificação ou troca da mola), ou algo mais complexo ao ponto de devolver o relógio e desfazer a negociação.

O modelo em questão é este:

https://watchbase.com/longines/heritage/l2-800-4-23-2

Abraço!
Guilherme.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?
« Resposta #1 Online: 04 Junho 2020 às 09:53:16 »
Só levando a um relojoeiro... Mas eu já tive problema com acionadores travando, e era simples lubrificação.
Ainda está na garantia? Se estiver, beleza. Se não estiver, a vantagem da Longines é que as peças não são tão caras para repor. Porém, o acesso é complicado, apenas através de autorizada, demorado, eis que os componentes não são pedidos de forma individualizada, mas em lotes, e normalmente se exige uma revisão completa para troca de algo que não tem absolutamente nada a ver com o movimento, como no caso de acionador, que fica acoplado na caixa.
Minha sugestão, para não ficarmos elocubrando hipóteses é leva lo a autorizada. Mas reze um Pai nosso antes, vocês sabem minha opinião a respeito de assistência técnica no Brasil...


Flávio

Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?
« Resposta #2 Online: 04 Junho 2020 às 21:16:49 »
Saudações Flávio!

Levei hoje. O Éder da Watch Time abriu o mecanismo, e até conseguiu melhorar o atraso de retorno do botão do cronógrafo. No entanto, identificou o problema de lubrificação ressecada na região que ele chamou de báscula do cronógrafo. Daí concluiu que se alí está ressecado, outras partes do mecanismo podem estar nas mesmas condições. A solução é a revisão completa.

Abraços!
Guilherme.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?
« Resposta #3 Online: 04 Junho 2020 às 22:35:42 »
Como falei acima... Um relógio revisado é sempre topzera, mas se fosse eu, no meu pragmatismo em desconformidade com a maioria, teria perguntado: tá, e quanto está a amplitude em todas as posições? Está carregando legal? Se a resposta fosse ok pra tudo, eu diria: lubrifique o acionador e me devolva o relógio, por favor. A não ser, claro, que eu não tivesse que pagar pela revisão completa, em garantia.

Flávio

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Re:Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?
« Resposta #4 Online: 05 Junho 2020 às 19:00:40 »
Salve Flávio!

Olha, talvez outro relojoeiro faça isso. Lá na Watch Time eu acho difícil eles concordarem em fazer dessa forma. No "olhômetro", a precisão e a carga estão excelentes. Para saber o valor da revisão, eles pediram para deixar o relógio (de 5 a10 dias úteis para sair o orçamento). É um calibre não muito convencional (cal. 788, monopulsor e roda de coluna). Não deve ser barato.

Abraço!
Guilherme.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?
« Resposta #5 Online: 10 Junho 2020 às 10:34:15 »
Vou colacionar aqui uma frase, em tradução livre, para refletirem:

"Se o relojoeiro cuidasse meticulosamente de todo defeito aparente ou potencial, o custo do reparo seria proibitivo, e o dono (do relógio) desaprovaria. E o dono da loja também, que teria que lidar com o cliente. Então, tinha-se que encontrar um balanço entre satisfazer o proprietário, que sempre desconfiava do relojoeiro (reparador), e sua reputação por confiabilidade".


Aí vocês devem estar imaginando: quem é o idiota que escreveu isso, dizendo que no conserto de um relógio, deve-se buscar um equilíbrio entre custo possível a ser cobrado e reputação por um bom trabalho, ainda que isto signifique não enfrentar todos os problemas possíveis encontrados no relógio?

George Daniels, em sua autobiografia All In Good Time, página 55.


Re:Longines Heritage Monopulsher. Poissoir emperrando...e agora?
« Resposta #6 Online: 11 Junho 2020 às 18:20:10 »
Salve Flávio!

No frigir dos ovos, fiquei com o relógio. É um exemplar que acho difícil aparecer outro no estado que encontrei (praticamente sem uso). E, convenhamos, revisão é algo que cedo ou tarde terá de ser feita.

Obrigado!
Guilherme.