Canhão Solar

  • 3 Respostas
  • 1644 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Canhão Solar
« Online: 26 Junho 2020 às 11:10:29 »
Esta foto foi publicada ontem no site do Museu de Relojoaria de La Chaux de Fonds e resolvi replicar, com uma rápida explicação minha. Eu peguei a era dos ajustes de relógios pelo hora certa ao telefone, que estava sincronizado aos relógios atômicos do Observatório Nacional no Rio de Janeiro. O telefone ainda existe, testei agora! Atualmente, no entanto, parece me desnecessário, eis que possuímos telefones sincronizados com GPS, por sua vez ajustados pelos relógios atômicos do UTC. Mas no passado as coisas não eram tão simples e um tal Rousseau, que acredito não ter ligação com o filósofo, embora toda sua família fosse de relojoeiros, e no fim do século 18, instalou no Palais Royal em Paris um mini canhão ajustado ao meridiano. Com uma lente móvel, era possível inclusive ajusta lo para as variações sazonais da duração do dia, a equação do tempo, de maneira que ao meio dia o calor concentrado incendiava certa quantidade de pólvora e o disparava fazendo barulho. E ao redor dele reuniam se os parisienses para ajustar seus relógios... O troço funcionou regularmente até 1911, quando a adoção do horário de Greenwich e o rádio tornaram o aparelho inútil. E em estado de total abandono ficou até que em 1975 foi restaurado e, ao que parece, era eventualmente acionado como uma cerimônia em Paris até o início dos anos 2000, quando foi roubado. Recuperado, o governo francês não quis nem saber, o retirou do local, o colocou num museu e uma réplica foi posta no palácio. Esse da foto está no Museu de La Chaux e não sei onde estava instalado, mas houve uma certa profusão de aparatos semelhantes após o modelo francês.



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Canhão Solar
« Resposta #1 Online: 27 Junho 2020 às 01:45:48 »
Pode até ser obsoleto, mas é muito charmoso e bonito.

Re:Canhão Solar
« Resposta #2 Online: 27 Junho 2020 às 02:09:47 »
Muito bacana!

Amanhã vou ligar no 130 pra ver se ainda existe

Re:Canhão Solar
« Resposta #3 Online: 27 Junho 2020 às 19:10:53 »
Muito legal, adorei o canhão solar e a sua história. Vou dar uma pesquisada no Ebay para ver se acho algo parecido.