Qual o seu calibre favorito?

  • 14 Respostas
  • 3776 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Qual o seu calibre favorito?
« Online: 30 Junho 2020 às 11:33:28 »
Essa pergunta foi feita a 5 grandes relojoeiros no Watchville e eis suas respostas;

Roger Smith: protótipo de Rolex 3035 equipado com um escapamento coaxial feito pelo próprio George Daniels, inclusive rodagem, eis que a frequência do movimento foi reduzida para 21600 bph. Por quê?? Porque demonstrou que um escapamento coaxial poderia ser colocado dentro de um relógio de pulso relativamente pequeno e funcionar bem, tanto é que funciona até hoje. Ps. O que Smith não disse é que a Rolex DEU UMA CANSEIRA no Daniels por conta do escapamento, e é MUITO criticada por ele em sua autobiografia. Depois conto a história.

Kari Vouitilanen: Breguet turbilhão com escapamento natural. Por quê? Porque demonstrou que a relojoaria não é algo estático no tempo e deve evoluir com novas criações e Breguet sintetiza todo esse espírito. Ps. O que ele não disse é que o escapamento natural de Breguet não funcionava muito bem...

Rhexep Rhexepi: calibre Patek de relógio de bolso. Por quê? Não só foi seu trabalho final de aprendiz de relojoeiro, modificar um, como sintetiza, segundo ele, o padrão a ser seguido, seja na arquitetura belíssima do movimento, como no perfeito acabamento de peças. Ps. Concordo com ele, mas esse ebauche, com a ponte central parecendo um "dedo", era bastante comum na época. Não tenho conhecimento para afirmar, mas a impressão que tenho é que esse ebauche era fabricado por terceiros e dezenas de marcas o utilizaram, modificando-o de acordo com seu padrão. Nesse padrão aí, que eu lembre de ter visto, só a Vacheron.

Bart Gronefeld: Renaud e Papi (Audemars Piguet) repetição de minutos. Por quê? Porque ele participou, na época como relojoeiro da Renaud, do desenvolvimento do calibre.

Stephen Forsey: Valjoux 5, porque definiu a arquitetura do cronógrafo como ele acredita que deve ser.

A quem interessar possa, meu calibre "favorito" é o movimento usado no h4 de Harrison. Por quê? Porque introduziu, pela primeira vez em um relógio portátil, um sistema de compensação de temperatura através de tiras bimetálicas, algo que viria a ser utilizado pela indústria até algumas décadas atrás; introduziu um sistema de manutenção de corda, que permitia dar corda no relógio sem precisar pará-lo; adaptou, também pela primeira vez num relógio portátil, um sistema de força constante (remontoir); implementou um novo escapamento; introduziu a alta frequência na relojoaria (14400 bph). E, com tudo isso, comprovou na prática que um relógio portátil poderia ser um instrumento científico de altíssima precisão.


Vejam o artigo e fotos.

https://www.acollectedman.com/blogs/journal/five-watchmakers-favourite-movement

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #1 Online: 30 Junho 2020 às 11:35:08 »
Ah, sobre o calibre h4, um artigo no SJX. Mas o que vale é a fotografia: além de tecnicamente avançado, como ressaltei acima, é bonito ou não é?

https://watchesbysjx.com/2019/09/john-harrison-marine-chronometer-h4-diamond-pallets.html

Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #2 Online: 01 Julho 2020 às 08:24:47 »
A quem interessar possa, meu calibre "favorito" é o movimento usado no h4 de Harrison. Por quê? Porque introduziu, pela primeira vez em um relógio portátil, um sistema de compensação de temperatura através de tiras bimetálicas, algo que viria a ser utilizado pela indústria até algumas décadas atrás; introduziu um sistema de manutenção de corda, que permitia dar corda no relógio sem precisar pará-lo; adaptou, também pela primeira vez num relógio portátil, um sistema de força constante (remontoir); implementou um novo escapamento; introduziu a alta frequência na relojoaria (14400 bph). E, com tudo isso, comprovou na prática que um relógio portátil poderia ser um instrumento científico de altíssima precisão.

Oi Flávio obrigado por compartilhar.
O meu favorito é o Omega 321.
João
João

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #3 Online: 01 Julho 2020 às 11:23:42 »
Calibre da Rolex.

Simples sem procurar cabelo em ovo.

Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #4 Online: 01 Julho 2020 às 16:16:26 »
Ah, sobre o calibre h4, um artigo no SJX. Mas o que vale é a fotografia: além de tecnicamente avançado, como ressaltei acima, é bonito ou não é?

https://watchesbysjx.com/2019/09/john-harrison-marine-chronometer-h4-diamond-pallets.html

Belo!

Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #5 Online: 02 Julho 2020 às 04:54:29 »
A quem interessar possa, meu calibre "favorito" é o movimento usado no h4 de Harrison. Por quê? Porque introduziu, pela primeira vez em um relógio portátil, um sistema de compensação de temperatura através de tiras bimetálicas, algo que viria a ser utilizado pela indústria até algumas décadas atrás; introduziu um sistema de manutenção de corda, que permitia dar corda no relógio sem precisar pará-lo; adaptou, também pela primeira vez num relógio portátil, um sistema de força constante (remontoir); implementou um novo escapamento; introduziu a alta frequência na relojoaria (14400 bph). E, com tudo isso, comprovou na prática que um relógio portátil poderia ser um instrumento científico de altíssima precisão.

Oi Flávio obrigado por compartilhar.
O meu favorito é o Omega 321.
João
Também, simples assim, sem nada complicado... Meu preferido é o bom e velho calibre da Rolex...

Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #6 Online: 05 Julho 2020 às 11:18:10 »
Cal 3000 Rolex indestrutível. Vão passar 3 gerações e ele estará funcionando a contento.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #7 Online: 06 Julho 2020 às 10:02:38 »
Omega 321 (Lemania ::)), é bonito, elegante, resistente, tem história.....
Foi usado (Lemania) por muita gente grande, inclusive a Patek (em outro nível de acabamento).
[]s

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #8 Online: 06 Julho 2020 às 18:43:09 »
Já houve um tópico assim:

http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,8057.0.html

Lá eu havia escolhido o Zenith El Primero e mantenho a escolha por toda a história dele, em especial seu literal salvamento por parte de Charles Vermot.

https://www.zenith-watches.com/en_us/brand/heritage-charles-vermot
« Última modificação: 06 Julho 2020 às 18:44:47 por Desotti »

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #9 Online: 06 Julho 2020 às 19:06:24 »
3 ponteiro: Omega série 500
Cronógrafo: Valjoux 7734/7733

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.240
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #10 Online: 06 Julho 2020 às 23:08:04 »
No outro tópico eu falei o Omega da série 500, a primeira coisa que me veio na cabeça... Minha resposta atual é mais convincente... Hahahahsh

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #11 Online: 07 Julho 2020 às 00:11:58 »
3 ponteiro: Omega série 500
Cronógrafo: Valjoux 7734/7733
Escolhi estes porque são os calibres que eu me aventurei a comprar mais de uma vez. Desse modo são objetivamente os meus favoritos.

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #12 Online: 07 Julho 2020 às 13:54:36 »
Não possuo conhecimento técnico para opinar com alguma profundidade, mas por experiência de precisão e confiabilidade é o Rolex 30XX.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #13 Online: 07 Julho 2020 às 15:43:01 »
Assim como em 2012 nenhum, não tenho este fetiche.

* continuo atraído pela Eva Leubee e seu Ari Watch
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re:Qual o seu calibre favorito?
« Resposta #14 Online: 08 Julho 2020 às 18:40:59 »
Ah, sobre o calibre h4, um artigo no SJX. Mas o que vale é a fotografia: além de tecnicamente avançado, como ressaltei acima, é bonito ou não é?

https://watchesbysjx.com/2019/09/john-harrison-marine-chronometer-h4-diamond-pallets.html

Também sou um grande fã do John Harrison e tenho até um relojinho de pulso a quartz com a foto dele. Comecei a gostar do sujeito depois da leitura do fascinante livro Longitude da Dava Sobel. Que prentendo, assim que puder, ler novamente.