Espaço de discussões > Tópicos clássicos

MOVIMENTOS MECÂNICOS - VAMOS TENTAR MELHOR ENTENDÊ-LOS?

(1/6) > >>

Bruno Recchia:
Postado pelo Alberto :

================================

CAROS AMIGOS,

O OBJETIVO DESTE TÓPICO É PROPICIAR, DA MANEIRA MAIS SISTEMÁTICA QUE NOS SEJA POSSÍVEL, UMA DISCUSSÃO E TROCA DE CONHECIMENTOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS MOVIMENTOS MECANICOS.

ESPERAMOS CONTAR COM A  PARTICIPAÇÃO DE TODOS, ATRAVÉS DE COLABORAÇÕES, PERGUNTAS, RESPOSTAS, COMENTÁRIOS, ESCLARECIMENTOS, ETC...

A IDÉIA FUNDAMENTAL É QUE OS ASSUNTOS AQUI TRATADOS POSSAM EVENTUALMENTE VIR A SER POSTERIORMENTE COMPILADOS E TRANSFORMADOS EM UMA MATÉRIA PARA O SITE.

APESAR DO CUNHO DIDÁTICO, ESTE NÃO PRETENDE SER UM CURSO OU ALGO DO TIPO.
NEM, MUITO MENOS QUE NÓS, QUE ESTAMOS INICIANDO O TÓPICO, ESTEJAMOS NOS COLOCANDO NA POSIÇÃO DE "PROFESSORES", ETC....
MUITO AO CONTRÁRIO!

AS PARTICIPAÇÕES SÃO LIVRES E TODAS MUITO BEM VINDAS.
AFINAL, TEMOS QUE EXPLORAR OS CONHECIMENTOS DOS QUE SABEM UM POUCO MAIS, SEJA ATRAVÉS DE COMENTÁRIOS PERTINENTES, ADENDOS OU  DE RESPOSTAS ESPECÍFICAS ÀS DÚVIDAS DOS DEMAIS.
AS PERGUNTAS E DÚVIDAS SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO AS RESPOSTAS.

PARA QUE NOS CONCENTREMOS NO TEMA PRINCIPAL, SOLICITAMOS APENAS QUE ASSUNTOS PARALELOS E "OFF TOPICS" SEJAM, NA MEDIDA DO POSSÍVEL E A CRITÉRIO DE CADA UM, EVITADOS.

PARA COMENTÁRIOS MAIS GENÉRICOS E NÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS  AOS ASSUNTOS AQUI ESPECIFICAMENTE TRATADOS, TAIS COMO, OPINIÕES, CRÍTICAS, SUJESTÓES, ETC..., SUGERIMOS A UTILIZAÇÃO DESTE TÓPICO QUE FUNCIONARÁ EM PARALELO:

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=51071&topico=2645829&pag=1&v=1&a=0#bottom

O OBJETIVO DISTO É FACILITAR AS FUTURAS CONSULTAS E COMPILAÇÕES.

PARTICIPEM!

VAMOS INICIAR COM FOTOS E OS NOMES DAS PEÇAS PRINCIPAIS DE UM MOVIMENTO MECÂNICO SIMPLES.


Wilson Oliveira e Alberto Ferreira

Bruno Recchia:
Post do Wilson !

========================================

Vamos começar com o movimento UT desmontado pelo Wilson!


FOTO 1



NOMES DOS PRINCIPAIS COMPONENTES
RELÓGIO DE BOLSO - CORDA MANUAL - MOVIMENTO UT 6497

1 – CAIXA – case - boîte.
2 – MOSTRADOR – dial - cadran.
3 - VIDRO (CRISTAL), com o aro montado – glass (crystal) – glasse (cristal).
4 - TAMPA TRASEIRA (aqui, de pressão) – back cover - fond.
5 - TIGE com a COROA  – (winding) stem with crown – tige (de remontoir) avec couronne.
6 - PONTEIRO DE MINUTOS (aqui, no estilo BREGUET) – minute hand – anguille de minutes.
7 - PONTEIRO DA HORAS (aqui, no estilo BREGUET) – hours hand – anguille de heures.
8 - PONTEIRO DOS SEGUNDOS – seconds hand – anguille de secondes.
9 - RODA DAS HORAS (e “CANNON”) – hour wheel (and cannon) – roue des heures (et chausée).
10 – PARAFUSOS – screws - vis[/blue].
11 - BALANÇO (aqui, completo, montado com a ponte, espiral, etc...) – balance - balancier.
12 - PONTE DA ÂNCORA – anchor cock – pont de l’ancre.
13 – ÂNCORA – anchor - ancre.
14 - RODA DE ESCAPAMENTO – escape wheel – roue d’ancre.
15 - RODA DOS SEGUNDOS – fourth wheel – roue de seconde.
16 - RODA PRIMEIRA (ou MÉDIA) – third wheel – roue moyenne.
17 - RODA DE CENTRO – center wheel – roue de centre.
18 – PONTE DA RODAGEM – train wheel bridge – pont de rouage.
19 – PONTE DA CORDA (ou DO TAMBOR) – barrel bridge – pont de barrillet.
20 - PLATINA (PRINCIPAL OU INFERIOR) – plate - platine.
21 - TAMBOR (com a CORDA e a ÁRVORE) – barrel (with MAINSPRING and ARBOR) – barrillet (avec RESSORT et ARBRE).
22 - TAMPA DO TAMBOR – barrel cover – barrillet couvercle.
23 - RODA DE CARGA DO TAMBOR – ratchet wheel - rochet.
24 - PARAFUSO (da RODA DE CARGA) – screew (ratchet wheel) – vis (rochet).
25 - PINHÃO "COULANT" (MACHO) – clutch wheel – pignon coulant.
26 - CATRACA (ou CLIQUÊ) – click - cliquet.
27 - RODA DE CARGA DA COROA (com o parafuso) – crown wheel - roue de couronne.
28 – “CHAUSSÉE” – cannon pinion – chausée.



FOTO 2



9 - RODA DAS HORAS (e “CANNON”) – hour wheel (and cannon) – roue des heures (et chausée).
25 - PINHÃO "COULANT" (MACHO) – clutch wheel – pignon coulant.
28 – “CHAUSSÉE” – cannon pinion – chausée.
35 - MOLA DA BÁSCULA – yoke spring (set spring) – ressort de bascule.
36 – BÁSCULA – yoke (clutch lever) - bascule.
37 - TIRETE – setting lever (detent) - tirette.
39 - PINHÃO DE TRANSMISSÃO FÊMEA – winding pinion – pignon de remontoir.
40 - PINHÃO DE TRANSMISSÃO DA MINUTERIA (*) – setting wheel - renvoir.
41 - PINHÃO DE TRANSMISSÃO DA MINUTERIA (*) – setting wheel - renvoir.
42 - RODA INTERMEDIÁRIA DA MINUTERIA – minute wheel – roue de minuterie.

Obs:
(*) -  40 e 41 são iguais e intercambiáveis.



FOTO 3



MOVIMENTO (MONTADO), VISTO PELO LADO DO MOSTRADOR

5a – TIGE - (winding) stem – tige (de remontoir).
9 - RODA DAS HORAS (e “CANNON”) – hour wheel (and cannon) – roue des heures (et chausée).
20 - PLATINA (PRINCIPAL OU INFERIOR) – plate - platine.
25 - PINHÃO "COULANT" (MACHO) – clutch wheel – pignon coulant.
28 – “CHAUSSÉE” – cannon pinion – chausée.
29 - MOLA DA TIRETE – setting lever spring (set bridge) – ressort (d’appui) de tirette.
31 - ARRUELA "COLLET" –  supporting washer (for hour wheel) – rondelle (clinquant).
33 - FUROS DE FIXAÇÃO (DOS “PÉS") DO MOSTRADOR.
37 - TIRETE – setting lever (detent) - tirette.
42 - RODA INTERMEDIÁRIA DA MINUTERIA – minute wheel - roue de minuterie


FOTO 4



MOVIMENTO (MONTADO), VISTO PELO LADO OPOSTO AO DO MOSTRADOR

5a – TIGE -(winding) stem – tige (de remontoir).
5B – COROA – crown - couronne.
1a - VOLANTE OU BALANÇO – balance - balancier.
11b - PONTE DO BALANÇO – balance cock – coq pour balancier.
11c – RAQUETE – raquette - regulator.
11d - ESPIRAL DO BALANÇO – spiral - hairspring.
17 - RODA DE CENTRO – center wheel – roue de centre.
18 – PONTE DA RODAGEM – train wheel bridge – pont de rouage.
19 – PONTE DA CORDA (ou DO TAMBOR) – barrel bridge – pont de barrillet.
23 - RODA DE CARGA DO TAMBOR – ratchet wheel - rochet.
24 - PARAFUSO (da RODA DE CARGA) – screew (ratchet wheel) – vis (rochet).
26 - CATRACA (ou CLIQUÊ) – click - cliquet.
27 - RODA DE CARGA DA COROA (com o parafuso) – crown wheel - roue de couronne.
32 - PINO DE TRAVAMENTO DA TIGE.
34 – ANTI-CHOQUE DO BALANÇO – shock-absorber – dispositif antichoc

Bruno Recchia:
Postado pelo Alberto !

==========================================

A seqüência da remontagem, feita pelo Wilson, diretamente de Aruba!  ;-)


1- Colocando de volta as peças depois de limpas. Tambor de corda, roda central, segunda roda, roda de segundos, escape, pinhão e pinhão coulant





2- Colocando as platinas...







3 - A âncora...





4 - Lubrificando, usando Moebius 9020 e sintético...




5 - Colocando o balanço completo (com a ponte) cuidadosamente, porque o cabelo não pode tocar em nenhuma outra peça ja lubrificada, pois há o risco de se "empastar" e fazer com que o mecanismo adiante,





6 - Pronto de um lado...




7 - Pronto do outro lado...





8 - O resultado final ...






Obrigado, Wilson!  :D

E, um abraço a todos,

Alberto Ferreira

Pandolfi:
Parabéns, pessoal. Genial esta sequência. Coisa de primeiro mundo mesmo.
Pandolfi

Tomas:


  Adorei tambem a postagem da maquina desmontada.

abraços, Tomas

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa