Novo movimento Seiko GS de força constante

  • 4 Respostas
  • 2073 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Novo movimento Seiko GS de força constante
« Online: 03 Setembro 2020 às 08:48:15 »
Essas fotos foram divulgadas num canal de rede social, ainda não conferi se os blogs tradicionais já analisaram o lançamento. Pelo que percebi pelas fotos, trata se de um mecanismo turbilhão, aparentemente com os acabamentos produzidos em máquina e um sistema de engrenagens planetárias no clique, a exemplo do que existe no Glashutte Original Chronometer. Vou ser bastante honesto, só no olhometro: não sei se esse sistema está ligado à reserva de marcha ou mesmo a tal força constante... Remontoire eu não estou vendo, pelo menos numa rápida passagem de olho...
Diz a legenda que a inovação está no uso de nanotecnologia para revestimento das peças, eliminando uso de lubrificação em várias partes.
Gostei? Eh... Aguardemos o relógio... Mas o design em si do movimento me parece "suíço" demais, como se já houvesse visto isso em algum lugar do passado. Aguardemos...



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Novo movimento Seiko GS de força constante
« Resposta #1 Online: 03 Setembro 2020 às 09:00:36 »
Logo após postar, vi que o Hodinkee já publicou um artigo, mas resolvi sequer editar o post acima. No texto explica se que há sim um remontoire, a sua roda, que parece mais uma estrela ninja, pode ser vista dentro do turbilhão, às seis horas. Não há comentário no texto sobre a engrenagem planetária, mas acredito, como disse antes, que está ligado à reserva de marcha. A Seiko diz que tudo foi feito artesanalmente... Eh... O articulista do Hodinkee pode até ter tomado isso como verdade absoluta, mas eu não, e arrisco reiterar o que disse antes: esses chanfrados das pontes estão muito "certinhos" para meu gosto para parecerem ser feitos a mão... Não que isso seja um demérito, pelo contrário, mas aos meus olhos, repito, vendo apenas essas fotos aí, me parece "truco". Ah, a Seiko garante que o protótipo está girando em uma marcha média de 0.5 segundos ao dia, o que é fantástico.
https://www.hodinkee.com/articles/grand-seiko-t0-constant-force-concept-tourbillon-in-depth


Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk
« Última modificação: 03 Setembro 2020 às 09:04:36 por flávio »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Novo movimento Seiko GS de força constante
« Resposta #2 Online: 04 Setembro 2020 às 15:59:21 »
Saiu agora uma análise do SJX, que ainda leio com bastante atenção entre os blogs gringos, por normalmente apresentar uma visão menos "enviesada" do que a dos demais. E fiquei feliz (para quem não entende a língua, definitivamente sugiro usar o Google Tradutor), pois ele pensou, ao fim e ao cabo, a mesma coisa do que eu: há tanta coisa acontecendo aí que eu sinceramente não vi um "DNA" japonês no troço. Como é notório, os japoneses tem uma escola da "forma segue a função" que definitivamente eu não vejo aí, parece mais algo da Jacobs e Co, parafraseando o SJX.

Eu não havia visto o remontoire porque ele é montado coaxialmente ao turbilhão, não daria para ver mesmo, salvo a roda "ninja" em cerâmica, que "gatilha" o remontoire uma vez por segundo (o ponteiro, portanto, acaba sendo "jumping seconds").

As engrenagens planetárias de fato atuam sobre a reserva de marcha. Eu sinceramente não parei para tentar (re) compreender como funciona, mas o sistema não é novo, lembro-me de ser usado no Glashutte Chronometer (o SJX não menciona isso).

Aguardemos se esse mecanismo será usado em algum modelo de linha, com layout alterado, porque eu sinceramente achei interessante, mas muito "carnavalesco" para algo japonês...

https://watchesbysjx.com/2020/09/grand-seiko-t0-constant-force-tourbillon.html

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Novo movimento Seiko GS de força constante
« Resposta #3 Online: 04 Setembro 2020 às 16:10:44 »
Zapeando os comentários dos fóruns gringos, consegui essa projeção que um forista fez: ficou bem melhor do que o movimento sozinho... Aguardemos.


https://uploads.disquscdn.com/images/02526ec1af4fb12d0be9ed1af2be1b3b5d677ee8a1a92aa4599b9259e7e80e1e.png

Re:Novo movimento Seiko GS de força constante
« Resposta #4 Online: 04 Setembro 2020 às 20:44:18 »
Muito impressionante esse movimento. É até difícil de entender de tão complexo. Talvez uma foto da parte traseira do movimento esclareça. Também impressiona a quantidade de materiais diferentes utilizados em cada parte.