Três Breguet do Museu Islâmico de Jerusalém serão leiloados

  • 5 Respostas
  • 2381 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Três Breguet do Museu Islâmico de Jerusalém serão leiloados
« Online: 25 Setembro 2020 às 11:25:32 »
Deu no Hodinkee

https://www.hodinkee.com/articles/three-breguet-watches-from-the-legendary-david-salomons-collection-sothebys


Não precisa compreender a língua inglesa para perceber o quão a frente do seu tempo estava Breguet, basta prestar atenção às fotos: os designs parecem que não envelheceram e muitos elementos contidos neles são replicados por diversas empresas até hoje. Chamo a atenção para o modelo a ressonância, clara inspiração de Journe nos seus atuais modelos (o acabamento usado, aliás, é inacreditavelmente semelhante, assim como disposição de componentes).

Mas enfim... Eu não apenas replicaria um post do Hodinkee, minha intenção aqui é outra. Uma história...

O David Salomons foi um dos maiores, senão o maior, colecionador de Breguets (e relógios) de todos os tempos. Quando ele faleceu, cogitaram, o que depois realmente fizeram, transferir toda sua coleção para o tal Museu de Arte Islâmica, criado pela sua filha como uma "ponte" entre culturas e sinal de coexistência (pelo menos essa é a história...) entre povos.

Parte da sociedade britânica da época, inclusive George Daniels, foi contra a transferência. Daniels, aliás, sugere em sua biografia que a transferência foi um absurdo, eis que relógios Breguet, produtos europeus, não tinham nada a ver com "arte islâmica".

Ele conta que, logo após a transferência, sendo uma autoridade em Breguets, foi contatado pelo museu para catalogar todos os relógios. Embora não concordando com o local onde estavam, quis aproveitar a proposta para conhecer de perto os relógios e usá-los na própria obra que estava escrevendo, "The Art of Breguet". Então, despencou a Jerusalém para fazer o serviço...

Lá chegando, foi recebido por um relojoeiro armênio chamado Ohannes Makarian, que cuidava da coleção e, nas suas próprias palavras, não confiava na sua pessoa. O tal armênio, então, ficava na "cola" de Daniels enquanto ele analisava os relógios (um trabalho que no total demorou sete anos, incluída a efetiva catalogação e análise escrita de cada relógio, por aí imaginem o tamanho da coleção...), o que Daniels achava deveras irritante. Daniels, então, fingia pedir conselhos a ele e conquistar sua confiança, com o intuito de terminar o serviço o mais rápido possível (Daniels era um ranzinza, como já contei aqui... Isso tem que ser somado à equação).

Alguns meses depois que terminou o serviço... A coleção, inclusive o Maria Antonieta, como já sabem, foi roubada do tal Museu Islâmico. Daniels não perdeu a oportunidade de praguejar: "eu avisei, esses relógios não deveriam ter saído da Inglaterra!"

E algum tempo depois os curadores do museu entraram em contato com ele e pedira-lhe que, sendo quem era e tendo o acesso que tinha, se visse algum relógio da coleção sendo vendido no mercado, imediatamente o avisassem.

Daniels, sendo Daniels, disse o seguinte:

Inicialmente devo dizer que vocês nunca deveriam ter deixado os relógios irem para Israel... Sobre avisá-los, vocês possuem toda catalogação dos relógios, podem fazer isso por conta própria se algum relógio aparecer no mercado... E vou além... Se algum dos relógios aparecer no mercado, o que de fato é possível, irei preferir comprá-lo para minha própria coleção a comunicá-los".

E ponto final. Daniels nunca mais recebeu qualquer comunicação da curadoria do museu ou inventariante dos bens de Salomons.


Flávio


« Última modificação: 25 Setembro 2020 às 11:28:04 por flávio »

Re:Três Breguet do Museu Islâmico de Jerusalém serão leiloados
« Resposta #1 Online: 25 Setembro 2020 às 14:14:04 »
Muito boa essa história.
Presente no livro sobre sua vida?
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Três Breguet do Museu Islâmico de Jerusalém serão leiloados
« Resposta #2 Online: 25 Setembro 2020 às 15:18:26 »
Muito boa essa história.
Presente no livro sobre sua vida?


Sim.

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Três Breguet do Museu Islâmico de Jerusalém serão leiloados
« Resposta #3 Online: 25 Setembro 2020 às 15:32:14 »
Realmente difícil avaliar o que é pior: a transferência dessa coleção tão relevante para um museu que parece não ter relação alguma com a preservação da história da horologia, ou o leilão do que restou dessa coleção após o roubo (o que confirma a primeira afirmação).  ::)

*

Offline KBM

  • ***
  • 148
    • Ver perfil
Re:Três Breguet do Museu Islâmico de Jerusalém serão leiloados
« Resposta #4 Online: 27 Setembro 2020 às 20:32:53 »
Ótima história. O Daniels me lembra o Old Scrooge, do Um Conto de Natal. Hahaha

Re:Três Breguet do Museu Islâmico de Jerusalém serão leiloados
« Resposta #5 Online: 28 Setembro 2020 às 06:51:57 »
Massa a história Flávio!!!! E que ranzinza era o Daniels viu!!! Coitado do Roger Smith, deve ter penado um bocado


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro