RM4 - 20 anos. Seria possível?

  • 26 Respostas
  • 7272 Visualizações
RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Online: 01 Outubro 2020 às 11:18:20 »
A edição de 15 anos nao rolou. Será que daria certo agora?
O dólar com certeza nao ajuda, mas...

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #1 Online: 01 Outubro 2020 às 22:12:34 »
Cara, eu acho difícil... Apesar de o FRM ainda ser uma referência em base de dados e ter dezenas, talvez centenas de usuários que ainda o frequentam desde o início, a realidade é que a "coesão" mais visceral entre pessoas, no mundo virtual, acabou migrando para whatsapp e redes sociais. Eu já ressaltei minha opinião aqui sobre isso, no sentido de uma maior facilidade de acesso a conteúdos ter "pasteurizado" o conhecimento e afastado, ao invés de unir, os interessados no tema. Sim, por incrível que pareça, essa é a minha opinião... Dito isso, tenho lá minhas dúvidas se conseguiríamos reunir 50 pessoas, como reunimos no passado, dispostas a pagar 2100 reais (que foi o que custou o rm3), para prosseguir num projeto. Eu ainda fico satisfeito, aliás, muito satisfeito, de encontrar e reencontrar pessoas (no mundo real mesmo...), que fiz amizade nesses anos, tendo como base o FRM. E creiam: eu ainda encontro muitas pessoas.
Eu poderia, sei lá, ter mudado toda minha abordagem sobre o "assunto" relojoaria e ter criado um blog com atualizações frequentes com meros textos descartáveis, criado uma página em redes sociais, um canal no Youtube, etc. Mas... Querem saber? Eu ainda gosto disso aqui, apesar de menos contribuições, de um menor interesse (pelo menos acho...) das pessoas por discussões mais profundas e de um saudosismo de um "tempo que já passou..." Mas acreditem: enquanto eu não bater as botas ou de fato tudo se acabar, continuarei insistindo no "old is cool". E, talvez, isso não precise sequer de um memento para comemorar... Mas se alguém encampasse o projeto, é óbvio que acharia legal. Tenho boas lembranças do grande encontro dos FRMistas na Daslu de São Paulo. Rapaz, como o tempo voou... Eu lembro de estar lançando discussões num Cyber Café do interior da Bahia, logo após assumir um trampo. Já se vão 20 anos! 20! Faz 20 anos que escrevo no FRM, quase a metade da minha vida. Surreal...


Flávio

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #2 Online: 02 Outubro 2020 às 08:24:20 »
O maior problema encontrado na tentativa anterior foi em relação ao valor e a forma de pagamento.

O projeto seria executado pela Obris Morgan. Como a compra seria internacional, o cambio não ajudou e a inexistência do parcelamento afastou vários.

Creio que o cenário atual é MUITO pior, e realmente não consigo enxergar um projeto desses dando certo em 2020.
"All your base are belong to us"

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #3 Online: 02 Outubro 2020 às 09:13:16 »
Um comentário meu, meio paralelo, mas puxando gancho no que o Flávio falou. Embora eu escreva pouco, ainda acesso o fórum praticamente diariamente, e o fórum ainda é minha fonte principal para me manter informado/atualizado sobre o assunto. Principalmente porque o fórum ainda tem um "filtro" forte do que presta e o que não, honestamente. Se eu fosse acompanhar os principais canais internacionais, seria um volume de informações que não tenho tempo para absorver, nem saco, nem vontade, e provavelmente deixaria escapar o que é realmente relevante, no meio do que não é. No fórum eu ainda confio que, se ninguém comenta, é porque não é interessante. Se comentam, é porque é, e aí eu vou procurar me interar do assunto. Então sim, eu "uso" o fórum como guia do que eu quero e do que eu não quero estar por dentro, pois realmente esse bom senso no ambiente resistiu ao tempo.

Abs.,

Adriano

Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #4 Online: 02 Outubro 2020 às 09:43:45 »
Bom dia a todos! Acho interessante esse projeto mas tbm creio que o momento não ajuda muito. Adriano concordo plenamente contigo. É o que acaba acontecendo mesmo. O olhar da galera do fórum é apurado. Abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #5 Online: 02 Outubro 2020 às 11:33:33 »
RM1: Orient - brasileiro - preço popular - realizado
RM2: Orient - brasileiro - preço popular - realizado
RM3: Amsterdam Sauer - “brasileiro” - preço mediano - realizado
RM4: Obris Morgan - estrangeiro - preço mediano - não realizado

Acho que o problema foi a busca cada vez maior de complexidade no processo. Se voltássemos a nossa origem, admitíssemos a realidade brasileira e buscássemos fazer algo sem tanto valor financeiro agregado mas sim valor sentimental talvez daria certo.

Ps: não estou querendo escolher, mas a Orient agora trabalha também com alguns movimentos Seiko e mexe com safira. Quem sabe não temos aqui alguém com boa relação com a empresa a ponto de termos a chance de criar um modelo novo.
« Última modificação: 02 Outubro 2020 às 11:55:04 por fbmj »

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #6 Online: 02 Outubro 2020 às 11:44:35 »
A Obris Morgan foi escolhida justamente por oferecer produtos EXTREMAMENTE baratos para o que entrega, cerca de 270 dólares na época.

A questão é que hoje mesmo um relógio simplório como um Orient já ficaria no preço do RM4 naquela época.  ;D

Uma parceria que tornaria o processo MUITO simples seria com a Undone. Mas com dolar em 5,6 fica complicado mesmo.
"All your base are belong to us"

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #7 Online: 02 Outubro 2020 às 11:47:06 »

Se voltássemos a nossa origem, admitíssemos a realidade brasileira e buscássemos fazer algo sem tanto valor financeiro agregado mas sim valor sentimental talvez daria certo.


Eu acho que fazer algo que a maioria dos interessados não gostaria de usar também não adianta. 1500 em algo que nao gosta é MTO mais caro que 2500 em algo que vc quer.
"All your base are belong to us"

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #8 Online: 02 Outubro 2020 às 13:53:39 »
Uma sugestão talvez menos complexa:
. Escolher um modelo de relógio já existente de fácil acesso (digamos um Seiko Turtle);
. Desenvolvermos no forum de forma personalizada o mostrador, bezel e quem sabe os ponteiros;
. Mandar fabricar e importar as peças mods;
. Deixar cada um instalar no seu relógio localmente.

Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #9 Online: 02 Outubro 2020 às 14:24:19 »
 Boa tarde amigos... estou no FRM desde a "fundação" ( ;D), e acesso praticamente todos os dias também ... já postei muito mais que hoje, período em que mais leio... gosto da plataforma como bem falou o amigo Flávio e o que disse o amigo Adriano é uma realidade!!! Quanto ao RM4, também creio difícil se tornar factível !!! O "antigo" RM4 praticamente saiu à época,  mas ficou no ninho por muito mais problemas nos acertos finais que, creio, continuam a ser óbice nos dias de hoje, somados às realidades já expostas!!!  ;) ;) ;)
« Última modificação: 02 Outubro 2020 às 14:26:00 por Paulo Sergio »
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #10 Online: 02 Outubro 2020 às 15:01:22 »
RM1: Orient - brasileiro - preço popular - realizado
RM2: Orient - brasileiro - preço popular - realizado
RM3: Amsterdam Sauer - “brasileiro” - preço mediano - realizado
RM4: Obris Morgan - estrangeiro - preço mediano - não realizado

Acho que o problema foi a busca cada vez maior de complexidade no processo. Se voltássemos a nossa origem, admitíssemos a realidade brasileira e buscássemos fazer algo sem tanto valor financeiro agregado mas sim valor sentimental talvez daria certo.

Ps: não estou querendo escolher, mas a Orient agora trabalha também com alguns movimentos Seiko e mexe com safira. Quem sabe não temos aqui alguém com boa relação com a empresa a ponto de termos a chance de criar um modelo novo.
O Posseidon em Titânio, apesar de ser um relógio básico (e ser irmão do RM2, me arrependo até hoje de não ter comprado um daqueles amarelões ::)) me impressionou pelo que entregou pelo valor pago. Acredito que algo assim poderia ser acessível, existem outros na própria Orient (que é lá fora é uma divisão da Seiko e aqui a responsável pela marca) . Existem alguns modelos acessíveis na família militar que poderiam ser uma opção, tem um que lembra os B-Uhr, não vejo os RM como investimentos, mas sim como uma boa lembrança de alguns amigos que fiz por aqui, quanto a Technos (que seria uma outra opção) não fui muito feliz nas ultimas escolhas, o 800ATM (apesar de considera-lo até hoje uma das ultimas coisas razoáveis que a marca fez) nem prolongador no bracelete tem (algo imprescindível a um relógio que se diz de mergulho), depois dele ainda teimei em comprar a recente versão "especial" em Bronze (não tinha nada em bronze, e achei legar pro ajuntamento), put@ decepção (especial só o preço ::)), até a tige veio curta e solta. não vejo NADA em toda sua linha que fosse razoável.
[]s
« Última modificação: 02 Outubro 2020 às 15:09:55 por helio »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #11 Online: 02 Outubro 2020 às 15:26:31 »
Nunca tive um RM e nunca tive vontade de ter, mas se fizerem uma versão baseada no Oriento-verde-varejeira-misto-aço-e-ouro-com-bracelete-largo-de-chapa-dobrada, que é o símbolo desse nosso Brasilzão-véio-sem-porteira, eu até topo.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #12 Online: 02 Outubro 2020 às 15:56:42 »
 Apesar de tudo o que já foi exposto nas opiniões dos amigos, há também a se considerar o fato de que boa parte dos usuários que ainda frequentam o FRM são pessoas que já "refinaram" seus gostos e predileções dentro do hobby.

Dessa maneira, além da questão financeira atual, penso haver também uma dificuldade muito maior em se encontrar uma peça que atrairia interesse de um suficiente número de pessoas que, hoje, muito provavelmente, não iriam se satisfazer com um Orient, Seiko ou até mesmo com um Obris Morgan.

Apenas minha percepção, que inclusive como muitos amigos sabem, é a de alguém que ainda aprecia todos os tipos de relógios mecânicos e quartz, de Omega e Rolex até Seiko e Orient.

*

Offline TUZ40

  • *****
  • 5.316
  • FDP Audacioso
    • Ver perfil
    • NÃO CLIQUE!
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #13 Online: 02 Outubro 2020 às 16:03:55 »
Teria um UNDONE desses:



Só que no lugar do Popeye seria o Flávin, de sapato branco.  ;D

https://oracleoftime.com/introducing-undone-x-popeye-limited-editions/
"All your base are belong to us"

Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #14 Online: 02 Outubro 2020 às 16:24:37 »
Esse undone é bem legal! Não conhecia. Vcs estão vendo como funciona o fórum ? Exatamente o que disse o Adriano. Alguém sempre apresenta alguma novidade que nem todos conhecem. Teria um desses aí fácil. abs


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
« Última modificação: 02 Outubro 2020 às 16:26:59 por Doutor Isnobson »

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #15 Online: 02 Outubro 2020 às 17:45:24 »

Só que no lugar do Popeye seria o Flávin, de sapato branco.  ;D


Aí eu já não teria  ;D kkk

Nunca tive um RM e nunca tive vontade de ter, mas se fizerem uma versão baseada no Oriento-verde-varejeira-misto-aço-e-ouro-com-bracelete-largo-de-chapa-dobrada, que é o símbolo desse nosso Brasilzão-véio-sem-porteira, eu até topo.

Também não teria  :P kkk
« Última modificação: 02 Outubro 2020 às 17:47:45 por fbmj »

Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #16 Online: 02 Outubro 2020 às 20:58:08 »
Apesar de tudo o que já foi exposto nas opiniões dos amigos, há também a se considerar o fato de que boa parte dos usuários que ainda frequentam o FRM são pessoas que já "refinaram" seus gostos e predileções dentro do hobby.

Dessa maneira, além da questão financeira atual, penso haver também uma dificuldade muito maior em se encontrar uma peça que atrairia interesse de um suficiente número de pessoas que, hoje, muito provavelmente, não iriam se satisfazer com um Orient, Seiko ou até mesmo com um Obris Morgan.

Apenas minha percepção, que inclusive como muitos amigos sabem, é a de alguém que ainda aprecia todos os tipos de relógios mecânicos e quartz, de Omega e Rolex até Seiko e Orient.

Concordo amigo!!!
Abraço
Paulo Sergio

Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #17 Online: 02 Outubro 2020 às 21:01:17 »
E ouso dizer que, no lançamento do FRM ao mundo, o amor era maior aos mecânicos... hoje, os "com pilha", estão mais e mais no dia-a-dia dos amantes da relojoaria!!!
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #18 Online: 02 Outubro 2020 às 22:31:31 »
Phino...

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:RM4 - 20 anos. Seria possível?
« Resposta #19 Online: 21 Outubro 2020 às 13:06:46 »
Opa pessoal! Fico feliz de ter fomentado uma discussão tão rica. Realmente concordo com quase tudo que foi exposto.
Obrigado e abraço a todos!