Viagens e Relógios

  • 15 Respostas
  • 4172 Visualizações
Viagens e Relógios
« Online: 08 Outubro 2020 às 20:08:39 »
Boa noite a todos!!

Gostaria de saber se vocês costumam viajar de avião com seus relógios mais caros e que procedimentos de segurança costumam adotar nesse translado origem - destino.

Eu sempre morro de medo com a perspectiva de ter que colocar meu relógio naquela bandeja de plástico no raio-x e sumirem com o relógio do outro lado ou ele ficar todo arranhado. Vocês costumam levar o relógio em algum case dentro de mochila/pasta trancada e vesti-lo apenas depois de passar pelo raio-x?

Também me preocupam as gangues que usam olheiros no aeroporto. Acho que a solução seria mesmo não usar o relógio em momento algum do trajeto. O que é frustrante.

Um amigo da minha esposa teve um sub Hulk roubado quando ele estava dentro do táxi em SP. Tinha acabado de sair de Congonhas. Uma moto seguiu o táxi e abordou no momento certo, no meio do engarrafamento. O assaltante da garupa pediu direto o relógio. Nada mais, nada menos.

Esse Infeliz rapaz tem a desconfiança de que pode ter sido alguém da equipe de segurança do raio-x que dedurou. Mas pode ter sido qq um em QQ lugar.

Confesso que essa história me deixou perplexo e muito ressabiado. É verdade que temos histórias de gangues especializadas em assaltos de relógios de luxo em todos os cantos do mundo, incluindo-se o velho mundo. Não é um privilégio tupiniquim.

Mas vivo boquiaberto quando vejo vídeos de gringos mostrando os estojos de couro com 3/5 relógios que costumam carregar quando viajam de férias. Eu tremo com a perspectiva de levar 1. Imagina 5!!!! Pra falar a verdade, nem a minha coleção tem 5 relógios (por ora)....kkkkk

Então, o que vocês fazem? Deixam os relógios caros bem guardados em casa quando vão viajar? Carregam o relógio em uma bolsa/pasta até chegar no destino? Ou simplesmente botam o bichinho no pulso e só tiram momentaneamente para o raio-x?


Sent from my iPhone using Tapatalk

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #1 Online: 08 Outubro 2020 às 21:34:03 »
Eu sempre tenho à mão aqueles saquinhos de microfibra para óculos (Oakley) e antes de passar na bandeja coloco o relógio dentro dele para evitar qualquer chance de riscos e depois guardo na mochila de viagem ou mala de mão, pois caso precisem ser abertas isso sempre é feito na presença do dono da bagagem.

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #2 Online: 08 Outubro 2020 às 23:47:47 »
Boa noite. 

Nunca precisei passar por isso. Talvez seja tão maluco viajar com Rolex no pulso.
Sei qual é esse saquinho de microfibra da Oakley, que fica seboso com o tempo.

Já eu tenho um saquinho de veludo que ganhei e uso como porta moeda. Eles orientam na saída da loja do shopping como pega trouxa mesmo para despistar os malandros.

*

Offline KBM

  • ***
  • 148
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #3 Online: 09 Outubro 2020 às 00:11:16 »
Compre um destes e guarde o relógio antes do raio-x. Vista após.

https://www.amazon.com/dp/B009EEQ55C/ref=cm_sw_r_cp_apa_fab_gr9FFbGZC8NGR

Nunca uso Rolex ou outros relogios "high profile" quando vou a SP. São muitas histórias como a do amigo da sua esposa, infelizmente.

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #4 Online: 09 Outubro 2020 às 00:14:38 »
Eu tenho muitos desses saquinhos Oakley, e justamente por isso acabei usando-os para essa função mas nada impede que se use outros tipos de proteção, ou cases. Gosto da microfibra porque as chances de riscar as partes polidas de caixas e pulseiras é próxima de zero. Ainda sobre os saquinhos Oakley, uso-os há muitos anos e minha experiência é que duram muito tempo e conservam a boa aparência se forem bem cuidados e lavados com detergente neutro de tempos em tempos. Outra vantagem dos saquinhos é poder-se colocar o relógio num mesmo bolso em que estejam outros objetos em caso de necessidade, sem se preocupar em riscar o relógio.
« Última modificação: 09 Outubro 2020 às 01:22:26 por Desotti »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #5 Online: 09 Outubro 2020 às 09:06:57 »
Pergunta curiosa...
Na primeira viagem que fiz à Europa, em 2005, inclusive com um objetivo "relojoeiro" (história aqui https://relogiosmecanicos.com.br/curiosidades/uma-visita-ao-observatorio-de-greenwich/  ), não havia telefones celulares que valessem a pena levar. Mas eu precisava de um despertador... E, então, viajei com meu Cricket, que até hoje possuo. Confesso que o relógio me foi inútil na viagem, eis que acordava antes de o despertador tocar, até mesmo porque quem tem um Cricket sabe que ser despertado por ele gera risco de infarto... Serviu-me bem, muito embora o Cricket, sobretudo o modelo que possuo, seja um porre para dar corda pela manhã, pois a coroa é desconfortável.

Eu não me lembro de outras ocasiões na qual utilizei um relógio específico para viagens: na verdade, confesso que em 90% das viagens que fiz pelo Brasil e exterior nos últimos anos, estava com um Omega Planet Ocean 2009 (ou 2008, já nem lembro mais...), simplesmente pelo fato de achá-lo pau para toda obra (e estar com o polimento da caixa MUITO detonado, diga-se de passagem. Arranhões, batidas, etc, portanto, não são uma preocupação quando estou com ele).

Mas há algumas exceções... Como dito acima, há cidades nas quais não se pode dar sorte para o azar, São Paulo é uma delas... Descer em Sampa com um Rolex no pulso, ou qualquer relógio que o valha que chame um pouco de atenção, é pedir para ser roubado... Welcome to the jungle baby! Normalmente uso um Swatch simplão quando vou a Sampa e congêneres.

Mas além disso, de uns tempos para cá eu passei a achar relógios com braceletes metálicos um tanto quanto desconfortáveis, pesados, ruins de encaixarem em roupas de frio... Nos últimos tempos, pois, tenho praticamente usado um Sinn 556, pois tem apenas 38 mm, é leve, não chama atenção, carrega muito bem e a pulseira é de couro.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #6 Online: 09 Outubro 2020 às 09:26:09 »
Eu praticamente só viajo a trabalho (a passeio, não vou nem até Mongaguá), e me acostumei a escolher relógios que sejam práticos e confortáveis, e isso significa que frequentemente não são chamativos (e muitas vezes nem valiosos). De todo modo, não dou mole nem no trajeto ao aeroporto, nem dentro dele. Mas normalmente, na hora do raio-x, tudo que é "valioso" (basicamente só relógio e passaporte/carteira) eu ponho na bandeja e fico de olho. É melhor ficar exposto, pois se sumir você vê na hora. Se colocar dentro de mochila e etc., se alguém quiser roubar, vai roubar do mesmo jeito, só que vai ser mais difícil para você provar que aquilo estava lá dentro mesmo.

Abs.,

Adriano

Re:Viagens e Relógios
« Resposta #7 Online: 09 Outubro 2020 às 09:48:03 »
Ano passado quando fui no show do scorpions/whitesnake eu passei em Congonhas com relógio no pulso e ninguém mandou eu tirar kkkkkkkk
Abraços!
Vinicius

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #8 Online: 09 Outubro 2020 às 10:06:46 »
O rigor muda se o vôo é doméstico ou internacional, e também muda de país para país.

Abs.,

Adriano

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #9 Online: 09 Outubro 2020 às 11:38:23 »
Quando coloco na mochila ou na mala de mão estas estão sempre trancadas com chave/cadeado então nunca tive problemas mesmo quando eventualmente pediram para que eu as abrisse, mas o ponto de vista do Adriano é válido.

*

Offline ejr888

  • *****
  • 1.347
  • EJR888
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #10 Online: 09 Outubro 2020 às 12:58:45 »
O rigor muda se o vôo é doméstico ou internacional, e também muda de país para país.

Abs.,

Adriano

Se pá não deixam nem trazer pasta de dente na mala de mão.

Eu queria tanto trazer aquela Friscodent kkkkkkkkkkkk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #11 Online: 09 Outubro 2020 às 14:03:52 »
Por falar em caixinha de transporte, como citado acima, vou acabar fazendo um merchand involuntário ao contar a história... A assistência Carpinobilis entrega todo relógio enviado para reparo nesta caixinha assinada. Com certeza não é algo caro de mandar fazer e deve ser vendido separadamente, senão eles não usariam... Não é algo de altíssima qualidade, mas se presta ao que serve. Eu tenho algumas em casa, mas confesso que ainda não tive oportunidade ou ideia para usa las depois...



Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk


Re:Viagens e Relógios
« Resposta #12 Online: 09 Outubro 2020 às 14:09:56 »
Para viajar sou mais prático, vou somente com um no braço, que sirva para tudo.
Abraços!
Vinicius

Re:Viagens e Relógios
« Resposta #13 Online: 09 Outubro 2020 às 20:47:32 »
Para viajar sou mais prático, vou somente com um no braço, que sirva para tudo.

E é o certo, pelo menos para viagens internacionais, pois somente um relógio é aceito na volta!!!
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #14 Online: 12 Outubro 2020 às 11:43:33 »
Eu também costumo levar apenas um relógio quando viajo, e deixo solto na bandeja do raio-x, normalmente com o celular e carteira/passaporte, e não tiro o olho em momento algum. Sempre uso o relógio no pulso, mas como não tenho relógios chamativos (meu único Rolex é um Explorer I), não sou encanado. Apenas em São Paulo, costumo tirar e colocar no bolso frontal da calça quando saio do aeroporto e estou esperando taxi ou Uber.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.319
    • Ver perfil
Re:Viagens e Relógios
« Resposta #15 Online: 15 Outubro 2020 às 14:10:29 »
Boa noite a todos!!

Então, o que vocês fazem? Deixam os relógios caros bem guardados em casa quando vão viajar? Carregam o relógio em uma bolsa/pasta até chegar no destino? Ou simplesmente botam o bichinho no pulso e só tiram momentaneamente para o raio-x?


Sent from my iPhone using Tapatalk
Eu uso uma case da Omega com espuma de proteção interna e levo dentro da mochila quando passo no raio-x. Na realidade, vou até o destino no exterior com ele ali e no avião uso uma MI Band. Já arranhei o fecho feio uma vez no cinto de segurança e como sou chato, prefiro não usar as crianças em lugares apertados.. ;D