Vidro mineral manchado

  • 9 Respostas
  • 11326 Visualizações
Vidro mineral manchado
« Online: 02 Julho 2009 às 17:22:30 »
Salve amigos do RM!

Acho legal compartilhar experiências por aqui então é o seguinte, estou reformando meu G-Shock 9400 com sensor de temperatura e já pedi uma capa nova no hospital de relógios e também mandei fazer uma pulseira de couro inteiriça com costura vermelha para ele (acho que uma nato fica muito fina pro grandalhão!).

Depois do desmonte para limpeza constatei que os 10 anos de uso  e água com cloro mancharam bastante o vidro e não é nada fácil trocá-lo ou mandar para polimento aqui em Recife.

Como o vidro não tinha riscos resolvi procurar algo que pudesse tirar aquelas manchas e encontrei um produto da 3M em um supermercado chamado de "elimina riscos" , depois de ler atentamente as instruções de utilização resolvi testá-lo.

Custou R$ 19,90 um tubinho de 120g, e é relativamente fácil de encontrar em supermercados e em casas de produtos automotivos.

O teste:
Nas instruções, ele manda utilizar o produto com uma palha de aço e aplicar leve pressão em movimentos circulares, mas eu fiquei meio receoso pois sei que palha de aço pode deixar micro-riscos em vidro e fica um efeito horrível depois, parecendo um embaçado. Então testei primeiro com uma flanela (daquelas laranjas que todos tem em casa), e vi que ele realmente produziu algum efeito sem parecer que tem polímeros ou outros tipos de abrasivos mais fortes em sua composição, então resolvi seguir à risca as instruções e peguei um pedacinho de palha de aço (nº0, a mais fina) um pouco maior do que a unha do dedão e apliquei no vidro.

E não é que deu certo! as manchas saíram totalmente e o vidro ficou como novo, sem nenhum reflexo ou aquelas "ondas" provocadas por micro-riscos de polimentos mal feitos. O resultado ficou muito satisfatório mesmo, como se tivesse passado por um polimento profissional em uma boa relojoaria.

Fica aqui o relato da experiência, e a recomendação aos amigos, realçando que o vidro em questão é mineral e sem nenhum tratamento ou película anti-reflexo.
Para outros tipos eu já acho que não serviria, pelo menos não aplicado da forma que mandam, pois poderia danificar o tratamento do vidro.

 
O produto é este da foto, e o relógio eu posto quando ficar totalmente pronto.



Abraço a todos,

Robson Xavier.



*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vidro mineral manchado
« Resposta #1 Online: 02 Julho 2009 às 17:33:12 »
Excelente dica
Para os vidros "plásticos" recomenda-se:

http://www.polywatch.de/en/polywatch.htm
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Vidro mineral manchado
« Resposta #2 Online: 02 Julho 2009 às 18:04:02 »
Muito legal, Robson!

Obrigado por compartilhar.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Vidro mineral manchado
« Resposta #3 Online: 21 Outubro 2010 às 23:20:51 »
Pessoal,

resolvi dar um UP nesse tópico criado pelo amigo Robson, pois, queria deixar a minha experiência com o mesmo produto.

Realmente o negócio funciona... e não é só para remover as manchas. Eu consegui remover a maioria dos riscos também!  :D

Segui o mesmo protocolo, meio desconfiado. Fiz uma primeira aplicação com flanela e já senti uma melhora. Depois passei para a palha de aço, exatamente como fez nosso amigo Robson. Novamente percebi que o aspecto melhorou.

Por fim... fiz 4 aplicações seguidas, todas com a palha de aço, aplicando uma pressão moderada e a aparência do vidro ficou muito, muito boa mesmo. Todos os riscos e marcas leves foram completamente removidas. Os riscos mais profundos ficaram sensivelmente melhores.

Também constatei outra coisa interessante. Apliquei o mesmo produto, usando apenas a flanela, no bezel de alguns relógios. Consegui o mesmo efeito "renovador". Pequenas marcas e riscos leves foram completamente removidos dos inserts.

Também reitero que usei apenas em vidro mineral, sem tratamento anti-reflexo. Cuidado em outras circunstâncias.

Abraços!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline edumaroja

  • ***
  • 196
  • Apenas mais um em risco de divórcio
    • Ver perfil
Re: Vidro mineral manchado
« Resposta #4 Online: 22 Outubro 2010 às 15:09:00 »
Legal essa dica vou procurar esse produto aqui no DF. De quebra já tiro uns riscos do vidro do carro hehehe.

Abraços


Pessoal,

resolvi dar um UP nesse tópico criado pelo amigo Robson, pois, queria deixar a minha experiência com o mesmo produto.

Realmente o negócio funciona... e não é só para remover as manchas. Eu consegui remover a maioria dos riscos também!  :D

Segui o mesmo protocolo, meio desconfiado. Fiz uma primeira aplicação com flanela e já senti uma melhora. Depois passei para a palha de aço, exatamente como fez nosso amigo Robson. Novamente percebi que o aspecto melhorou.

Por fim... fiz 4 aplicações seguidas, todas com a palha de aço, aplicando uma pressão moderada e a aparência do vidro ficou muito, muito boa mesmo. Todos os riscos e marcas leves foram completamente removidas. Os riscos mais profundos ficaram sensivelmente melhores.

Também constatei outra coisa interessante. Apliquei o mesmo produto, usando apenas a flanela, no bezel de alguns relógios. Consegui o mesmo efeito "renovador". Pequenas marcas e riscos leves foram completamente removidos dos inserts.

Também reitero que usei apenas em vidro mineral, sem tratamento anti-reflexo. Cuidado em outras circunstâncias.

Abraços!

Fab´s

*

Offline Luis O

  • *****
  • 675
    • Ver perfil
Re: Vidro mineral manchado
« Resposta #5 Online: 22 Outubro 2010 às 16:41:39 »
Pergunta idiota: a "palha de aço" que vcs citam é o comumente denominado BomBril?

Pergunto pois conheço outro produto denominado palha de aço que é muito mais grosseiro........

Alguém pode elucidar a minha dívida?

abs e muito obrigado...

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Vidro mineral manchado
« Resposta #6 Online: 22 Outubro 2010 às 17:58:41 »
Luis,

vc tem razão... acabei não comentando, mas utilizei o "Bom Bril Mini", pois, a palha é bem mais fina e macia do que as palhas de aço comuns.

O produto é exatamente esse aqui:


Abraços!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

Re: Vidro mineral manchado
« Resposta #7 Online: 22 Outubro 2010 às 21:45:38 »


Pergunta: como faz pra polir naquele espacinho pequeno, considerando que a pulseira recobre parte do vidro?

Abs, gabo  :)

*

Offline edumaroja

  • ***
  • 196
  • Apenas mais um em risco de divórcio
    • Ver perfil
Re: Vidro mineral manchado
« Resposta #8 Online: 22 Outubro 2010 às 22:01:53 »
desculpem minha ignorância, mas o vidro do Aqualand serie I é cristal mineral?
Alguém sabe como retirar o bezel do Aqualand pra fazer um serviço melhor?
Abraços,

Eduardo

Re:Vidro mineral manchado
« Resposta #9 Online: 27 Outubro 2020 às 11:34:08 »
Salve amigos

Ressuscitando o tópico, a palha de aço que usaram é o Bombril comum? Onde compraram o produto?

Obrigado...