Omega reformula o Speedmaster

  • 4 Respostas
  • 2382 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Omega reformula o Speedmaster
« Online: 05 Janeiro 2021 às 14:52:04 »
Não, não é mais uma das edições "limitadas" que a Omega lança todos os anos, mas a nova versão do Speedmaster de série. Foi-se, portanto, o modelo com o qual estávamos acostumados há décadas. Well... Nem tanto assim, porque as mudanças são sutis visualmente, muito embora radicais do ponto de vista técnico.

Visualmente, o mostrador apresenta, agora, o perfil "pie pan" da década de 60, que caracterizava não só os Speedy como, sobretudo, os Constellation. Prestem atenção nas bordas. Ficou mais bonito? Provavelmente... Terei que ver ao vivo, mas parece-me que tirar o "chapado" de um mostrador reto é algo razoável.

Não está sendo comentado nos blogs gringos, mas nas fotos pareceu-me que o luminoso está um pouco mais "esverdeado", mas pode ser impressão. Afinal, todo super luminova branquinho fica mesmo um pouco esverdeado com a mínima incidência de luz.

Desenho de caixa é mais ou menos o mesmo, também uma reedição daquela que equipava o modelo dos anos 60, confesso que não vi muita diferença.

A maior diferença, porém, está no movimento, que é a "evolução" do 1861, mas com escapamento coaxial. É claro que este movimento, assim como o 1861, é produzido de forma totalmente automatizada, algo totalmente diferente da "era Lemania". O visual, porém, é muito semelhante, do formato das alavancas do cronógrafo ao posicionamento das rodas, passando pelo uso do came para controle. É como se houvessem mudado "apenas" o escapamento. Eu preferia o acabamento de bordas arredondadas da era Lemania, mas essa fase já passou há tanto tempo que soa até estranho comparar este modelo com os 861 originais...

Para o consumidor, duas coisas mudam: o passo do ponteiro é mais rápido, pois o modelo antigo vibrava a 21600, o novo a 28800. E isto tem implicações no mostrador, pois há um tracinho a mais a cada segundo. O movimento, a bem da verdade, não é novo, já foi usado em edições limitadas, como a do Snoopy, mas agora entra em série.

É, certamente, algo mais preciso, pelo menos em tese, pois usa escapamento sem regulador, coaxial, certificado como cronômetro e totalmente anti magnético.

O preço subiu um pouco, cerca de 800 dólares na versão mais simples, mas que ainda considero uma barganha no mundo dos mecânicos, por volta de 6000 dólares (o que é menos da metade, por exemplo, do preço sugerido em um Rolex Daytona). As versões em ouro são um assalto a mão armada, por volta de 40 mil dólares.

Ah! Os braceletes mudaram, lembram a versão antiga, também dos anos 60 e não sei se possuem micro ajuste.

Em resumo... Do ponto de vista técnico, os consumidores receberão mais relógio do que a versão fabricada até ontem, por um incremento de preço de cerca de 20%. É razoável... Aliás, se formos comparar este modelo com os Speedy até os anos 90, da era Lemania, o consumidor estaria recebendo não muito, mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais relógio pelo preço.

Por outro lado... Quem realmente se importa se o relógio possui escapamento de âncora ou coaxial, se é mais preciso ou não (sobretudo porque os Speedy antigos não eram imprecisos), ou se isso ou aquilo? Enfim... A Omega fez com o atual Speedmaster o que a Porsche fez com os Carrera quando abandonou a motorização a ar, que já havia chegado ao limite do desenvolvimento: está entregando o mesmo pacote visual com uma motorização melhor, efetivamente melhor. Mas assim como há os Porscheiros que sempre irá se lembrar dos motores de Kombi, há os puristas, ou melhor dizendo, MAIS PURISTAS, que sempre irão se lembrar do Speedy pau pra toda obra, sem muito luxo e com movimentos de projeto dos anos 30/40. Foi-se uma era...


https://www.ablogtowatch.com/omega-speedmaster-professional-moonwatch-master-chronometer-first-look/


https://watchesbysjx.com/2021/01/omega-speedmaster-moonwatch-master-chronometer-3861.html
« Última modificação: 06 Janeiro 2021 às 13:23:50 por flávio »

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Omega reformula o Speedmaster
« Resposta #1 Online: 05 Janeiro 2021 às 15:57:44 »


Essa versão de ouro branco ficou parecida com o meu “Speedmaster de 3 ponteiros”.


Uma pena o meu não ter vindo com o bracelete original:
« Última modificação: 05 Janeiro 2021 às 16:20:53 por fbmj »

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.825
    • Ver perfil
Re:Omega reformula o Speedmaster
« Resposta #2 Online: 05 Janeiro 2021 às 20:55:23 »


Diferente do que algumas mídias estavam falando, os ponteiros do cronógrafo ainda são pintados de branco e o lume não me pareceu mais verde do que o anterior.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Re:Omega reformula o Speedmaster
« Resposta #3 Online: 13 Janeiro 2021 às 15:42:32 »
Flavio.. o novo tem dois traços a cada segundo no mostrador.. o antigo tem 4..
e dizem que o bracelete novo tem sim micro ajuste


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Omega reformula o Speedmaster
« Resposta #4 Online: 14 Janeiro 2021 às 10:53:39 »
Flavio.. o novo tem dois traços a cada segundo no mostrador.. o antigo tem 4..
e dizem que o bracelete novo tem sim micro ajuste


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Valeu!