Olha só... Eu não aplico WD40 sequer em minha bicicleta, quanto mais cogitar colocar isso num relógio... WD 40 sequer é lubrificante, não foi criado para isso, e sim proteção contra corrosão de mísseis balísticos que carregariam as bombas atômicas americanas nos anos 60 (sério!). Lá pelas tantas, passou a ser utilizado para um sem número de coisas...
Vou te fazer uma pergunta, indo para o motor do mundo dos carros, que no final das contas, é mais ou menos um relógio mecânico, mas num tamanho centenas de vezes maior. Você, sim, você, ao invés de trocar o óleo do motor do seu carro com algo dentro das especificações, mandar lubrificar os seus rolamentos com a graxa adequada, etc, afundaria tudo num tonel com WD40 e colocaria para funcionar? Pois é... Por que então fazer isso num relógio?
O WD40, na minha sincera opinião, que é de leitor, não relojoeiro prático, coisa que NUNCA fui (sequer desmonto mais relógios por hobby, algo que fiz pela última vez há uns 20 anos...), não tem aplicação prática na relojoaria. Minto... Talvez tenha, para desengripar alguma peça travada por oxidação no movimento, num procedimento pré lavagem. E mesmo assim tenho minhas dúvidas se é algo de fato "de manual" na prática.
A realidade é que um simples relógio de corda manual chega a ter uns 70 pontos de lubrificação diferentes, com diversos tipos de lubrificantes diferentes. Basta imaginar, por exemplo, que uma tirete (o eixo que segura a coroa do relógio e você puxa para ajustar a hora) tem, estou pensando mentalmente agora, sozinha, 4 pontos de GRAXA (não óleo, pois é uma peça que atua por compressão) nos planos de encaixe do castelinho, mais um no eixo que gira, mais um na alavanca de contato e... Cada um recebe uma minúscula gotinha de lubrificante, porque se colocar demais, o troço não funciona direito.
Vou fazer uma sugestão. Digitem (todos que estão lendo) "ETA lubrication charts" no Google. Vocês terão acesso às complexas tabelas de lubrificação da ETA, algumas com centenas de pontos de lubrificação. Depois, digitem no Youtube "lubricating a watch", para terem uma ideia na prática do quão complexa é a atividade. Eu acho que um cara bem curioso consegue desmontar um relógio (tendo as ferramentas adequadas, claro) e remontá-lo. Mas lubrificá-lo sem instrução formal não é coisa simples. Aliás, o que mais vejo em vídeos de desmontagens de relógios na internet, FEITO POR PROFISSIONAIS, são erros no momento da lubrificação (em regra óleo demais).
O relógio que estava parado e colocou WD 40 funcionou porque certamente estava com a lubrificação antiga toda ressecada, travando os pontos de fricção. Ao colocar o WD40, o óleo antigo foi dissolvido e o relógio passou a funcionar, como também funcionaria um motor de carro parado na garagem por 50 anos que tivesse no seu interior óleo em "borra" e essa fosse dissolvida com querosene. Mas funcionar não quer dizer funcionar bem e muito menos funcionar por um bom tempo...
Sobre a complexa questão de lubrificação de relógios, vale a pena lembrar da frase clássica atribuída a Breguet, o próprio, a respeito do assunto: "dê me o perfeito lubrificante e lhe darei o perfeito relógio"... Na época os lubrificantes tinham base vegetal e não duravam mais do que meses nos relógios. Hoje temos lubrificantes sintéticos, o escambau e... Mesmo assim, é difícil um relógio funcionar direito por mais do que 5 anos sem lubrificação adequada, mesmo contendo esses lances "high tech", como escapamentos coaxiais, silício, etc.
Flávio