WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko

  • 12 Respostas
  • 4088 Visualizações
*

Offline tudodigitalizado

  • ***
  • 212
  • Pink Floyd
    • Ver perfil
WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Online: 17 Fevereiro 2021 às 11:34:56 »
Achei um relógio em uma gaveta no meu sitio este final de semana. Trata-se de um Seiko 6119 de 1979. O mesmo estava parado a anos. Abrir o fundo e apliquei WD-40 e após uns 30min balancei e funcionou normalmente. Estou usando e esta normal, inclusive com reserva de marcha. O que pode ocorrer se eu não fazer uma limpeza e lubrificação? Será que somente o WD-40 é suficiente...

Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #1 Online: 17 Fevereiro 2021 às 17:36:25 »
Não entendo muito a fundo, mas pelo pouco que sei o WD é bom inclusive tirando o óleo,  ou seja a curto prazo vai dar problema, enquanto o WD está fresco ele lubrifica...

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk


Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #2 Online: 17 Fevereiro 2021 às 23:53:51 »
É bom esperar uma opinião mais abalizada, como a do Adriano ou do Flávio. Todavia, acho que o WD40 não é adequado para lubrificação de movimento de relógios, não. Há lubrificantes especiais para relógios. Já li inclusive que se usam lubrificantes diferentes no mesmo movimento, isto é, cada parte ou peça requer um determinado tipo. Mas, mesmo que não faça bem ao mecanismo, não deve ser nada irreversível.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #3 Online: 18 Fevereiro 2021 às 09:09:17 »
Assim... só um alimento para a mente:

A lubrificação sempre foi tida como um dos calcanhares de aquiles da relojoaria. Se um hipotético relógio não está quebrado, então a necessidade de revisá-lo recai quase que exclusivamente sobre a lubrificação, ou seja, revisa-se o relógio pois é necessário limpá-lo (retirar o óleo velho) e relubrificá-lo. Lubrificação inadequada é o que acaba com relógio.

Vocês acham mesmo que se uma simples borrifada de WD40, assim por cima, resolvesse a questão, haveria toda uma indústria que produz óleos específicos, dá formação para relojoeiros reparadores, produzem ferramentas, tais como aplicadores automáticos de óleo etc?

Não sei quanto a vocês, mas para mim é TÃO óbvio que um WD40 não resolve nada, que me espanta cogitarem essa possibilidade! Aliás, penso que é o oposto: penso que o WD40 vai dar uma amolecida na lubrificação velha e vai permitir o relógio "desengripar" e funcionar, só que, agora, ao invés de funcionar com óleo nas suas alavancas e pivôs, está funcionando com uma graxa áspera, resultado de óleo velho e ressecado com WD40, que vai terminar de detonar o que ainda não estiver detonado.

Portanto, se o objetivo for apenas fazer um experimento, OK, use o WD40, porém, é claro que isso vai acabar cobrando seu preço e eventualmente o relógio vai estragar além do "reparável".
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #4 Online: 18 Fevereiro 2021 às 12:51:41 »
Salve!

WD 40 em relógios = acumulo de sujeira; vai tudo virar uma massa abrasiva e adeus. Simples assim.

Já vi experimentos desta natureza (relógios de parede) que terminaram na mais completa desgraça.

Daniel

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #5 Online: 18 Fevereiro 2021 às 17:17:37 »
Olha só... Eu não aplico WD40 sequer em minha bicicleta, quanto mais cogitar colocar isso num relógio... WD 40 sequer é lubrificante, não foi criado para isso, e sim proteção contra corrosão de mísseis balísticos que carregariam as bombas atômicas americanas nos anos 60 (sério!). Lá pelas tantas, passou a ser utilizado para um sem número de coisas...

Vou te fazer uma pergunta, indo para o motor do mundo dos carros, que no final das contas, é mais ou menos um relógio mecânico, mas num tamanho centenas de vezes maior. Você, sim, você, ao invés de trocar o óleo do motor do seu carro com algo dentro das especificações, mandar lubrificar os seus rolamentos com a graxa adequada, etc, afundaria tudo num tonel com WD40 e colocaria para funcionar? Pois é... Por que então fazer isso num relógio?

O WD40, na minha sincera opinião, que é de leitor, não relojoeiro prático, coisa que NUNCA fui (sequer desmonto mais relógios por hobby, algo que fiz pela última vez há uns 20 anos...), não tem aplicação prática na relojoaria. Minto... Talvez tenha, para desengripar alguma peça travada por oxidação no movimento, num procedimento pré lavagem. E mesmo assim tenho minhas dúvidas se é algo de fato "de manual" na prática.

A realidade é que um simples relógio de corda manual chega a ter uns 70 pontos de lubrificação diferentes, com diversos tipos de lubrificantes diferentes. Basta imaginar, por exemplo, que uma tirete (o eixo que segura a coroa do relógio e você puxa para ajustar a hora) tem, estou pensando mentalmente agora, sozinha, 4 pontos de GRAXA (não óleo, pois é uma peça que atua por compressão) nos planos de encaixe do castelinho, mais um no eixo que gira, mais um na alavanca de contato e... Cada um recebe uma minúscula gotinha de lubrificante, porque se colocar demais, o troço não funciona direito.

Vou fazer uma sugestão. Digitem (todos que estão lendo) "ETA lubrication charts" no Google. Vocês terão acesso às complexas tabelas de lubrificação da ETA, algumas com centenas de pontos de lubrificação. Depois, digitem no Youtube "lubricating a watch", para terem uma ideia na prática do quão complexa é a atividade. Eu acho que um cara bem curioso consegue desmontar um relógio (tendo as ferramentas adequadas, claro) e remontá-lo. Mas lubrificá-lo sem instrução formal não é coisa simples. Aliás, o que mais vejo em vídeos de desmontagens de relógios na internet, FEITO POR PROFISSIONAIS, são erros no momento da lubrificação (em regra óleo demais).

O relógio que estava parado e colocou WD 40 funcionou porque certamente estava com a lubrificação antiga toda ressecada, travando os pontos de fricção. Ao colocar o WD40, o óleo antigo foi dissolvido e o relógio passou a funcionar, como também funcionaria um motor de carro parado na garagem por 50 anos que tivesse no seu interior óleo em "borra" e essa fosse dissolvida com querosene. Mas funcionar não quer dizer funcionar bem e muito menos funcionar por um bom tempo...

Sobre a complexa questão de lubrificação de relógios, vale a pena lembrar da frase clássica atribuída a Breguet, o próprio, a respeito do assunto: "dê me o perfeito lubrificante e lhe darei o perfeito relógio"... Na época os lubrificantes tinham base vegetal e não duravam mais do que meses nos relógios. Hoje temos lubrificantes sintéticos, o escambau e... Mesmo assim, é difícil um relógio funcionar direito por mais do que 5 anos sem lubrificação adequada, mesmo contendo esses lances "high tech", como escapamentos coaxiais, silício, etc.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #6 Online: 19 Fevereiro 2021 às 14:09:52 »
Tentando responder da maneira mais rápida possível: WD-40 em relojoaria serve no máximo para desengripar braceletes travados por oxidação.

Outra coisa, tenham em mente, sempre, isto que vou dizer: o que faz um relógio voltar a funcionar não é a lubrificação, mas a lavagem/limpeza. Qualquer relógio funciona, e até bem, sem uma única gota de óleo. Basta ele estar limpo. Porém, obviamente, sem o óleo, ele vai sofrer desgaste.

Logo, o que aconteceu aí é que a quantidade grande de solvente que tem no WD-40 dissolveu o óleo seco o suficiente para funcionar. Mas o óleo seco e a sujeira que uma hora parou ele, continua lá e agora, funcionando, é que vai terminar de comer tudo. Além disso, com certeza agora tem óleo em todo lugar onde nunca deve haver óleo. É uma questão de tempo também para as peças começarem a colar umas nas outras, as roda colarem nas pontes, a espiral colar uma na outra, etc.

Abs.,

Adriano

Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #7 Online: 21 Fevereiro 2021 às 20:32:53 »
Prezados,

O WD-40 na indústria em geral é um dos produtos milagrosos e até hoje utilizado em larga escala para nos tirar dos mais diversos problemas. E acreditem, faz verdadeiros milagres. Então, eu entendo a iniciativa do forista de fazer um experimento com este produto tão útil e versátil.

Minha esposa, quando nos casamos, colocava WD-40 em todo dispositivo mecânico que parava de funcionar... Fechaduras de porta, braçadeiras, dobradiças, e até alguns eletrodomésticos... e tive um bom trabalho para mostrar para ela que o funcionamento milagroso era momentâneo e a exemplo das fechaduras perdidas de nossa casa, o WD-40, simplesmente acabou com toda a lubrificação interna das fechaduras e atacou quimicamente alguns componentes não metálicos.

De micromecânica em relojoaria, não entendo nada, mas na indústria petroquímica que é a minha área, utilizamos o WD-40 para desengripar, soltar, remover, desmontar partes mecânicas com movimento entre si, que estão emperradas devido a oxidação severa. Ele tem um poder incrível de soltar estes óxidos e como citou Flávio ele também é muito bom para evitar oxidação, simplesmente porque uma de suas muitas propriedades é retirar moléculas de H2O (água) dos locais onde é aplicado.

De fato, o WD-40, além da aplicação na indústria em geral tem excelentes aplicações em outras áreas, como em nossa casa. Mas, precisamos ter cuidado onde utilizamos. No site do WD-40 tem uma lista de situações onde ele opera milagres. Mas, sendo leigo em relojoaria, e após ler os comentários dos foristas especialistas em relojoaria, só me fez lembrar do estado que ficou as fechaduras da nossa casa, após o uso indiscriminado e com a melhor das intenções da minha querida esposa.

Um outro ponto, bem ressaltado por Igor e Flávio, e que já comentei aqui em outras oportunidades... mas em função da grande importância, acho que sempre repetirei, é o exemplo que tenho na indústria petroquímica mecânica que atuo a mais de 30 anos, é a importância estratégica e complexidade da lubrificação. Pensem que numa indústria petroquímica temos bombas, compressores, motores, turbinas, ventiladores e uma enorme variedade de partes móveis que sem lubrificação constante e adequada, na melhor das hipóteses não vão funcionar, quando não causam graves acidentes.

Então, lubrificação na indústria que atuo é coisa séria, tem ciência dedicada ao seu estudo, como a Tribologia... e nas nossas plantas temos o suporte de uma empresa especializada em lubrificação com técnicos especializados, engenheiro de lubrificação, equipamentos como ultrason para sabermos a quantidade exata de graxa que devemos colocar em um motor elétrico em funcionamento, etc...

Imagino que na relojoaria não seja diferente.

Saudações,

Jefferson.

Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #8 Online: 21 Fevereiro 2021 às 20:41:02 »
Em tempo, achei excelente a iniciativa do forista que realizou este experimento e abriu este tópico para debate.

Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #9 Online: 22 Fevereiro 2021 às 14:11:21 »
Jefferson, eu concordo que o WD40 é excelente. Sem dúvida, é um produto diferenciado.
Todavia, acho que quem frequenta o Fórum e lê os posts com atenção não comete um erro desse de borrifar WD40 num relógio de maneira tão temerária! Movimento de relógio é algo muito delicado e melindroso. Eu não faria isso jamais, pois me parece bastante óbvio que a manutenção de um movimento requer muito mais perícia e cuidado do que simplesmente jogar um óleo ou o que quer que seja em um mecanismo tão delicado.
De qualquer forma, o tópico tem utilidade: servir de alerta para que ninguém cometa esse erro.

Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #10 Online: 22 Fevereiro 2021 às 15:06:38 »
Jefferson, eu concordo que o WD40 é excelente. Sem dúvida, é um produto diferenciado.
Todavia, acho que quem frequenta o Fórum e lê os posts com atenção não comete um erro desse de borrifar WD40 num relógio de maneira tão temerária! Movimento de relógio é algo muito delicado e melindroso. Eu não faria isso jamais, pois me parece bastante óbvio que a manutenção de um movimento requer muito mais perícia e cuidado do que simplesmente jogar um óleo ou o que quer que seja em um mecanismo tão delicado.
De qualquer forma, o tópico tem utilidade: servir de alerta para que ninguém cometa esse erro.
Devenalme, sim! Concordo com você e minha intenção foi relatar minhas experiências negativas e positivas com o WD-40 e sua utilidade, desde que aplicado corretamente, conforme especificação do fabricante.

E também acho importante, o debate que este tópico está proporcionando para a importância da lubrificação na relojoaria.

Saudações,

Jefferson.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

*

Offline tudodigitalizado

  • ***
  • 212
  • Pink Floyd
    • Ver perfil
Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #11 Online: 22 Fevereiro 2021 às 20:05:54 »
Borrichei WD-40 devido ao baixo valor do relógio e como não compensava enviar para o relojoeiro, resolvi fazer a experiência. Com relação a grudar óleo e virar uma massa abrasiva, acredito que não vai ocorrer, pois devido a quantidade de WD-40 deve escorrer para dentro da caixa ou mostrador.... Vou borrichar mais daqui uns 15 dias e ir acompanhando. Claro que é um relogio barato e sem uso, pois certamente devido a falta de lubrificação correta terá consequência futura.

*

Offline JuniorCPE

  • ****
  • 271
  • Sem vontade não há caminho.
    • Ver perfil
Re:WD-40 Limpeza Maquina 6119 Seiko
« Resposta #12 Online: 26 Fevereiro 2021 às 22:15:14 »
Já li algumas discussões em que interlocutores afirmavam usar wd pra lubrificar. Nunca pensei nele pra esta finalidade.

Sempre o utilizei em engrenagens velhas ou oxidadas, desemperrando e limpando. Até acredito que o fato de ele vir comprimido é justamente pra isto, é ótimo pra soltar aquela borra velha.

Mas não dispensa uma boa escovada, até mantenho na maleta de ferramentas uma escova de dentes velha.

Depois de limpo, sempre lubrifico com óleo de boa qualidade.

Agora, no maquinário do relógio?
vai virar uma caca só, KKK...

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk

Mais vale um no pulso, que o dinheiro na poupança.