Espaço de discussões > Fórum principal

Desafio n° 2

(1/27) > >>

igorschutz:
Olá a todos!

Como vencedor do Desafio [ex-]semanal n° 1, proposto pelo Rovel, chegou a minha vez de propor uma questão.

A princípio eu iria falar de escapamentos, que é um assunto que muito me apetece, mas achei que as questões estavam muito difíceis, pois nem todo mundo é ligado nisso, e a brincadeira perderia a graça. Então mudei o foco: vou falar sobre os movimentos quartzo. ::)
Sei que esse assunto também não é dos mais atraentes para muitos, mas quem sabe com a brincadeira um ou outro colega não deixe o xenofobismo de lado. :D

Vamos lá, seguindo as linhas traçadas pelo Rovel, primeiro a história:

Depois de anos de desenvolvimento e testes, finalmente no Natal de 1969 o primeiro relógio a quartzo é oferecido ao público: trata-se do Seiko Quartz Astron, equipado com o calibre SQ35, com freqüência de 8.192 Hz.
Muitos entusiastas alegam que o lançamento do Astron foi mero trabalho de marketing, só para a Seiko dizer que foi a primeira empresa a colocar um relógio quartzo no mercado, já que o relógio era uma edição limitadíssima e com um movimento considerado incompleto e frágil, quase que um protótipo.

Logo em seguida, nos primeiros meses de 1970, os suíços não deixaram por menos, pondo no mercado o seu já famoso Beta 21, que equipava nada menos do que modelos de 18 diferentes marcas em seu lançamento!
Diferentemente do SQ35, ainda que igual na sua freqüência de 8.192 Hz, o Beta 21 era um calibre de série, robusto (para os padrões da época) e testado: realmente um produto comercial.

Apesar do grande número de empresas reunidas no consórcio CEH, que produziu o Beta 21, e de várias marcas que o adotaram, alguns fabricantes viram o projeto com desconfiança e adotaram um rumo próprio. Entre estas, estava a Girard-Perregaux.

A GP apresentou seu primeiro calibre quartzo também nos primeiros meses de 1970, inclusive alegando em peças publicitárias atuais que foi a primeira empresa suíça a disponibilizar um relógio quartzo ao público (se é verdade? Não há documento algum que corrobore essa versão... ::)). O que importa é que o calibre da GP era diferente: sua freqüência era de 32.768 Hz, que hoje é considerada a freqüência padrão para TODOS os movimentos quartzo.
Com isto, a Girard-Perregaux entrou para a história como a empresa que determinou o padrão ideal do quartzo!

Sabendo disso, pergunto:

a) Qual o primeiro calibre que adotou esta freqüência? E o nome do relógio que equipou?

b) Por que a Girard-Perregaux optou pela freqüência de 32.768 Hz, ao invés de freqüências mais baixas como seus antecessores?

c) Além da freqüência, que outra novidade notável, ao menos para os suíços, a GP apresentou no mesmo calibre?


Boa sorte aos interessados. Tenho certeza que em breve acharão as respostas! :)

Um abraço,

Igor

rlessa:
b) tamanho físico e consumo de corrente menor, aumentando a vida útil das baterias.

LUW:
Dureza que se não me engano eu li alguma coisa recentemente sobre a questão c), mas vai saber onde? ::)

Gravina:
Igor,

Beleza!!!

Ótimo desafio, bem como muito pertinente na medida que corrige informação incorreta dada por mim no desafio anterior, onde afirmava que a GP utilizou-se (ou fazia parte daquele Consórcio) do Beta 21. ;).

Aproveitando este gancho, e até na medida que o estimado amigo está afinado no que tange este tipo de movimento, presumo................pergunto-lhe: Saberia informar quais foram os dezoito que participaram deste consórcio?.

Pergunto-lhe, pois existem informações , digamos, não pacíficas sobre este exato número!


A única pergunta que saberia responder, obviamente é a mais fácil..........o calibre! ;D.........e tentar a "B" também..........padrão!...........4x mais que o Beta 21

Muito obrigado, e devo-lhe esta ;)

Abração

Gravina

igorschutz:
Mestre,

Nem havia me atentado quando você mencionou que a GP utilizou o Beta 21. Só agora que você falou! :-[

Olha, sobre o CEH, que eu saiba foram 16 participantes no consórcio, porém, no lançamento do calibre, 18 marcas o utilizaram, portanto, algumas marcas não eram participantes do CEH (por outro lado, lembre-se que dentre os 16 participantes do consórcio, algumas empresas não fabricavam relógios, como a própria Ébauches SA, a Federação Relojoeira Suíça (FH), etc.).

Esta informação de que 18 marcas apresentaram algum modelo com o Beta 21 eu tirei do livro Watch, do Peter Doensen, no qual ele lista as seguintes: Omega, Bulova, IWC, Longines, Patek Philippe, Enicar, Rado, Rolex, Favre-Leuba, Zodiac, Eberhard, Ebel, Juvenia, Doxa, Cyma, Borel, Movado e Zenith.

Agora, quanto aos participantes do CEH, Doensen lista:

* Omega
* Bulova
* IWC
* Longines
* Patek Philippe
* Enicar
* Rado
* Rolex
* Fabriques des Balanciers Réunies
* Le Coultre & Cie, Complications S.A.
* Fabrique d'Assortiments Réunis S.A. (FAR)
* Ebauches S.A.
* Elgin S.A.
* Movado, Zenith S.A.
* Montres Credos S.A.
* Federation Horlogère Suisse
Se a informação procede? Isso dá uma pesquisa da boa! :D

Um abraço,

Igor

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa