Desafio n° 2

  • 134 Respostas
  • 31453 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Desafio n° 2
« Online: 06 Agosto 2009 às 22:11:59 »
Olá a todos!

Como vencedor do Desafio [ex-]semanal n° 1, proposto pelo Rovel, chegou a minha vez de propor uma questão.

A princípio eu iria falar de escapamentos, que é um assunto que muito me apetece, mas achei que as questões estavam muito difíceis, pois nem todo mundo é ligado nisso, e a brincadeira perderia a graça. Então mudei o foco: vou falar sobre os movimentos quartzo. ::)
Sei que esse assunto também não é dos mais atraentes para muitos, mas quem sabe com a brincadeira um ou outro colega não deixe o xenofobismo de lado. :D

Vamos lá, seguindo as linhas traçadas pelo Rovel, primeiro a história:

Depois de anos de desenvolvimento e testes, finalmente no Natal de 1969 o primeiro relógio a quartzo é oferecido ao público: trata-se do Seiko Quartz Astron, equipado com o calibre SQ35, com freqüência de 8.192 Hz.
Muitos entusiastas alegam que o lançamento do Astron foi mero trabalho de marketing, só para a Seiko dizer que foi a primeira empresa a colocar um relógio quartzo no mercado, já que o relógio era uma edição limitadíssima e com um movimento considerado incompleto e frágil, quase que um protótipo.

Logo em seguida, nos primeiros meses de 1970, os suíços não deixaram por menos, pondo no mercado o seu já famoso Beta 21, que equipava nada menos do que modelos de 18 diferentes marcas em seu lançamento!
Diferentemente do SQ35, ainda que igual na sua freqüência de 8.192 Hz, o Beta 21 era um calibre de série, robusto (para os padrões da época) e testado: realmente um produto comercial.

Apesar do grande número de empresas reunidas no consórcio CEH, que produziu o Beta 21, e de várias marcas que o adotaram, alguns fabricantes viram o projeto com desconfiança e adotaram um rumo próprio. Entre estas, estava a Girard-Perregaux.

A GP apresentou seu primeiro calibre quartzo também nos primeiros meses de 1970, inclusive alegando em peças publicitárias atuais que foi a primeira empresa suíça a disponibilizar um relógio quartzo ao público (se é verdade? Não há documento algum que corrobore essa versão... ::)). O que importa é que o calibre da GP era diferente: sua freqüência era de 32.768 Hz, que hoje é considerada a freqüência padrão para TODOS os movimentos quartzo.
Com isto, a Girard-Perregaux entrou para a história como a empresa que determinou o padrão ideal do quartzo!

Sabendo disso, pergunto:

a) Qual o primeiro calibre que adotou esta freqüência? E o nome do relógio que equipou?

b) Por que a Girard-Perregaux optou pela freqüência de 32.768 Hz, ao invés de freqüências mais baixas como seus antecessores?

c) Além da freqüência, que outra novidade notável, ao menos para os suíços, a GP apresentou no mesmo calibre?


Boa sorte aos interessados. Tenho certeza que em breve acharão as respostas! :)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

rlessa

Re: Desafio n° 2
« Resposta #1 Online: 06 Agosto 2009 às 22:47:29 »
b) tamanho físico e consumo de corrente menor, aumentando a vida útil das baterias.

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Desafio n° 2
« Resposta #2 Online: 06 Agosto 2009 às 23:02:54 »
Dureza que se não me engano eu li alguma coisa recentemente sobre a questão c), mas vai saber onde? ::)
[ ]s
Luciano

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio n° 2
« Resposta #3 Online: 06 Agosto 2009 às 23:07:05 »
Igor,

Beleza!!!

Ótimo desafio, bem como muito pertinente na medida que corrige informação incorreta dada por mim no desafio anterior, onde afirmava que a GP utilizou-se (ou fazia parte daquele Consórcio) do Beta 21. ;).

Aproveitando este gancho, e até na medida que o estimado amigo está afinado no que tange este tipo de movimento, presumo................pergunto-lhe: Saberia informar quais foram os dezoito que participaram deste consórcio?.

Pergunto-lhe, pois existem informações , digamos, não pacíficas sobre este exato número!


A única pergunta que saberia responder, obviamente é a mais fácil..........o calibre! ;D.........e tentar a "B" também..........padrão!...........4x mais que o Beta 21

Muito obrigado, e devo-lhe esta ;)

Abração

Gravina

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio n° 2
« Resposta #4 Online: 06 Agosto 2009 às 23:53:08 »
Mestre,

Nem havia me atentado quando você mencionou que a GP utilizou o Beta 21. Só agora que você falou! :-[

Olha, sobre o CEH, que eu saiba foram 16 participantes no consórcio, porém, no lançamento do calibre, 18 marcas o utilizaram, portanto, algumas marcas não eram participantes do CEH (por outro lado, lembre-se que dentre os 16 participantes do consórcio, algumas empresas não fabricavam relógios, como a própria Ébauches SA, a Federação Relojoeira Suíça (FH), etc.).

Esta informação de que 18 marcas apresentaram algum modelo com o Beta 21 eu tirei do livro Watch, do Peter Doensen, no qual ele lista as seguintes: Omega, Bulova, IWC, Longines, Patek Philippe, Enicar, Rado, Rolex, Favre-Leuba, Zodiac, Eberhard, Ebel, Juvenia, Doxa, Cyma, Borel, Movado e Zenith.

Agora, quanto aos participantes do CEH, Doensen lista:
  • Omega
  • Bulova
  • IWC
  • Longines
  • Patek Philippe
  • Enicar
  • Rado
  • Rolex
  • Fabriques des Balanciers Réunies
  • Le Coultre & Cie, Complications S.A.
  • Fabrique d'Assortiments Réunis S.A. (FAR)
  • Ebauches S.A.
  • Elgin S.A.
  • Movado, Zenith S.A.
  • Montres Credos S.A.
  • Federation Horlogère Suisse

Se a informação procede? Isso dá uma pesquisa da boa! :D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio n° 2
« Resposta #5 Online: 07 Agosto 2009 às 00:00:10 »
Oi Igor,

Muito obrigado!

Aí estão relacionadas 19 marcas que utilizaram o Beta 21.

Abs

Gravina

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio n° 2
« Resposta #6 Online: 07 Agosto 2009 às 00:45:44 »
Qual é a 19ª, que eu passei batido, Mestre?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Desafio n° 2
« Resposta #7 Online: 07 Agosto 2009 às 00:58:36 »
Bem, letras a e c: calibre 535. A novidade foram os motores eletrônicos, salvo engano, pois, apesar de não saber muito a arquitetura do Beta 21, pelo que lembro ele ainda era um relógio totalmente mecânico, nos mesmos moldes do Accutron, mas ao invés de ter um garfo metálico como oscilador, possuía um cristal de quartzo. Mas funcionava do mesmo modo que um Accutron.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Desafio n° 2
« Resposta #8 Online: 07 Agosto 2009 às 08:33:27 »
Vem cá, Girard Perregaux com 32Khz, ok. Mas eu sempre achei que a resposta para a pergunta "A" era o Omega "Ant", calibre 1310, equipando Seamaster "Megaquartz". Né não?

Quanto à resposta "B", creio que tenha sido o mesmo motivo da Omega: o cristal de freqüência mais alta é menor, mais resistente.

Abraços!

Adriano

Re: Desafio n° 2
« Resposta #9 Online: 07 Agosto 2009 às 09:04:49 »
Esse tópico está um espetáculo, hein?

Pena que eu não consiga entrar no bolo e discutir junto...

Recordo que, pelas regras do nosso desafio, o desafiante (Igor) terá autonomia plena para encerrar o desafio no momento que julgar mais oportuno e declarar o vencedor segundo suas convicções e respostas esperadas. Havendo mais de uma opção (versão) para a resposta, o desafiante poderá decidir pela aceitação de todas ou apenas uma das respostas dadas.

A versão do Adriano, por exemplo, gerou um saúdavel impasse, não é?
« Última modificação: 07 Agosto 2009 às 09:11:48 por HumbertoReis »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio n° 2
« Resposta #10 Online: 07 Agosto 2009 às 09:38:56 »
A letra B já mataram: é uma mistura do que falou o Rogério e o Adriano. O cristal de 32.768 Hz mostrou-se o mais equilibrado entre precisão, consumo de energia e durabilidade.

A letra C também está correta: outra novidade apresentado pela GP foi o motor de passo ("stepmotor"), ao invés dos motores ressonantes utilizados pelos antecessores (Beta 21 e Longines Ultra-Quartz).

A letra A ainda está em aberto, pois o Flávio não acertou a designação do calibre, e o Adriano atirou pra outro lado: o Omega "Ant" não foi lançado antes do GP.



Pena que eu não consiga entrar no bolo e discutir junto...

Agora tem uma coisa, Humberto, o propósito do desafio é esse mesmo, incentivar os mais leigos (e que estejam interessados, claro) a pesquisar e nos trazer informações, e neste percurso aprender mais um pouquinho. Se o Desafio for destinado somente aos que já sabem, aí perde a graça!

Falo por mim, mas acho que também é o caso do Flávio, do Adriano e de qualquer outro colega que sabe muito: ninguém nasceu sabendo, tampouco os colegas possuem uma enciclopédia universal de bolso sobre relógios. Se os caras manjam muito, é porque pesquisaram e reteram essa informação.
Qualquer um aqui tem potencial pra manjar igual ao dois, basta ter paciência e, especialmente, vontade de saber. De resto, a internet tem muito conhecimento para quem procura.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio n° 2
« Resposta #11 Online: 07 Agosto 2009 às 09:41:46 »
Calibre 352......

Abs

Gravina
« Última modificação: 07 Agosto 2009 às 09:43:42 por Gravina »

*

Offline Rovel

  • **
  • 65
    • Ver perfil
    • Relógios & Relógios
Re: Desafio n° 2
« Resposta #12 Online: 07 Agosto 2009 às 09:52:40 »
Calibre 352 ou 350?
Abraços,
César Rovel

*

rlessa

Re: Desafio n° 2
« Resposta #13 Online: 07 Agosto 2009 às 09:56:12 »
Só acho calibre 352, mas em nenhum momento dizem que foi o primeiro, nem que o modelo tinha nome... :-\ :-\


*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio n° 2
« Resposta #14 Online: 07 Agosto 2009 às 10:00:32 »
Só acho calibre 352, mas em nenhum momento dizem que foi o primeiro, nem que o modelo tinha nome... :-\ :-\



Pois é..............nome!! ???...............estou curioso!
Por dedução, o César pode estar certo.............calibre 350 o primeiro..............alguma modificação, e nova denominação.........352!............ ???

Abs

Gravina

Re: Desafio n° 2
« Resposta #15 Online: 07 Agosto 2009 às 10:10:10 »
350 o protótipo feito nos laboratórios da GP.
351, 352... os modelos feitos para comercialização...
É isso? ??? ???

Um abraço

Garcia

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio n° 2
« Resposta #16 Online: 07 Agosto 2009 às 10:13:44 »
Ok, o Rovel acertou, o primeiro calibre quartzo da GP, que já contava com a freqüência de 32.768 Hz, é o GP 350.
Agora só falta o nome do relógio...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

rlessa

Re: Desafio n° 2
« Resposta #17 Online: 07 Agosto 2009 às 10:18:24 »
Só chutando... ;D ;D

LAUREATO

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio n° 2
« Resposta #18 Online: 07 Agosto 2009 às 10:30:11 »
Só chutando... ;D ;D

LAUREATO

Não... :)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Desafio n° 2
« Resposta #19 Online: 07 Agosto 2009 às 10:35:11 »
Só chutando... ;D ;D

LAUREATO

Não... :)

Um abraço,

Igor

Caspta!!!!!
 ;D

Abs

Gravina

Ps. GP tron?...........Gyrotron?.........Gyrotronic?.....................agora vou atirar para todo lado!!!...............estou curioso para saber qual é o nome