Os Google Doodle ligados à relojoaria

  • 0 Respostas
  • 1096 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Os Google Doodle ligados à relojoaria
« Online: 16 Março 2022 às 10:30:42 »
Texto que coloquei agora no Instagram

Quem utiliza o Google já percebeu alterações temporárias do seu logotipo da página inicial, com o intuito de comemorar eventos e personagens históricos notáveis. As modificações, chamadas “Google Doodle”, já foram utilizadas algumas vezes em temas ligados à relojoaria.
No dia 08 de abril de 2018, em comemoração ao seu 325º aniversário, John Harrison foi homenageado em um doodle. O criativo desenho o mostrava trabalhando no “H1” e fazia referência, inclusive, ao escapamento “gafanhoto”. O texto do Google dizia o seguinte: “Já foi dito que a necessidade é a mãe das invenções e, sem dúvida alguma, o relojeiro britânico John Harrison transformou o provérbio em realidade. Nascido no dia de hoje, em 1693, em Foulby, Yorkshire, Inglaterra, Harrison ajudou inúmeros marinheiros, através da invenção do cronômetro marítimo para determinação da longitude no mar (…). Graças a ele, os marinheiros podiam determinar não apenas a latitude como a longitude, tornando suas viagens muito mais seguras. Feliz aniversário John Harrison!”
Em 09 de outubro de 2015, no 605º aniversário do famoso relógio astronômico de Praga, o Orloj, o Google criou um doodle com a seguinte legenda: “os ponteiros do relógio de Praga já mediram uma assombrosa quantidade de História. Ele antecede Shakespeare por mais de um século e já estava em funcionamento quando Joana D´Arc nasceu. Apesar de meio milênio de desgaste e a quase destruição na 2ª Guerra, seu mecanismo permanece intacto, o que o torna o relógio deste tipo mais antigo em funcionamento no mundo. Hoje o doodle homenageia esta magnífica conquista da engenharia medieval, um marco cultural cujo simbolismo, design e contínuos reparos são um impressionante compêndio do passado europeu”.
Em 16 de abril de 2009 o aniversário de Christiaan Huygens foi comemorado. O polímata holandês inventou o pêndulo, mecanismo desenhado no doodle. A ele também é atribuída a invenção da mola do balanço, muito embora estudos recentes indiquem a primazia do britânico Robert Hooke. A disputa entre ambos pela patente do invento foi abordada no longo texto “Robert Hooke, Christiaan Huygens e a invenção da espiral”, que pode ser acessado em www.relogiosmecanicos.com.br