Seiko 6r35

  • 32 Respostas
  • 5824 Visualizações
Seiko 6r35
« Online: 25 Maio 2022 às 19:12:12 »
Olá! Saudações!
Adquiri um Seiko Sumo novo com o movimento 6r35, que promete 70 horas de reserva de marcha.
Nunca tive o costume de contar quanto tempo durava a reserva de marcha dos meus relógios mecânicos/automáticos, mas como esse movimento é vendido como o sucessor do 6r15 sempre destacando as 20 horas a mais de reserva do que o antecessor,  resolvi observar se sua reserva de fato dura 70 horas.
Para tal, no dia 22 dei, perto das 19h 30, umas 80 voltas na corda pela coroa e pus o relógio no pulso por umas duas horas, mas não me movimentei muito nesse período. Depois guardei o relógio e não mexi mais nele.
Por isso, calculei que ele chegaria às 70 horas se trabalhasse até pelo menos duas horas a menos que a hora em que dei corda do 3° dia, isto é,  trabalharia 3 dias menos duas horas, o que correspondia às 17h 30 do dia 25 (hoje).
Todavia, o relógio parou hoje às 15h 30, ou seja, trabalhou apenas 68 horas, duas a menos que o "prometido".
Gostaria de consultar os expertos se consideram isso normal - já que a reserva de marcha não é algo tão exato -, ou pensam que essa diferença de aproximadamente 2 horas pra menos pode ser alguma deficiência do sistema de carga?

Muito obrigado!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #1 Online: 25 Maio 2022 às 20:15:27 »
Precisa ver exatamente o que diz o manual técnico. Os manuais técnicos da Seiko, que eu me lembre, costumam mencionar a reserva de marcha como "pelo menos X horas" ou "mínimo de X horas". Algumas marcas informam dessa maneira, outras informam como "aproximadamente X horas" ou "em média X horas".

Eu nunca vi o manual técnico da 6R35 para dizer, mas precisaria ver exatamente o que ele diz e fazer o teste de acordo. Mas se ele diz "em torno de 70 horas", então está normal. Se ele diz "no mínimo 70 horas", algo não está bom. Pois normalmente as reservas de marcha duram pelo menos 1h a 1h30 a mais que o mínimo. Se for esse o caso, repita o teste, de preferência com mais critério.

O teste deve ser feito carregando a corda totalmente pela coroa ou usando um cicloteste (não serve watchwinder). É preciso ter certeza de que a corda está cheia, e a partir daí iniciar a contagem com o relógio com mostrador para cima (boa parte das marcas pede que o teste seja feito nessa posição, enquanto outras não dizem nada).

O ideal, para um diagnóstico mais amplo, é carregar a corda rigorosamente com cicloteste conforme indicação de horas do fabricante (obviamente que só se aplica para automáticos). Pois se não atingir o mínimo, indica problema no carregamento da corda OU deficiência mecânica de qualquer espécie. Como saber se é um outro? Repetindo o teste mas aplicando corda total somente pela coroa e comparando os resultados, e assim podendo isolar um possível problema só na parte do automático ou no mecanismo como um todo.

Resumindo: se você tem certeza de que executou o teste correramente, resta ver o que diz o manual técnico (ou manual de instruções, embora não seja o ideal) para saber de 68 horas é aceitável ou não.

Abs.,

Adriano

Re:Seiko 6r35
« Resposta #2 Online: 25 Maio 2022 às 23:54:16 »
Perfeito,  Adriano.
Olhei o manual e tá lá "aproximadamente 70 horas".
De todo modo,  vou repetir o teste com mais critério.
Você acha que 80 voltas na coroa são suficientes? O cicloteste eu não tenho.
Vou testar somente a corda pela coroa, sem deixar o relógio no pulso depois.

Muito obrigado pela atenção.
Abraço

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #3 Online: 26 Maio 2022 às 10:12:08 »
Não tenho idéia de quantas voltas são suficientes. Isso muda muito de calibre para calibre. Na dúvida, mete umas 120, 150...

Abs.,

Adriano

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #4 Online: 26 Maio 2022 às 10:13:12 »
A tempo: se o manual diz "aprox. 70 horas", então está tudo certo com 68 horas.

Abs.,

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #5 Online: 26 Maio 2022 às 13:43:36 »
Perfeito,  Adriano.
Olhei o manual e tá lá "aproximadamente 70 horas".
De todo modo,  vou repetir o teste com mais critério.
Você acha que 80 voltas na coroa são suficientes? O cicloteste eu não tenho.
Vou testar somente a corda pela coroa, sem deixar o relógio no pulso depois.

Muito obrigado pela atenção.
Abraço


Cara, não sei qual o seu grau de "ouvido", mas é possível perceber quando a corda chegou ao final... Enquanto você dá corda, o barulho é chiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiiiiii. Quando chega ao final, faz um cléc. E então volta ao chiiiiiiiiiiiii. O cléc é a brida deslizando no final e o chiiii é o normal

Re:Seiko 6r35
« Resposta #6 Online: 26 Maio 2022 às 19:19:54 »
Não tenho idéia de quantas voltas são suficientes. Isso muda muito de calibre para calibre. Na dúvida, mete umas 120, 150...

Abs.,

Adriano

Blza, mestre. Pod'eixar. Obrigado mais uma vez.

Re:Seiko 6r35
« Resposta #7 Online: 26 Maio 2022 às 19:22:38 »

Cara, não sei qual o seu grau de "ouvido", mas é possível perceber quando a corda chegou ao final... Enquanto você dá corda, o barulho é chiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiiiiii. Quando chega ao final, faz um cléc. E então volta ao chiiiiiiiiiiiii. O cléc é a brida deslizando no final e o chiiii é o normal

Cara, toda vez que dou corda nos relógios,  lembro de vc por isso. Eu ri um bocado quando li isso a primeira vez. Eu já tentei, mas realmente não consigo ouvir o clec. Hehehe

PS: não tô duvidando. Só achei engraçado mesmo.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #8 Online: 26 Maio 2022 às 22:55:40 »

Cara, não sei qual o seu grau de "ouvido", mas é possível perceber quando a corda chegou ao final... Enquanto você dá corda, o barulho é chiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiii, chiiiiiiiiiiiii. Quando chega ao final, faz um cléc. E então volta ao chiiiiiiiiiiiii. O cléc é a brida deslizando no final e o chiiii é o normal

No dia-a-dia eu (e a maioria dos relojoeiros) uso o ouvido mesmo para checar se dei corda total. Mas nem todo relógio isso é audível, seja porque a caixa pode abafar, dependendo do tamanho, seja porque alguns tipos de mecanismo fazer menos esse barulho... O 2892 é um dos mais audíveis.

Máquinas japonesas normalmente são menos audíveis... Nem todo tambor tem aquelas fendas da parede interna (que é o que faz o barulho quando a brida desliza e passa por cima delas) e ainda por cima usam aquelas graxas grafitadas lazarentas em quantidades enormes.


Abs.,

Adriano

Re:Seiko 6r35
« Resposta #9 Online: 27 Maio 2022 às 10:38:45 »
Admiro muito a reserva de carga dos calibres Seiko. Ontem à noite eu sacudi um relógio cerca de 15 vezes e coloquei no pulso. Trata-se de um 7s, que não aceita corda pela coroa. Pois estou com ele hoje e as balançadas que dei (poucas) foram suficientes para que ele não parasse. Quanto aos 4r, todos cumpriram o que prometeram. Incrível!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #10 Online: 27 Maio 2022 às 11:14:40 »
Os japoneses são bons de carga... Em compensação, tem alguns suíços que crê em Deus pai, de tão ruins.

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #11 Online: 27 Maio 2022 às 19:21:08 »
Olá! Saudações!
Adquiri um Seiko Sumo novo com o movimento 6r35, que promete 70 horas de reserva de marcha.
Nunca tive o costume de contar quanto tempo durava a reserva de marcha dos meus relógios mecânicos/automáticos, mas como esse movimento é vendido como o sucessor do 6r15 sempre destacando as 20 horas a mais de reserva do que o antecessor,  resolvi observar se sua reserva de fato dura 70 horas.
Para tal, no dia 22 dei, perto das 19h 30, umas 80 voltas na corda pela coroa e pus o relógio no pulso por umas duas horas, mas não me movimentei muito nesse período. Depois guardei o relógio e não mexi mais nele.
Por isso, calculei que ele chegaria às 70 horas se trabalhasse até pelo menos duas horas a menos que a hora em que dei corda do 3° dia, isto é,  trabalharia 3 dias menos duas horas, o que correspondia às 17h 30 do dia 25 (hoje).
Todavia, o relógio parou hoje às 15h 30, ou seja, trabalhou apenas 68 horas, duas a menos que o "prometido".
Gostaria de consultar os expertos se consideram isso normal - já que a reserva de marcha não é algo tão exato -, ou pensam que essa diferença de aproximadamente 2 horas pra menos pode ser alguma deficiência do sistema de carga?

Muito obrigado!

Olá, tudo bem?

Eu nunca cronometrei a reserva do meu, mas já deixei ele 2 dias parado na gaveta e quando peguei pra usar no terceiro dia, ainda estava em operação.

Mudando um pouco o assunto, mas ainda sobre o 6R35: o meu está atrasando de 25 a 30 segundos por dia, como está a precisão do seu?

Abraços!

Re:Seiko 6r35
« Resposta #12 Online: 28 Maio 2022 às 16:33:27 »
Olá, tudo bem?

Eu nunca cronometrei a reserva do meu, mas já deixei ele 2 dias parado na gaveta e quando peguei pra usar no terceiro dia, ainda estava em operação.

Mudando um pouco o assunto, mas ainda sobre o 6R35: o meu está atrasando de 25 a 30 segundos por dia, como está a precisão do seu?

Abraços!

Olá amigo,  tudo bem.

Cara, eu não tenho sorte com Seiko em termos de precisão. Esse 6r35 tá adiantado quase 30 segundos por dia. Talvez um dia eu peça pra regular.
Já tive relógios com 6r15 e 4r36. O 6r15 foi o que veio mais bem regulado. Adiantava uns 10 seg por dia. O 4r36 atrasava quase 30 seg por dia.

Abraço

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #13 Online: 28 Maio 2022 às 23:26:04 »
Eu dei sorte com um Samurai 4R35 surpreendentemente preciso. Esperava algo parecido desse 6R35, mas não foi dessa vez  :-\

Re:Seiko 6r35
« Resposta #14 Online: 29 Maio 2022 às 20:02:44 »
Eu dei sorte com um Samurai 4R35 surpreendentemente preciso. Esperava algo parecido desse 6R35, mas não foi dessa vez  :-\

Precisão em calibres Seiko é exatamente isso: questão de sorte! Kkkk

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #15 Online: 30 Maio 2022 às 11:58:59 »
Outro dia escrevi um stories no Instagram, devido ao número de directs que recebia a respeito do "Seiko vs Eta", no qual disse o seguinte: nenhum Seiko intermediário (os de entrada eu sequer discuto...) se compara ao ETA MAIS FURRECA, os 2824 standard com balanço em níquel. Nenhum. E justamente pelo que disseram acima: o isocronismo dos Seikos, salvo os série 8 e 9, é horrível, como já atestado pelo Adriano na prática e ressaltado em vídeos que ele fez em seu canal. Um Seiko pode se apresentar com uma "precisão" muito boa com corda cheia e péssima a meia corda. Sem contar que, sabe-se-lá o motivo, estes Seikos feitos por robôs costumam vir mergulhados em óleo!

Flávio

Ps. O mergulhado aí significa muito óleo nos pivôs, claro que não é afundado em óleo ao ponto de transbordar pela caixa hahahahahah

Re:Seiko 6r35
« Resposta #16 Online: 31 Maio 2022 às 18:01:18 »
Outro dia escrevi um stories no Instagram, devido ao número de directs que recebia a respeito do "Seiko vs Eta", no qual disse o seguinte: nenhum Seiko intermediário (os de entrada eu sequer discuto...) se compara ao ETA MAIS FURRECA, os 2824 standard com balanço em níquel. Nenhum. E justamente pelo que disseram acima: o isocronismo dos Seikos, salvo os série 8 e 9, é horrível, como já atestado pelo Adriano na prática e ressaltado em vídeos que ele fez em seu canal. Um Seiko pode se apresentar com uma "precisão" muito boa com corda cheia e péssima a meia corda. Sem contar que, sabe-se-lá o motivo, estes Seikos feitos por robôs costumam vir mergulhados em óleo!

Flávio

Ps. O mergulhado aí significa muito óleo nos pivôs, claro que não é afundado em óleo ao ponto de transbordar pela caixa hahahahahah

Eu vi esse stories,  Flávio. Eu, na verdade,  nem espero "precisão" dos relógios da Seiko que compro. Sei que a probabilidade é ser ruim de isocronismo mesmo. Gosto dos relógios da marca pelo "conjunto da obra" e por serem relativamente acessíveis. Não posso ter relógio de outras grandes marcas,  então tenho da Seiko, que também é uma grande marca.
Pode ser que daqui a um tempo eu peça pra regular só pra ver como fica e se mantém a média da marcha.
O problema é que aqui onde moro não há relojoeiro. Só há trocador de pilha e açougueiro de relógio. Por isso,  tenho que enviar pra outro estado, o que me desanima um pouco.
Abraço

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Seiko 6r35
« Resposta #17 Online: 31 Maio 2022 às 19:29:01 »
Eu gosto demais da Seiko. Mas temos que alinhar expectativas e realidades. Eu acho que a Seiko ainda oferece bons relógios pelo que cobra.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk


Re:Seiko 6r35
« Resposta #18 Online: 01 Junho 2022 às 07:38:01 »
Eu gosto demais da Seiko. Mas temos que alinhar expectativas e realidades. Eu acho que a Seiko ainda oferece bons relógios pelo que cobra.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

Ja tive seiko, hoje não vale a pena, qualquer seiko aqui na minha região compra um tissot com 2824....

aliás, como estou em obra e trabalhando om peão (bicho do cão) comprei um galaxy watch para ficar stealth
Abraços!
Vinicius

Re:Seiko 6r35
« Resposta #19 Online: 01 Junho 2022 às 10:44:42 »
Os japoneses são bons de carga... Em compensação, tem alguns suíços que crê em Deus pai, de tão ruins.

estaria o amigo se referindo às "filhas da mãe" das rodas inversoras dos suíços?    ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio